domingo, 25 de outubro de 2009

"Crónica-Arqueologia" - O Circuito Pré-Histórico da Nave

A Nave é uma zona de planalto que ocupa essencialmente os concelhos de Moimenta da Beira, Vila Nova de Paiva e Castro Daire. Encontra-se delimitada pelas serras de Montemuro e da Lapa, bem como pelos vales dos rios Paiva, Vouga e Távora. Apresenta cotas que vão desde os 600 aos 1000 m, atingindo o seu ponto mais alto a Sudoeste da povoação do Porto da Nave (1016 m), zonas de nascente de vários cursos de água, entre os quais o Paiva e o Varosa.
Na tentativa de recuperar alguns sítios arqueológicos existentes nesta paisagem serrana e, ao mesmo tempo, promover o desenvolvimento turístico-cultural do concelho, a autarquia de Moimenta da Beira decidiu criar o Circuito Pré-Histórico da Nave.
O circuito foi elaborado pela Empresa Arqueohoje – Conservação e Restauro do Património Monumental, Ldª (Viseu), em 1999, através de uma estrada de terra batida com cerca de 15 kms de comprimento, em torno das freguesias de Peravelha, Ariz e Alvite.

Estátua-Menir de Peravelha


Os monumentos pré-históricos que o integram são os seguintes: Orca da Fonte do Rato, Orca do Bebedouro I, Bebedouro II, Chã das Lameiras, Orca Grande, Orca de Seixas, Orca das Carquejas, Estátua-Menir de Peravelha (ver imagem) e o Povoado do Castelo (esta é a ordem dos monumentos para quem inicia o percurso a partir da Quinta dos Caetanos, freguesia de Alvite).
Uns foram devidamente intervencionados e recuperados (como foi o caso da Orca de Seixas) e outros simplesmente limpos, vedados e sinalizados.
Este circuito encontra-se devidamente auxiliado por uma brochura promocional, placas sinalizadoras, painéis explicativos (junto aos monumentos), onde o visitante poderá observar e compreender uma necrópole megalítica, uma estátua-menir e um povoado amuralhado. Além disso, acaba por ser um passeio único e agradável, onde também poderá admirar os ricos e diversificados recursos paisagísticos/ecológicos locais.
Contudo, para justificar este projecto turístico-cultural, recomenda-se a limpeza/manutenção periódica dos locais recuperados/valorizados, mormente no retardamento da vegetação e substituição do equipamento (sinalética) entretanto vandalizado.
Publicado no Jornal Beirão de 09/01/2009

Autor: José Carlos Santos

Sem comentários: