quinta-feira, 19 de fevereiro de 2026

«Notícia» - Dois estudantes de Lamego e uma de Moimenta da Beira compõem Mesa da Sessão Distrital de Viseu do Parlamento dos Jovens

Teve lugar no dia 11 de fevereiro, nas instalações da Direção Regional do Centro do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) – Serviços de Viseu, a reunião de eleição da Mesa da Sessão Distrital de Viseu do Parlamento dos Jovens – Ensino Secundário.

Madalena Santiago, da Escola Básica e Secundária de Moimenta da Beira, é a Presidente, Patrick Silva, do Agrupamento de Escolas da Sé, Lamego, é o Vice-Presidente e Diogo Gonçalves, do Agrupamento de Escolas Latino Coelho, Lamego, é o Secretário. Caberá a esta equipa assumir a condução dos trabalhos da Sessão Distrital, agendada para o dia 10 de março, no Auditório da ESTGV.

A Sessão Distrital de Viseu contará com a participação de 24 escolas do ensino secundário, representadas por um total de 75 deputados/as, que irão aprovar o Projeto de Recomendação a submeter à Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens e eleger os deputados que os vão representar nesta Sessão.

O Parlamento dos Jovens é um programa da Assembleia da República, criado pela Resolução n.º 42/2006, de 2 de junho, e desenvolvido em parceria com diversas entidades, entre as quais o Instituto Português do Desporto e Juventude. Destina-se a alunos/as dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, de escolas públicas, particulares e cooperativas, em Portugal e no estrangeiro.

Esta iniciativa visa, entre outros, estimular a participação cívica e democrática dos jovens, promovendo o pensamento crítico, o diálogo e a reflexão sobre questões relevantes da sociedade contemporânea.

No ano letivo em curso, o tema escolhido para o programa é «Literacia Financeira: os jovens contam», desafiando os/as jovens a refletir sobre a importância da educação financeira, da gestão responsável dos recursos e da tomada de decisões conscientes, enquanto cidadãos/as ativos/as e participativos/as na sociedade.

Fonte: ViseuNow.pt

Sem comentários: