quarta-feira, 26 de maio de 2010

«Info» - Prémios "Novo Norte" anunciados amanhã

Empresas de sistemas avançados de monitorização, de design de mobiliário e de plásticos para motos e bicicletas integram a lista de 30 candidatos finalistas aos Prémios Novo Norte, cujos vencedores serão anunciados quinta feira no Porto.

Os prémios são atribuídos pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), Programa Operacional Regional do Norte (ON.2) e Jornal de Notícias em seis categorias: Norte Inovador, Norte Empreendedor, Norte Criativo, Norte Sustentável, Norte Inclusivo e Norte Civitas.

Na cerimónia, marcada para a Casa da Música, será atribuído também o prémio "Novo Norte - Boa Prática Regional do Ano", selecionado da lista dos vencedores das seis categorias.

O projeto vencedor receberá o apoio técnico, logístico e de comunicação da CCDR-N para se candidatar a prémios europeus, designadamente os promovidos pela União Europeia, como o "REGIO Stars" e o "European Entreprise Awards".

Fonte da CCDR-N disse à agência Lusa que foram recebidas nesta primeira edição 186 candidaturas, tendo sido admitidas 170, dado que as restantes não cumpriam os requisitos mínimos previstos no regulamento.

O júri do concurso selecionou 30 finalistas (www.ccdrn.pt/premios/nomeacoes), seis em cada categoria, entre os quais, para "Norte Empreendedor", um pólo de pós-produção de imagem e animação em três dimensões e um centro de genética clínica.

Uma unidade de turismo em espaço rural em Moimenta da Beira, um parque de negócios na Maia, a promoção turística e desportiva do Parque Nacional da Peneda-Gerês e dois projetos de preservação da paisagem, no Alto Douro Vinhateiro e em Ponte de Lima, são os nomeados na categoria "Norte Sustentável".

Os parques de ciência e tecnologia da Maia e da Universidade do Porto estão entre os nomeados para o "Norte Inovador", enquanto o Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima, o InSerralves e o Festival Black & White integram os escolhidos para "Norte Criativo".

Os nomeados para o "Norte Civitas" são projetos da Lipor, Associação de Municípios do Vale do Sousa e câmaras de Penafiel, Bragança e Vila do Conde.

A categoria "Norte Inclusivo" reúne projetos da Casa da Música, Fundação de Serralves, Escola de Engenharia da Universidade do Minho e municípios de Vila do Conde e Matosinhos.

De acordo com a fonte, os Prémios Novo Norte terão segunda edição em 2011. Fonte: wwww.Destak.pt

Sem comentários: