quarta-feira, 30 de outubro de 2019

«Notícia» - Concelhos do Norte do Distrito de Viseu unem-se para criar a Águas do Douro Sul

A Associação de Municípios do Vale do Douro Sul constituiu a associação Águas do Douro Sul.
Segundo a entidade intermunicipal, a nova organização foi criada com o objetivo de gerir os sistemas públicos de captação de água, tratamento e distribuição e drenagem e tratamento de águas residuais.
Fazem parte da nova entidade os concelhos de Armamar, Lamego, Moimenta da Beira, Penedono, Resende, S. João da Pesqueira, Sernancelhe, Tabuaço e Tarouca, assim como Vila Nova de Foz Côa, do distrito da Guarda.
A associação vai gerir a distribuição da água em baixa e também o saneamento básico. A Águas do Douro Sul também prevê realizar a substituição e remodelação dos sistemas de água, através de uma candidatura a fundos comunitários no âmbito do abastecimento público.
A entidade vai ter sede em Lamego. O presidente da Câmara, Ângelo Moura, diz que a Águas do Douro Sul vai ser uma mais-valia para a região. “Era uma luta para todos os municípios, que permitirá alavancar investimento avultado nesta área que cada município não teria capacidade de concretizar individualmente. Era um projeto que tem anos. O que pretendemos é a criação de uma entidade que faça uma gestão mais profissional e racional, contribuindo para uma resposta mais eficiente e uma gestão de proximidade”, refere o autarca.
Já o presidente da autarquia de Armamar, João Paulo Fonseca, acrescenta que a nova associação vai permitir lançar diversas obras, com o apoio de dinheiros comunitários, no valor de 30 milhões de euros.
“Achamos todos que este seria o caminho a seguir, criando esta associação de municípios para conseguirmos aceder a fundos que são importantes para a renovação das redes de águas domésticos e residuais. Todos os municípios fizeram grandes investimentos neste setor há cerca de 30 anos e percebemos que era necessário fazer renovar esta rede e criar novas infraestruturas, tendo em conta aquilo que é uma obrigação das autarquias na defesa do ambiente”, explica.
A captação e o tratamento continuam a cargo da empresa Águas do Norte. Os órgãos sociais da Águas do Douro Sul vão ser eleitos a 7 de novembro.
Fonte: jornaldocentro.pt

Sem comentários: