segunda-feira, 3 de outubro de 2011

«Cultura» - Um livro nos 101 anos da República


Um ano depois das solenes comemorações do primeiro centenário da implantação da República, Jaime Ricardo Gouveia, historiador e investigador de mérito, nascido em Leomil, Moimenta da Beira, lança “Marte e Minerva nas Terras do Demo – Do liberalismo contrito ao republicanismo convicto”, uma obra com a chancela das “Edições Esgotadas” e patrocínio da Autarquia e do grupo Crédito Agrícola. A cerimónia de apresentação do livro terá lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho, dia 5 de Outubro, a partir das 16 horas.

São quase 400 páginas sobre o movimento republicano e a importância que assumiram figuras notáveis do concelho de Moimenta da beira. Mas, como escreve na Nota de Abertura o presidente da autarquia, José Eduardo Ferreira, não se trata apenas de um elogio, ainda que merecido, aos nossos republicanos célebres, nem sequer de um reconhecimento pela participação e pelo contributo notável de Moimenta da Beira e desta região para a afirmação dos ideais republicanos. É, também, mais do que um registo, uma visão sobre um século em que terão ocorrido os maiores progressos económicos, sociais e humanos”.

João Pedro Ribeiro, professor universitário e subdirector do Igespar, que apresentará a obra, escreve no prefácio que o autor não se restringiu apenas a descrever os eventos que imediatamente antecederam a nível local a implantação da República e os que se lhe sucederam, mas procurou ir mais longe, no tempo e no espaço, fazendo-nos recuar às condições em que se decorreram nesta região da Beira as invasões francesas, nos inícios do século XIX, bem como a concomitante disseminação dos ideais revolucionários que vieram a alimentar a pujante emergência do liberalismo”.

Fonte: CM Moimenta da Beira

Sem comentários: