quarta-feira, 20 de maio de 2009

"Vídeos" - Escolas de Moimenta da Beira discutem sexualidade com alunos e pais

Discutir a sexualidade em Moimenta da Beira, já não é tabu há mais de 3 anos. No Agrupamento de Escolas deste concelho, existe um gabinete onde professores e enfermeiros do Centro de Saúde local, falam do sexo, distribuem preservativos e abordam a questão com toda a naturalidade. Os pais aprovam a ideia.

Fonte: RTP (Jornal da Tarde 20-05-2009)

---------------------------------------------------------------------------------------------

"Li os projectos de lei de educação sexual do PS e do PCP na diagonal e não vi nada de novo, nada que me surpreendesse. Na minha escola já há três anos que temos um gabinete onde professores e enfermeiros estão disponíveis para atender os alunos e onde disponibilizamos preservativos."
Ondina Freixo, 46 anos, professora de Biologia/Geologia, coordena a área da Educação para a Saúde no Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira,Viseu, e confessa não entender toda a "polémica" que este tema tem suscitado.

Na escola a que pertence, diz, não só as iniciativas relacionadas com a Educação Sexual são um sucesso, como "nunca houve problemas com um pai. Aliás, quando reunimos temos sempre connosco um representante da associação de pais", lembra.

A própria professora tem uma filha de 13 anos na escola. Tal como o director do agrupamento, Alcides Sarmento, que tem duas filhas, uma de 17 e outra com 14. "Acreditei no projecto e fomos vendo a sua aplicação. Visto em abstracto tive alguns receios, quando isto começou. Mas acho que para esta avaliação até conta mais a minha experiência como pai que como responsável escolar e concluí que acabou por facilitar a educação das minhas filhas."

O agrupamento de Moimenta da Beira não é o único no País a ter um gabinete de atendimento e a disponibilizar preservativos: há escolas, como a Lima de Freitas (Setúbal), onde há mais de dez anos se criaram gabinetes e, na sequência da lei de 1999, se disponibilizaram preservativos.

Legalmente, o acesso a preservativos nas escolas secundárias já está previsto desde 1999, mas o Ministério da Educação não tem dados sobre quantas o facultam.

Fonte: DN

5 comentários:

Alex disse...

ora aqui está algo muita á frente,algo que suas excelencias das grandes cidades, com os seus academicos e grandes colegios ainda nao tiveram coragem de fazer!

Moimentense disse...

Parabéns à Escola e ao Centro de Saúde.

Foi um orgulho ver a minha terra noticiada na RTP 1 com esta notícia.

Nem sempre é mau quando Moimenta aparece na TV.

Abraço a todos

Corrosivo Judeu disse...

Finalmente aparece Moimenta no telejornal com uma noticia que nos orgulha!!
E logo sobre uma iniciativa pioneira numa área que ainda é tabu no nosso meio.. ou já não! :)
Parabéns à escola e ao centro de saúde!!

João PM Dias disse...

Parabéns ao AE de Moimenta da Beira.

Continuação de um bom trabalho.


abraço,
joaomd

Hugo Santos disse...

Muitos Parabéns ao C.Saúde e ao Agrupamento de Escolas.

É disto que Moimenta precisa, aparecer em Grande. Mais uma prova que em Moimenta nem tudo é mau, como muitos dizem.

Mais uma vez Parabéns.