quarta-feira, 27 de abril de 2022

«Divulgação» - Alimentação e Nutrição

Uma vez por semana, a Joana Batista, que está a desenvolver estágio curricular na Câmara Municipal de Moimenta da Beira, no âmbito da Licenciatura em Ciências da Nutrição da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), escreverá sobre alguns temas e desmistificará alguns mitos sobre alimentação e nutrição.

O primeiro procura responder à pergunta: "Então o que é isto de uma alimentação saudável?" tendo em conta a Dieta Mediterrânica.

Esta será provavelmente a questão à qual todos queremos saber a resposta e, na verdade, não está tão longe quanto isso. Quantos de nós já ouviu falar em Dieta Mediterrânica?

Pois é, se calhar andamos todos tão preocupados em encontrar a “dieta milagrosa” que ainda nem nos apercebemos que para se ser saudável não são precisas grandes mudanças.

A Dieta Mediterrânica é um padrão alimentar que nos permite obter o que necessitamos para ter saúde e uma melhor qualidade de vida e, para além disso, é considerado um padrão alimentar sustentável, conceito pelo qual nos temos vindo a preocupar cada vez mais.

De acordo com a evidência científica, o padrão alimentar mediterrânico está associado a maior longevidade e diminuição do risco de desenvolvimento de Doenças Crónicas Não Transmissíveis, tais como a Obesidade, Diabetes Mellitus tipo 2, Doenças Cardiovasculares, alguns tipos de Cancro, entre outras.

É, por isso, considerada uma das dietas mais saudáveis do mundo.

Mas afinal em que consiste a Dieta Mediterrânica?

- Maior consumo de alimentos de origem vegetal, comparativamente aos alimentos de origem animal. Assim, devemos incluir na nossa alimentação, os cereais, os produtos hortícolas, as frutas, as leguminosas, os frutos oleaginosos, as azeitonas e as sementes.

- A gordura de eleição é o azeite.

- Consumo moderado de pescado, carnes de aves, ovos e laticínios.

- Baixo consumo de carnes vermelhas e processadas.

Para além da parte alimentar, a Dieta Mediterrânica privilegia a prática de atividade física diária, o convívio à mesa e o uso de alimentos locais e da época a partir de práticas culinárias simples.

E então, ainda acha que necessitamos de uma “dieta milagrosa”?

Nas próximas publicações serão abordados alguns mitos relacionados com a alimentação, em que o primeiro será: Água às refeições engorda?

Fontes:

https://actaportuguesadenutricao.pt/.../2018/01/n11a02.pdf
https://www.apn.org.pt/.../Ebook_Dieta_Mediterranica.pdf


Fonte: CMMB




Sem comentários: