quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

«Agenda Municipal» - Trampolim, Março 2012

Duas exposições, três sessões de cinema, desporto, que inclui o contronto entre as selecções nacionais de Andebol de Portugal e da Grécia, e outros eventos pelo mês de Março adentro, preenchem a "Trampolim Nº 10".
 (clique na imagem para ampliar)

 (clique na imagem para ampliar)

«Divulgação» - Revista Municipal "ALCANÇAR" Nº8 - Versão Digital

É a edição oito da “Alcançar”, a revista informativa da Câmara Municipal de Moimenta da Beira. Faz a capa a maqueta do Centro de Desenvolvimento Empresarial, uma obra de cinco milhões de euros que a autarquia quer edificar no Parque Industrial da vila. Parque que vai ser ampliado e ter ligação directa à Circular Externa. Na capa, destaque ainda para as duas freguesias eleitas (Peva e Rua) e para o centenário de nascimento do poeta Luís Veiga Leitão (1912-2012).

De resto, encontra no interior a diversidade habitual: Queima do Velho, a empresa em foco (Blocoviga) e a instituição do trimestre (Associação de Vila da Rua), gastronomia (três receitas de outras tantas iguarias regionais) e a capacidade criativa dos utentes da Artenave, entre muitos outros temas.

Fonte: CM Moimenta da Beira

Faça Download desta edição aqui.


«Divulgação» - Capucha de Alvite em “cromo/postal”

Vai ser apresentado este sábado, 3 de Março, pelas 15h00, no salão paroquial de Alvite, o primeiro “cromo/postal” da Portugalpédia - Moimenta da Beira que é dedicado à Capucha de Alvite. Um trimestre depois será lançado o segundo, desta vez de elogio à rica gastronomia de Moimenta. A iniciativa é do “Projecto Património”, em parceria com a Associação Social de Alvite (Gente da Nave).

A estreia de Moimenta da Beira nesta edição de fichas coleccionáveis vai ser acompanhada pela exibição do registo documental "Capucha de Alvite - A Última Peça", sobre o trabalho do último mestre da capucha, o artesão Joaquim Ribeiro Novo.

A Portugalpédia é uma publicação periódica de cromos coleccionáveis, versando temáticas de índole cultural e/ou natural relativas ao património. Cada ficha/cromo contém um texto original e uma criação gráfica, igualmente original sobre o tema em causa.

Sobre a cidade de Viseu, a Viseupédia já lançou 14 cromos. Sobre o Porto, dois já foram apresentados.



Fonte: CM Moimenta da Beira

«Divulgação» - Moimenta na maior montra de turismo


O município de Moimenta da Beira volta a estar representado na Feira Internacional de Turismo (BTL), que se realizará na FIL, no Parque das Nações, em Lisboa, este sábado, dia 3 de Março, com uma mostra de produtos endógenos, etnografia e um conjunto de entidades locais, com vista à promoção turística de Moimenta. 

A maçã, o vinho e o espumante “Terras do Demo” e o escritor Aquilino Ribeiro vão ser o alicerce desta operação de charme que pretende promover as “marcas” de excelência de Moimenta, naquela que é a maior montra do turismo nacional.

A animação começa às 14h00 no stand dedicado ao Turismo do Douro. O grupo “Marias Malucas” encarrega-se da distribuição e promoção da maçã, ao mesmo tempo que mestre Aquilino é evocado. Entre as 14h00 e as 15h30 haverá apresentação e degustação de espumantes Terras do Demo pela Cooperativa Agrícola do Távora. A Confraria Gastronómica da Maçã Portuguesa também marcará presença.

Algumas entidades locais da área do comércio, restauração e animação turística vão ainda aproveitar para potenciar novos contactos e promover os seus negócios. Estarão representadas a Associação de Fruticultores Beira Távora, a Cooperativa Agrícola do Távora, a Frutas Nave Norte, a Crónicas da Terra (TER), a Quinta do Melião e a Objectivo Radical Bares Unipessoal.

Fonte: CM Moimenta da Beira

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

«Arqueologia» - O ferro forjado


O nome de ferro[1] forjado deve-se ao facto de ser preparado a quente recorrendo a um aquecimento, neste caso, numa forja, e depois martelado numa bigorna ou numa prensa para se obter a forma pretendida.
Também conhecido por ferro batido, a partir do século XII, deixou de ter uma função meramente utilitária e passou a ter importância decorativa, quando a arte da ferraria foi impulsionada e difundida pela Ordem de Cister[2], paralelamente ao aparecimento e expansão do estilo gótico.
Portas de madeira, particularmente, transformaram-se em peças de distinta beleza graças às ferrarias de fixação, dobradiças (gonzos, charneiras), batentes, espelhos de fechaduras, chaves (ver imagem) e tachas.
Mestres exímios quer no manejo do martelo, quer na técnica de forjar, aprimoraram-se. Por sua vez, em ferro forjado, produziram-se obras de arte de rara beleza, como portões, janelas e postigos, gradeamentos e corrimões, candeias, castiçais, tocheiros, fogareiros, assadores, ferros de lareira, balanças e diversos tipos de mobiliário, nomeadamente cofres, arcas e baús de viagem, por vezes, em felizes conjugações com o cobre, o bronze e o latão.
Vale a pena dizer que, apesar de as fundições terem conquistado os mercados, a partir do século XIX[3], com os seus preços baixos, o ferro forjado demonstrou, ao longo do tempo, a peculiaridade não só de se apropriar bem a qualquer estilo arquitectónico, mas também de se valorizar como uma verdadeira obra de arte.
 


[1] O ferro tem-se revestido de grande importância na História da Humanidade, classificando a Idade do Ferro propriamente dita, período posterior às Idades do Cobre e do Bronze, apesar de estes materiais terem continuado a utilizar-se. A sua utilização surgiu no Médio Oriente por volta do século XII antes de Cristo, mas no actual território nacional desenvolveu-se apenas a partir do século VIII a. C.
As suas características, quanto a maleabilidade, resistência e durabilidade, fazem dele o material apropriado para uma série de aplicações.
[2] Trata-se de uma ordem religiosa fundada em 1098 por Roberto de Champagne (clérigo de Molesme), na abadia de Cister (em francês, Cîteaux), na Borgonha, França. Em Portugal, os cistercienses estabeleceram-se na primeira metade do século XII, acompanhando a formação do território e a afirmação política da Primeira Dinastia. 
[3] A utilização do ferro teve novo impulso com a Revolução Industrial. 

Publicado no Jornal Beirão (79.ª edição)

Autor: José Carlos Santos

domingo, 26 de fevereiro de 2012

sábado, 25 de fevereiro de 2012

«Protecção Civil» - Risco elevado de Incêndio para Moimenta da Beira

O I.M. (Instituto de Meteorologia) prevê risco elevado de incêndio para o Concelho de Moimenta da Beira.
Dadas as notícias e estatísticas dos últimos dias, nunca é demais relembrar o perigo das queimadas nesta altura em que tudo está (anormalmente) seco.


"Os concelhos da Covilhã, no distrito de Castelo Branco, Arganil e Pampilhosa da Serra, no distrito de Coimbra, apresentam este sábado risco máximo de incêndio, o mais grave de uma escala de cinco, segundo o Instituto de Meteorologia (IM).

Com risco muito elevado de incêndio, o segundo nível, estão ainda um concelho no distrito do Porto, dois concelhos em Aveiro, cinco em Viseu, três em Coimbra, três em Leiria, três em Santarém, três em Portalegre e um em Évora.

Perto de 70 concelhos do país, principalmente no interior centro, apresentam risco elevado de incêndio, com destaque para os distritos de Viseu, Guarda e Castelo Branco.

O risco de incêndio determinado pelo IM engloba cinco níveis, variando entre «reduzido» e «máximo». O seu cálculo é feito com base nos valores, observados às 13:00, da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação ocorrida nas últimas 24 horas.

As temperaturas máximas previstas para este sábado são de 20º Celsius em Lisboa, 18º em Faro e 16º no Porto."
Fonte: TVI24.pt

«Região» - Mais um caso: Idoso morreu em queimada que ateou

O homem de 79 anos que ficou queimado com gravidade, na sequência de uma queimada que evoluiu para um incêndio, no concelho de Tarouca, acabou por falecer durante a noite de quinta para sexta-feira.

Segundo fonte do Hospital de Vila Real, o idoso apresentava "queimaduras em 80% do corpo" e ainda "foi levado para o bloco operatório". No entanto, "acabou por não resistir e faleceu durante a noite", acrescentou.

Segundo fonte da GNR, o homem foi encontrado inanimado junto às chamas, na tarde de quinta-feira, na povoação de Mondim de Cima, freguesia de Mondim da Beira, concelho de Tarouca.
Em comunicado, divulgado durante esta sexta-feira, a GNR avançou que identificou o idoso "pelo crime de incêndio florestal por negligência, tendo ardido uma área florestal aproximada de 1,25 hectares".

"O visado, ao procurar extinguir o incêndio, não o conseguiu fazer, tendo sido colhido pelas chamas que lhe provocaram queimaduras em 80% do corpo. Foi transportado para o hospital distrital de Vila Real pelo helicóptero do INEM", lê-se ainda no documento.

Fonte: Jn.pt

«Turismo» - Campanha “Aqui, cada momento é Douro” dá 500 prémios na BTL


“Aqui, cada momento é Douro” é a campanha que a Turismo do Douro vai promover no seu stand na BTL- Feira Internacional de Turismo, cujos visitantes serão convidados a fazer uma prova-surpresa e receberem um de 500 brindes que vão ser oferecidos ao longo de quatro dias.

No dia 29 serão entregues guias turísticos, no dia seguinte serão descontos e ofertas em provas de vinho, refeições e em cruzeiros, na sexta-feira os prémios serão descontos em hotéis.
Para 3 de Março está programado o “Dia Especial Cruzeiros Douro”, com a distribuição de uma centena de vales de descontos em turismo fluvial.

A iniciativa conta com o apoio da Rota do Vinho do Porto, hotéis, quintas, restaurantes e empresas de cruzeiros e pretende incentivar o público a visitar e desfrutar uma região, que tem uma oferta turística "de excelência, cada vez mais diversa", diz o Turismo do Douro em comunicado.

De 29 de Fevereiro a 4 de Março há ainda animação no stand da Turismo do Douro, situado no Pavilhão 1, com apresentações de grupos musicais tradicionais, mostras de artesanato e provas de algumas iguarias durienses. Algumas destas iniciativas estão a cargo de municípios como é o caso da Câmara Municipal de Moimenta da Beira, que vai apresentar a Maçã de Moimenta, com a presença da Confraria Gastronómica da Maçã Portuguesa, e promove uma degustação de espumantes Terras do Demo, da Cooperativa Agrícola do Távora.
Já o município de Murça leva a actuação do Grupo de Cantares da Associação Cultural Desportiva e Social de Jou e a Câmara de Mesão Frio preparou um programa onde se destaca o artesanato (cestaria, rendas de barqueiros, tanoaria), gastronomia (fumeiro regional e Biscoito de Vila Marim) e provas de vinhos com produtores locais.

Fonte: presstur.com

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

«Notícia» - Octogenária morreu em fogo florestal em Moimenta da Beira (REPORTAGEM RTP)

Uma mulher de 83 anos morreu, esta quarta-feira, num incêndio florestal em Cabaços, Moimenta da Beira, informou fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Viseu.

As chamas tiveram início numa queimada e a vítima foi encontrada já morta pelos bombeiros de Moimenta da Beira durante as operações de combate ao incêndio.

O alerta para este incêndio, de pequenas proporções, segundo fonte dos bombeiros, foi dado cerca das 12.30 horas.

As chamas foram combatidas, e "rapidamente extintas", por nove homens da corporação de Moimenta da Beira, apoiados por três viaturas, acrescentou fonte do CDOS.

As causas da morte da idosa estão a ser investigadas pela GNR de Moimenta da Beira mas, segundo disse à agência Lusa fonte dos bombeiros, esta terá ocorrido em consequência do incêndio. 

Fonte: JN.pt 

REPORTAGEM RTP:
AQUI

Mais fontes:
TVI 24: AQUI
ABOLA: AQUI
Correio da Manhã: AQUI

«Divulgação» - Espumante na digressão dos Fingertips

É a maior campanha de promoção dos espumantes Terras do Demo desde 2005, ano de estreia. A “marca” produzida pela Cooperativa Agrícola do Távora vai andar lado a lado com os Fingertips, uma das bandas de top do panorama musical português. Os responsáveis da Adega de Moimenta da Beira assumem que a estratégia é conseguir fazer chegar o espumante ao mercado e aos segmentos mais jovens da população. Actualmente, mais de meio milhão de garrafas de espumante Terras do Demo são vendidas por ano, um pouco por todo o mundo.

A acção de charme arranca a 2 de Março, em Lisboa, no cinema S. Jorge, dia do primeiro concerto da digressão nacional de apresentação do novo álbum “2”, o segundo de Joana como vocalista dos Fingertips. O disco só estará à venda a partir de 5 de Março, mas a faixa “Running Out of Time” já roda e já faz furor nas rádios nacionais.
A campanha de promoção inclui provas de espumante na zona Vip em todos os concertos e a inserção da imagem Terras do Demo em todos os suportes promocionais e comunicacionais que acompanharão a nova tour dos Fingertips.

Formados em 2003, os Fingertips tornaram-se conhecidos logo após o lançamento do álbum de estreia "All'Bout Smoke'n Mirrors", que foi um dos maiores sucessos do ano e colocou "Melancholic Ballad ("For The Leftlovers"), "Picture of My Own" e "How do you Know Me" nas bocas de meio mundo. Melancólica, apaixonada, intensa e cativante, a música dos Fingertips ganha agora nova força na voz sensual de Joana Gomes.



Fonte: CM Moimenta da Beira

À VOLTA DE MIM E DO MUNDO !



Depois do muito que se escreveu e disse...Preferi registar a ideia, simples, de que "O Zeca Faz Falta".

Como alguém disse:- "todos os grandes talentos são humildes e discretos".


O ZECA FAZ FALTA...

O José Afonso que me chegou de Coimbra

Em tom de fado

Ou o Zeca Afonso que recebi de Paris

Como protesto

Foi Abril foi Maio, toda a vida

Em luta por ideias e princípios

Sem trocar a liberdade de pensar

Sem vender a razão de a cantar.

De Afonso e de Zeca imperfeito

Somou aos amigos com defeito

Tantos outros que, sabendo, conquistaram

Seu coração partilhado e já magoado

Por traição de uma vida tão madrasta.

E de um Zeca lutador

E de um Afonso sonhador

Ficou Portugal tão órfão

Que hoje ainda se clama seu canto de madrugada,

Símbolo libertador de um país amordaçado

Seu nome fruto maior há tanto tempo sem tempo

Revolta, luta, verdade

Memória, grito, saudade.

============================

A.B. 23 Fev.2012

Por ocasião dos 25 anos da morte de Zeca Afonso.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

«Turismo» - Moimenta da Beira na maior montra de Turismo

O município de Moimenta da Beira volta a estar representado na Feira Internacional de Turismo (BTL), em Lisboa, no próximo dia 3 de Março, com uma mostra de produtos endógenos, etnografia e um conjunto de entidades locais, com vista à promoção turística da região.

A maçã, o vinho e o espumante “Terras do Demo” e o escritor Aquilino Ribeiro vão ser o alicerce desta operação de charme que pretende promover as “marcas” de excelência de Moimenta, naquela que é a maior montra do turismo nacional.

A animação começa às 14h00 no stand dedicado ao Turismo do Douro. O grupo “Marias Malucas” encarrega-se da distribuição e promoção da maçã, ao mesmo tempo que mestre Aquilino é evocado. Entre as 14h30 e as 15h30 haverá apresentação e degustação de espumantes Terras do Demo pela Cooperativa Agrícola do Távora. A Confraria Gastronómica da Maçã Portuguesa também marcará presença.

Algumas entidades locais da área do comércio, restauração e animação turística vão ainda aproveitar para potenciar novos contactos e promover os seus negócios. Estarão representadas a Associação de Fruticultores Beira Távora, a Cooperativa Agrícola do Távora, a Frutas Nave Norte, a Crónicas da Terra (TER), a Quinta do Melião e a Objectivo Radical Bares Unipessoal.

Fonte: viseumais.com

«Desporto» - Selecção de Andebol volta ao pavilhão

Moimenta da Beira vai receber mais dois jogos de Andebol da Selecção Nacional A sénior feminina. O primeiro é já no próximo dia 24 de Março (15 horas), frente à Grécia, que terá transmissão directa na RTP2 e entrada livre. O outro será em Maio, em dia ainda por definir, com a Roménia, uma das melhores formações do mundo. O protocolo entre o Município e a Federação de Andebol de Portugal, para a realização do primeiro destes jogos, foi assinado esta quarta-feira, 22 de Fevereiro.

As duas partidas contam para a qualificação do Campeonato da Europa de 2012 e colocam Moimenta novamente na rota do desporto de alta competição.

Em três anos o Pavilhão Municipal da vila já recebeu quatro competições internacionais de alto nível e prepara-se para acolher mais estas duas.

A última foi a 23 de Outubro, também a contar para o Euro 2012, que se realiza na Holanda, em Dezembro deste ano. Em jogo que teve casa cheia - o que agradou à comitiva portuguesa pela recepção fantástica do público moimentense - as lusas perderam com as sérvias por 21-32. O desaire colocou a equipa de Duarte Freitas em terceiro lugar do Grupo 2, sem qualquer vitória, quando ainda faltam disputar quatro jogos. Do grupo de Portugal fazem ainda parte a Roménia, a Sérvia e a Grécia. 

Fonte: CM Moimenta da Beira

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

«Carnaval» - Crianças premiadas em concurso

Em vésperas de Carnaval (e alegremente mascaradas) mais de três dezenas de crianças do ensino pré-escolar e do primeiro ciclo do ensino básico do Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira foram premiadas com bilhetes de entrada para o cinema no auditório municipal, pela participação no “Concurso de Árvores de Natal”.

A distinção foi entregue esta sexta-feira, 17 de Fevereiro, pelo presidente do Executivo Municipal, José Eduardo Ferreira, e restantes seis vereadores do elenco camarário, às 30 crianças que estiveram envolvidas no concurso.

As árvores de Natal vencedoras, feitas a partir de material reciclado, encontram-se expostas desde o início de Janeiro no átrio dos Paços do Concelho. 

Fonte: CM Moimenta da Beira

«Carnaval» - Seniores animaram Baile de Carnaval

Mais de 150 idosos participaram esta segunda-feira, 20 de Fevereiro, no Baile de Carnaval do Idoso. Este ano, a iniciativa promovida pela Rede Social de Moimenta da Beira, teve lugar na Casa do Povo de Leomil.

A festa começou às 14h00 e proporcionou uma tarde animadíssima aos utentes de várias instituições de solidariedade social do concelho. Os mais velhos vestiram-se para a ocasião e divertiram-se ao som de música popular, mostrando que o Carnaval é para todas as idades.

A par do baile houve ainda um lanche/convívio. Os idosos que participaram no evento receberam ainda um certificado e uma fotografia para mais tarde recordarem o momento. 

Mais fotos no site da Câmara Municipal.

Fonte: CM Moimenta da Beira

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

sábado, 18 de fevereiro de 2012

«Desporto» - AF Viseu

Amanhã (19/02) joga-se em Moimenta da Beira uma cartada decisiva na 1ª divisão da A.F. de Viseu Zona Norte.
O jogo que opõe o 1º e o 2º classificado realiza-se, a partir das 15h, no Estádio Municipal Eduardo Requeijo Alves, Moimenta da Beira, e opõe o CDR (2º) ao vizinho Sernancelhe (1º).
Nesta altura, as duas equipas estão com os mesmos pontos (33) tendo o CDR mais um jogo disputado.

É um jogo decisivo para as aspirações do CDR sendo importantíssimo o apoio de todos os Moimentenses.


A equipa de Alvite, que milita na divisão de honra, joga no Sátão (15h). Todos os pontos são importantes para a equipa Alvitana se afastar da "zona de despromoção".

«Carnaval» - C.M. Moimenta da Beira sem tolerância de Ponto

Pelo menos um terço das câmaras dá tolerância de ponto na terça-feira

Pelo menos 116 câmaras das 308 do país vão dar o dia ou meio-dia da terça-feira de carnaval aos seus funcionários, enquanto que, segundo dados obtidos pela Lusa, 105 decidiram não dar tolerância de ponto.
 
O Governo (PSD/CDS) decidiu não dar tolerância de ponto aos funcionários públicos da administração central no carnaval, ficando em aberto as tomadas de posições na administração local.
Entre as câmaras do partido maioritário no Governo (PSD), pelo menos 75 não vão conceder o dia e 31 decidiram dar o feriado aos seus munícipes.
 
Leiria com 10 municípios do PSD a não darem tolerância de ponto é o distrito do país onde as câmaras do PSD mais se seguem a decisão do Governo central. Os distritos de Viseu e Guarda têm sete concelhos do PSD a não darem tolerância de ponto e Vila Real e Coimbra registam seis concelhos com a mesma decisão. No distrito de Castelo Branco nenhum concelho do PSD dá tolerância de ponto.

Relativamente aos concelhos do maior partido do Governo que dão tolerância de ponto, destacam-se pelo menos seis situados no distrito de Aveiro seguidos do distrito do Porto com quatro e os distritos de Viseu e Faro com três.
 
A Lusa não obteve respostas em 87 municípios.
 
...
 
Em Viseu, sem tolerância estarão Armamar (PSD), Cinfães (PS), Mangualde (PS), Moimenta da Beira (PS), Oliveira de Frades (PSD), Penedono (PSD), Sernancelhe (PSD), Tabuaço (PS), Tarouca (PS), Tondela (PSD), Viseu (PSD) e Vouzela (PSD). Com tolerância apresentam-se Carregal do Sal (PSD), Castro Daire (PS), Lamego (PSD/CDS-PP) e Penalva do Castelo só no período da tarde, Nelas (PSD/CDS-PP), Resende (PS), Santa Comba Dão (PSD), Vila Nova de Paiva (PS).

...

Fonte: Jornal da Madeira

«Justiça» - Municípios do Círculo de Lamego discutem novo mapa judiciário

Autarcas contestam extinção do círculo de Lamego e de tribunais
 
Os Presidentes dos 13 municípios da região que integram o círculo judicial de Lamego reuniram-se no dia 9 de Fevereiro, com as delegações da Ordem dos Advogados das respectivas comarcas, com o objectivo de tomar uma posição em relação à proposta do governo para o novo mapa judiciário. A proposta do Ministério da Justiça relativa ao mapa judiciário extingue o círculo judicial de Lamego que vai ditar o encerramento de cinco tribunais na região: Resende, Mesão Frio, Armamar, Tabuaço e Castro Daire. Com o fim do círculo judicial de Lamego, os tribunais que permanecem passam a integrar a comarca alargada do distrito de Viseu.
 
O Presidente da Associação de Municípios do Vale do Douro Sul e Presidente da Câmara Municipal de Resende, António Borges, afirma que “a proposta do novo mapa judiciário representa um problema muito sério para uma região como é esta região do Douro e promove um claro afastamento da justiça face às nossas populações”, acrescentando, ainda, que “ao criar estas dificuldades aos cidadãos no acesso à Justiça, está-se a contribuir para o aprofundamento das dificuldades numa região já profundamente deprimida no contexto nacional". Segundo os autarcas esta medida “vai dispersar freguesias por outros tribunais não mantendo a unidade do respectivo município, os acessos sofríveis e demorados, a falta de transportes públicos de e para a sede distrital e mesmo ao tribunal arrecadante dos processos judiciais, a efectiva pendência existente em cada um que não é condizente com o Projecto/Ensaio de Reorganização Judiciária, os custos onerosos para os cidadãos que atinge e ofende o princípio constitucionalmente garantido do acesso à justiça e aos tribunais”. 

Durante a reunião, que decorreu na Associação de Municípios do Douro Sul, os 13 autarcas e respectivas delegações da Ordem dos Advogados, assinaram um documento de protesto dirigido à Ministra da Justiça, solicitando uma reunião para discutir a proposta do novo mapa judiciário. Refira-se que os Municípios que integram o círculo judicial de Lamego são: Armamar, Castro Daire, Cinfães, Lamego, Mesão Frio, Moimenta da Beira, Penedono, Peso da Régua, Resende, Sernancelhe, S. João da Pesqueira, Tabuaço e Tarouca.

Fonte: Notícias do Douro