quinta-feira, 25 de julho de 2024

«Notícia» - CD de Leomil é vice-campeão nacional da Taça de Portugal de Corrida em Montanha 2024

Coletivamente, e depois de concluídas todas as seis etapas da Taça de Portugal de Corrida em Montanha 2024, o Clube Desportivo (CD) de Leomil conquistou o segundo lugar mais alto do pódio com 134 pontos. É por isso vice-campeão nacional. Um feito “extraordinário”, reconheceu a Associação de Atletismo de Viseu.

Mas há mais: individualmente Céu Nunes foi medalha de bronze em seniores femininos, e David Kotchetov também medalha de bronze, mas no escalão júnior, resultados brilhantes. Destaque ainda para Daniela Falcão, que alcançou o 4º lugar no mesmo escalão de Céu Nunes, e para Nelson Gomes, o 6º lugar em seniores masculinos, mais resultados brilhantes.

A primeira das seis etapas da Taça de Portugal de Corrida em Montanha 2024 teve lugar em Cinfães no dia 6 de abril de 2024 (Grande Prémio de montanha de Cinfães); a segunda em Moimenta da Beira no dia 21 de abril (Moimenta Run, Rota da Cabeça Gorda); a terceira em Castro Daire no dia 5 de maio (Grande Prémio de Montanha Trutas do Mau); a quarta na Covilhã no dia 16 de junho (Covilhã); a quinta em Portalegre a 29 de junho (Serra de S. Mamede); e a sexta, a final, em Castro Daire no dia 14 de julho (Montemuro).

Fonte: CMMB

«Notícia» - Aluno de Moimenta da Beira ganha prémio de concurso de escrita

O aluno do Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira, Leonardo Pereira, ficou em terceiro lugar no Concurso de Escrita Criativa organizado pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

O prémio foi-lhe entregue na passada sexta-feira (19 de julho), em São Tomé e Príncipe, na sessão de abertura da Reunião Ordinária do Conselho de Ministros da CPLP. A entidade organizou o concurso no âmbito da Rede de Escolas Amigas.

Após receber o prémio, Leonardo Pereira usou da palavra para referir a importância deste tipo de iniciativas para a união dos jovens da CPLP e pediu a continuidade do projeto para que outros jovens possam ter a mesma oportunidade.

O estudante do 10.º ano recebeu o diploma de terceiro classificado e ficou ainda com um prémio monetário de 600 euros. Durante a passagem por São Tomé, Leonardo Pereira organizou uma visita guiada por locais emblemáticos do país como o Jardim Botânico, o Monte-Café, a Boca do Inferno e a Bienal de São Tomé.

O Concurso de Escrita Criativa foi ganho por Elisiane Cabral, de Cabo Verde. Em segundo lugar ficou Zelia Marçal, de Timor-Leste.

A prova é uma iniciativa conjunta das Escolas Amigas da CPLP que assinala a celebração do Dia Mundial da Língua Portuguesa e do Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP, que acontecem a 5 de maio.

Fonte: Jornal do Centro

«Notícia» - Três câmaras do distrito de Viseu contra instalação de painéis solares na barragem de Vilar

Os presidentes das câmaras de Moimenta da Beira, Sernancelhe e Tabuaço contestaram junto do Governo a colocação de painéis fotovoltaicos flutuantes, na barragem do Vilar, revelou esta quarta-feira o autarca de Moimenta da Beira.

A barragem do Vilar fica situada, a sul, no concelho de Moimenta da Beira e, a norte, no de Sernancelhe. Além destes dois municípios, também Tabuaço, igualmente no distrito de Viseu, contesta os painéis, já que é no seu território que se situará a central elétrica.

O anúncio da colocação de painéis fotovoltaicos flutuantes na barragem levou, esta terça-feira, os três autarcas a Lisboa para se encontrarem com a ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, para “debater e contestar” o projeto.

O socialista Paulo Figueiredo (Moimenta da Beira) e os sociais-democratas Carlos Santos (Sernancelhe) e Carlos Carvalho (Tabuaço) afirmaram à governante que a instalação destes painéis “não constitui uma mais-valia para os três” concelhos.

“Pelo contrário, representa um gravíssimo impacto negativo a vários níveis. No caso de Moimenta da Beira, este parque solar (de 16,7 megawatts) põe em causa toda a futura exploração turística da albufeira”, sublinhou à agência Lusa o presidente da Câmara.

Paulo Figueiredo também argumentou que “fica em causa a construção do primeiro Centro de Meios Aéreos Anfíbios do país, equacionado para funcionar em permanência ao longo de todo o ano” na barragem de Vilar.

O autarca lembrou que “o estudo para a sua implementação foi apresentado há pouco mais de um ano”, em maio de 2023, em reunião com a então secretária de Estado da Proteção Civil, Patrícia Gaspar, da tutela do ministério da Administração Interna, na altura com o ministro José Luís Carneiro, do Governo liderado por António Costa.

Paulo Figueiredo também defendeu que a instalação dos painéis fotovoltaicos flutuantes “mudará drasticamente a paisagem visual” da barragem do Vilar e irá “contribuir para o aumento do despovoamento” na região.

Fonte: PortoCanal

segunda-feira, 22 de julho de 2024

«Notícia» - Homem atropelado por trator fica gravemente ferido em Moimenta da Beira

Um homem de 62 anos ficou hoje gravemente ferido depois de ter sido atropelado por um trator em Moimenta da Beira, disse à agência Lusa fonte do comando sub-regional do Douro.

A mesma fonte referiu que o atropelamento ocorreu cerca das 8h15, numa estrada de Alvite, mais concretamente em Espinheiro (distrito de Viseu), em circunstâncias que estão ainda a ser investigadas pelas autoridades.

“O ferido está a ser transportado via terrestre para o serviço de urgência do hospital de Viseu”, acrescentou, cerca de duas horas após o alerta.

Ao local deslocaram-se 21 operacionais, seis viaturas e um helicóptero, mas, após avaliação da equipa médica, o ferido foi transportado para o hospital por via terrestre, acrescentou.

Fonte: Diário de Coimbra

«Notícia» - Monumentos de Moimenta da Beira na mira da CCDR-Norte para poderem ser intervencionados

Quatro monumentos de Moimenta da Beira estão "debaixo de olho" da CCDR-Norte (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional) para poderem ser intervencionados, anunciou a autarquia, depois de uma vistoria feita por uma equipa desta instituição com o objetivo de conhecer in loco que projeto se pode fazer, nomeadamente em obras de intervenção ao nível da reabilitação e valorização do edificado histórico-cultural.

A visita de trabalho contou com Jorge Sobrado, vice-presidente da CCDR-Norte para as áreas da Cultura e Património, Cooperação e Comunicação e incluiu deslocações à Igreja de Nossa Senhora da Purificação (Convento das Freiras), à Fundação Aquilino Ribeiro, ao Convento da Ordem Terceira de São Francisco (propriedade da Eforbeiras, Quinta do Ribeiro) e à Igreja de Nossa Senhora de Entre as Vinhas (Arcozelos).

O dirigente foi acompanhado pelo presidente da Câmara Municipal de Moimenta da Beira, Paulo Figueiredo, e pelo congénere de Sernancelhe, Carlos Santos (do Conselho de Administração rotativo da Fundação Aquilino Ribeiro). Na comitiva seguiam também a vereadora da Cultura, Mónica Gertrudes, o Vereador da Educação, Hugo Bondoso, o Presidente da Junta de Freguesia dos Arcozelos, Tiago Silva Libório, o Pároco de Moimenta, Diamantino Alvaíde, a diretora da Escola Profissional, Olga Anciães, entre outros convidados.

“Tratou-se de uma visita a monumentos de grande valor histórico, arquitetónico e cultural, todos eles a necessitarem de obras de reabilitação, no caso de alguns, de obras que podem representar até a sobrevivência dos próprios edifícios (em ruínas), como a Igreja de Nossa Senhora de Entre as Vinhas e o Convento da Ordem Terceira de São Francisco”, sublinha Paulo Figueiredo.

Fonte: Jornal do Centro

quinta-feira, 18 de julho de 2024

«Notícia» - Unidades de Saúde recebem novos veículos elétricos

A Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) Moimenta da Beira Saudável a o Unidade de Saúde Familiar (USF) Aquilino Ribeiro receberam, esta terça-feira, 16 de julho, uma carrinha elétrica cada.

A UCC, coordenada pela enfermeira Cristina Requeijo Dias, presta cuidados de saúde e apoio psicológico e social de âmbito domiciliário e comunitário, especialmente às pessoas, famílias e grupos vulneráveis, em situação de maior risco ou dependência física e funcional ou doença que requeira acompanhamento próximo, e atua ainda na educação para a saúde, na integração em redes de apoio à família e na implementação de unidades móveis de intervenção.

A USF, coordenada pela médica Rita Regadas Fernandes, tem como missão a prestação de cuidados de saúde personalizados à população inscrita, garantindo acessibilidade, globalidade, qualidade e continuidade nos cuidados prestados, num contexto de proximidade, com espírito de equipa e num clima de solidariedade intra e interinstitucional.

Segundo o presidente da Câmara Municipal de Moimenta da Beira, Paulo Figueiredo, os veículos «vão ser muito úteis aos serviços de saúde que cuidam da nossa população».

Participaram ainda na cerimónia de entrega das duas carrinhas, Ivo Oliveira, Presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde (ULS) de Trás-os-Montes e Alto (ULSTMAD), e os Vogais Executivos Gabriel Martins, Telma Correia e Júlio Azevedo.

Antes da cerimónia houve visita guiada às instalações pela médica Elisa Bento da Guia, Coordenadora da Urgência Básica do Centro de Saúde de Moimenta da Beira, e reunião de trabalho.

Fonte: viseunow.pt

«Divulgação» - Voltam os hidroaviões em arriscadas acrobacias aéreas na Albufeira de Vilar

Embora protótipos e telecomandados por ‘pilotos’, são capazes das maiores e mais arriscadas acrobacias aéreas, que podem ser vistas e apreciadas já no sábado e domingo, 20 e 21 de julho, nas águas da Albufeira de Vilar, perto da praia fluvial, no concelho de Moimenta da Beira.

Trata-se do XVIII Encontro Internacional Hidroaviões, que deverá juntar algumas dezenas de protótipos e de ‘pilotos’, organizado pelo Clube de Aeromodelismo do Norte com o apoio da Câmara Municipal de Moimenta da Beira, dos Bombeiros Voluntários, do “Ar d’Rio Bar”, da Trotiradical e da Pastelaria Martins.

Mais informações: 925 015 472 (Manuel Cardoso).

Fonte: CMMB

segunda-feira, 15 de julho de 2024

«Notícia» - José Silva em grande no ‘Guarda Racing Days’, a ‘Corrida dos Campeões’

Um pódio (3º lugar) na sua categoria Offroad, com o JRS Demo R, e um 7º lugar, entre 27 concorrentes, na Classificação Final Oficial. José Silva esteve em grande. Aconteceu tudo na 5ª edição do ‘Guarda Racing Days’, organização do Clube Escape Livre e da Câmara Municipal da Guarda, prova que já conquistou o epíteto de ‘Corrida dos Campeões’ porque lá têm participado os melhores pilotos nacionais.

E as boas classificações do piloto Moimentense não ocorreram nas melhores condições, já que competiu estreando “um kartcross novo ainda com algumas arestas a limar” e contra uma “concorrência bastante forte e com ritmo, pois encontram-se a disputar o campeonato nacional de kartcross”.


Fonte: CMMB

«Notícia» - Distrito de Viseu com cinco vítimas mortais nos primeiros três meses do ano

Nos primeiros três meses deste ano, o distrito de Viseu teve 299 acidentes e cinco vítimas mortais na estrada. Os dados foram divulgados no último relatório de sinistralidade da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR).

O documento aponta para aumentos de 11,2 por cento nos sinistros e de 400% nos mortos em comparação com o mesmo período de 2023, em que houve apenas uma vítima mortal.

O relatório da ANSR, referente aos meses de janeiro a março, aponta ainda para uma descida nos feridos graves, que passaram dos 24 para os 19, e para um aumento nos feridos ligeiros, dos 310 para os 367.

Quanto à combinação das vítimas mortais e feridos graves na região, a descida foi de 4% face ao ano passado.

Os acidentes mortais ocorreram na Estrada Nacional 2 em Viseu, na EN226-2 em Lamego, na EN2 em Santa Comba Dão, na EN226 em Moimenta da Beira e na Rua Estrada do Campo de Aviação em Viseu.

A nível nacional, foram registados 8.268 acidentes com vítimas, 105 vítimas mortais, 552 feridos graves e 9.642 feridos leves.

A colisão representou a natureza de acidente mais frequente nos primeiros três meses de 2024, correspondendo a 51,4 por cento dos acidentes, 43,7% das vítimas mortais e 44,6% dos feridos graves. Os despistes, que representaram 32,8% do total de acidentes, foram responsáveis por 42,7% das vítimas mortais.

O número de vítimas mortais fora das localidades (54) foi ligeiramente superior ao apurado dentro das localidades (49).

Fonte: Jornal do Centro

quinta-feira, 11 de julho de 2024

«Divulgação» - Ensino Superior em Moimenta da Beira: Candidaturas abertas

É o terceiro ano de Ensino Superior em Moimenta da Beira, a funcionar no edifício do Externato Infante Dom Henrique em parceria com o Instituto Politécnico de Viseu. E o prazo de candidaturas para os quatro Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP’s) está já aberto: até 16 de agosto para os cursos de Assessoria e Comunicação Organizacional, Intervenção Social e Comunitária (novo) e Computação Cloud (novo), da Escola Superior de Tecnologia Gestão de Lamego (ESTGL); e até 27 de agosto para o curso de Fruticultura/Viticultura (novo) da Escola Superior Agrária de Viseu (ESAV).

Vão funcionar com o apoio às propinas (todos os cursos); cedência de portátil e Certificação em Outsystems ou Microsoft Power (curso de Computação Cloud).

+ Informação:

www.ipv.pt

servicosacademicos@esav.ipv.pt

sacademicos@estgl.ipv.pt

esuperior@cm-moimenta.pt

254 615 477 / 254 520 073 / 232 240 030

Fonte: CMMB

«Divulgação» - Moimenta da Beira com três novos cursos técnicos superiores

Estão abertas as candidaturas para os quatro cursos técnicos superiores profissionais lecionados em Moimenta da Beira. Três das formações são novas e arrancam no próximo ano letivo.

O concelho acolhe cursos de ensino superior pelo terceiro ano. Segundo uma nota divulgada pela Câmara, estão abertas até 16 de agosto as candidaturas para os cursos de Assessoria e Comunicação Organizacional, Intervenção Social e Comunitária (novo) e Computação Cloud (novo), lecionados pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego.

Já até 27 de agosto, decorrem as inscrições para o curso de Fruticultura/Viticultura (novo), organizado pela Escola Superior Agrária de Viseu.

Os cursos são lecionados no edifício do Externato Infante D. Henrique, em parceria com o Instituto Politécnico de Viseu, e vão funcionar com apoio às propinas, cedência de portátil e, para os formados em Computação Cloud, uma certificação em Outsystems ou Microsoft Power. 

Fonte: Jornal do Centro

quinta-feira, 4 de julho de 2024

«Desporto» - Rio Ave garante empréstimo do avançado Kiko Bondoso

O Rio Ave, da I Liga portuguesa, anunciou hoje a contratação do avançado português Kiko Bondoso, que chega por empréstimo dos israelitas do Maccabi Telavive.

O extremo, de 28 anos, chega cedido por uma temporada pelo campeão israelita, regressando, quase um ano depois, o futebol português, depois de se ter notabilizado, sobretudo, ao serviço do Vizela.

Kiko Bondoso esteve quatro épocas no emblema vizelense, acompanhando a equipa desde o Campeonato Portugal até à I Liga, completando 71 partidas, com oito golos e cinco assistências no principal escalão

Formado no Moimenta da Beira, clube da sua terra natal, atacante passou como sénior também no Ferreira de Aves e no Lusitano de Vildemoinhos.

Kiko Bondoso é o sexto reforço do Rio Ave para a época 2024/25, depois e assegurados de assegurados Chukwudi Igbokwe (ex-Gent, Bel), Ole Pohlmann (ex-Borussia Dortmund, Ale), João Tomé (ex-Benfica B), Karem Zoabi (Hapoel Katamon Jerusalém, Isr) e Brandon Aguilera (ex-Nottingham Forest, Ing).

Fonte: Sapo.pt

quarta-feira, 3 de julho de 2024

«Notícia» - Assembleia Municipal reuniu na Quinta do Ribeiro

Foi uma reunião que pode ser considerada histórica por ter sido oficialmente a primeira organizada para ser realizada fora do seu espaço natural, o Salão Nobre dos Paços do Concelho. Aconteceu esta sexta-feira, 28 de junho, e a Quinta do Ribeiro, na freguesia da Vila da Rua, foi o local escolhido.

Lá se reuniram, condignamente, a maioria dos membros do órgão deliberativo presidido por João Xavier, tendo também marcado presença o órgão executivo presidido por Paulo Figueiredo.

Fonte: radioribatavora.pt

«Divulgação» - Crianças de Moimenta da Beira participam em programa de férias inclusivas

A Câmara de Moimenta da Beira organiza em julho a terceira edição do programa “Extra Movimento – Férias Inclusivas”. A iniciativa é organizada em colaboração com o Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira e a associação Superar.

Este projeto – que arranca na próxima segunda-feira (8 de julho) e termina a 2 de agosto – destina-se a crianças e jovens dos seis aos 18 anos, com ou sem necessidades específicas, e promove a inclusão, a socialização e a interajuda entre os participantes.

“Além disso, visa desenvolver competências sociais, motoras e emocionais, incentivar a cooperação e o respeito mútuo, e criar um ambiente lúdico e educativo onde todas as crianças e jovens se possam divertir”, sublinha uma nota divulgada pela Câmara de Moimenta da Beira.

Às segundas, quartas e sextas-feiras do mês de julho, o programa inclui atividades ao ar livre, atividades sensoriais, sessões de psicomotricidade, um passeio de jipe, uma viagem de barco, um workshop de cerâmica e uma visita à Quinta Pedagógica de Gojim.

As inscrições, limitadas a 20 crianças, podem ser feitas no Balcão Único da Câmara de Moimenta da Beira.

Fonte: jornaldocentro.pt

«Notícia» - Quatro detidos por tráfico de estupefacientes na Mêda, Moimenta da Beira e Penedono

A GNR deteve quatro homens e apreendeu duas centenas de doses de haxixe e liamba numa operação de combate ao tráfico de estupefacientes nos concelhos da Mêda, Moimenta da Beira e Penedono.

Segundo o Comando Territorial de Viseu, a ação foi realizada pelo Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Moimenta da Beira no passado dia 26 de junho no âmbito de uma investigação por tráfico de estupefacientes que decorria «há cerca de um ano». Os militares da GNR deram cumprimento a nove mandados de busca, cinco das quais domiciliárias, duas em estabelecimento comercial e outras duas buscas em veículos, que permitiram apreender «152 doses de haxixe, 54 doses de liamba, 990 euros em numerário, duas balanças digitais, cinco telemóveis, 16 munições, uma faca borboleta, uma soqueira e diverso material de corte e acondicionamento de estupefacientes».

A GNR adianta que, «no âmbito do mesmo processo, já foram apreendidas 2.024 doses de haxixe». Os detidos, com idades compreendidas entre os 24 e 42 anos, foram presentes ao Tribunal Judicial de Viseu na sexta-feira, que lhes aplicou apresentações bissemanais nos postos policiais das áreas de residência como medidas de coação.

Esta ação contou com o reforço da estrutura de Investigação Criminal do Comando Territorial de Viseu, da Secção Cinotécnica de Viseu, de militares dos postos de São João da Pesqueira e Penedono, bem como da Secção de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário do Destacamento Territorial de Moimenta da Beira.

Fonte: ointerior.pt