sábado, 9 de outubro de 2021

«Notícia» - Quantos são os que nos guardam?

No distrito de Viseu, existem quase 900 operacionais, espalhados pelos sete destacamentos e pelo Comando Territorial de Viseu. No total, servem mais de 351 mil cidadãos

Segundo dados de 2021 da Guarda Nacional Republicana (GNR), no distrito de Viseu, existem 896 operacionais e 241 viaturas nos cinco Destacamentos Territoriais, no Destacamento de Trânsito, no Destacamento de Intervenção e no Comando Territorial de Viseu, que, todos os dias, se encontram ao serviço da população.

O Destacamento Territorial de Viseu, que abrange os postos territoriais de Castro Daire, Oliveira de Frades, São Pedro do Sul, Torredeita, Viseu e Vouzela, é aquele que conta com um maior número de recursos humanos, com 145 militares e 14 civis. Já o Destacamento Territorial de Lamego apresenta números muito próximos, com 139 militares e 10 civis no serviço à população que abrange através dos seis postos territoriais que abarca (Armamar, Cinfães, Lamego, Resende, Souselo e Tarouca).

O Destacamento de Mangualde é o que apresenta um menor número de recursos humanos, totalizando 125 operacionais (119 militares e seis civis). Os Destacamentos Territoriais de Moimenta da Beira e Santa Comba Dão, por sua vez, apresentam recursos humanos muito semelhantes no seu número, 135 e 132 homens, respetivamente.

O Comando Territorial de Viseu, que abrange na sua área de intervenção a totalidade do distrito de Viseu, conta com 108 operacionais – 95 militares e 13 civis.

O Destacamento de Intervenção conta, no seu total, com 17 militares para prestarem apoio à população do distrito. A acrescentar, o Destacamento de Trânsito do distrito de Viseu conta para as suas operações com 70 operacionais.

Com estes dados, o distrito de Viseu contabiliza 832 militares da GNR e, ainda, 64 civis para as operações.

Quanto ao número de viaturas disponíveis para os destacamentos e para o Comando Territorial de Viseu, estas são 241, com números a variar entre seis e 42 viaturas por destacamento.

Para as populações de Avelal, Canas de Senhorim, Mangualde, Nelas, Penalva do Castelo e Sátão, o Destacamento Territorial de Mangualde conta com 32 viaturas, o mesmo número que o Comando Territorial de Viseu. Logo de seguida, com 33 viaturas, está o Destacamento Territorial de Moimenta da Beira – que serve as populações dos concelhos de Penedono, São João da Pesqueira, Sernancelhe, Vila Nova de Paiva e Moimenta da Beira – e o Destacamento Territorial de Santa Comba Dão, com 34 viaturas.

Os Destacamentos Territoriais com maior número de viaturas disponíveis são o de Lamego, com 35 viaturas, e o de Viseu, com 42 viaturas, o número mais alto do distrito.

Os números mais baixos de viaturas disponíveis dizem respeito ao Destacamento de Intervenção e ao Destacamento de Trânsito que apresentam ao seu dispor e da população seis e 27 viaturas, respetivamente.

No passado dia 10 de setembro, a GNR de Viseu recebeu cinco novas viaturas que permitirão substituir os carros mais antigos e reforçar o patrulhamento na região. Em declarações ao Jornal do Centro, o tenente-coronel Adriano Resende revelou que os carros vão ser distribuídos “pelos postos territoriais de Santa Comba Dão, Tondela, Viseu, Souselo e São João da Pesqueira”.

Fonte: Jornal do Centro

Sem comentários: