terça-feira, 30 de setembro de 2014

«Educação» - Alunos franceses em Moimenta da Beira

Mais de duas dezenas de alunos franceses do Liceu Agrícola Luçon-Pétré, situado em Sainte-Gemme-la-Plaine, em Vendée, França, estão em Moimenta da Beira num programa de intercâmbio com a Escola Profissional de Moimenta da Beira.

Esta segunda-feira, 29 de setembro, foram recebidos no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Moimenta da Beira. Na sessão de boas vindas, o presidente da autarquia, José Eduardo Ferreira, falou dos produtos endógenos e da mais-valia que representam para o emprego e para a economia do concelho.

O programa de intercâmbio, que termina na próxima sexta-feira, inclui visitas a organizações agrícolas e culturais do município de Moimenta da Beira, e proporciona também momentos de lazer.
Fonte: CMMB

«Desporto» - Jogos do CDR





«Divulgação» - Feira de S. Francisco na sexta e sábado

Esta sexta e sábado, 3 e 4 de outubro, realiza-se a Feira de S. Francisco, uma das mais concorridas e genuínas da região, que mantém a secular tradição gastronómica dos “rojões à beirã”, aqui mais conhecida como a “marrã”. Terá lugar no cruzamento de S. Francisco, perto do convento homónimo, na confluência das estradas nacionais 226 e 323, em terrenos da freguesia dos Arcozelos, Moimenta da Beira.

O certame marca, desde tempos imemoriais, o fim das colheitas, e é retratado na obra de Aquilino Ribeiro com pormenor. O mestre descreve a feira e os seus rituais pagãos em “Cinco Reis de Gente” e “Via Sinuosa”, dois dos seus romances quase autobiográficos.

No espaço da feira haverá, durante os dois dias, animação com grupos de acordeões e concertinas.
Fonte: CMMB

«Divulgação» - Dia Internacional do Idoso

Venha comemorar o Dia do Idoso
 
O Dia Internacional do Idoso comemora-se na próxima quarta-feira, 1 de outubro. A Câmara Municipal de Moimenta da Beira vai celebrá-lo, durante a manhã, das 9h30 às 12h30, com todos os seniores que se quiserem associar às actividades programadas para o pavilhão municipal da vila.

Haverá um rol de actividades físicas variadas e rastreio de saúde. O evento é organizado no âmbito da Rede Social da autarquia.
Fonte: CMMB

domingo, 28 de setembro de 2014

«Desporto» - Taça de Portugal: Atlético-Moimenta da Beira, 4-0: Lisboetas seguem em frente

Quinaz, com dois golos, Thomas e Dady, ambos com um cada, deram este domingo a vitória ao Atlético na receção ao Moimenta da Beira, por 4-0, e colocaram a equipa da 2.ª Liga na terceira eliminatória da Taça de Portugal.

Último classificado da série C do Campeonato Nacional de Seniores, ao final de quatro derrotas em outros tantos jogos e 16 golos sofridos, o Moimenta da Beira entrou para o relvado do Estádio da Tapadinha com a esperança fazer surpresa, mas esta esfumou-se logo os 9 minutos quando Quinaz inaugurou o marcador, de cabeça, ao aproveitar um desacerto dos centrais viseenses.

Mesmo com um mau arranque na 2.ª Liga - uma vitória, três empates e quatro derrotas - o Atlético entrou muito bem no jogo, provando a superioridade no escalão, e aos 34 minutos, de livre direto, Thomas ampliou para o 2-0. Pouco depois, novamente de cabeça, Quinaz elevou a contagem.

Sem argumentos para contrariar a formação lisboeta, os comandados de Jorge Febras entraram mais pressionantes no segundo tempo, encostaram o Atlético ao último terço do terreno, mas não conseguiam traduzir em remates o tempo de posse de bola que foram tendo.

O treinador Rui Nascimento aproveitou para colocar em campo Dady, retirando Minor López, mudança que deu mais velocidade à frente alcantarense e retraiu formação viseense, que passou a jogar de forma mais recuada.

Em cima do apito final Dady selou o resultado, após driblar dois adversários, com um remate ao ângulo direito da baliza defendida por Nuno. Aos 90+5, João Paulo viu o segundo cartão amarelo e foi expulso pelo árbitro algarvio Sérgio Piscarreta ao cortar uma bola com a mão. O livre direto, cobrado por Quinaz, não teve qualquer consequência.

Jogo no Estádio da Tapadinha, em Lisboa.

Atlético - Moimenta da Beira, 4-0.

Ao intervalo: 3-0.

Marcadores:

1-0, Quinaz, 9 minutos.

2-0, Thomas, 34'.

3-0, Quinaz, 38'.

4-0, Dady, 90'.

Equipas:

Atlético: João Manuel, Leandro Albano (Parreira, 59'), Kargbo, Roberto Ribeiro, Kiki, Thomas Agyri, Pedro Ribeiro, Jorge Gonçalves (Palacio, 54'), Luís Cortez, Gonçalo Quinaz e Minor López (Dady, 60'). (Suplentes: Bernardo, Duque, Palacio, Bjorn, Ouatarra, Parreira e Dady).
Treinador: Rui Nascimento.

Moimenta da Beira: Nuno, Daniel, Élio, Luís Carlos (Pedro, 56'), Peixoto (Patrício, 56'), João Paulo, Seminário, Ivo, Kiko (Vítor, 62'), Ruizinho e Miguel. (Suplentes: Centeio, Patrício, Pedro, Vítor, Amian e João).
Treinador: Jorge Febras.

Árbitro: Sérgio Piscarreta (Algarve).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Peixoto (31'), João Paulo (33' e 90'+5), Leandro Albano (55'), Quinaz (78'), Élio (78'). Cartão vermelho por acumulação de amarelos a João Paulo.

Assistência: Cerca de 400 espectadores.

«Notícia» - 45 mil pessoas utilizam anualmente a piscina e o pavilhão

Mais de duas mil pessoas por mês utilizam, em média, o pavilhão municipal de Moimenta da Beira em actividades físicas de ginástica, dança, musculação e outras. Ao todo, em 2013, foram 24.107 utilizadores. Janeiro foi o mês de maior frequência (2.731), seguido de maio (2.461), fevereiro (2.457) e Outubro (2.386). São números animadores, tais como os da piscina municipal, que registaram, também em 2013, uma média mensal de 1.695 frequentadores. O total do ano foi de 20.332. Juntando as duas estruturas desportivas, pavilhão e piscina, foram quase 45 mil utilizadores.
Em 2014, as médias, embora altas, mantêm-se em toda a linha. Mas pode fazê-las subir inscrevendo-se nas actividades que, a partir de 1 de outubro, têm novos horários:

Pavilhão Municipal:
Aerodance – 2ª e 4ª, das 18h30 às 19h30
Workout – 2ª e 4ª, das 19h30 às 20h30
Ginástica – 6ª, das 18h às 19h
Step – 6ª, das 19h15 às 20h15
Ginásio/Sala de Musculação:
2ª, das 18h às 21h30
3ª, das 10h às 12h30 e das 18h às 21h30
4ª, das 16h às 21h30
5ª, das 18h às 21h30
6ª, das 10h às 12h30 e das 18h às 21h30
Sáb., das 10h às 12h30


Piscina Municipal:
Hidroginástica – 2ª e 4ª, das 18h às 19h
Hidroginástica – 2ª e 4ª, das 19h às 20h
Natação de Adultos – 2ª e 4ª, das 20h às 21h
Escola de Natação (nível 1 e 2) – 3ª e 5ª, às 18h
Escola de Natação (nível 3 e 4) – 3ª e 5ª, às 18h55
Escola de Natação (nível 5, 6, 7 e 8) – 3ª e 5ª, às 19h50

Fonte: Local.pt

«Notícia» - Cultivo do sabugueiro com futuro

A produção de baga de sabugueiro tem vindo a aumentar e já representa um negócio de cerca de dois milhões de euros. A exportação é o principal destino, em especial a Alemanha, e o uso farmacêutico é a principal utilização.
Quando o Marquês de Pombal estabeleceu a região demarcada do Douro considerou como crime grave a adição de bagas de sabugueiro no vinho. A prática manteve-se, por dar mais cor e tornou-se legal, mas em 1983 voltou a ser novamente proibida.
A legislação pombalina impunha a proibição de sabugueiros a menos de cinco léguas, portuguesas, ou seja, 33,3 quilómetros. Ainda assim, este arbusto, que pode atingir os seis metros de altura, encontra-se em concelhos que têm freguesias com direito a produzir para Vinho do Porto.
O sabugueiro “Sambucus nigra” é encontrado em toda a Península Ibérica, sendo que em Portugal a exploração está quase toda nos concelhos de Tarouca, Moimenta da Beira, Lamego, Armamar e Tabuaço, sendo nestas duas autarquias a principal fonte de receitas, referiu Bruno Cardoso, produtor deste arbusto. Nas freguesias que não se encontram dentro da delimitação da região vitivinícola do Douro não se encontra, ainda hoje, um pé de vinha.
Actualmente, existem cerca de 700 hectares cultivados, por cerca de 850 agricultores, responsáveis por 3.500 toneladas de baga fresca, salienta Carla Paula Cardoso, directora da Associação Flor do Sabugueiro, citando um documento da Direcção Regional de Agricultura do Norte. Esta dirigente sublinha que o número tem vindo a aumentar ligeiramente.
Bruno Cardoso, agricultor em Salzedas, considera que o negócio é atractivo e que pode ser uma aposta viável. O preço médio da baga fresca é de 0,375 euros por quilograma, sendo a seca de 2,10 euros. No seu conjunto, a produção de baga de sabugueiro representa um negócio entre dois milhões e 2,2 milhões de euros.   
Fonte: Vida Rural

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

«Divulgação» - Festas S.Miguel 2014 em Nagosa


«Educação» - Seis alunos da Secundária entram em Medicina

O ano passado tinham sido quatro, este ano lectivo foi batido o recorde: seis alunos da Escola Secundária de Moimenta da Beira conseguiram médias e entraram em Medicina. A escola está orgulhosa, merecidamente. 

O curso mais selectivo e cobiçado de todos, foi aliás o que obteve maior número de colocações no universo de 52 alunos da Secundária que entraram este ano lectivo no ensino superior. As escolhas que se seguiram foram Bioquímica, Direito, Ciências Farmacêuticas e Engenharia Informática.
Outro número a reter prende-se com a percentagem de alunos colocados na 1ª fase: 88%, sendo que 65% destes na primeira opção.

As universidades e outras instituições de ensino superior da região centro (Viseu, Coimbra, Aveiro e Covilhã) foram as preferidas dos alunos da Secundária de Moimenta da Beira.
Fonte: Local.pt

«Crime» - Detenção por tráfico de estupefacientes

Militares do Posto Territorial de São João da Pesqueira do Destacamento Territorial da GNR de Moimenta da Beira, no dia 24, em Paredes da Beira – São João da Pesqueira, detiveram uma cidadã de 27 anos de idade, por tráfico de estupefacientes. 

Foram apreendidas 3 plantas cannabis, 86 sementes de cannabis e 142 doses de haxixe.

A detida vai ser presente ao Tribunal Judicial de Moimenta da Beira, no dia de hoje.

Fonte: Local.pt

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

«Divulgação» - Concerto das Vindimas na matriz de Vila da Rua

Este domingo, 28 de setembro, às 17h45, na Igreja Paroquial de Vila da Rua, Moimenta da Beira, acontece o Concerto das Vindimas que junta cinco exímios executantes de instrumentos de som: Pedro Silva e Sérgio Pereira (trompetes), Marco Maia (trompa), Manuel Vieira (trombone) e Fernando Santos (tuba). A entrada é livre.
 
O evento é organizado pela Câmara Municipal de Moimenta da Beira em parceria com a Academia de Música da Fundação Rodrigues Silveira e com o apoio da Escola Profissional de Moimenta da Beira.
Fonte: Local.pt

domingo, 21 de setembro de 2014

«Resultados» - CDR

Campeonato Nacional de Séniores - Série C

(clique na imagem para ampliar)

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

«ExpoDemo 2014» - Várias Notícias

Expodemo: secretário de estado preside à sessão de abertura
 
O secretário de estado da Alimentação e da Investigação Agroalimentar, Nuno Vieira e Brito, preside na sexta-feira, 19 de setembro, às 18 horas, à cerimónia oficial de abertura da Expodemo – Mostra de Produtos, Actividades e Serviços da Região, junto aos Paços do Concelho, em Moimenta da Beira. O certame decorrerá durante o todo o fim-de-semana no recinto envolvente ao edifício da Câmara Municipal que inclui espaços verdes e nobres, como a Praceta Comandante Requeijo e o Jardim do Tabolado.

A Expodemo é uma mostra com enfoque especial na maçã, um dos produtos-marca e símbolo da região de Moimenta da Beira que produz metade do fruto que o país consome. Mas é um certame que alia, desde a sua edição de estreia, em setembro de 2012, a economia à cultura. Ao lado dos agentes económicos desenvolvem-se actividades culturais diversificadas, desde o teatro e a ópera de rua, às exposições de pintura e de escultura; dos espectáculos de multimédia aos grafitters, homens-estátua, etc.
Fonte: CMMB




Expodemo: interrupção do trânsito automóvel

Devido à realização da Expodemo e da instalação da logística que evento envolve, o trânsito automóvel vai ser interrompido a partir das 20 horas de quinta-feira, 18 de setembro, na Avenida 25 de abril, mais propriamente entre as bombas de gasolina Cepsa e Repsol, Rua Aquilino Ribeiro, Praceta Fernão de Mergulhão, Rua General Humberto Delgado até à Rotunda da Central de Camionagem.

A Câmara Municipal de Moimenta da Beira solicita a todos os utilizadores a melhor compreensão, pedindo desculpas pelos transtornos e constrangimentos que a situação possa causar.
Fonte: CMMB



Expodemo: Caminhada da “Rota da Maçã”

No domingo de manhã, 21 de setembro, a organização da Expodemo lança-lhe o desafio de caminhar por pomares de maçã do concelho de Moimenta da Beira. É a “Rota da Maçã” com concentração marcada para as 9 horas, em frente ao edifício da Câmara Municipal de Moimenta da Beira. A caminhada promete ter cheiros, odores da melhor maçã que o concelho produz e que é apreciada no mundo inteiro.

Não falte! Há um prenúncio de domingo de céu aberto.
 Fonte: CMMB



Expodemo: exposição de pintura no átrio dos Paços do Concelho

Acrílico sobre tela. São 16 quadros do artista plástico Manuel Xavier que vão estar expostos no átrio dos Paços do Concelho de Moimenta da Beira, de 19 de setembro a 3 de outubro. A exposição “Liberdades” integra o programa cultural da Expodemo.

Manuel Xavier, natural de S. Tomé e Príncipe, é licenciado em Pintura pela Escola Superior de Belas Artes do Porto, e expõe individual e colectivamente desde 1980, estando representado em várias colecções particulares em Portugal e no estrangeiro.

Porto e Vila Nova de Gaia, onde reside, conhecem-no bem, mas Xavier já espalhou a sua arte por Lisboa, Amadora, Évora, Vila Nova de Cerveira, Barcelona e Valência.
 Fonte: CMMB



Expodemo: Nuno Eiró e Iva Domingues apresentam “Somos Portugal”

Nuno Eiró e Iva Domingues formam a dupla de apresentadores do programa “Somos Portugal”, da TVI, que no domingo, 21 de setembro, é transmitido em directo de Moimenta da Beira, das 14 às 20 horas. Eiró repete e presença do ano passado, Iva Domingues faz a estreia na Expodemo. A repórter de exteriores será Vera Fernandes. Em 2013 foi Isabel Silva (Belinha).

O “Somos Portugal” é um programa de entretenimento, com uma audiência média estimada em cerca de um milhão de telespectadores, que tem início logo a seguir ao «Jornal da Uma», na TVI.

Durante a tarde muitos convidados vão passar pelo palco instalado em frente aos Paços do Concelho de Moimenta da Beira, onde não faltarão inúmeras actuações musicais. O programa vai também acompanhando os principais acontecimentos festivos, com reportagens variadas no recinto da Expodemo.
  Fonte: CMMB 

sábado, 13 de setembro de 2014

«Divulgação» - Expodemo 2014



Expodemo reforça parceria com Caixa Agrícola do Vale do Távora e Douro


A Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do Vale do Távora e Douro volta a ser o principal parceiro da Expodemo. Uma parceria que se saúda, que está sólida e que foi substancialmente reforçada para o certame deste ano que se realiza em Moimenta da Beira de 19 a 21 de setembro de 2014.

O grupo bancário, que conta actualmente com uma rede de 13 agências, três delas no concelho de Moimenta da Beira, está presente também nos municípios de Aguiar da Beira, Armamar, Penedono, Sernancelhe, Tabuaço e Trancoso, área de influência da Expodemo. E é constituída por uma equipa de cerca de 55 colaboradores.

A Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do Vale do Távora e Douro, fruto de vários processos de fusão, tem agências originárias do ano de 1926, “tendo-se sempre orientado para melhorar a qualidade de vida da população local onde se insere”, lê-se num texto de apresentação.

O seu surgimento é fruto de uma conjugação de vontades locais, sendo os rios Tedo e Távora, afluentes do Douro, o traço de união. Encaixado entre as Beiras e o Douro, entre o reino do xisto e do granito, o Vale do Távora e Douro é tudo menos uma zona homogénea.
Fonte:CMMB



Expodemo: “Somos Portugal”, da TVI, seis horas em directo 

Uma audiência estimada em cerca de um milhão de pessoas vai ter o privilégio de assistir, novamente, à transmissão em directo de Moimenta da Beira do programa “Somos Portugal”, da TVI, no domingo da Expodemo, dia 21 de setembro de 2014.
 Serão seis horas seguidas (das 14 às 20 horas) de entretenimento no palco que vai ser montado em frente aos Paços do Concelho e em todo o recinto do certame.
 Durante toda a tarde muitos convidados passarão pelo palanque, onde não faltarão inúmeras actuações musicais dos mais conhecidos artistas portugueses. 
A lista será conhecida no meio da semana. Tal como os nomes dos habituais apresentadores: Fátima Lopes, Nuno Eiró, Iva Domingues, João Paulo Rodrigues, Marisa Cruz, Manuel Melo, Mónica Jardim, entre outros.
Fonte:CMMB




 
Expodemo: começou a montagem dos expositores

Os primeiros stands da Expodemo começaram a ser instalados na sexta-feira, 12 de setembro, no recinto da feira, em redor dos Paços de Concelho de Moimenta da Beira. A montagem deverá prolongar-se quase até ao dia da inauguração do certame, 19 de setembro, dada a grande quantidade de estruturas: mais de uma centena.

Empresas, fabricantes, associações de produtores e outros agentes económicos ocuparão os expositores para contactos e negócio durante os três dias da Expodemo. A gama de produtos e serviços será variada. Vai de artigos de cortiça, aos produtos fitofarmacêuticos; da maçã e do vinho ao fumeiro; dos tractores e máquinas agrícolas às plantas decorativas, entre muitas outras actividades.

Os agentes económicos presentes no certame são oriundos de todo o país: Alcains, Almada, Cascais, Seixal, Figueiró dos Vinhos, Covilhã, Seia, Nelas, S. Pedro do Sul, Viseu, Sátão, Vila Nova de Paiva, Lamego, Tarouca, Tabuaço, Sernancelhe, Armamar, Macedo de Cavaleiros e Moimenta da Beira, naturalmente, entre outros concelhos.
Fonte: CMMB
 

sábado, 6 de setembro de 2014

«Divulgação» - X Encontro dos antigos alunos do Externato Infante D. Henrique



É o X Encontro dos Antigos Alunos do Externato Infante D. Henrique. Realiza-se no dia 13 de setembro, data de aniversário de mestre Aquilino Ribeiro (129 anos), em Moimenta da Beira.

A reunião juntará cerca de uma centena de antigos alunos e familiares que se deslocarão de norte a sul do país para um saudável convívio que começa às 10 horas, no auditório municipal padre Bento da Guia, com a sessão de boas vindas. Às 11h00, em Soutosa, na Casa-Museu Aquilino Ribeiro, a comitiva assistirá ao lançamento do livro “Os Últimos Artesãos do Vale do Paiva”, de Helena Caetano e João Rodrigues.

O programa prosseguirá às 12h30, com visita às Caves do espumante Terras do Demo, da Cooperativa Agrícola do Távora, a que se seguirá o almoço convívio. O encerramento acontecerá às 17h00, com a inauguração de uma sala cedida pelo município no edifício do antigo Externato, destinada a guardar e a preservar memórias da instituição.
Fonte: CMMB