terça-feira, 13 de julho de 2010

Incêndios: 18 concelhos em risco máximo para hoje

O Instituto de Meteorologia (IM) colocou esta terça-feira em aviso de risco máximo de incêndio 18 concelhos nos distritos de Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Santarém e Faro.

Segundo o IM, os concelhos afetados são Vimioso, Mogadouro e Macedo de Cavaleiros (distrito de Bragança), Moimenta da Beira (Viseu), Sabugal, Almeida, Pinhel e Guarda (Guarda), Oleiros, Vila de Rei, Proença a Nova e Vila Velha de Ródão (Castelo Branco) e Nisa e Gavião (Portalegre).

Estão também em risco extremo de incêndio florestal os concelhos de Mação, Sardoal e Abrantes, no distrito de Santarém, e o de S. Brás de Alportel, no distrito de Faro.

O risco de incêndio determinado pelo IM engloba cinco níveis, que variam entre o «reduzido» e o «máximo», e o seu cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 horas, da temperatura do ar, da humidade relativa, da velocidade do vento e da quantidade de precipitação ocorrida nas últimas 24 horas.
Segundo informação disponibilizada no seu site pela Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), registaram-se na segunda-feira 108 incêndios florestais, sem indicação de área ardida ou tipo de vegetação afetada, que foram combatidos por 1.578 bombeiros, apoiados por 385 veículos.

O Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais iniciou a «Fase Charlie», considerada a de maior risco de incêndios, a 1 de Julho e deverá terminá-la a 31 de Setembro.

Para hoje, o IM prevê céu geralmente muito nublado no norte e centro do país, e períodos de chuva fraca, em especial no Minho e Douro Litoral, até ao fim da manhã. Para a região sul, o céu deve apresentar-se pouco nublado, embora no litoral oeste possa estar muito nublado até ao final da manhã, com possibilidade de ocorrência de chuva fraca ou chuviscos.

A temperatura máxima prevista para o Porto é de 22 graus Celsius, sendo de 25º para Lisboa, 30º para Faro, 23º para Ponta Delgada e 26º para o Funchal.

Fonte: Diário Digital

Sem comentários: