domingo, 31 de março de 2019

«1ª Página» - Jornal Terras do Demo


«Desporto» - Resultados AF Viseu

Divisão de Honra:









1ª Divisão Zona Norte:





Fonte: ZeroZero.pt

«Notícia» - Novo Largo General Humberto Delgado em 2020


As obras de remodelação do Largo General Humberto Delgado, em Moimenta da Beira, devem começar dentro de quatro a cinco meses, aguarda o presidente da Câmara de Moimenta da Beira. O início da intervenção depende do visto que terá de ser dado pelo Tribunal de Contas. Da parte da autarquia, o concurso público já foi lançado. A intervenção deve ficar concluída em finais de 2020.

Para o presidente da Câmara, José Eduardo Ferreira, esta remodelação vai reorganizar o tráfego viário, aumentando e beneficiando os espaços e percursos pedonais, introduzindo novas áreas ajardinadas e espaços de estacionamento, incluindo também a introdução de mobiliário urbano.

“Esta solução proporcionará simultaneamente uma praça bonita e um espaço amplo de convívio entre as pessoas, sem terem a preocupação de se poderem confrontar, no seu atravessamento, com veículos automóveis, pelo que isso significa de insegurança e de incomodidade”, disse.

Para o autarca, deste modo, fica também garantida uma uma maior interligação entre os diferentes espaços que compõem a área de intervenção, nomeadamente entre a praça proposta para a frente aos Paços do Município e os espaços laterais, tornando-os, no seu conjunto, “um espaço urbanístico visualmente contínuo, melhor utilizável, e mais agradável e propício a momentos de estar e de convívio”.

“Assim, acabam-se com as barreiras que atualmente existem e aumentando muito significativamente a área destinada às pessoas, uma vez mais sem interferência de viaturas, que circularão em todo o exterior da praça, ao mesmo tempo que se facilita a ligação entre a futura praça e a Praça Comandante Requeijo”, explica.
Fonte: Jornal do Centro

sexta-feira, 29 de março de 2019

«Divulgação» - Férias Desportivas e Culturais da Páscoa vão à Exponor no “Dia Transdev”

As inscrições começam na segunda-feira, dia 1 de abril, e estão abertas até às 12 horas do dia 5. O evento, esse arranca logo na semana seguinte, de 8 a 12. É destinado, como sempre, às crianças e jovens dos 6 aos 17 anos.  São cinco dias cheios animação, um deles muito especial: “Dia Transdev”, na Exponor, em Leça da Palmeira, Matosinhos, no Grande Porto, com: Concerto d'Os Nova; Espetáculo de magia de Daniel Guedes; Sessão de selfies e autógrafos; Animação do Dj José Araújo; Atividades Lúdicas. Nos restantes dias o programa das Férias Desportivas e Culturais da Páscoa 2019 inclui Cinema, Rota do Paiva, Atividades Desportivas; Atelier de Música, Atelier de Dança e Atividades Expressivas.

Locais de inscrição: Balcão Único de Atendimento da Câmara Municipal; Pavilhão e Piscina Municipal. Contactos: desporto@cm-moimenta.pt

Inscreve-te e diverte-te!
Fonte: CMMB

quinta-feira, 28 de março de 2019

«Divulgação» - Vote no casal moimentense nomeado para prémio de maior influenciador de viagens de Portugal

Sempre que viajam, vestem o vestido e o fato que usaram no casamento e fazem uma sessão fotográfica nos países que visitam. Já viajaram tanto pelo mundo que agora são os Honeymooners e até já foram candidatos ao Guinness World Records com o vestido de noiva mais viajado do mundo.

Por causa desse estatuto de viajantes sem fim, Joana e André, ambos naturais do concelho de Moimenta da Beira, estão nomeados para o Prémio “Influencers de Viagens” Portugal, na categoria Instagrammers.
Vamos todos votar neles? A votação está aberta até ao próximo domingo, dia 31 de março, neste link: https://www.premioinfluencersfeiradasviagens.pt/
Fonte: CMMB

«Divulgação» - Residência Artística em escola de Moimenta da Beira com bailarina da Companhia Nacional de Bailado

Vinte e um alunos do 3º ano da Escola Básica de Moimenta da Beira estão envolvidos em atividades de dança artística desenvolvidas pela bailarina Paulina Santos, da Companhia Nacional de Bailado, no âmbito do Projeto Residências Artísticas 2019 que decorre desde segunda-feira no Centro Escolar da sede de concelho. A ação tem por objetivo integrar as práticas artísticas no dia-a-dia dos alunos e conta com a colaboração ativa da autarquia. O trabalho final de representação artística, resultante dos ensaios, vai ser apresentado ao público amanhã, sexta-feira, 29 de março, às 18h15, no palco do Auditório Municipal Padre Bento da Guia, junto aos Paços do Município.

Recorde-se que este projeto de Residências Artísticas acontece porque Moimenta da Beira foi um dos 19 concelhos do país escolhidos para receber este programa que envolve, ao todo, 400 alunos de 19 escolas que irão ter aulas de música, teatro e bailado por iniciativa de sete instituições, no âmbito do Plano Nacional das Arte. Além da Companhia Nacional de Bailado, que está em Moimenta da Beira com a bailarina Paulina Santos, contam-se a Orquestra Sinfónica Portuguesa, o Coro do Teatro Nacional de S. Carlos, o Teatro Nacional D. Maria II, o Teatro Nacional S. João, a Casa da Música e a Orquestra Clássica do Sul.

Moimenta da Beira e Viseu são os dois únicos concelhos do distrito abrangidos por este programa. Os restantes 17 são: Viana do Castelo, Barcelos, Vila do Conde, Freixo de Estada à Cinta, Penela, Pedrógão Grande, Castanheira de Pera, Idanha-a-Nova, Torres Vedras, Loures, Sintra, Lisboa, Cascais, Almada, Sines, Moura e Loulé.
Fonte: CMMB

«Notícia» - Moimenta da Beira associa-se à "Hora do Planeta", no sábado, entre as 20h30 e as 21h30

O Município de Moimenta da Beira vai associar-se, no próximo sábado, dia 30 de março, à iniciativa global “Hora do Planeta”, desligando as luzes (interiores e exteriores) do edifício dos Paços do Concelho, entre as 20h30 e as 21h30, o horário estabelecido em Portugal para este evento.
A "Hora do Planeta" é uma iniciativa universal organizada pela organização WWF (World Wildlife Fund) no qual as comunidades são convidadas a desligar as suas luzes por uma hora para mostrar o seu apoio à ação ambientalmente sustentável e no combate ao aquecimento global.
O movimento começou em 2007 em Sidney, na Austrália, quando 2,2 milhões de pessoas e mais de 2.000 empresas apagaram as luzes por uma hora numa tomada de posição contra as mudanças climáticas. Um ano depois a "Hora do Planeta" tornou-se um evento de sustentabilidade global com mais de 50 milhões de pessoas em 135 países a mostrarem o seu apoio a esta causa ao desligarem simbolicamente as suas luzes.
Marcos globais, como a Sydney Harbour Bridge; a Torre CN, em Toronto; a Ponte Golden Gate, em São Francisco; a Torre de Belém, em Lisboa; o Coliseu de Roma, entre muitos outros, ficam sempre às escuras como símbolos de esperança por uma causa que se tornava mais urgente a cada hora e em qualquer parte do mundo.
Fonte: CMMB

«Divulgação» - Técnicos da Câmara vão às freguesias do concelho ajudar a preencher IRS

A partir de segunda-feira, 1 de abril, e até dia 11 do mesmo mês, técnicos da Câmara Municipal de Moimenta da Beira vão deslocar-se a todas as sedes de freguesia do concelho (ver itinerário em baixo) para apoiar os cidadãos, em especial os mais idosos e menor mobilidade, no preenchimento da declaração de rendimentos (IRS) através da Internet. Ao todo, a carrinha itinerante vai percorrer cerca de 300 quilómetros para visitar as freguesias, repetindo um serviço verdadeiramente público, social e solidário que começou há alguns anos.
Em simultâneo, o Município disponibilizará também, durante os meses de abril, maio e junho, um gabinete no edifício da Câmara Municipal que prestará esse serviço todos os dias da semana e com o seguinte horário contínuo: das 09h00 às 16h30.
Fonte: CMMB

quarta-feira, 27 de março de 2019

«Notícia» - Saiba onde é mais caro e mais barato arrendar uma casa em Portugal

Arrendar uma casa em Portugal tem um custo médio de 4,80 euros por metro quadrado (m2), segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), divulgados hoje, mas os preços variam muito de região para região. Dos 197 municípios para os quais há dados, 33 apresentam um valor médio das rendas superior ao referencial nacional. Quer isto dizer que nestas regiões o preço por metro quadrado superou o patamar dos 4,80 euros.

Os dados do INE mostram que, sem surpresas, a zona de Lisboa, foi a que apresentou, no segundo semestre de 2018, a renda mais elevada: 11,16 euros, em média, por m2. Arrendar casa na capital custa até sete vezes mais do que na zona mais barata do país – Belmonte – onde um metro quadrado custa, em média, 1,70 euros.

A completar o pódio dos locais mais caros para arrendar casa no país encontram-se Cascais e Oeiras, com preços médios de 9,71 euros por m2 e 9,38 euros por m2, respetivamente. Já o Porto, tem rendas superiores em 63% ao que se regista no resto do país, com valores médios de 7,85 euros, por metro quadrado, menos 3,31 euros do que em Lisboa.

Veja aqui os valores por município (valores em euros por metro quadrado):

Lisboa – 11,16
Cascais – 9,71
Oeiras – 9,38
Porto – 7,85
Amadora – 7,19
Almada – 7,00
Odivelas – 6,92
Funchal – 6,74
Matosinhos – 6,67
Loures – 6,46
Loulé – 6,42
Albufeira – 6,38
Lagos – 6,35
Castro Marim – 6,24
Sintra – 6,00
Tavira – 5,86
Portimão – 5,63
Faro – 5,52
Alcochete – 5,50
Vila Nova de Gaia – 5,45
Vila Franca de Xira – 5,43
Seixal – 5,38
Coimbra – 5,33
Vila Real de Santo António – 5,32
Évora – 5,31
Maia – 5,26
Mafra – 5,25
Santa Cruz – 5,17
Setúbal – 5,14
Montijo – 5,13
Barreiro – 5,10
Aveiro – 5,10
Vila do Bispo – 4,90
Sesimbra – 4,79
Espinho – 4,75
Silves – 4,72
Lagoa – 4,71
Palmela – 4,67
Sines – 4,66
Gondomar – 4,66
Vila da Praia da Vitória – 4,54
Torres Vedras – 4,49
Olhão – 4,46
Valongo – 4,45
Lagoa – 4,41
Moita 4,40
Ponta Delgada – 4,39
Póvoa de Varzim – 4,38
Braga – 4,35
Azambuja – 4,26
Ílhavo – 4,22
Alenquer – 4,20
Machico – 4,19
Arruda dos Vinhos – 4,19
Leiria – 4,19
Vila do Conde – 4,17
Grândola – 4,16
São Brás de Alportel – 4,11
Beja – 4,09
Figueira da Foz – 4,08
Viana do Castelo – 4,00
Esposende – 4,00
Odemira – 4,00
Peniche – 3,97
Velas – 3,95
Caldas da Rainha – 3,91
Ovar – 3,89
Santiago do Cacém – 3,83
Benavente – 3,78
Óbidos – 3,75
São João da Madeira – 3,73
Caminha – 3,72
Sobral de Monte Agraço – 3,69
Coruche – 3,68
Lourinhã – 3,67
Trofa – 3,66
Viseu – 3,65
Nazaré – 3,63
Murtosa – 3,61
Guimarães – 3,57
Vila Nova de Famalicão – 3,57
Marinha Grande – 3,57
Arouca – 3,56
Salvaterra de Magos – 3,55
Montemor-o-Novo – 3,55
Vendas Novas – 3,55
Barcelos – 3,54
Câmara de Lobos – 3,54
Santa Maria da Feira – 3,53
Vila Real – 3,53
Ourém – 3,52
Santarém – 3,48
Estarreja – 3,46
Alcobaça – 3,44
Tomar – 3,42
Peso da Régua – 3,40
Torres Novas – 3,37
Albergaria-a-Velha – 3,35
Almodôvar – 3,33
Almeirim – 3,33
Ponte de Sor – 3,33
Pombal – 3,32
Angra do Heroísmo – 3,29
Cartaxo – 3,28
Condeixa-a-Nova – 3,28
Ribeira Grande – 3,26
Tondela – 3,25
Reguengos de Monsaraz – 3,23
Paredes – 3,21
Entroncamento – 3,21
Águeda – 3,17
Vagos – 3,17
Ponte de Lima – 3,16
Vale de Cambra – 3,16
Chaves – 3,16
Santo Tirso – 3,15
São Pedro do Sul – 3,15
Valença – 3,14
Castelo Branco – 3,14
Cadaval – 3,13
Golegã – 3,12
Elvas – 3,12
Montemor-o-Velho – 3,12
Vila Nova da Barquinha – 3,12
Alcácer do Sal – 3,11
Oliveira do Bairro – 3,10
Bombarral – 3,09
Cantanhede – 3,09
Moura – 3,06
Rio Maior – 3,04
Vila Nova de Cerveira – 3,02
Arcos de Valdevez – 3,01
Oliveira de Frades – 3,01
Arraiolos – 3,00
Oliveira de Azeméis – 3,00
Covilhã – 3,00
Anadia – 2,99
Cabeceiras de Basto – 2,94
Penafiel – 2,94
Mealhada – 2,92
Fundão – 2,92
Guarda – 2,90
Estremoz – 2,89
Batalha – 2,88
Vila Viçosa – 2,86
Melgaço – 2,85
Horta – 2,84
Paços de Ferreira – 2,83
Monção – 2,82
Abrantes – 2,82
Alcanena – 2,82
Porto de Mós – 2,80
Vila Verde 2,79
Portalegre 2,79
Amarante – 2,78
Miranda do Corvo – 2,78
Tábua – 2,77
Vizela – 2,75
Ansião – 2,75
Carregal do Sal – 2,73
Mira – 2,72
Vidigueira – 2,68
Mangualde – 2,67
Paredes de Coura – 2,66
Lousã – 2,66
Soure – 2,66
Santa Comba Dão – 2,66
Fafe – 2,63
Campo Maior – 2,63
Borba – 2,60
Cinfães – 2,60
Sever do Vouga – 2,60
Marco de Canaveses – 2,58
Ponte da Barca – 2,56
Sertã – 2,54
Seia – 2,53
Vila Nova de Poiares – 2,52
Baião – 2,51
Mirandela – 2,50
Felgueiras – 2,49
Bragança – 2,49
Lousada – 2,48
Amares – 2,47
Nelas – 2,45
Póvoa de Lanhoso – 2,40
Gouveia – 2,39
Arganil – 2,37
Mortágua – 2,36
Oliveira do Hospital – 2,34
Valpaços – 2,28
Macedo de Cavaleiros – 2,22
Moimenta da Beira – 2,05
Celorico de Basto – 2,04
Lamego – 1,99
Sátão – 1,93
Vila Nova de Foz Côa – 1,78
Belmonte – 1,70

Fonte: jornaleconomico.sapo.pt

terça-feira, 26 de março de 2019

«Divulgação» - OTL 2019: Estão abertas as candidaturas para entidades promotoras

Já está aberto o período de candidaturas para Entidades Promotoras no âmbito do Programa OTL (Ocupação de Tempos Livres), modalidade de curta duração. As de longa duração abrem no próximo dia 1 de abril.
As áreas prioritárias para projetos de curta duração são: Direitos Humanos; Combate à exclusão social; Apoio a idosos e/ou apoio à infância; Desporto; Cidadania e outras de acordo com a portaria. Os projetos na modalidade Curta Duração decorrem de 10 de junho a 13 de setembro.
As áreas para projetos de longa duração são: Empreendedorismo; Investigação; Associativismo; Sociocultural; Criativa; Desenvolvimento agrícola; Outra de reconhecido interesse. Os Projetos na modalidade Longa Duração decorrem até 30 de novembro.
O OTL é um programa que visa proporcionar aos jovens experiências em contexto de aprendizagem não-formal ou em contexto ativo de trabalho, permitindo desenvolver capacidades e competências e contribuindo para uma ocupação dos tempos livres de forma saudável.
Candidaturas em https://programas.juventude.gov.pt/otl
Para mais informações aceder aqui
Fonte: CMMB

«Notícia» - Moimenta da Beira presta tributo ao Desporto em noite de gala


Foi uma noite de enlevo e de vibrações aconchegantes. Noite de homenagem ao desporto e aos seus atletas, não só de futebol, futsal ou andebol, mas também de inúmeras outras modalidades menos mediatizadas que se praticam no concelho, com regularidade, intensidade e exuberância também. Dessa lista fazem parte, entre outras, o Aikido, o Atletismo, o Cardiofitness, a Musculação, o Zumba, Ciclismo, Culturismo, Dança, Dança Criativa, Karaté, Kartcross, Setas, TT, BTT, Ginástica Desportiva e Natação. 


Esse tributo foi prestado na Gala do Desporto, realizada sábado passado, 23 de março, no pavilhão Municipal de Moimenta da Beira, pelo 5º ano consecutivo. Ao todo, foram ali atribuídos 12 “Prémios” entre 36 “Nomeados”. Prémios aos clubes federados com competição na época 2017/2018, com sede em Moimenta da Beira; Prémios à equipa do ano, ao treinador, dirigente e aos atletas de vários escalões. E ainda o Prémio Reconhecimento. Aconteceu tudo entre muita cor e luz, e sempre muitas palmas. Foi uma noite também ela valorizada e lustrada pelas atuações dos elementos da “Dança Criativa”, “Orquestra CemNotas” e “Marias Malucas“. 

Assistiram à Gala, sentadas nas cadeiras dispostas em fila, mais de mil pessoas. Muitas em representação de instituições públicas e privadas de todo o distrito. Um sublinhado, porém, para as presenças dos presidentes da Associação de Futebol e de Andebol de Viseu, e do vice-presidente do Conselho de Arbitragem da AF Viseu. O Presidente da Câmara Municipal de Moimenta da Beira, José Eduardo Ferreira, fez as honras da casa. 


PRÉMIOS
“Modalidades Individuais Federadas”Venceu no Atletismo: Equipa Seniores Femininos (Escola de Atletismo “Trilhos da Maçã” - CDL)Venceu no Ciclismo: Luís Morgado (“Pedaladas”, Clube de Cicloturismo de Moimenta da Beira)
“Equipa do Ano”
Estavam nomeadas:
1 - Academia Mais Futebol do Clube Desportivo de Leomil (Futebol - equipa Sub 13/Infantis)
2 - Centro Social e Cultural de Sever (Futsal - equipa Juniores C/Iniciados)
3 - Clube de Desporto e Recreio (CDR) de Moimenta da Beira (Futebol – equipa Sénior)
4 - Escola Prática de Andebol de Moimenta da Beira (Andebol – equipa Bambis Mistos)
5 - Gente da Nave, Alvite (Futebol - equipa Sénior)
Venceu: Centro Social e Cultural de Sever (Futsal - equipa Juniores C/Iniciados)
“Atleta do Ano Feminino (formação Sub 13)”
Estava nomeada:
1 - Leonor Oliveira Pinto (Escola Prática de Andebol de Moimenta da Beira)
Venceu: Leonor Oliveira Pinto (Escola Prática de Andebol de Moimenta da Beira)
“Atleta do Ano Masculino (formação Sub 13)”
Estavam nomeados:
1 - Gonçalo Magalhães (Escola Prática de Andebol de Moimenta da Beira)
2 - Ricardo Silva (Centro Social e Cultural de Sever)
3 - Simão Santos (Academia Mais Futebol do Clube Desportivo de Leomil)
Venceu: Gonçalo Magalhães (Escola Prática de Andebol de Moimenta da Beira)
“Atleta do Ano Feminino (formação)”
Estavam nomeadas:
1 - Andreia Cruz (Centro Social e Cultural de Sever)
2 - Carolina Ambrósio (Escola Prática de Andebol de Moimenta da Beira)
Venceu: Carolina Ambrósio (Escola Prática de Andebol de Moimenta da Beira)
“Atleta do Ano Masculino (formação)”
Estavam nomeados:
1 - Artur Alves (Clube de Desporto e Recreio (CDR) de Moimenta da Beira)
2 - Guilherme Gávea (Escola Prática de Andebol de Moimenta da Beira)
3 - Rodrigo Vieira (Centro Social e Cultural de Sever)
Venceu: Guilherme Gávea (Escola Prática de Andebol de Moimenta da Beira)
“Atleta Revelação Feminino”
Estavam nomeadas:
1 - Andreia Cruz (Centro Social e Cultural de Sever)
2 – Germana Rosário (Escola Prática de Andebol de Moimenta da Beira)
Venceu: Germana Rosário (Escola Prática de Andebol de Moimenta da Beira)
“Atleta Revelação Masculino”
Estavam nomeados:
1 - António Lacerda (Escola Prática de Andebol de Moimenta da Beira)
2 - José Manuel Fernandes (Gente da Nave, Alvite)
3 - Mali Baldé (Clube de Desporto e Recreio (CDR) de Moimenta da Beira)
4 - Pedro Mendes (Centro Social e Cultural de Sever)
5 - Vicente Cardia (Academia Mais Futebol de Leomil do Clube Desportivo de Leomil)
Venceu: Pedro Mendes (Centro Social e Cultural de Sever)
“Atleta do Ano Masculino (sénior)”
Estavam nomeados:
1 - Carlos Malaia (Gente da Nave, Alvite)
2 - Gonçalo Mendes (Clube de Desporto e Recreio (CDR) de Moimenta da Beira)
3 - Miguel Moreira (Escola Prática de Andebol de Moimenta da Beira)
Venceu: Carlos Malaia (Gente da Nave, Alvite)
“Treinador do Ano”
Estavam nomeados:
1 - André Salgueiro (Academia Mais Futebol de Leomil do Clube Desportivo de Leomil)
2 - Diogo Amaral (Escola Prática de Andebol de Moimenta da Beira)
3 - João Bento (Clube de Desporto e Recreio (CDR) de Moimenta da Beira)
4 - Manuel João Silva (Centro Social e Cultural de Sever)
5 - Marco Silva (Gente da Nave, Alvite)
Venceu: João Bento (Clube de Desporto e Recreio (CDR) de Moimenta da Beira)
“Dirigente do Ano”
Estavam nomeados:
1 - Carlos Mendes (Centro Social e Cultural de Sever)
2 - Eugénia Calhau Magalhães (Escola Prática de Andebol de Moimenta da Beira)
3 - João Batista (Academia Mais Futebol do Clube Desportivo de Leomil)
4 - Paulo Clemêncio Silva (Gente da Nave, Alvite)
5 - Ramiro Rocha (Clube de Desporto e Recreio (CDR) de Moimenta da Beira)
Venceu: Paulo Clemêncio Silva (Gente da Nave, Alvite)
“Prémio Reconhecimento”
Gil Augusto Carvalho e António Pedro Carvalho
Fonte: CMMB

quarta-feira, 20 de março de 2019

«Divulgação» - Mais de 500 crianças vão comemorar o Dia Mundial da Árvore e da Floresta em Moimenta da Beira

Amanhã, 21 de março, celebra-se à escala planetária o Dia Mundial da Árvore e da Floresta. Em Moimenta da Beira o programa comemorativo vai envolver mais de 500 crianças do pré-escolar ao 1º ciclo em ações de plantação de árvores nos três centros escolares: Alvite, Leomil e Moimenta da Beira. As crianças da Associação Moimentense de Apoio à Infância (AMAI) e da Santa Casa da Misericórdia de Moimenta da Beira participam também nas atividades.
A celebração do Dia Mundial da Árvore e da Floresta começou a 10 de abril de 1872, no estado norte-americano do Nebraska (EUA). O seu mentor foi o jornalista e político Julius Sterling Morton, que incentivou a plantação ordenada de árvores, promovendo o "Arbor Day". Em Portugal, a 1.ª Festa da Árvore comemorou-se a 9 de março de 1913 e o 1.º Dia Mundial da Floresta a 21 de março de 1972.

Dia Mundial da Árvore e da Floresta (cartaz)
Fonte: CMMB

terça-feira, 19 de março de 2019

«Notícia» - Projeto de Recomendação de Moimenta da Beira foi o mais votado no Parlamento dos Jovens

Entre vinte e nove Projetos de Recomendação aprovados nas sessões escolares, o da Escola Básica e Secundária de Moimenta da Beira foi o mais votado na final distrital do Parlamento dos Jovens do Ensino Básico que decorreu precisamente em Moimenta da Beira esta tera-feira, 19 de março. 

Será este Projeto de Recomendação, na sua versão definitiva, que representará todas as escolas do distrito de Viseu do Ensino Básico nas sessões nacionais que vão decorrer na Assembleia da República, em Lisboa, nos dias 6 e 7 de maio. Nesta sessão de Moimenta da Beira, três alunas representaram a Escola Básica e Secundária local: Germana Rosário, Luana Lopes e Sandra Pereira.
 
Projeto de Recomendação
1 – Reduzir a utilização de plástico, com a substituição dos sacos de plásticos vendidos nos supermercados e noutras lojas comerciais por sacos de papel; Substituir as garrafas de plástico utilizadas para bebidas por garrafas de vidro reutilizáveis e fomentar o uso de utensílios de louça nas grandes superfícies;

2 – Aplicação de coimas elevadas às empresas que lancem poluentes em qualquer tipo de local não apropriado ou sinalizado para o efeito; Aumentar o número de palestras, ações de sensibilização e atividades sobre o tema, principalmente nas escolas e diversos locais de trabalho. Para que toda a população tenha acesso a estas palestras educativas, estas devem ser implementadas também em Juntas de Freguesia e Câmaras Municipais; 

3 – Aumentar os alertas nos meios de comunicação social, no sentido de sensibilizar e de certa forma educar toda a população, chamando a atenção para a plastificação do mundo e das consequências catastróficas da quantidade de plástico na biodiversidade dos oceanos; Aumentar as ações educativas nas praias no sentido de uma maior preservação da natureza e alertar para as consequências globais da destruição dos oceanos e da paisagem dunar.

Fonte: CMMB

domingo, 17 de março de 2019

«Reportagem» - Incentivo à natalidade. Freguesia de Moimenta da Beira subsidia recém-nascidos

A Junta de Freguesia de Leomil, em Moimenta da Beira, está a atribuir 3.500 euros às famílias, por cada nascimento. Com uma população envelhecida, esta vila do interior do país tem perdido moradores, ano após ano.

Reportagem:


Fonte: RTP.pt

«Desporto» - Resultados AF Viseu

Divisão de honra:







1ª Divisão Zona Norte:






Fonte: ZeroZero.pt

sexta-feira, 15 de março de 2019

«Notícia» - Moimenta da Beira também aderiu à Greve Climática Estudantil

Nádia, Lara, Tiana, Inês, Tatiana, Daniela e Salete. Todas empunhavam, esta sexta-feira, 15 de março, em frente à Escola Secundária de Moimenta da Beira, cartazes de protesto em prol do ambiente, reivindicando políticas de defesa do clima, protesto inspirado pela adolescente sueca Greta Thunberg, que acaba de ser nomeada para o Prémio Nobel da Paz por três deputados noruegueses. Os momentos de greve dos estudantes moimentenses aconteceram durante a primeira aula do dia e depois nos intervalos maiores, juntando sempre um maior número de estudantes à porta da Secundária. Belos instantes de cidadania.
 
A propósito da Greve Climática Estudantil, a associação ambientalista Zero emitiu um comunicado em que manifesta o seu apoio aos protestos e propõe dez medidas que as escolas e universidades devem adotar para se tornarem em exemplos "de maior sustentabilidade": 1) Utilizar sistemas de energias renováveis: coletores solares térmicos para o aquecimento de águas (para cantina, bar e balneários), e fotovoltaico para autoconsumo de eletricidade nas escolas, reduzindo significativamente as suas necessidades energéticas; 2) Concretizar a implementação obrigatória do menu vegetariano nas escolas e incentivar a utilização de alimentos locais e/ou biológicos; 3) Concretizar a resolução do governo para acabar obrigatoriamente com o uso de plásticos de utilização única (talheres, pratos e copos descartáveis, película aderente e palhinhas, entre outros); 4) Promover o uso da bicicleta nas deslocações diárias para as escolas, pela integração das viagens de bicicleta no Seguro Escolar; 5) Mudar a política de livros escolares, preparando-os para uma efetiva reutilização, passando os mesmos a ser propriedade das escolas e a ser utilizados em anos sucessivos; 6) Dispor de sistemas de compostagem nas escolas, por forma a devolver os resíduos fermentáveis como matéria orgânica para os solos; 7) Aplicar dispositivos hídricos mais eficientes, para uma redução no consumo de água e de energia; 8) Substituir o arvoredo exótico por espécies autóctones; 9) Estar integrada no programa Eco-Escolas da Associação Bandeira Azul da Europa; 10) Implementar um programa nacional de redução da pegada ecológica nas escolas integrando, entre outras, as medias anteriormente mencionadas.
Fonte: CMMB

«Notícia» - Escolas com autonomia recebem objectivos ambiciosos, afirma o diretor de agrupamento

As escolas com contratos de autonomia cumprem menos de 40% (por cento) dos objetivos definidos, segundo uma auditoria do Tribunal de Contas divulgada esta quinta-feira (14 de março), que recomenda ao Governo a reformulação dos contratos.
A redução do abandono escolar e o aumento do sucesso académico são dois dos principais objetivos do projeto de autonomia das escolas iniciado em 2007 e que agora foi alvo de uma auditoria que analisou 30 casos.
Segundo o documento, estas metas só foram atingidas em parte. No caso do sucesso escolar, por exemplo, só 32% dos objetivos foram atingidos: em 239 medidas propostas, 76 foram conseguidas. Já no que toca ao abandono escolar, a taxa de sucesso foi muito superior (64%), já que foram atingidos 26 dos 41 objetivos propostos.
O Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira é um dos estabelecimentos de ensino com autonomia no distrito de Viseu. O diretor da instituição, Alcides Sarmento, explica que, em grande parte das escolas autónomas, são definidos objetivos ambiciosos que não se conseguem alcançar.
Mesmo assim, o responsável afirma que o Agrupamento de Moimenta da Beira não está abrangido nos dados do Tribunal de Contas. “Não nos incluímos nesses 40%. Poderemos não ter atingido uma ou outra meta, mas grande parte dela foi atingida, nomeadamente na questão do abandono escolar, que já está muito ultrapassada”, explica.
Alcides Sarmento afirma mesmo que a entidade a que lidera não tem atualmente taxas de abandono e revela que os indicadores de sucesso escolar melhoraram significativamente na instituição. “Já não temos grandes índices de insucesso, seja no ensino básico ou no secundário”, frisa.
O dirigente acrescenta que a autonomia só levou mais um profissional para os estabelecimentos de ensino aderentes, como professores ou assistentes sociais, rejeitando que tivesse havido um desbaratar de dinheiro neste processo.
Alcides Sarmento afirma que Moimenta da Beira só recebeu um psicólogo como contrapartida do Ministério da Educação. “Não houve propriamente um desperdiçar de recursos e tenho a certeza de que as escolas que não conseguiram atingir as metas aproveitaram muito bem esses recursos”, remata.
Fonte: jornaldocentro.pt

«Divulgação» - Concerto de tributo aos Queen em Moimenta da Beira, entrada livre

Os “A Kind Of Queen”, grupo escolhido para representar Portugal na promoção do filme ‘Bohemian Rhapsody’, da 20th Century Fox, sobem ao palco do Auditório Municipal Padre Bento da Guia, no dia 6 de abril, às 21h30, para um concerto de tributo aos Queen, a lendária banda britânica de rock de Freddie Mercury. O espetáculo, de entrada livre, é organizado pela Junta de Freguesia de Moimenta da Beira, com o apoio da Câmara Municipal.
Com uma longa lista de concertos realizados de norte a sul, passando por importantes salas de espetáculo nacionais e com presença televisiva, os “A Kind Of Queen” levam a música e a verdadeira experiência Queen aos fãs de todas as partes do país, realizando espetáculos com forte interação de som e imagem e uma produção baseada na dinâmica da lendária banda de Mercury. Clássicos como “I Want To Break Free”, “Radio Ga Ga”, “We Will Rock You”, “We Are The Champions” e “Love Of My Life” transportam o público pelas várias fases da brilhante história dos Queen.
Fonte: noticiasdeviseu.com

quarta-feira, 13 de março de 2019

«Divulgação» - Marque encontro com Moimenta da Beira na BTL, em Lisboa, no próximo sábado

É mais uma presença de Moimenta da Beira na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) para promoção do Município no maior evento de turismo a nível nacional. A campanha de charme é no próximo sábado, 16 de março, durante duas horas (das 13h às 15h), no stand da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal e da CIM Douro, instalado no Pavilhão 1 da FIL, Parque das Nações, em Lisboa. Vá até lá!

Nessas duas horas, o programa de promoção de Moimenta da Beira incluirá ações de marketing promocional do Município e de vários empreendimentos turísticos locais, além de provas de espumante Terras do Demo e degustações de doçarias, queijo artesanal, distribuição de maçã, divulgação de artesanato e de material promocional deste território aquiliniano e ainda a projeção de um vídeo de apresentação da Expodemo 2019. O objetivo é captar e tentar chamar a atenção das dezenas de milhares de visitantes que por ali vão passar e que podem ser potenciais turistas ou apreciadores/consumidores dos produtos de excelência de Moimenta da Beira.

PROGRAMA
Provas
. Espumante Terras do Demo (Cooperativa Agrícola do Távora)
. Cocktail Espumante Terras do Demo & Maçã (Ar D’Rio Bar)

Degustação
. Demo de Maçã (Pastelaria Martins)
. Bolo Rei de Maçã (Padaria e Pastelaria Bijou)
. Compotas & Doces Artesanais Moimentenses (Doçaria Lena Coelho)
. Queijo da Serra de Leomil (Queijaria Ti Amélia – Semitela)
. Bola Típica de Alvite (Gente da Nave – Alvite)

Animação
. Marias Malucas Romeiras de Portugal
. Distribuição da Maçã de Moimenta

Showcooking
. Showcooking predominantemente de receitas feitas à base de maçã e espumante, dois produtos ícones de Moimenta da Beira

Divulgação
. Artesanato em Burel (Gente da Nave – Alvite)
. Distribuição de material promocional
. Vouchers promocionais dos empreendimentos turísticos
. Maçã de Moimenta
. Apresentação da Expodemo 2019

Participação
. Confraria Gastronómica da Maçã Portuguesa
. Produtores locais de Maçã
. Cooperativa Agrícola do Távora
. Escola Profissional de Moimenta da Beira
. Empreendimentos Turísticos

Fonte: CMMB