sábado, 31 de outubro de 2020

«Divulgação» - Moimenta da Beira oferece 30 mil euros a alunos carenciados


A Câmara de Moimenta da Beira vai oferecer 30 mil euros para 20 prémios de mérito a alunos carenciados do concelho, para o ano letivo 2020/2021.

As inscrições para esta iniciativa, que acontece pelo sétimo ano consecutivo, vão estar abertas a partir de sábado (31 de outubro) e irão encerrar a 20 de novembro.

Segundo a autarquia, os candidatos têm de estar matriculados no ensino superior, residir no concelho de Moimenta da Beira, ter no máximo 25 anos de idade e ser estudantes de mérito, mas com dificuldades económicas comprovadas que não lhes permitem o prosseguimento dos estudos pelos seus próprios meios. O prémio será de 1.500 euros por cada aluno.

“A frequência do ensino superior é uma meta que alguns procuram atingir, mas os custos que lhe estão associados dificultam este processo de formação pessoal. Todos os apoios serão, por isso, justos e bem aceites por parte daqueles cujos recursos são poucos e desejam o acesso à formação superior, podendo virem a ter uma oportunidade de o concretizarem”, afirma José Eduardo Ferreira, presidente da Câmara Municipal.

Fonte: Jornal do Centro

«Autárquicas 2021» - Os regressos, as vontades e as trocas em Moimenta da Beira


Anda animada a “prospeção” autárquica em Moimenta da Beira, concelho que há três mandatos é liderado pelo socialista José Eduardo Ferreira e que não se pode recandidatar por causa da lei da limitação do cargo. Doze anos de governação que deixam uma grande responsabilidade ao PS para continuar à frente desta autarquia e em que a oposição vê aqui uma oportunidade para voltar ao poder. E a “reconquista” da câmara parece estar pacífica para PSD e CDS que devem avançar coligados e apresentar como cabeça de lista o antigo vereador social-democrata Jorge Costa, que assim regressa às lides políticas.

Do lado do PS, o atual presidente da Concelhia, Alcides Sarmento, anunciou já que está disponível e a trabalhar na sua candidatura. Se a pandemia deixar, conta em breve reunir a Comissão Política para dar a conhecer aos seus “camaradas” o trabalho que já está a ser feito, nomeadamente nas freguesias. Uma Comissão que pode dar o aval, se assim os militantes o desejarem.

Mas as contas que em cada uma das “barricadas” está a ser feita pode vir a ser alterada com a candidatura independente que também está a ser preparada e que junta elementos do PSD e do PS. Fala-se que o anterior candidato do PSD, João Xavier, pode ser o cabeça de lista à Assembleia Municipal e que podem vir a “recuperar” um dos autarcas mais antigos de Moimenta da Beira e atual membro da AM, José Ferreira (PSD). A esta lista de nomes junta-se o de António Caiado, atual vereador socialista.

Fonte: Jornal do Centro

quinta-feira, 29 de outubro de 2020

«Divulgação» - I Concurso de Quadras de S. Martinho destinado a pessoas com 65 anos ou mais

O “Gentes CLDS-4G de Moimenta da Beira”, em parceria com as Juntas de Freguesia do concelho de Moimenta da Beira, vai levar a efeito o I Concurso de Quadras de S. Martinho destinado a pessoas com 65 anos ou mais, residentes no concelho. A iniciativa visa a promoção do envelhecimento ativo e apoio à população idosa, através da estimulação cognitiva dos participantes.

O envio/recolha dos trabalhos tem a data limite de 5 de novembro de 2020 e os resultados do concurso serão tornados públicos no dia 11 de novembro de 2020. Mais informações pelos contactos telefónicos 937 531 331 e 254 409 261 ou pelo endereço de e-mail: psicologia@gentes-clds.pt.

O “Gentes CLDS-4G de Moimenta da Beira”, cuja instituição coordenadora do programa é a Gente da Nave – Associação de Promoção Social de Alvite, está sediado num espaço em frente à Central de Camionagem da vila, inaugurado no dia 1 de julho passado. A instituição foi criada para promover a inclusão e integração de públicos vulneráveis, numa ação concertada promotora de parcerias, de coesão social, de participação ativa e proximidade, de foco na intervenção com os destinatários, nos objetivos e resultados, assentando a sua ação em atividades e estratégias que fomentem o aumento da empregabilidade, a diminuição da pobreza, especialmente a infantil, a integração e igualdade de oportunidades.

A sua ação incide sobre três eixos de intervenção: 1) Emprego, Formação e Qualificação; 2) Intervenção familiar e parental, preventiva da pobreza infantil; 3) Promoção do envelhecimento ativo e apoio à população idosa, que, por sua vez, se subdividem em vinte e três atividades dirigidas à população individualmente ou a grupos específicos.

Consultar Regulamento do Concurso aqui 


Fonte: CMMB

quarta-feira, 28 de outubro de 2020

«Notícia» - Surto em Lar de Alvite, 29 utentes e 2 colaboradores infetados com Covid-19

A Câmara de Moimenta da Beira confirmou esta quarta-feira, 28 de outubro, que nas últimas 24 horas foi registado um surto da Covid-19, na estrutura residencial para idosos de Alvite.

Até ao momento testaram positivo 29 utentes e dois colaboradores, faltando ainda conhecer o teste de um utente.

José Eduardo Ferreira, presidente do município, em declarações à Alive Fm, diz que este surto está a preocupar as autoridades de saúde locais.

Segundo o autarca, os doentes infetados já estão isolados em alas distintas dos idosos que testaram negativo. As autoridades de saúde estão também identificar todas as pessoas que estiveram em contacto com os infetados.

De acordo com as normas de segurança da Direção Geral de Saúde (DGS), foram canceladas as visitas ao Lar de Alvite.

O presidente da Câmara de Moimenta da Beira, alerta para que todos cumpram as recomendações da DGS no combate à pandemia da Covid-19.

Moimenta da Beira, registou desde o início da pandemia 69 casos, 32 pessoas já recuperam, o concelho registou também um óbito. Neste momento há 37 casos ativos.

Fonte: alivefm.pt


terça-feira, 27 de outubro de 2020

«Notícia» - Filipe Amaral sai do comando técnico do Moimenta da Beira


O Moimenta da Beira deixa de ter treinador. Filipe Amaral saiu do comando técnico do clube que milita na Divisão de Honra da Associação de Futebol de Viseu.

A saída foi anunciada pelo clube e pelo técnico, após o empate caseiro a três golos com o recém-promovido Nelas na sétima jornada do campeonato.

Numa publicação na rede social Facebook, Filipe Amaral diz que lidou com pessoas sérias e com “um grupo bom, com ótimos capitães, com malta ainda disposta a aprender e evoluir”, mas admite que “não só disto se faz o futebol” e que, por isso, a saída foi a “melhor opção”.

Ainda assim, o treinador diz que a equipa foi premiada “com uma boa série de jogos, mérito da equipa” e agradeceu à direção, à equipa técnica e aos adeptos.

O técnico de 39 anos deixa o Moimenta da Beira na sétima posição da Divisão de Honra com oito pontos conquistados, fruto de duas vitórias, dois empates e três derrotas.

Fonte: Jornal do Centro

«1ª Página» - Jornal Terras do Demo

 


domingo, 25 de outubro de 2020

quinta-feira, 22 de outubro de 2020

«Notícia» - Cemitérios Do Concelho Abertos, Mas Com Regras De Acesso

O Cemitério Municipal da vila de Moimenta da Beira vai estar aberto nos dias 31 de outubro, 1 e 2 de novembro “para que seja possível que os fiéis católicos possam continuar a fazer a romagem nos dias de Todos os Santos e dos Fiéis Defuntos”. O acesso, porém, está “condicionado ao cumprimento de regras e recomendações das autoridades de saúde e de segurança, tendo em vista prevenir a transmissão da doença de Covid-19”, regras claras e rigorosas que constam do Plano de Contingência aprovado por Despacho assinado pelo Presidente da Câmara Municipal, José Eduardo Ferreira.

Para os restantes cemitérios do concelho, que têm como entidade gestora a respetiva Junta de Freguesia, a quem compete tomar as decisões de gestão do espaço, as regras de acesso são semelhantes, após consenso obtido entre o Município e as Juntas de Freguesia.

O Plano de Contingência determina que, entre outras medidas:

– A circulação de entrada e de saída deve processar-se por portas distintas, sempre que aplicável, devendo caso contrário serem utilizados corredores distintos pela mesma porta;

– É obrigatório, dentro do recinto do cemitério, o uso de máscara pelos visitantes (e colaboradores da Câmara Municipal), podendo ser complementado com o uso de viseira;

– Não são permitidos, no interior do cemitério, aglomerados com mais de 5 pessoas, recomendando-se o necessário distanciamento físico e dispersão, não sendo admitida a presença de visitantes em campas contíguas, ou a distância inferior a 2 metros, salvo se as mesmas corresponderem à mesma família e sejam coabitantes;

– A permanência dos visitantes no cemitério deverá resumir-se ao tempo estritamente necessário, num máximo de 30 minutos, sendo proibidas as saudações que envolvam contacto físico;

– A espera no exterior para a entrada no cemitério deverá reger-se pelas regras de distanciamento em vigor, garantido o distanciamento de 2 metros entre pessoas que não sejam coabitantes.

Fonte: noticiasdeviseu.com

domingo, 18 de outubro de 2020

sexta-feira, 16 de outubro de 2020

«Notícia» - Escola de Moimenta da Beira confecionou refeições para que Escola de Penedono reabri-se

Os alunos e formadores do Curso Técnico de Restauração da Escola Profissional de Moimenta da Beira confecionaram as refeições na Escola EB 2,3 de Penedono durante o período de quarentena das suas funcionárias, permitindo assim, a reabertura da escola.

Após o diagnóstico positivo de covid-19 de uma funcionária e entrada em quarentena das restantes, a Escola EB 2,3 de Penedono teve de encerrar por não ter condições para servir refeições.

Com o espírito solidário e de voluntariado neste cenário criado pela pandemia, os alunos e formadores da EP Moimenta da Beira estiveram durante duas semanas a confecionar as refeições que permitiram a reabertura da escola de Penedono.

A confeção decorreu no âmbito da formação de Cozinha/ Pastelaria.

Fazer o bem nesta época conturbada está ao alcance de todos e é de enaltecer o espírito voluntarioso e de empenho com que os alunos e formadores estiveram envolvidos nesta atividade.

Fonte: alivefm.pt

quarta-feira, 14 de outubro de 2020

«Notícia» - Isidro Sousa morre aos 47 anos em Carapito

 

Reconhecido em Portugal por vários trabalhos, morte choca amigos de várias áreas.

Isidro Sousa viu os seus sonhos interrompidos no dia 7 de Outubro, com 47 anos. Morreu em casa, em Carapito, sem contar a ninguém que regressara aos braços da mãe depois de uma vida preenchida, entre Porto e Lisboa. Mas a sua partida correu pelas redes sociais pouco depois como um rastilho. O choque foi grande para todos quantos conviveu e fez amizade.

Isidro Sousa, o menino que escrevia poemas desde pequeno e lia quantos livros lhe cabiam no tempo livre, partiu de Moimenta da Beira em busca dos seus sonhos. Os amigos do liceu descrevem-no como “brincalhão”, “divertido” e, em picardias com eles, garantia que Carapito era a aldeia mais bonita de todas.

Quando foi embora, trabalhou sobretudo na área das telecomunicações para sobreviver, várias e em anos distintos, mas o seu chamamento depressa o aproximou da escrita e das artes. Foi editor da revista Korpus durante vários anos, ativista e defensor da liberdade de escolha no amor, até que chegou ao auge dos seus sonhos: os livros.

Publicou a sua obra Amargo Amargar e criou a Sui Generis, uma editora a partir da qual editou várias antologias sem censura e cativou novos escritores portugueses e brasileiros. Quem o conheceu descreve-o como um homem sensível, humilde, de coração grande, um exímio escritor e poeta. Sempre que as coisas não lhe corriam bem, recolhia-se e recuperava energias.

Do seu último afastamento não voltará jamais. Ficaram-lhe interrompidos os sonhos, mesmo quando os alcançara, mas deixou a sua marca e um rasto de amigos.

Fonte: CMMB

terça-feira, 13 de outubro de 2020

«Notícia» - Despiste de motociclo faz um ferido com gravidade

Na tarde desta terça-feira, 13 de outubro, pelas 16h02, junto à Senhora dos Aflitos, em Moimenta da Beira, ocorreu um despiste de um motociclo, conduzido por um homem, com aproximadamente 30 anos de idade, que ficou ferido com gravidade, o mesmo, foi assistido no local, sendo de seguida, transportado para o Hospital de Viseu. 

No local estiveram os Bombeiros Voluntários de Moimenta da Beira, INEM e a GNR, mobilizando 11 operacionais e quatro veículos.


Fonte: Facebook Alive FM

segunda-feira, 12 de outubro de 2020

«Divulgação» - Vote na Leonor Rosário no concurso “Fado na Praça”


A Leonor Rosário, que é natural de Leomil, Moimenta da Beira, e aluna da “Orquestra Cemnotas”, vai voltar a subir ao grande palco da RTP1. Será já na próxima quarta-feira, 14 de outubro, para participar no concurso “Fado na Praça”, onde já esteve este ano nas duas primeiras edições.

Ela canta muito bem e tem um timbre de voz fantástico, mas precisa do voto de todos para alcançar o melhor e mais desejável resultado. A votação será telefónica e decorrerá ao longo da manhã de quarta-feira. O número, esse só será disponibilizado durante a emissão, que arrancará logo a partir das 10 horas. Esteja atento!

O currículo da Leonor Rosário inclui ainda outras duas presenças televisivas: na SIC, em 2013, no concurso “Caça Talentos”; e na RTP1, em 2019, no “Grande Prémio do Fado”.

Fonte: CMMB

domingo, 11 de outubro de 2020

sexta-feira, 9 de outubro de 2020

«Notícia» - Campanha Solidária De Esterilização De Cães E Gatos

A Câmara Municipal de Moimenta da Beira deu início a uma campanha solidária de esterilização de animais de companhia (cães e gatos). A iniciativa, que visa diminuir o número de ninhadas indesejadas e combater assim o abandono, garante apoio financeiro em função dos rendimentos do agregado familiar detentor do animal de companhia. No limite, a intervenção será gratuita para os cidadãos que sejam comprovadamente carenciados, residam no Município de Moimenta da Beira e se encontrem numa das situações previstas no “Normativo de acesso”, documento que prevê ainda outros níveis de apoio e elenca as obrigações legais dos animais a esterilizar, entre outras disposições.

Os candidatos que queiram beneficiar desta campanha devem dirigir-se ao Balcão Único de Atendimento (BUA) da Câmara Municipal de Moimenta da Beira e, no local, preencher e assinar o respetivo “Formulário de Candidatura”.

Relembra-se que já se iniciou, em Moimenta da Beira, a construção do novo Centro de Recolha Animal de âmbito intermunicipal, um investimento na ordem dos 400 mil euros que, segundo José Eduardo Ferreira, Presidente da Câmara Municipal, “não resolverá o problema totalmente, prevendo-se que, após a construção, terá rapidamente a sua lotação esgotada”.

Fonte: noticiasdeviseu.com

«Notícia» - 60% dos concelhos têm mortalidade acima da média

 

Há 186 concelhos (onde reside 76% da população portuguesa) com mais mortes no último mês do que a média em igual período de 2018 e de 2019, o que corresponde a 60% dos 308 municípios do país.

Chamusca apresenta o pior registo, contabilizando quatro vezes mais óbitos entre 31 de agosto e 27 de setembro do que a média para o mesmo período nos dois anos anteriores.

Os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), divulgados esta quinta-feira, dão conta de mais 16 concelhos em que a mortalidade está duas ou três vezes acima do valor de referência: Belmonte, Manteigas, Ponte da Barca, Castelo de Vide, Tarouca, Alfândega da Fé, Vinhais, Batalha, Santa Comba Dão, Barrancos, Moimenta da Beira, Sousel, Alandroal, Monchique, Reguengos de Monsaraz e Santana, na Madeira.

Olhando para as regiões, o INE constata que as áreas metropolitanas do Porto e de Lisboa, Alto Minho, Ave, Tâmega e Sousa, Oeste, Viseu Dão Lafões, Beiras e Serra da Estrela, Alentejo Litoral e Lezíria do Tejo possuem uma mortalidade acima da média nacional no último mês.

A análise versa, ainda, sobre a evolução da pandemia em Portugal, sublinhando a curva ascendente de novos casos de infeção desde agosto que se agravou significativamente a partir da primeira semana de setembro.

Desde que foi detetado o primeiro paciente com covid no país (2 de março), nunca houve tantos casos de doença confirmados como no presente mês. A 7 de outubro, havia 6 novos casos por cada 10 mil habitantes.

Fonte: Jornal de Notícias

domingo, 4 de outubro de 2020

sábado, 3 de outubro de 2020

«Divulgação» - As maçãs de Moimenta criadas por Smile estão em exposição no novo Parque da Alagoa

Foi a única presença física que trabalhou ao vivo (mas no recato) durante o fim-de-semana da Expodemo digital, de 18 a 20 de setembro. Nesses dias, Ivo Santos, mais conhecido por “Smile”, artista de arte urbana que tem pintado grandes murais em Portugal e um pouco por todo o mundo, moldou cinco maçãs, fruto que é imagem de marca da região e do certame, e deu-lhes cor e ‘vida’. Esses momentos de criação artística ficaram registados em vídeo que pode ser visualizado em baixo.

As cinco maçãs, de dimensões algo significativas, estão todas em exposição no novo Parque da Alagoa, na alameda do Centro Escolar, em Moimenta da Beira.

Fonte: CMMB

«Notícia» - 40 concelhos podem atingir desemprego superior a 15% no final do ano


Num ano em que o turismo trava a fundo, um terço de todos os trabalhadores de Albufeira (30,2%), no Algarve, podem ficar no desemprego em dezembro, de acordo com as previsões da Cotec Portugal e da Nova Information Management School (da Universidade Nova de Lisboa), deixando a larga distância o segundo município deste ranking (Mourão, com 23,9%).

A lista, que aponta para 40 concelhos com desemprego superior a 15% — e 12 acima de 20% — no final do ano, tem ainda no top 10 os concelhos de Moura (23,2%), Sines (21,0%), Murça (21,0%), Monforte (21,0%), Lamego (20,7%), Moimenta da Beira (20,6%), Barreiro (20,5%) e Barrancos (20,5%), cinco deles no Alentejo.

Em contraponto, com boas perspetivas, os concelhos de Oleiros (5,3%), Mêda (5,4%), Melgaço (5,4%), Ferreira do Zêzere (5,7%), Alcoutim (5,9%) e Chamusca (5,9%) deverão todos ter um desemprego mensal abaixo dos 6%.

Para o país como um todo, Cotec e Universidade Nova preveem que a taxa mensal de desemprego atinja 10,2% em dezembro, não muito longe do número projetado pelo Governo para todo o ano, de 9,6%, no Programa de Estabilização Económica e Financeira.

Estas previsões sobre o desemprego mensal ao nível dos municípios, que nunca tinham sido feitas, têm em consideração as estimativas já conhecidas para a taxa mensal de desemprego (INE) e os novos desempregados inscritos no IEFP, mas também os indicadores de confiança dos consumidores e de clima económico e até o número de veículos matriculados.

Os dados, disponibilizados na plataforma Covid-19 Insights, mostram ainda que Setúbal deverá ser o distrito em que mais concelhos terão, em dezembro, um desemprego acima de 15%.

Na verdade, mais de metade dos municípios de Setúbal podem ficar nessa circunstância — Sines (21,0%), Barreiro (20,5%), Moita (20,2%), Setúbal (18,4%), Almada (17,0%), Montijo (16,0%) e Seixal (15,8%). Destes, apenas Sines pertence à região do Alentejo e não à Área Metropolitana de Lisboa.

O segundo com mais concelhos nestas circunstâncias é o distrito de Vila Real. Os municípios de Murça (21,0%), Santa Marta de Penaguião (20,0%), Peso da Régua (19,3%), Mesão Frio (19,2%), Alijó (18,7%), e Vila Real (15,0%) deverão todos ficar com desemprego superior a 15% — quase metade dos 14 concelhos do distrito.

Seguem-se ainda, com cinco concelhos, o distrito de Viseu — Lamego (20,7%), Moimenta da Beira (20,6%), Tabuaço (17,1%), Resende (16,4%) e Tarouca (16,3%); o distrito do Porto, com quatro concelhos — Baião (18,7%), Porto (18,3%), Marco de Canaveses (16,0%) e Vila Nova de Gaia (15,9%); e o distrito de Portalegre, também com quatro municípios acima de 15% — Monforte (21,0%), Campo Maior (19,7%), Elvas (18,9%) e Sousel (15,6%).

Fonte: Observador.pt


sexta-feira, 2 de outubro de 2020

«Notícia» - Covid-19: Jogador do Alvite testou positivo. 13 jogadores estão em quarentena

Surgiu o primeiro caso de Covid-19 no futebol distrital de Viseu. Um jogador do Gente Nave-Alvite testou positivo na quarta-feira (30 de setembro). O atleta é natural do concelho de Vila Nova de Paiva.

Em declarações exclusivas ao Jornal do Centro, Paulo Clemêncio, presidente do clube do concelho de Moimenta da Beira, diz que “o último contacto que o jogador teve com o plantel foi no jogo Tarouquense contra o Alvite, que se realizou no domingo (27 de setembro)”.

“Ele teve alguns sintomas na segunda feira, foi fazer o teste e ontem informaram que deu positivo. Mas nós, já por precaução, na terça feira, depois de ele já ter alguns sintomas, o plantel não treinou. Hoje a Direção-Geral de Saúde informou que colocou grande parte do plantel em quarentena”, conta.

Os 13 jogadores que foram a jogo no passado domingo “estão todos em quarentena”. "Pelo conhecimento que eu tenho, penso que eles agora vão permanecer em quarentena e vigilância, caso tenham sintomas irão fazer o teste. Depois no final da quarentena é que eles têm que obrigatoriamente fazer o teste e se der negativo é levantada a quarentena". 

Paulo Clemêncio garante que quando teve a informação do caso positivo, transmitiu logo essa informação ao responsável pelo Estádio Municipal de Moimenta da Beira, e também pelo pavilhão municipal, e "depois liguei também ao presidente da câmara, e ele relatou-me que ia transmitir isso para Tarouca”.

Paulo Clemêncio diz que “já informou a Associação de Futebol de Viseu (AFV) via telefone e email”, contudo, o presidente do Gente Nave – Alvite conta que ainda não conseguiu falar com o presidente.

“Tentei hoje contactar o presidente da Associação de Futebol de Viseu, ainda não consegui falar com ele. Ele não estava na associação e tentei ligar para o número privado e ele não estava disponível”, esclarece.

O presidente da equipa de Moimenta da Beira diz que aguarda agora para saber que medidas a AFV vai tomar em relação aos próximos jogos, visto que grande parte do plantel está em quarentena.

O Jornal do Centro também tentou contactar o presidente da Associação de Futebol de Viseu, José Carlos Lopes, mas até ao momento não foi possível chegar à fala com o líder do futebol e futsal distrital.

Fonte: Jornal do Centro

«Notícia» - Maioria dos finalistas do secundário entrou no ensino superior

Quase a totalidade dos alunos que fizeram o 12.º ano no Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira, no último ano letivo, foram colocados no ensino superior.

Segundo a Câmara Municipal, quase 90% (por cento) dos estudantes foram colocados logo na primeira fase do concurso nacional de acesso.

62 alunos apresentaram candidatura de acesso ao ensino superior. Destes, 55 obtiveram colocação na primeira fase, o que corresponde a uma percentagem de 89% de colocados.  53% dos estudantes foram colocados no curso de primeira opção na candidatura.

Os cursos com maior número de colocados foram Medicina e Enfermagem, com quatro alunos cada. Dois deles são do concelho vizinho de Sernancelhe, “o que expressa bem a importância da nossa Escola Secundária mesmo fora das fronteiras concelhias”, sublinha Alcides Sarmento, diretor do Agrupamento de Escolas. 

Fonte: Jornal do Centro