sábado, 23 de junho de 2012

«Saúde» - Macedo de Cavaleiros e Aguiar da Beira vão perder os helicópteros de INEM

Macedo de Cavaleiros e Aguiar da Beira vão perder os helicópteros de INEM que ali estão sedeados. O Ministério da Saúde garante que é um bom negócio para as populações, uma vez que a cobertura a nível nacional vai ser melhorada com o uso partilhado de meios aéreos por parte da saúde e da administração interna. 

Actualmente, o Estado paga os custos operacionais e a manutenção é feita por empresas privadas. Com o novo concurso internacional, para o aluguer de 50 meios aéreos, entre 2013 e 2020, o Estado transfere todos os custos para o operador privado, na expectativa de reduzir a despesa. 

“O que nos pretendemos fazer no âmbito deste concurso é tão só isto: aquilo que hoje gastamos em manutenção é aquilo que queremos, no futuro, que seja gastos com manutenção e operação”, explica Miguel Macedo, ministro da Administração Interna. 

O concurso prevê que o operador privado integre os 60 funcionários da EMA (Empresa de Meios Aéreos), que entretanto será extinta. 

O ministro da Saúde garante, por seu lado, que o uso partilhado dos meios vai garantir uma cobertura sem paralelo do território nacional. Em contrapartida, Macedo de Cavaleiros e Aguiar da Beira “deixam de ter um helicóptero baseado”, explica Miguel Macedo. 

O ministro da Saúde sublinha que “passamos a ter, com este dispositivo, o Centro e o Alentejo com uma cobertura sem paralelo”.  Em vez de helicópteros, o INEM vai colocar ambulâncias em Macedo de Cavaleiros e Aguiar da Beira. 

O concurso público internacional para o aluguer de 50 meios aéreos vai ser lançado em breve e o júri será presidido por um magistrado do Ministério Público. O concurso ainda não foi lançado, mas o Governo já fez uma estimativa da poupança. Do lado da Administração Interna, o Ministério espera poupar cinco milhões de euros por ano. Do lado da Saúde, o Instituto Nacional de Emergência Médica espera gastar menos dois milhões de euros com o aluguer de helicópteros.

Fonte: Expresso

Sem comentários: