quarta-feira, 9 de outubro de 2019

«Divulgação» - Já arrancaram as sessões de exercício físico para pessoas com diabetes. A frequência é gratuita

Tiveram início no passado dia 2 de outubro as sessões de exercício físico do programa “Diabetes em Movimento”, em Moimenta da Beira. Já começaram, é verdade, mas as inscrições continuam abertas até 31 de dezembro de 2019, através de referenciação dos médicos de família das unidades de saúde aderentes. As sessões de exercício decorrem às 2ªs, 4ªs e 6ªs no Pavilhão Municipal de Moimenta de Beira e são monitorizadas por profissionais do exercício físico e por enfermeiros. A participação é gratuita.

O programa é para pessoas com diabetes “tipo 2” e é implementado em parceria entre a USF Aquilino Ribeiro, UCSP Moimenta da Beira e UCC Moimenta da Beira Saudável, o Município de Moimenta da Beira e o ACES Douro Sul da Administração Regional de Saúde do Norte. A coordenação é realizada pelo Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física e pelo Programa Nacional para a Diabetes da Direção-Geral da Saúde.

Este programa de intervenção multi-institucional, multidisciplinar e multicomponente representa um esforço articulado da sociedade para proporcionar uma solução concreta e efetiva de exercício físico para esta população.

A diabetes é um dos principais problemas de saúde pública do nosso país (existem cerca de 1 milhão de pessoas com esta doença crónica em Portugal) e a atividade física é um dos pilares do tratamento, melhorando o controlo metabólico, reduzindo o risco cardiovascular e aumentando a funcionalidade e a qualidade de vida.

Fonte: CMMB


Sem comentários: