sábado, 29 de junho de 2019

«Notícia» - Construção do IC26 vai ser inscrita no Plano Nacional de Investimentos

A construção do IC26 vai ser inscrita no Plano Nacional de Investimentos 2030. A garantia foi dada na quinta-feira (27 de junho) pelos deputados da Assembleia da República na Comissão Parlamentar de Obras Públicas aos promotores de um abaixo-assinado que reclama a construção da via.
Ao Jornal do Centro, o vereador do CDS na Câmara de Moimenta da Beira e o primeiro subscritor da petição, Cristiano Coelho, diz que veio satisfeito de Lisboa.
“Na sequência da petição, todos os deputados concordaram que o IC26 tem um papel determinante para o desenvolvimento da nossa região e do norte do distrito de Viseu. Ficámos contentes por ouvir isso. Era óbvio que, para nós, bastaria ouvir dos deputados que este era um investimento importante e queríamos garantir que havia alguma efetividade nas palavras”, afirma acrescentando que todos os partidos com assento parlamentar foram consensuais em estabelecer o IC26 no Plano Nacional de Investimentos.
Os subscritores defendiam, no início, a construção total do IC26, mas pedem agora apenas o troço entre Lamego e Trancoso.
Cristiano Coelho diz que ainda há um longo caminho a percorrer, a começar pela garantia de que a obra será mesmo feita e por garantir que este não é um investimento demasiado caro.
O vereador moimentense estima um custo de 90 a 110 milhões de euros para o troço entre Lamego e Trancoso, o que representa menos de metade do custo avaliado pelo ex-ministro Pedro Marques para a construção de todo o itinerário.
Fonte: Jornal do Centro

Sem comentários: