No distrito de Viseu, existem quase 900 operacionais, espalhados pelos sete destacamentos e pelo Comando Territorial de Viseu. No total, servem mais de 351 mil cidadãos
Segundo dados de 2021 da Guarda Nacional Republicana (GNR), no distrito de Viseu, existem 896 operacionais e 241 viaturas nos cinco Destacamentos Territoriais, no Destacamento de Trânsito, no Destacamento de Intervenção e no Comando Territorial de Viseu, que, todos os dias, se encontram ao serviço da população.O Destacamento Territorial de Viseu, que abrange os postos territoriais de Castro Daire, Oliveira de Frades, São Pedro do Sul, Torredeita, Viseu e Vouzela, é aquele que conta com um maior número de recursos humanos, com 145 militares e 14 civis. Já o Destacamento Territorial de Lamego apresenta números muito próximos, com 139 militares e 10 civis no serviço à população que abrange através dos seis postos territoriais que abarca (Armamar, Cinfães, Lamego, Resende, Souselo e Tarouca).
O Destacamento de Mangualde é o que apresenta um menor número de recursos humanos, totalizando 125 operacionais (119 militares e seis civis). Os Destacamentos Territoriais de Moimenta da Beira e Santa Comba Dão, por sua vez, apresentam recursos humanos muito semelhantes no seu número, 135 e 132 homens, respetivamente.
O Comando Territorial de Viseu, que abrange na sua área de intervenção a totalidade do distrito de Viseu, conta com 108 operacionais – 95 militares e 13 civis.
O Destacamento de Intervenção conta, no seu total, com 17 militares para prestarem apoio à população do distrito. A acrescentar, o Destacamento de Trânsito do distrito de Viseu conta para as suas operações com 70 operacionais.
Com estes dados, o distrito de Viseu contabiliza 832 militares da GNR e, ainda, 64 civis para as operações.
Quanto ao número de viaturas disponíveis para os destacamentos e para o Comando Territorial de Viseu, estas são 241, com números a variar entre seis e 42 viaturas por destacamento.
Para as populações de Avelal, Canas de Senhorim, Mangualde, Nelas, Penalva do Castelo e Sátão, o Destacamento Territorial de Mangualde conta com 32 viaturas, o mesmo número que o Comando Territorial de Viseu. Logo de seguida, com 33 viaturas, está o Destacamento Territorial de Moimenta da Beira – que serve as populações dos concelhos de Penedono, São João da Pesqueira, Sernancelhe, Vila Nova de Paiva e Moimenta da Beira – e o Destacamento Territorial de Santa Comba Dão, com 34 viaturas.
Os Destacamentos Territoriais com maior número de viaturas disponíveis são o de Lamego, com 35 viaturas, e o de Viseu, com 42 viaturas, o número mais alto do distrito.
Os números mais baixos de viaturas disponíveis dizem respeito ao Destacamento de Intervenção e ao Destacamento de Trânsito que apresentam ao seu dispor e da população seis e 27 viaturas, respetivamente.
No passado dia 10 de setembro, a GNR de Viseu recebeu cinco novas viaturas que permitirão substituir os carros mais antigos e reforçar o patrulhamento na região. Em declarações ao Jornal do Centro, o tenente-coronel Adriano Resende revelou que os carros vão ser distribuídos “pelos postos territoriais de Santa Comba Dão, Tondela, Viseu, Souselo e São João da Pesqueira”.
Fonte: Jornal do Centro
Sem comentários:
Enviar um comentário