Foi um record de inscrições. Cerca de 350 pessoas estiveram no Encontro do Concelho de Moimenta da Beira em Lisboa, que se realizou na Voz do Operário, um espaço mítico da capital portuguesa. O evento, destinado às pessoas do concelho de Moimenta que vivem em Lisboa e nos arredores, teve vários momentos marcantes: um deles a homenagem ao diretor do Jornal Terras do Demo, Gil Carvalho, pela forma como ao longo da vida tem divulgado o concelho de Moimenta. “O jornal não é meu, é de todos os moimentenses. Tenho dedicado a minha vida inteira à comunicação social com o objetivo de levar as notícias do concelho de Moimenta cada vez mais longe. É isso que irei continuar a fazer enquanto a saúde o permitir”.
Outro momento de registo foi a presença do Chef Fábio Bernardino que confecionou o bolo do Encontro e foi muito acarinhado por todos. “Já sinto que faço parte de Moimenta”, confessou. O fadista, António Pinto Basto, embelezou ainda mais a noite com fados alegres e cantou um dos seus temas mais conhecidos, Rosa Branca. João Silva, dos Inseparáveis, também animou os presentes com música popular. Como é habitual, o Encontro do Concelho de Moimenta da Beira em Lisboa teve os produtos típicos de Moimenta: espumantes, vinhos, enchidos, entre outros.
A representar a Câmara Municipal de Lisboa esteve a diretora municipal de cultura, Laurentina Pereira: “Lisboa é uma privilegiada. É riquíssima, diversa e promove estas sinergias que nos ligam a Moimenta e a tantos outros espaços deste país. Estou maravilhada com esta organização”.
O presidente da Câmara Municipal de Moimenta da Beira, Paulo Figueiredo, destacou a realização de mais um encontro: “Isto só acontece porque os moimentenses, neste caso que estão em Lisboa, trabalham com carinho e dedicação e são pessoas de muita categoria. Erguer um encontro desta natureza é reflexo de muito trabalho. Este evento é o maior que temos fora do nosso território e já atingiu um patamar de excelência. Vocês fazem muita falta no concelho de Moimenta, por outro lado, Lisboa ganha muito com a vossa presença aqui”.
Nuno Soares, da comissão organizadora, deixou as seguintes palavras: “Obrigado a todos. Sem vocês não seria possível atingirmos o record de inscrições desde que começamos a fazer o encontro em 2022. Passamos menos horas em família para que este encontro seja uma realidade. O trabalho é muito, mas, no final compensa por vermos que todas as pessoas estão felizes. É um trabalho meu, mas também do Tópê, Timóteo Carvalho, Sofia Silva e Miguel Fernandes. Mas, o encontro, não seria possível sem o grande apoio da Câmara Municipal de Moimenta da Beira, que sempre nos apoiou desde a primeira hora. Agradecer também às Juntas de Freguesia de Moimenta, Leomil, Alvite e Arcozelos e aos nossos preciosos patrocinadores que são parte essencial deste evento: Vaz Constrói, Talho Fina-Flor, Tele Talho, Fumeiros – Casa de Lamego, Bernardino – Banhos e Cozinhas, Jornal Terras do Demo, Maxi PC, Quinta Biológica Sto. Estêvão, Cooperativa Agrícola do Távora, Restaurante A Licorista e o Bacalhoeiro, Grupo Musical Inseparáveis, FisioTim e RL Pneus.
Fonte: CMMB