quarta-feira, 25 de agosto de 2010

«Saúde» - Moimenta adere ao "e-agenda" (Actualizado)

Utentes de Moimenta da Beira marcam consultas médicas através da Internet
No agrupamento de centros de saúde de Moimenta da Beira as consultas médicas podem ser marcadas através da Internet. O novo sistema funciona desde Março e até agora já foi utilizado por mais de 3500 utentes. O repórter Jorge Bastos foi ao terreno verificar como está a ser utilizada esta nova forma de marcação de consultas médicas.



Fonte: Antena1



Consultas marcadas via Internet estão ao nível das unidades de saúde que lideram o projecto

Moimenta da Beira, bem no interior esquecido do país, tem um dos oito centros de saúde com mais marcações de consultas por via electrónica. Ao nível de unidades de Lisboa. Desde Fevereiro, teve, por essa via, 1555 visitas médicas, de um total nacional de 69 mil.

O "e-agenda" arrancou em todo o país em Janeiro. Até então, funcionara como projecto piloto na região de Lisboa e Vale do Tejo, que é aquela que, a nível nacional, tem mais inscritos e mais consultas marcadas electronicamente já efectivadas. Segundo os dados mais recentes, estão inscritos 120 mil utentes em todo o país, 46% deles naquela região de Saúde. E foram dadas 69.143 consultas marcadas através da Internet.

"É um resultado favorável", garante ao JN o secretário de Estado da Saúde. O "e-agenda" conta com cerca de dez mil inscrições por mês e "está a acelerar". Em Julho foram quase 13 mil.

"Era preciso antes verificar se o sistema era operacional na efectivação das consultas. Está provado que sim", diz Manuel Pizarro, que admite ter havido reclamações. Houve consultas confirmadas electronicamente que não existiam na agenda dos centros de saúde. "No primeiro mês, tivemos uma centena de reclamações. Agora são apenas casos pontuais".

A prova de que o sistema parece funcionar está nos números, ainda que residuais no universo de utentes do Serviço Nacional de Saúde. Só nas cidades do Porto e de Braga, 12% das consultas efectivadas foram marcadas por "e-agenda", adiantou ao JN Pimenta Marinho, da Administração Regional de Saúde do Norte. Que também realça o facto de não ter sido ainda feita publicidade a este método de marcação. "É apenas mais um a somar aos que já há".

Mas a grande surpresa está no sucesso da medida em concelhos do interior. Como Moimenta da Beira. O centro de saúde deu 970 consultas marcadas por Internet e a extensão de saúde que dele depende, em Leomil, proporcionou 585. Um total de 1555, a provar que é errada a ideia de que no interior não se usam novas tecnologias.

E como foi isto possível? Simões de Carvalho dirige o Agrupamento de Centros de Saúde (Aces) Douro Sul e fala em "rede social em favor da saúde". No total do Aces, que junta oito concelhos, houve 2779 marcações por "e-agenda", com colaborações das câmaras municipais, das juntas de freguesia, dos lares e centros de dia e até das farmácias, como a de Leomil. Os utentes dirigem-se lá, são inscritos e têm quem lhes marque as consultas na agenda do seu médico de família, em que escolhem o horário disponível entre as quatro horas guardadas para o e-agenda por dia e por médico .

"Toda a gente fala em iliteracia no interior, mas, afinal", ali nem é preciso ir ao centro de saúde marcar vez, nem esperar horas pela visita médica. Isto, num Aces com uma faixa etária profissional acima dos 50 anos e que insiste na mudança de paradigma: com apoio das autarquias, foi pioneiro num rastreio da retinopatia entre os utentes diabéticos.

Fonte: JN

Sem comentários: