terça-feira, 24 de agosto de 2010

Encontro de antigos alunos do Externato Infante D. Henrique

É mais um encontro de antigos alunos do Externato Infante D. Henrique de Moimenta da Beira: o sexto. Realiza-se a 11 de Setembro e o programa está elaborado. São esperados cerca de três centenas de convivas, entre ex-estudantes e familiares.
A comissão promotora marcou o almoço de confraternização e o programa da tarde para a freguesia de Castelo. Mas antes, de manhã, há a concentração do grupo junto ao edifício do antigo Externato (9h30), em Moimenta da Beira, a recepção de boas vindas (10h00) e uma visita à Fundação Aquilino Ribeiro, em Soutosa (11h00).
À tarde, além do almoço, o programa prevê uma missa (16h00), animação a seguir e, a partir das 18 horas, merenda e ceia. Tudo na freguesia de Castelo.
Os interessados podem inscrever-se até 3 de Setembro directamente no Posto de Turismo da autarquia ou pelo telefone 254 520 103.
O antigo Externato Infante D. Henrique foi fundado em 1943 pelo Dr. João Alves de Lima Gomes e dirigido depois pelo padre António Bento da Guia, Dr. Amadeu Baptista Ferro e Dr. António Lemos Gomes.
Formou durante décadas várias gerações não só de moimentenses mas também de jovens provenientes dos concelhos vizinhos de Sernancelhe, Tabuaço, Armamar, Vila Nova de Paiva, Tarouca, entre muitos outros.
Uma polémica, aquando da arrojada construção do novo edifício, no início dos anos 60, catapultou o externato para as páginas da imprensa nacional e internacional.
O projecto previa a fachada com arcos inspirados na arquitectura da nova cidade de Brasília, projectada por Óscar Niemeyer, mas o regime de Salazar não aprovou.
O edifício, porém, acabou por ser construído com os arcos. No entanto, pouco tempo depois, veio a ordem de demolição para a arcada. Os alunos opuseram-se, manifestaram-se e alguns foram mesmo detidos e levados para o posto da GNR, acusados de crime de desobediência. O impasse contudo seria resolvido poucas horas depois, com uma meia vitória para os alunos revoltosos: o arcos não seriam demolidos, mas apenas tapados com um muro que permitia quase toda a sua visibilidade.
No actual edifício, entretanto requalificado, funciona desde 2003 a Escola do 1º Ciclo Infante D. Henrique de Moimenta da Beira. (Fonte:cm-moimenta.pt - Rui Bondoso)

Sem comentários: