quarta-feira, 19 de janeiro de 2022

«Notícia» - Requalificação do Centro de Interpretação da História do Municipalismo já em andamento

Arrancou, esta terça-feira, a implementação do Centro de Interpretação da História do Municipalismo de Moimenta da Beira, no edifício da antiga cadeia, junto à sede da Junta de Freguesia, que já albergou ao longo do tempo inúmeros serviços públicos. Os trabalhos de requalificação e consolidação física e depois de instalação do centro interpretativo devem ficar concluídos ainda durante este ano.

O projeto, que é da Câmara Municipal de Moimenta da Beira e foi cofinanciado pelo Programa Leader, pretende revisitar e valorizar a história dos oito concelhos que existiram no atual território de Moimenta da Beira, as suas personagens principais e o seu papel na construção, organização do municipalismo, contando a história dessa relação com a comunidade.

Tudo com recurso às novas tecnologias que permitirão aos visitantes do espaço descobrir e interagir de uma forma sensorial e emotiva conteúdos da narrativa histórica dos antigos oito concelhos, cientificamente correta e facilmente entendível, entre textos, mapas e imagens dos monumentos mais representativos e simbólicos à época da existência jurídica enquanto concelho. Existiam então os concelhos de: 1) Caria; 2) Castelo; 3) Leomil; 4) Moimenta da Beira; 5) Nagosa; 6) Paçô; 7) Peravelha; 8) Sever.

Será na sala principal do edifício, requalificada e adaptada às novas funções, que tudo vai funcionar em ambiente tecnológico. O desenvolvimento da exposição e temas incluirá conteúdos museológicos e mobiliário urbano como módulos expositivos e mesa interativa com tecnologia de toque por infravermelhos. O espaço terá identidade própria e será criado merchandising do Centro de Interpretação.

Em paralelo, o projeto desenvolverá uma App interativa que vai incluir, além de todas as informações relacionadas com o Centro, um roteiro turístico de visitação aos antigos oito concelhos que existiram até à reforma administrativa do mapa territorial de Portugal Continental iniciada por Mouzinho da Silveira no século XIX.

Fonte: viseunow.sapo.pt

Sem comentários: