quarta-feira, 2 de outubro de 2019

«Notícia» - Recolhidos cerca de 100 quilos de lixo nas margens do Rio Paiva

Cerca de uma centena de pessoas participaram no último fim de semana na iniciativa de recolha de lixo organizada pelo S.O.S. Rio Paiva, nas margens do curso.
Na operação “Vamos Limpar o Rio Paiva”, foram recolhidos cerca de 100 quilos de lixo. Segundo lembra a organização, em comunicado, a iniciativa tem como objetivo “sensibilizar a população para o problema do lixo acumulado nas margens do Rio Paiva, e alertar para os problemas de poluição que afetam este curso de água”, conhecido durante muitos anos como o mais limpo da Europa.
As ações de recolha de lixo decorreram durante toda a manhã nas praias fluviais de Segões e Quinta da Azenha, no concelho de Moimenta da Beira, e em Fráguas e no Parque Urbano de Vila Nova de Paiva, tendo sido recolhidos vários quilos de resíduos, principalmente embalagens, plásticos, pneus e pontas de cigarro.

A campanha prosseguiu na zona de Várzea (Castelo de Paiva). Os voluntários recolheram vários quilos de resíduos deixados pelos turistas ou que foram arrastados pelas correntes.

Este ano, a quantidade de lixo recolhida foi “bastante inferior” à que foi recolhida em edições anteriores da campanha, o que deixou satisfeita a organização. Ainda assim, segundo o S.O.S. Rio Paiva, foram descobertos vestígios de campismo selvagem em alguns locais onde tal não é permitido, restos de fogueiras e vários resíduos deixados pelos campistas.
Desde 2013, nas várias ações de recolha de lixo realizadas em Castelo de Paiva, Cinfães, Arouca, Castro Daire, Vila Nova de Paiva, Moimenta da Beira e Sernancelhe, já foram recolhidos das margens do Rio Paiva mais de uma tonelada de resíduos.
Fonte: JornaldoCentro.pt

Sem comentários: