quinta-feira, 12 de janeiro de 2023

«Divulgação» - “Diabetes em Movimento”: Nova época do programa comunitário de exercício físico decorre de janeiro a junho

 

É uma forma saudável, ativa e divertida de tratar a diabetes, melhorando o seu controlo, ajudando a controlar o peso e a combater o sedentarismo e isolamento. O programa “Diabetes em Movimento” retomou esta quarta-feira, 11 de janeiro.

Assim, as sessões de exercício físico “Diabetes em Movimento” decorrem no Pavilhão Municipal de Moimenta da Beira, às segundas, quartas e sextas das 10h30 às 12h00, de janeiro a junho, tendo 90 minutos de duração. As aulas são gratuitas para a população com diabetes tipo 2 mediante a referenciação pelos médicos e enfermeiros do Centro de Saúde local.

Este programa de intervenção multiinstitucional, multidisciplinar e multicomponente representa um esforço articulado da comunidade para proporcionar uma solução concreta e efetiva de atividade física e para esta população.

O projeto, comunitário de exercício físico, é uma parceria entre o ACES Douro II – Douro Sul da Administração Regional de Saúde do Norte, a USF Aquilino Ribeiro, a UCSP Moimenta da Beira, a Unidade de Cuidados na Comunidade local e a Câmara Municipal.

A diabetes é um dos principais problemas de saúde pública do nosso país (existem cerca de um milhão de pessoas com esta doença crónica em Portugal) e a atividade física é um dos pilares do tratamento – melhorando o controlo metabólico, reduzindo o risco cardiovascular, e aumentando a funcionalidade e a qualidade de vida.

As Inscrições continuam… Se estiver interessado(a) em juntar-se a este grupo de “atletas”, informe-se no seu centro de saúde ou fale com o seu médico(a) ou enfermeiro(a) de Família.

Comece o ano de 2023 com saúde, energia e boa disposição!

Fonte: CMMB

Sem comentários: