quinta-feira, 11 de julho de 2019

«Notícia» - Faleceu Humberto Matos, antigo Vice-Presidente da Câmara Municipal de Moimenta da Beira



Faleceu hoje, quinta-feira, 11 de julho, com 66 anos, António Humberto de Paiva Matos, antigo Vice-Presidente da Câmara Municipal de Moimenta da Beira e atual Presidente da Direção da Associação de Fruticultores da Beira Távora.

Embora nascido em João Belo (hoje cidade de Xai-Xai), Moçambique, a 25 de janeiro de 1953, tinha as raízes todas (paternas e maternas) na freguesia de Sever, concelho de Moimenta da Beira, Município onde cedo ingressou na vida autárquica, primeiro como Vereador Municipal (1976) e depois como Deputado Municipal (1979). Interromperia a atividade política em 1984 para iniciar funções profissionais como quadro superior nas Direções Regionais de Agricultura da Beira Litoral (1984-1991) e Trás-os-Montes (1991-1994), enquanto Engenheiro Técnico Agrário.

Voltaria à vida autárquica em 1994 como Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Moimenta da Beira, e depois como Vereador eleito em 1998 até 2009, tendo exercido em dois dos mandatos o cargo de Vice-Presidente da Câmara.

Mesmo investido nestas funções, foi sempre um apaixonado pela agricultura e a sua modernização no concelho e na região. Era fruticultor e um defensor acérrimo de uma agricultura inovadora, sempre preocupado com o estado da lavoura.

O Presidente da Câmara Municipal de Moimenta da Beira, José Eduardo Ferreira, considerou-o sempre “um Grande Homem, de uma dedicação exemplar às causas públicas, ao longo de décadas, nunca deixando esmorecer o seu interesse por tudo o que nos diz respeito, independentemente das circunstâncias ou das funções que exerceu, e foram tantas, umas e as outras”.

O autarca, lamentando profundamente a sua perda, endereça à família as suas mais sinceras condolências. O corpo de António Humberto de Paiva Matos vai estar, a partir desta tarde, em câmara ardente na Capela do Espírito Santo, em Granjinha, Sever, realizando-se o seu funeral a partir da Igreja Matriz de Sever, onde será celebrada missa de corpo presente, amanhã, sexta-feira, 12 de julho, às 16 horas, seguindo para o cemitério da mesma localidade.
Fonte: noticiasdeviseu.com

Sem comentários: