segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

«Divulgação» - Luís Ribeiro, moimentense, jornalista da revista “Visão”, publica novo livro

É o segundo livro de Luís Ribeiro. Um e outro são sobre Lisboa, mas o autor é moimentense, tem raízes em Paradinha, Moimenta da Beira. Em novembro de 2012 publicou “Histórias do Tejo”, 304 páginas. E há menos de um mês “Era uma Vez Lisboa”, 280 páginas, ambos de “A Esfera do Livros”. Os livros deverão ser apresentados em Moimenta da Beira em data a anunciar.

No “Histórias do Tejo” fala do rio que viu chegar os fenícios, e os romanos, e foi fundamental para a conquista de Lisboa por D. Afonso Henriques; do rio que viu sair caravelas e naus; do rio que assistiu à queda da monarquia e à Revolução dos Cravos.

Em “Era uma Vez Lisboa”, Luís Ribeiro revela uma cidade única e singular que tantas vezes calcorreamos, mas da qual, por vezes, tão pouco sabemos.

Luís Ribeiro é jornalista da revista “Visão” desde 1999. Teve o seu batismo de fogo quatro meses depois, ao ser enviado para São Jorge, nos Açores, para cobrir o acidente do voo ATP SP530M, que matou 35 pessoas. Daí para cá, já fez reportagens na Gronelândia e em Svalbard, território norueguês, onde assistiu, em direto, às consequências do aquecimento global no Ártico; viajou para o Paquistão, de onde escreveu a história do atentado que matou Benazir Bhutto; passou pelo deserto do Saara e pelas bases militares da NATO em Sarajevo e no Kosovo; cobriu as trágicas enxurradas de 2007, em Moçambique, e de 2010 na Madeira. Entretanto, em 2004, venceu o Prémio Nacional de Imprensa “Jornalismo pela Tolerância”, atribuído pelo Alto Comissariado para a Imigração e Minorias Étnicas, com a reportagem “De Portugal, com amor”, feito na Ucrânia durante a Revolução Laranja.

Para conhecer melhor Luís Ribeiro (foto de José Carlos Carvalho), ver entrevista concedida à RTP Memória, a propósito do seu primeiro livro “Histórias do Tejo”: http://www.rtp.pt/play/p692/e100347/ha-conversa
Fonte: CMMB

Sem comentários: