Foi uma cerimónia com um ganho inesperado. O momento era apenas para a assinatura do protocolo do “Projeto-piloto: Médicos Dentistas nos Centros de Saúde”, que em Moimenta da Beira já funciona há alguns meses, com enorme sucesso. Mas no discurso informal, aproveitando a presença do Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, o presidente da Câmara fez um pedido: a criação de uma Equipa de Cuidados Continuados Integrados (ECCI) no Centro de Saúde. O autarca pediu e o governante aceitou, comprometendo-se ali mesmo a dar corpo à solicitação até ao fim deste mês de fevereiro. Um ganho inesperado conseguido esta sexta-feira, 16 de fevereiro, em Moimenta da Beira.
A ECCI é uma equipa multidisciplinar da responsabilidade dos Cuidados de Saúde Primários (e das entidades de apoio social) para a prestação de serviços domiciliários, decorrentes da avaliação integral, designadamente de cuidados médicos, de enfermagem, de reabilitação e de apoio social, ou outros, a pessoas em situação de dependência funcional, doença terminal ou em processo de convalescença, com rede de suporte social, cuja situação não requer internamento mas que não podem deslocar-se de forma autónoma.
A garantia dada agora pelo governante para o avanço da criação de uma equipa com estas caraterísticas, a funcionar em rede no concelho de Moimenta da Beira, é de capital importância para uma faixa da população que vai necessitar desses serviços multidisciplinares.
Já sobre o gabinete de medicina dentária, que funciona em pleno desde setembro do ano passado com um médico dentista em permanência, cujo protocolo foi agora assinado, um sublinhado para o sucesso do serviço que atendeu até dezembro cerca de 300 utentes do concelho inscritos no Serviço Nacional de Saúde, em mais de 520 consultas. Tudo graças ao empenho da autarquia, que criou as condições imprescindíveis para o seu exercício, designadamente adquirindo todo o equipamento necessário ao funcionamento do gabinete.
A assinatura do protocolo, que contou com a presença do Bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas (Orlando Silva); do Presidente da ARS Norte (Pimenta Marinho); e do Diretor do ACeS Douro Sul (Rui Dionísio), além do Governante (Fernando Araújo) e do Presidente da Câmara Municipal de Moimenta da Beira (José Eduardo Ferreira), decorre da fase de alargamento nacional do projeto-piloto de integração de médicos dentistas nos cuidados de saúde primários do Serviço Nacional de Saúde (SNS), medida que a autarquia de Moimenta da Beira apoiou desde o início de forma entusiástica.
O alargamento faz parte do programa do Governo, que estabelece como prioridade, expandir e melhorar a capacidade da rede dos cuidados de saúde primários, através, designadamente, da ampliação da cobertura do SNS na área da saúde oral, considerada fundamental para recuperar a centralidade nos cuidados de proximidade, diferenciando a sua capacidade resolutiva e aumentando a confiança dos utentes neste nível de cuidados, nomeadamente em áreas onde tem existido menor investimento.
“Todos os utentes do concelho do SNS têm acesso ao médico dentista de uma forma integrada com outros profissionais de saúde a exercer a profissão, particularmente a população economicamente mais desfavorecida”, sublinha José Eduardo Ferreira, presidente da Câmara Municipal de Moimenta da Beira.
Fonte:CMMB
Sem comentários:
Enviar um comentário