Divisão de Honra:
1ª Divisão Zona Norte:
Fonte: ZeroZero.pt
O Walking Football é uma variante do futebol que tem como objetivo incentivar a prática desportiva das pessoas com idades superiores a 50 anos, promovendo a integração e o convívio em prol de uma vida mais ativa. A variante do futebol pretende combater o isolamento, o sedentarismo, a depressão, melhorar os índices de saúde e aumentar a interação social dos praticantes.
Sem corridas, saltos, rasteiras, carrinhos e cortes, o Walking Football surge como uma oferta adaptada de futebol, independentemente da idade e da condição física, visando proteger quem o pratica.
Fonte: daodigital.pt
Apenas dez empresas pertencem ao setor da agricultura e quatro delas estão em Mortágua, município onde está a funcionar há 25 anos uma central de biomassa.
Segue-se a área da indústria (27,27%) e construção e imobiliário (9,09%). Viseu continua a ser o concelho com o maior número de empresas PME Líder, seguindo-se Tondela, Mangualde, Nelas e Lamego.
No total, as 374 empresas PME líder têm um volume de negócios superior a mil seiscentos e vinte e três milhões de euros. Exportam 208 milhões de euros. Os municípios com volume de exportações mais elevados são Viseu, Nelas, Oliveira de Frades, Tondela, Castro Daire, Mangualde, Carregal do Sal e Vouzela. Um dos indicadores em avaliação para ter o estatuto é o da autonomia financeira destas empresas. Apenas as empresas de Cinfães apresentam uma autonomia superior a 70 por cento. A média está entre os 50 e os 60 por cento.
Já com o estatuto Excelência, as empresas com maior exportação encontram-se em Viseu, Oliveira de Frades, Castro Daire, Moimenta da Beira e S. João da Pesqueira. É em Castro Daire, Moimenta da Beira, Resende, S. Pedro do Sul, Sernancelhe e Viseu que estas entidades têm uma autonomia financeira superior a 70 por cento.
O estatuto PME Líder é um selo de reputação criado pelo IAPMEI para distinguir o mérito das PME nacionais com desempenhos superiores. É atribuído em parceria com o Turismo de Portugal (no caso das empresas do setor do Turismo), um conjunto de bancos parceiros e o Grupo Banco Português de Fomento, tendo por base as melhores notações de rating e indicadores económico-financeiros.
As PME Líder têm acesso a um conjunto de benefícios, como condições especiais a produtos financeiros e a uma rede de serviços, a facilitação da relação com a banca e o prestígio associado à marca PME Líder na relação com os seus stakeholders.
No âmbito de uma denúncia de que o suspeito era detentor de várias armas, os militares da Guarda abordaram o mesmo. No seguimento da ação foi efetuada uma busca domiciliária e uma busca em veículo. No decorrer das diligências foi possível detetar armas sem qualquer tipo de documentação, pelo que foi apreendido o seguinte material:
Uma espingarda;
Uma carabina;
Uma mira ótica;
207 munições de diversos calibres;
47 cartuchos de diversos calibres;
Diversa documentação.
O suspeito foi detido e constituído arguido, e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Moimenta da Beira.
A GNR relembra que, de acordo com o Regime Jurídico das Armas e Munições, quem detiver arma não registada ou manifestada, quando obrigatório, constitui um crime de posse ilegal de arma.
Fonte: tvc.sapo.pt
RUAlidades, a festa das colheitas que marcou o final da apanha da maçã e da uva e o início da apanha da castanha, começou logo pela manhã com a abertura oficial do certame. O executivo da Câmara Municipal na companhia do presidente da Junta de Freguesia, Francisco Dias, visitou cada um dos stands, agradecendo a presença dos expositores.
O dia prosseguiu com a celebração da Eucaristia em ação de graças pelas colheitas ao longo do ano com animação do coral, às 11h30. Como é tradição nesta localidade, os altares da Igreja Matriz de Vila da Rua foram ornamentados com frutos vindos da terra.
Além do almoço convívio e da música a cargo do grupo Cordas do Paivó, o programa da tarde contou com o tradicional leilão, onde foram leiloados produtos locais.
Fonte: CMMB
Quanto às personalidades e clubes de Moimenta da Beira foram atribuídas as seguintes distinções:
Prémio Carreira Comunicação Social – Gil Augusto Carvalho, Diretor do Jornal Terras do Demo
Prémio de Mérito Desportivo – Kiko Bondoso, jogador do Rio Ave Futebol Clube
Prémio de Mérito Associativismo - Joaquim Mendes ‘Rico’, Diretor do Clube de Desporto e Recreio de Moimenta
Taça de Fair Play 2023/24 – Campeonato Feminino de Futsal – Gente da Nave (Alvite)
Na Gala o Município de Moimenta da Beira esteve representado pelo Vice-Presidente, António Caiado, e pelo Vereador com o Pelouro de Desporto, Hugo Bondoso.
Também estiveram presentes os representantes do Clube de Desporto e Recreio de Moimenta da Beira, do Clube Desportivo de Leomil e da Gente da Nave de Alvite.
Fonte: CMMB
“A reunião de trabalho revelou-se produtiva. Iluminou os caminhos necessários para que as matérias ali discutidas sejam concretizadas”, afirmou Paulo Figueiredo.
Fonte: CMMB
Para além destes títulos, os atletas da formação leomilense conquistaram ainda um segundo lugar e três terceiros lugares nas provas individuais. Quanto à prova por equipas, o CD de Leomil fez a dobradinha com as equipas feminina e masculina ao cortarem a meta de chegada em primeiro lugar.
A Câmara Municipal de Moimenta da Beira felicita todos os atletas da equipa de atletismo “Trilhos da Maçã” do Clube Desportivo de Leomil que participaram no Campeonato Distrital de Trail, assim como todos os títulos conquistados.
Individuais
Daniela Falcão - Campeã Distrital de Trail em Seniores Femininos
Tânia Almeida - Vice-campeã Distrital de Trail em Seniores Femininos
Ana Correia - Medalha de Bronze em VF 40;
Céu Nunes - Campeã Distrital de Trail em VF 50;
António Lourenço - Campeão Distrital de Trail em Seniores Masculinos
David Kotchetov - Medalha de Bronze no escalão de Seniores Masculinos;
Nelson Gomes - Campeão Distrital de Trail no VM 40
Gerson Faria - Medalha de Bronze no VM 40
José Nunes - Campeão Distrital de Trail em VM 60
Equipas
Feminina e Masculina – Campeãs Distritais de Trail
Fonte: CMMB
A formalização da candidatura é realizada através do preenchimento do formulário eletrónico disponível no sítio da internet da Direção Geral de Administração Escolar ou na plataforma SIGRHE, devendo os candidatos entregar pessoalmente na secção de Recursos Humanos do Município de Moimenta da Beira, ou enviar por correio, com aviso de receção, no período legalmente previsto, sob pena de exclusão, os seguintes documentos: curriculum vitae detalhado, do qual deverá constar a identificação pessoal, habilitações literárias e profissionais, formação profissional, experiência profissional (comprovando com declarações das entidades patronais), certificado de habilitações com a média final de curso, fotocópia do certificado das habilitações literárias e fotocópia do Bilhete de Identidade.
AVISO
Fonte: CMMB
Catarina Pinto Reis é Professora Auxiliar com Agregação na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, consultora externa do INFARMED, integrando a Comissão de Avaliação de Medicamentos e membro do Instituto de Biofísica e Engenharia Biomédica (IBEB) e do Instituto do Medicamento (iMed) da Universidade de Lisboa. É autora ou co-autora de mais de 100 artigos, capítulos de livros e inventora de patentes.
Frequentou a Universidade de Coimbra e lá se licenciou em Ciências Farmacêuticas. Os seus estudos de doutoramento também foram realizados na Universidade de Coimbra com várias colaborações internacionais importantes, onde desenvolveu um interesse em sistemas avançados de administração de fármacos. Esses estudos foram reconhecidos com a atribuição de prémios nacionais.
Os seus interesses de investigação estão focados no desenvolvimento de novos sistemas de administração de fármacos, dispositivos médicos, polímeros terapêuticos, métodos de micro e nanoencapsulação de medicamentos, suplementos alimentares e cosméticos, avaliações in vivo de eficácia e segurança recorrendo a modelos animais, testes pré-clínicos avaliação de toxicidade, ciência regulamentar, etc.
Fonte: CMMB
Sempre em ambiente festivo, o programa do RUAlidades tem início marcado para as 10 horas com a abertura do certame. Às 11h30 será celebrada a Missa das Colheitas para louvar os produtos que a terra de cultivo proporcionou ao longo do ano. Às 12h30 é o almoço convívio e às 14h30 a tarde popular animada pelas Cordas do Paivó. Haverá o tradicional Leilão.
Fonte: RRTávora.pt
Desenvolvido pelas professoras das AEC’s, o projeto de “inglês precoce” vai chegar a todas as crianças do Agrupamento de Escolas e também aos mais pequenos que frequentam a AMAI. Nas aulas semanais, as professoras vão recorrer a estratégias que envolvem ludicidade, de forma a motivar as crianças no processo de aprendizagem do idioma, tais como músicas, histórias ilustradas, jogos e cartões ilustrados.
Quanto ao “desporto”, os alunos do pré-escolar do Agrupamento de Escolas vão contar com aulas semanais de Educação Física, asseguradas pelos técnicos desta área da Câmara Municipal. As atividades desportivas vão decorrer no Pavilhão Municipal de Moimenta da Beira. O projeto de desporto desenvolvido pelos técnicos de Educação Física da autarquia tem como objetivo de ajudar as crianças do pré-escolar a adquirir habilidades motoras distintas, a criar hábitos de vida saudáveis, e ainda a desenvolver capacidades sociais e emocionais, podendo até melhorar o desempenho cognitivo.
"É um projeto muito importante de construção de autoestradas do conhecimento com vista a formar melhor os cidadãos do futuro", explica Paulo Figueiredo, Presidente da Câmara Municipal.
Fonte: CMMB
Em Moimenta da Beira, no distrito de Viseu, vários pomares foram destruídos pela força do vento. Além da perda de milhares de macieiras, há toneladas de maçã que não vão ser apanhadas.
São árvores a perder de vista que tombaram à força do vento, provocado pela tempestade Kirk. Só em dois pomares da freguesia de Moimenta da Beira, no distrito de Viseu, mais de seis mil árvores estão no chão. E as que não caíram estão em risco.
Marcelino Ferreira, dono de um pomar há quatro anos, acha que tem “um prejuízo de mais de 100 mil euros”.
Na região que é a principal produtora de maçã de montanha do país. há muito que os produtores têm seguros, a questão é a cobertura dada a estes prejuízos.
“O que as companhias [de seguro] garantem é as maçãs, todo o resto não pagam nada", diz o produtor Marcelino Ferreira.
Pela região está já a ser feita a contabilização dos estragos que podem facilmente ultrapassar um milhão de euros.
Reportagem SIC:
Na iniciativa promovida pela Associação de Futebol de Viseu podem participar equipas com pessoas a partir dos 50 anos do género masculino e feminino. As inscrições estão abertas até 21 de outubro.
O Walking Football é uma variante do futebol que tem como objetivo incentivar a prática desportiva das pessoas com idades superiores a 50 anos, promovendo a integração e o convívio em prol de uma vida mais ativa. A variante do futebol pretende combater o isolamento, o sedentarismo, a depressão, melhorar os índices de saúde e aumentar a interação social dos praticantes.
Sem corridas, saltos, rasteiras, carrinhos e cortes, o Walking Football surge como uma oferta adaptada de futebol, independentemente da idade e da condição física, visando proteger quem o pratica.
Fonte: viseunow.pt
«É mais um! É o terceiro ano lectivo consecutivo! Cada vez a fazer mais sentido! Cada vez com mais multiplicidade de presenças e com os nossos parceiros, que são muito importantes desde o primeiro dia. Não tenho dúvidas que valeu a pena chegarmos até aqui». Foi assim que Hugo Bondoso, vereador com o pelouro da Educação, abriu a cerimónia, que contou com a presença do executivo da Câmara Municipal, o presidente e membros da Assembleia Municipal, presidentes de Juntas de Freguesia, empresários e representantes de empresas, responsáveis de escolas e de organizações sociais, dirigentes máximos da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego (ESTGL) e da Escola Superior Agrária de Viseu (ESAV), e alunos dos quatro cursos.
Também Miguel Mota, presidente da ESTGL, destacou a importância dos parceiros e dos protocolos para o funcionamento dos CTeSP. «A este projeto aplica-se o lema de Aquilino Ribeiro, “Alcança quem não cansa”. Foi um processo de três anos com algumas pedras pelo caminho, mas nós não nos cansamos e alcançamos. Temos atualmente mais de meia centena de alunos, em Moimenta da Beira, nos cursos de Fruticultura e Viticultura, Assessoria e Comunicação Organizacional, Intervenção Social e Comunitária e Computação Cloud, este último com um parceiro chave ‘A PwC’».
Hugo Viana, presidente da ESAV, abordou a importância do novo curso de Fruticultura e Viticultura. «Estamos num bom caminho! Descentralizar o ensino e levá-lo às regiões que são impulsionadoras de um desenvolvimento estratégico. Em Moimenta da Beira, como bem sabemos, é a maçã, é a uva e outras áreas também».
A encerrar a sessão de boas-vindas, Paulo Figueiredo, presidente da Câmara Municipal de Moimenta da Beira corroborou da importância da nova oferta formativa. «Passaram três anos e o projeto tem vindo a crescer. Temos quatro cursos hoje, e obviamente que ficamos muito agradados pelo facto de termos um deles ligado à fruticultura e viticultura na nossa região. É um projeto regional e faz todo o sentido porque vamos ao encontro de uma grande necessidade que existe no território. As pessoas do nosso município e dos concelhos limítrofes podem usufruir, evoluir o seu conhecimento com esta nova oferta formativa».
Na intervenção, o autarca ainda falou sobre os custos de estudar fora da área de residência e sobre o ponto de situação das obras de construção do edifício para os estudantes. «Temos uma residência que no final de dezembro estará praticamente concluída. Esta será também uma oportunidade para que alunos fora do concelho de Moimenta da Beira possam estar aqui connosco e usufruir de novas instalações».
Oito alunos, que frequentaram nos últimos anos os Cursos Técnicos Superiores Profissionais em Moimenta da Beira, prosseguiram o ciclo de estudos de licenciatura.
Fonte: ViseuNow
Situado na sede da junta, o local foi planeado para atender tanto os residentes da vila quanto visitantes de outras regiões.
Entre os vários serviços disponíveis, é possível tratar de assuntos relacionados com a carta de condução, solicitar nova senha ou uma caderneta predial junto da Autoridade Tributária.
Além disso, o espaço facilita na apresentação de despesas junto da ADSE, no tratamento de assuntos relacionados ao emprego e à formação profissional. Caso seja necessário alterar a morada do Cartão de Cidadão ou solicitar o Cartão Europeu de Seguro de Doença a população também pode se dirigir ao “Espaço Cidadão”.
Aberto de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h00, o objetivo da oferta deste serviço é unir o “digital ao presencial”.
Fonte: Jornal do Centro