sábado, 3 de julho de 2010

Calor eleva probabilidade de incêndios

O Instituto de Meteorologia colocou em aviso de risco muito elevado de incêndio 41 concelhos dos distritos de Bragança, Guarda, Viseu, Castelo Branco, Portalegre, Santarém, Leiria, Beja e Faro, estando São Brás de Alportel (Faro) em risco máximo.

Segundo a página do IM na Internet, o distrito de Santarém é que regista o maior número de municípios em risco muito elevado (o segundo mais alto) ¿ Mação, Vila Nova da Barquinha, Sardoal, Abrantes, Chamusca, Constância, Ourém, Ferreira do Zêzere, Tomar e Alcanena.

Com seis concelhos no mesmo nível de aviso estão os distritos de Bragança (Carrazeda de Ansiães, Vila Flor, Alfândega da Fé, Mogadouro, Torre de Moncorvo e Freixo de Espada à Cinta), Castelo Branco (Penamacor, Vila de Rei, Sertã, Oleiros, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão) e Faro (Castro Marim, Alcoutim, Tavira, Loulé, Silves e Monchique).

O IM atribui também um risco muito elevado a quatro municípios de Viseu (Tabuaço, Penedono, Sernancelhe e Moimenta da Beira), três da Guarda (Sabugal, Guarda e Almeida), três de Leiria (Ansião, Alvaiázere e Figueiró dos Vinhos), dois de Portalegre (Gavião e Nisa) e um de Beja (Barrancos).

Em relação ao tempo, a previsão para este sábado aponta para céu geralmente pouco nublado, apresentando-se temporariamente muito nublado, e possibilidade de aguaceiros, em especial no interior sul.

Para o litoral oeste espera-se vento moderado a forte e com rajadas na ordem dos 55 quilómetros por hora.

O IM prevê também uma pequena subida da temperatura máxima, em particular no litoral norte, com o Porto a registar um máximo de 26 graus Célsius, Lisboa 28, Faro 29 e Ponta Delgada e Funchal 23.
Fonte:TVI24.pt

Sem comentários: