terça-feira, 31 de março de 2015

«Cultura» - Livros em cabeleireiras, em cafés, em clínicas…

Livros nos locais mais improváveis, à mão de quem os quiser ler, em cafés, pastelarias, cabeleireiras, clínicas, barbeiros, salões de chá e até num hotel. Ao todo, 40 espaços públicos no concelho de Moimenta da Beira. Dez livros por cada estabelecimento, 400 no total, disponíveis durante o mês de abril.

“Abril leituras mil” é o nome da campanha de promoção da leitura, aguerrida e original, promovida pela autarquia, através da Biblioteca Municipal Aquilino Ribeiro, que visa assinalar o Dia Internacional do Livro Infantil, que se comemora a 2 de abril, e ainda o Dia Internacional do Livro e do Direito de Autor, que se celebra a 23 do mesmo mês.

“É uma forma bonita e útil de promovermos a leitura, de a tornarmos acessível a toda a gente, gente de todos os estratos sociais”, explica José Eduardo Ferreira, presidente da Câmara Municipal de Moimenta da Beira.

O Dia Internacional do Livro Infantil começou por ser assinalado por iniciativa do Conselho Internacional sobre Literatura para os Jovens (IBBY), que em Portugal é representada pela Associação Portuguesa para a Promoção do Livro Infantil e Juvenil (APPLIJ). O IBBY criou o Dia Internacional do Livro Infantil em 1967, para homenagear o escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, (autor de algumas das histórias para crianças mais lidas em todo o mundo), cujo aniversário do nascimento é celebrado a 2 de abril.

Já o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor (também chamado de Dia Mundial do Livro) é um evento organizado pela UNESCO para promover o prazer da leitura, a publicação de livros e a protecção dos direitos autorais. O dia foi criado na XXVIII Conferência Geral da UNESCO que ocorreu entre 25 de Outubro e 16 de Novembro de 1995. A data de 23 de Abril foi escolhida porque neste dia do ano de 1616 morreram Miguel de Cervantes, William Shakespeare e Garcilaso de la Vega. Para além disso, nesta data, mas noutros anos, também nasceram ou morreram outros escritores importantes como Maurice Druon, Vladimir Nabokov, Josep Pla e Manuel Mejía Vallejo.

Locais onde há livros disponíveis:

Clínica Dentária Dr. Paulo Salvador
Lina Cabeleireiros
Igor Cabeleireiros
Centro de Saúde
Cemert
Clínica do Demo
Policlínica S. Bento
Pastelaria Mel e Can ela
Pastelaria Biju
Pastelaria “O Tó”
Salão de Chá “A Praceta”
Clínica Dentária Tabolado/Drª. Gisela
Multiclínica
Hotel Verdeal
Pastelaria “Detalhes de Sonho”
Salão de Chá “Madrilena”
Dentista “Dr. Eduardo”
Neide Cabeleireiros
Pastelaria “Açucarinha”
Cabeleireira D. Fernanda
Pastelaria “Padoce - Vila”
Pastelaria “Padoce – Escola”
Pastelaria Martins
Torre Eiffel
Lindalva Cabeleireiros
Miguel Cabeleireiros
Cabeleireira Marisa
Cabeleireira Cândida
Cabeleireira
Unique Cabeireiros
Ana Pais Cabeleireiros
Pastelaria Farol
Pastelaria “Plaza”
Serviço de Urgência Básica
Cabeleireira Fátima Criação 3 (Vila da Rua)
Cabeleireira Maria de Lurdes Cardoso (Paçô)
Salão Olga (Leomil)
Panificação e Pastelaria (Leomil)
Cabeleireira Magda (Alvite)
Fonte: CMMB

Sem comentários: