quinta-feira, 3 de outubro de 2019

«Notícia» - Boas expetativas para a campanha da maçã no norte do Distrito de Viseu

Os produtores de Moimenta da Beira esperam que 2019 seja um bom ano para a campanha da maçã. A época já arrancou recentemente e promete trazer bons frutos à região.

Ao Jornal do Centro, o presidente da Cooperativa Agrícola do Távora, João Silva, diz que antevê a maior produção de sempre. “Temos uma grande produção e fruta com qualidade. Estamos a aguardar que as coisas terminem, estamos neste momento nas vermelhas e nas Golden”, afirma.

O dirigente sublinha ainda que foram feitos grandes investimentos, com vista ao aumento da capacidade de frio para mais do dobro face à anterior capacidade, e que foram implementadas novas regras. “Se Deus quiser, vamos ficar com tudo cheio. Também estamos a vender”, diz.

João Silva fala ainda numa das melhores colheitas dos últimos anos, um fator que justifica pela falta de chuva na região de Moimenta. “Não choveu muito, apesar de ter havido água para aguentar os pomares. Isso pode ter a sua marca mais tarde, mas penso que vai ser um ano normal em termos de conservação da fruta. Ela vem boa, tem bons princípios e calibres. É uma boa safra para a região”, remata.

Já a produção da maçã em Armamar aumentou este ano cerca de 10 por cento, um número avançado por José Osório, da Associação de Fruticultores, que se mostra satisfeito com o desenrolar da campanha iniciada há cerca de três semanas.

“A campanha está-nos a correr bem. Há ótima qualidade, penso que está nas melhores condições dos últimos anos”, diz.

Segundo José Osório, a campanha vem compensar as perdas registadas nos últimos anos fruto das intempéries. O fruticultor sublinha, por exemplo, que Armamar já está a exportar para lugares distantes, como o Dubai, e ainda a existência de estruturas de frio na região.
Fonte: JornaldoCentro.pt

Sem comentários: