terça-feira, 28 de junho de 2022

«Notícia» - Menor detido na posse de pequeno arsenal em Moimenta da Beira

Um jovem de 17 anos foi detido, por posse de armas proibidas, numa operação levada a cabo pelo Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Moimenta da Beira.

Na sequência de uma ação de investigação que decorria há cerca de dois meses, os militares da Guarda apuraram que o suspeito possuía armas, sendo que, no seguimento das diligências policiais, foi dado cumprimento a três mandados de busca, uma domiciliária, uma em anexo e outra em veículo, que permitiram apreender uma arma elétrica; duas armas de alarme; três aerossóis de defesa (gás pimenta); 27 reproduções de armas de fogo; e 121 munições de salva de diferentes calibres.

O detido foi constituído arguido e os factos foram remetidos para o Tribunal Judicial de Moimenta da Beira, para aplicação das medidas de coação.

Fonte: ViseuNow.pt

segunda-feira, 27 de junho de 2022

«Notícia» - Equipa Sub-12 do CD de Leomil vence Taça de Ouro do torneio 'Fornos de Algodres Youth Cup 2022'

O Clube Desportivo (CD) de Leomil venceu, ontem, a Taça de Ouro do escalão Infantis Sub-12, inserida no torneio de futebol “Fornos de Algodres Youth Cup 2022”. A equipa leomilense derrotou a formação UD Oliveirense no encontro decisivo por 2-0, depois de ter ganho os jogos todos até à final.

O “Fornos de Algodres Youth Cup 2022” realizou-se nos dias 25 e 26 de junho, e é considerado o maior torneio de futebol infantil da região ao incluir os escalões Sub-10, 11, 12 e 13.

Com este triunfo, o Clube Desportivo de Leomil Sub-12 conquista o terceiro título da temporada.

Fonte: CMMB

«Notícia» - Maiores de 23 anos: Candidatura aos Cursos Técnicos Superiores Profissionais alargada até 26 de agosto

O prazo das candidaturas (2ª fase) aos Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP), para maiores de 23 anos, foi prolongado até dia 26 de agosto de 2022. É um novo fôlego para todos os interessados à candidatura de um dos dois cursos que vão ser ministrados na Escola Superior Externato Infante D. Henrique, em Moimenta da Beira, já a partir de setembro deste ano de 2022: Informática Industrial e Assessoria e Comunicação Organizacional, este último em regime pós-laboral.

Recorde-se que estas duas áreas de ensino superior profissional foram protocoladas com a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego (ESTGL), do Instituto Politécnico de Viseu, e que, depois de concluídas, dão acesso às respetivas licenciaturas da ESTGL.

O Curso Técnico Superior Profissional em Informática Industrial visa formar técnicos que de forma autónoma ou integrados numa equipa, analisam, concebem, programam, administram e supervisionam sistemas informáticos e eletrónicos de automação industrial, aplicados aos setores industriais da região, recorrendo à integração dos sistemas informáticos com os sistemas de produção, tendo em conta a sua otimização.

O Curso Técnico Superior Profissional em Assessoria e Comunicação Organizacional pretende formar profissionais que deverão estar capacitados para intervir na área das organizações, sejam públicas ou privadas; contribuir para o desenvolvimento do apoio qualificado em assessoria, estando habilitados para agir e trabalhar com públicos diversificados nos mais variados contextos; qualificar profissionais que colaborem nos diversos departamentos das organizações, desenvolvendo de forma especializada as tarefas administrativas, comunicacionais e de gestão do trabalho e do tempo.

Fonte: CMMB

domingo, 26 de junho de 2022

«Notícia» - Seis detidos por suspeita de tráfico de droga em Moimenta da Beira, Coimbra e Lisboa

A GNR deteve, na quinta-feira, seis suspeitos por tráfico de droga nos concelhos de Moimenta da Beira (distrito de Viseu), Coimbra e Lisboa, anunciou hoje aquela força de segurança.

O Comando Territorial de Viseu especificou, em comunicado, que deteve cinco homens e uma mulher, com idades compreendidas entre os 33 e os 53 anos.

Na sequência de uma investigação de tráfico de estupefacientes, os militarem deram cumprimento a cinco mandados de busca domiciliária e a sete mandados de busca em anexos e veículos.

No âmbito dessa operação, a Guarda Nacional Republicana (GNR) apreendeu 2.045 doses de haxixe, 10.500 euros em numerário, duas balanças de precisão, 18 telemóveis, seis munições, dois veículos, dois ‘tablets’, duas facas e ainda um bastão extensível.

Os detidos foram constituídos arguidos e os factos foram remetidos para o Tribunal Judicial de Moimenta da Beira, no distrito de Viseu, para aplicação de medidas de coação.

A GNR deu ainda nota de que a operação contou com o reforço da Unidade de Intervenção do Comando Territorial de Coimbra e com o apoio da Polícia de Segurança Pública (PSP).

Fonte: CNN Portugal

«Notícia» - Autarquia de Moimenta da Beira admite dificuldades nas obras do município

Moimenta da Beira foi um dos municípios que, na sexta-feira (24 de junho), comemorou o seu feriado municipal no dia de São João, numa altura em que tem cerca de 16 milhões de euros de obras em curso.

Contudo, a autarquia admite que sente dificuldades na sua concretização, por falta de mão-de-obra e matéria prima. O presidente da Câmara Municipal, Paulo Figueiredo, admite que a autarquia está a ter dificuldades para concretizar essas obras “em tempo útil”.

“Alguns dos investimentos estão indexados ao Portugal 2020 e o país tem de encerrar esse programa até junho do próximo ano. Mas, fruto da conjuntura internacional que estamos a viver com o pós-pandemia, a guerra e a inflação, a verdade é que há aqui dificuldades acrescidas para levarmos a cabo todos estes projetos”, afirma.

O autarca, que foi eleito pelo PS nas autárquicas do ano passado, acrescenta que o mesmo acontece nas empresas do concelho, “que nem estão sempre apetrechadas para poder satisfazer todas as necessidades de investimento”.

“Nós, no interior, temos muita força, mas, em simultâneo, temos também escassez de alguns recursos”, realça justificando a falta de mão de obra e a escassez de materiais como principais motivos para essas dificuldades.

Quanto a prioridades de investimento, Paulo Figueiredo defende a aposta na melhoria dos acessos no concelho e na ligação a Viseu e Espanha.

“As acessibilidades são, para nós, uma condição basilar para que possamos melhorar todo o interior, a máquina empresarial e a sociedade. Nós queremos muito que Moimenta da Beira esteja mais próxima da capital do distrito e da Espanha e sentimos que a ligação Moimenta-Viseu é uma prioridade que estamos a tentar solucionar junto do Governo”, sustenta o presidente da Câmara.

Para Paulo Figueiredo, outras prioridades do município incluem a fruticultura, que “é extremamente importante para a nossa economia”, e também as barragens “que queremos muito concretizar”. Atualmente, o concelho é servido pela Barragem de Vilar, que serve também Sernancelhe e Tabuaço.

Em 2021, a população de Moimenta da Beira, conhecida pela produção de maçã, era de 9.410 pessoas. 

Fonte: Jornal do Centro

terça-feira, 21 de junho de 2022

«Notícia» - Dois feridos graves em despiste em Moimenta da Beira

Duas pessoas(um homem e uma mulher) ficaram hoje feridas com gravidade após o despiste de um veículo ligeiro em Pêra Velha, concelho de Moimenta da Beira, disse à Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Viseu.

“O veículo ligeiro despistou-se e embateu num poste. Há dois feridos graves, que cerca das 08:10 ainda estavam a ser desencarcerados”, referiu a mesma fonte, acrescentando que a Estrada Municipal onde ocorreu o acidente não está cortada.

A mulher foi transportada no helicóptero do INEM para o Hospital de Vila Real e o homem seguiu de ambulância para o Hospital de Viseu.

O alerta para o acidente foi dado por volta das 06:30, segundo o CDOS de Viseu,estiveram no local 18 elementos dos bombeiros de Moimenta da Beira,seis veículos e um helicóptero do INEM, além da GNR.

Fonte: RRTavora

segunda-feira, 20 de junho de 2022

«Notícia» - Barragem de Fagilde é exceção num Portugal em ‘seca severa’

A Barragem de Fagilde, que abastece de água os concelhos de Viseu, Nelas, Mangualde, Sátão e Penalva do Castelo, é caso único no país, ao apresentar um nível máximo de reserva de água.

Os dados são da Agência Portuguesa do Ambiente que confirmam ‘cota máxima’ em Fagilde, num país que já sente os efeitos da seca e onde a falta de chuva deixa 40% das albufeiras em Portugal abaixo dos 40% da capacidade de armazenamento.

Só as bacias hidrográficas do Douro e Mondego apresentam um nível de água acima da média dos últimos anos.

Na região de Viseu, se a barragem de Fagilde está em cota máxima, a Barragem da Agueira apresenta uma capacidade de armazenamento de 95%.

Preocupante é o nível da Barragem de Vilar, no Rio Távora, em Moimenta da Beira, com apenas 15% da sua capacidade de armazenamento de água. Esta barragem serve ainda para a produção de eletricidade na Central Hidroelétrica de Tabuaço.


Segundo dados do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, em maio a situação de seca agravou-se em Portugal, com mais de 97% do território em Seca Severa.


Fonte: estacaodiariajornal.sapo.pt

«Notícia» - Novos pódios para a Equipa Feminina Trilhos da Maçã do CD de Leomil

Depois de conquistar o terceiro lugar no 24º Campeonato Nacional de Corrida em Montanha, na Granja, Castro Daire, a Equipa Feminina dos Trilhos da Maçã do Clube Desportivo de Leomil, Moimenta da Beira, voltou a subir ao pódio, desta vez ao segundo lugar, na prova Montemuro Vertical Run - Taça do Mundo de Corrida de Montanha, que decorreu este domingo, 19 de junho, em Castro Daire. Foram também a equipa segunda classificada na 4ª jornada da Taça de Portugal de Corrida em Montanha.

A equipa feminina foi constituída por Daniela Falcão, Céu Nunes, Ana Correia e Rosa Silva.

A prova Montemuro Vertical Run pontuou também para a Taça de Portugal de Corrida em Montanha. Os atletas tiveram de cumprir um percurso de 10,3 km, com 1.080 metros de desnível entre a partida e a meta. Sempre a subir, a prova começou junto ao Rio Paiva, na aldeia de Parada de Ester, e terminou no ponto mais alto da serra, nas Portas do Montemuro. O percurso percorreu as Fragas do Inferno, de onde se obtém uma das mais grandiosas paisagens entre o Douro e Paiva.

Na competição estiveram presentes cerca de 400 atletas, de 12 nacionalidades, entre os quais os top-10 nacional e mundial masculino e feminino da modalidade.

Fonte: CMMB

«Desporto» - Sub-10 do Clube Desportivo de Leomil joga final da Taça de Ouro da AF de Viseu

A equipa de futebol Sub-10 do Clube Desportivo de Leomil garantiu a presença na final da Taça de Ouro da AF de Viseu depois de ter vencido a meia-final (disputada em duas mãos) contra o Dínamo Clube Estação, de Viseu. 

O conjunto leomilense ganhou o primeiro encontro da eliminatória por 4-3 no Estádio Municipal de Moimenta da Beira, e empatou 4-4 no terreno do adversário, no último sábado. Com este triunfo, a equipa Sub-10 do Clube Desportivo de Leomil vai defrontar na final com o GD Resende, jogo marcado para o próximo sábado, 25 de junho, em Vila Nova de Paiva.

Fonte: CMMB

«1ª Pagina» - Jornal Terras do Demo

 


domingo, 19 de junho de 2022

«Notícia» - Cantor de Moimenta da Beira brilha em concurso de música juvenil

Além do Fábio Augusto, da Vila da Rua, que brilha nos “ídolos”, da SIC, há o Diogo Abreu, com raízes em Paradinha, que brilha na TVI.

Tem 14 anos e conseguiu passar à segunda gala do programa de talentos “Uma Canção Para Ti”, que estreou no dia 13 de junho. O programa, infanto-juvenil, dedicado à música portuguesa, é apresentado por Manuel Luís Goucha e Maria Cerqueira Gomes.

Diogo Abreu interpretou a música “Vem dançar comigo” de Diogo Piçarra e foi o sexto candidato mais votado pelo público num concurso que contou com 12 participantes, mas que só 9 passaram à fase seguinte.

O jovem revelou que quer vencer o programa televisivo e viver exclusivamente da música. Para isso acontecer tem dedicado arduamente às aulas de piano e canto nos últimos quatro anos. Nos tempos livres gosta de fazer surf, andar de bicicleta e estar na companhia dos amigos.

«Divulgação» - ‘Férias Desportivas e Culturais’ pensadas para crianças e jovens em Moimenta da Beira

O Município de Moimenta da Beira está a promover uma nova edição das ‘Férias Desportivas e Culturais – Verão 2022’. O programa é destinado às crianças e jovens e vai desenvolver-se em dois períodos, sendo o primeiro de 4 a 8 de julho, para as crianças dos 6 aos 11 anos; e o segundo de 11 a 15 de julho, para os jovens dos 12 aos 17 anos.

Este ano serão desenvolvidas atividades como escalada, minigolfe, crazy cart, percurso aventura, jogos desportivos, atividades musicais, parque aquático e cinema.

As inscrições devem ser feitas no Balcão Único, no Edifício da Câmara Municipal de Moimenta da Beira até ao dia 1 de julho para as crianças e até ao dia 8 de julho para os jovens.


Fonte: ViseuNow

quinta-feira, 16 de junho de 2022

«Notícia» - Luzes de São João já brilham em Moimenta da Beira

Foi inaugurada, esta terça-feira, a iluminação de São João, em Moimenta da Beira. O ato simbólico foi presidido pelo autarca Paulo Figueiredo.

As rotundas das entradas da vila, a renovada Praça do Tabolado, as Avenidas 25 de Abril e São João (dos Bombeiros até à Igreja) na Igreja Paroquial e Fonte de S. João ganharam mais cor e luz com os festejos sanjoaninos.

A decorrer ao longo de onze dias, as Festas de São João, que tiveram início no passado fim de semana, com a realização de um Torneio de Futsal, trazem um programa diversificado que culminará nas Marchas Populares, a 25 de junho.

O calendário das festas inclui, para além da inauguração da iluminação, a atuação no sábado, dia 18, do conjunto Função Públika e Piratas; o tradicional Dia das Freguesias a 19 de junho, que compreende a XXIV Rota das Terras do Demo, um Festival de Sopas, Dança Criativa, Dezpassitos e a Orquestra CemNotas; Sons do Minho e Banda Replay, a 21 de junho; a 22 de junho, Quim Barreiros e Inseparáveis; o espetáculo Piromusical, Cordosom e Miguel Bravo, no dia 23; sendo o ponto mais alto das festas joaninas a procissão do padroeiro, na tarde do dia 24, que traz também USKADKASA.

Fonte: ViseuNow

«Divulgação» - Planalto - Festival das Artes regressa a Moimenta da Beira de 4 a 9 de Julho

De 4 a 9 de julho, o PLANALTO – Festival das Artes regressa à vila de Moimenta da Beira numa edição que põe a palavra, o corpo, e o gesto no centro da emoção e do pensamento para desenhar o “Território como Poema”.

São seis dias de uma programação distinta que, uma vez mais, se equilibra entre a difusão de artistas emergentes e conceituados. Com programação nas áreas da Dança, do Teatro, da Música, do Cinema, das Artes Visuais, da Arte Urbana e do Circo contemporâneo, o programa inclui ainda, workshops, conversas, aulas, uma caminhada, uma pedalada, um almoço comunitário nas margens do Rio Paiva, programação para públicos infantis e juvenis, bem como, vários projetos de mediação cultural e de participação artística.

Vera Mantero, João dos Santos Martins, Bandua, Lula Pena, Leonor Keil, Grupo Dançando com a Diferença, Miguel Nunes Esteves/ Companhia Nacional de Bailado, Tomaz Hipólito, Wasted Rita e André da Loba são alguns dos nomes desta edição.

Consultar toda a programação (aqui)
Fonte: CMMB

terça-feira, 14 de junho de 2022

«Desporto» - Bruno Santos renovou com o CDR Moimenta da Beira – Objetivos para a temporada desportiva 2022/2023

Com vista à temporada desportiva 2022/2023, na Divisão de Honra da Associação de Futebol e Viseu, Bruno Santos renovou com o CDR Moimenta da Beira, continuarão como adjuntos, João Santos e Pedro Nunes. Recorde-se que o treinador Moimentense, nas duas temporadas anteriores, à frente da equipa das “Terras do Demo”, conquistou uma Taça da Divisão de Honra e um apuramento para a Taça de Portugal, onde disputou a 1ª eliminatória (2021/2022).

Em declarações à Alive FM, falou dos objetivos, que passam por “dar continuidade ao projeto desportivo para o Clube…”

Declarações à Alive FM: Audio

«Divulgação» - Câmara disponibiliza serviço gratuito em todas as localidades que permite localização das propriedades

O Balcão Único do Prédio (BUPi) já funciona no edifício da Câmara Municipal, mas agora está também em itinerância por todas as localidades do concelho. Com o mesmo propósito: ajudar os proprietários de prédios rústicos e mistos, a localizar os seus terrenos. Tudo de forma rápida e gratuita. Mas atenção, o atendimento necessita de marcação prévia nas respetivas Juntas de Freguesia.

O serviço de proximidade, que está a ser feito por técnicos habilitados e funciona nas instalações de cada freguesia, arrancou há dias em Alvite e vai seguir depois, durante os meses de junho e julho, para Paçô, Cabaços, Peva, Arcozelos Caria e Baldos. O itinerário das restantes freguesias vai ainda ser definido.

Os donos dos terrenos que pretenderem fazer o registo deverão previamente ter que efetuar a localização das suas propriedades no mapa (BUPi), devendo para o efeito estar acompanhados dos documentos pessoais e de titularidade. O registo não é obrigatório mas é aconselhável. Há cerca de 60 mil propriedades rusticas no concelho, grande parte ainda por registar.

Porque deve marcar os seus terrenos no BUPi?

Porque pode fazê-lo de forma gratuita

Porque sempre que haja lugar a um Registo na Conservatória, seja por herança, compra e venda, doação ou outro ato, é obrigatório a apresentação do mapa obtido no BUPi;

Porque ajuda na gestão do território rústico concelhio (e português), contribuindo para um melhor ordenamento do território.

Porque deve registar os seus terrenos?

- Para garantir os seus direitos de propriedade. A inscrição dos terrenos nas Finanças não é suficiente para garantir a proteção dos seus direitos de propriedade. Para isso, precisa de fazer o registo na Conservatória do Registo Predial, mas que obrigatoriamente tem que apresentar a localização da sua propriedade, obtida do BUPi;

- Porque o primeiro registo predial é gratuito durante os próximos 3 anos.

O BUPi está a funcionar de forma presencial no Balcão Único de Atendimento, localizado no edifício da Câmara Municipal de Moimenta da Beira, de segunda a sexta-feira das 9h00 às 16h00. Todas as dúvidas podem ser colocadas através do endereço de e-mail bupi@cm-moimenta.pt ou pelo telefone 254 520 070.

Os proprietários podem ainda consultar o site https://bupi.gov.pt/, onde obtêm toda a informação necessária sobre o processo.


CALENDARIZAÇÃO

Paçô – Atendimento nos dias 22, 23 e 24 de junho, na Junta de Freguesia

Cabaços – Atendimento nos dias 27, 28, 29, 30 de junho e de 1 julho, na Junta de Freguesia

Peva – Atendimento nos dias 4, 5, 6, 7 e 8 de julho, na Junta de Freguesia

Arcozelos – Atendimento nos dias 11, 12, 13, 14 e 15 de julho, na Junta de Freguesia

Caria – Atendimento nos dias 18, 19, 20, 21 e 22 de julho, na Junta de Freguesia

Baldos – Atendimento nos dias 25, 26, 27, 28 e 29 de julho, na Junta de Freguesia


PROTEGER O SEU TERRENO É SIMPLES E NÃO CUSTA NADA!

 A sua história está escrita nos seus terrenos. São marcos que só você conhece e a terra que mais ninguém pisa. Por isso, proteger as suas raízes e valorizar o seu legado está nas suas mãos!

Fonte: CMMB

segunda-feira, 13 de junho de 2022

«S.João 2022» - Quim Barreiros e Sons do Minho no São João de Moimenta da Beira

Moimenta da Beira retoma as tradicionais festas de São João, durante onze dias, com várias iniciativas incluindo atuações, marchas e o arraial.

O programa, que a Câmara descreve como “muito diversificado”, começou no último fim de semana com a realização de um torneio de futsal e terminará com as marchas populares no dia 25 de junho.

As atrações incluem várias propostas musicais com atuações como as da banda Função Públika (dia 18), dos Sons do Minho (dia 21), de Quim Barreiros (dia 22), de Miguel Bravo (dia 23) e dos USKADKASA (dia 24).

O calendário das festas inclui ainda, entre outras atividades, a inauguração da iluminação nesta terça-feira (dia 14), a partir das 20h00, junto aos paços do concelho.

O evento inclui também o tradicional Dia das Freguesias, agendado para dia 19, que junta a Rota das Terras do Demo, um festival de sopas, dança criativa e os grupos Dezpassitos e Orquestra CemNotas.

No dia 23, está previsto o arraial de São João com um espetáculo piromusical para culminar as celebrações. O ponto mais alto das festas joaninas será a majestosa procissão do padroeiro, na tarde do dia 24, a partir das 17h00.

Na agenda, também estão as noites eletrónicas, agendadas para os dias 18, 24 e 25, com as participações de DJ’s como Piratas, Caitas, Supernova e Pedro Costa.

Fonte: Jornal do Centro 


domingo, 12 de junho de 2022

«Desporto» - Taça de Futsal de Viseu foi para Alvite

A equipa da Gente Nave de Alvite conquistou a Taça Masculina de Futsal da Associação de Futebol de Viseu ao bater na final a formação do Unidos da Estação, em jogo disputado no Pavilhão Cidade de Viseu.

Triunfo por 5-3, após prolongamento, após empate a três golos no fim do tempo regulamentar.

No prolongamento a formação de Moimenta da Beira marcou por duas vezes e levou o troféu.

Fonte: estacaodiariajornal.sapo.pt

«Notícia» - Em Terras do Demo, o espumante é dos Deuses!

Nasceu há quase 20 anos, em 2004, e desde então tem conquistado o país e o mundo. Na altura, para a primeira experiência foram produzidos sete mil exemplares, hoje já ultrapassa um milhão e 300 mil unidades.

É, provavelmente, uma das "jóias da coroa” da Cooperativa Agrícola do Távora, em Moimenta da Beira. Nasceu nas “Terras do Demo” (assim batizadas pelo escritor Aquilino Ribeiro) mas há quem diga que este espumante é dos Deuses, ou não fosse ele proveniente da região Távora-Varosa, uma das melhores para a sua produção, graças aos solos predominantemente graníticos (por vezes xistosos), pobres em calcário e um clima muito favorável.

Esta região foi das primeiras, senão a primeira, a nível nacional, a ser demarcada para a produção de espumante DOC, em 1989.

Com uma presença forte, e muito consolidada, em território nacional – 85 por cento da produção fica em Portugal – a verdade é que este Terras do Demo há muito que se afirma lá fora, estando já presente em mercados como Angola, República Democrática do Congo, Alemanha, França, Suíça, China, Macau ou Brasil.

A casta mais comercializada, que é também a casta rainha desta região, é a malvasia fina (uva branca), mas há ainda produção com touriga nacional (rosé), touriga franca (tinto), verdelho, pinot noir e ainda pata de lebre (mistura de malvasias e verdelho). Uvas que chegam até à Cooperativa Agrícola do Távora (com cerca de 950 associados) pelas mãos de produtores com vinhas nos concelhos de Moimenta da Beira e Sernancelhe, sendo que a região Távora-Varosa estende-se ainda até aos concelhos de Armamar, Lamego, Penedono, S. João da Pesqueira e Tabuaço.

A Cooperativa tem cerca de 92 trabalhadores, 40 só na produção do vinho. Por ano, recebem sete a oito milhões de quilos de uva.

E como surgiu o tão afamado espumante Terras do Demo? Na altura, a grande produção da cooperativa era de vinho a granel, tinto e branco, mas com o tempo foi perdendo a valorização e os responsáveis rapidamente perceberam que assim não iriam aguentar o negócio. E a verdade é que a Cooperativa já produzia e comercializava vinho a granel base de espumante. “Tínhamos o ouro e estávamos a entregá-lo e foi quando resolvemos fazer uma experiência e lançar as primeiras garrafas de espumante”, conta Nuno Franclim, vice-presidente do conselho de administração da Cooperativa Agrícola do Távora.

Durante toda a produção, nada é feito ao acaso e trabalha-se com o grande objetivo de “garantir um grande produto, de qualidade, para o consumidor e valorizar as uvas aos nossos associados”, destaca Nuno Franclim.

De forma sucinta, a uva chega à adega, é pesada, transformada em vinho, que é colocado em depósitos onde é feita uma primeira fermentação. Passa depois para garrafas, onde lhe são adicionadas leveduras à base de alginato de cálcio. É então que as garrafas passam para o estágio nas caves (a temperaturas entre os 14 e 16 graus) onde permanecem durante, pelo menos, nove meses, onde é a feita a segunda fermentação (apenas o espumante pata de lebre precisa de 18 meses).

Terminada esta segunda fermentação, as garrafas saem das caves e é feito o dégorgement, que consiste em retirar as leveduras e acrescentar o licor de expedição, para completar o líquido perdido no dégorgement. Segue depois para a fase de colocação de rótulo e rolha. Estes espumantes têm uma estabilização de cerca de três semanas, só depois é colocado o famoso “selo” e embalado.

O crescimento da Cooperativa, em muito aliado ao sucesso de Terras do Demo (é também da Cooperativa o espumante Fraga da Pena), levou a que com os anos tivessem que ser criadas novas caves. No início eram pequenos espaços, que foram transformados e ganharam uma capacidade para 40 mil unidades. Posteriormente, foi necessário fazer umas caves “mais a sério” que permitia guardar 400 mil exemplares. Mas com o contínuo sucesso, foi preciso fazer umas caves maiores que permitem agora guardar mais de um milhão e 200 mil garrafas. E objetivo, é em breve poder construir-me uma outra cave com as mesmas dimensões.

E a verdade é que o espumante tem ganho cada vez mais espaço na mesa dos consumidores. Já não é guardado apenas para momentos especiais, ou para “o bolo”, mas também para acompanhar as refeições. E se há região que pode oferecer um bom espumante, é a Távora-Varosa, onde também nasceram os tão famosos Murganheira ou Raposeira. Por isso, se ainda não provou, não sabe o que está a perder!

Fonte: Jornal do Centro

sexta-feira, 10 de junho de 2022

«Divulgação» - Sarau Cultural para sensibilizar crianças e jovens sobre o real risco de extinção do Lobo Ibérico

No âmbito da participação no projeto Educação Ambiental Life Wolflux, promovido pela Rewilding Portugal/Associação Transumância e Natureza, os alunos no 5ºC e 6ºC do Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira vão dinamizar na próxima quarta-feira, dia 15 de junho, um Sarau Cultural subordinado às temáticas desenvolvidas ao longo do ano sobre o Lobo Ibérico, na sequência de um dos três eixos estruturantes do Plano Anual de Atividades (PAA) "Emergência climática/sustentabilidade ambiental", tendo ainda como intenção o cumprimento dos objetivos preconizados pelo Plano Nacional das Artes, desenvolvido pelos Ministérios da Cultura/Educação, e que na escola foi dinamizado pelos docentes Carla Valente Santos e João David Quintais. O evento vai decorrer pelas 21 horas, no Auditório Municipal Padre Bento da Guia, e inclui momentos musicais, teatro, coreografias e uma palestra.

O projeto “Life Wolflux” é um plano focado na conservação da população do Lobo Ibérico a Sul do rio Douro, que é uma das espécies mais ameaçadas de Portugal devido aos conflitos com o sector pecuário, atitudes negativas, caça furtiva, falta de presas selvagens e perda de habitat.

Para prevenir a extinção foi desenvolvido nas escolas inseridas na região, o programa LupiEcoclubes que pretendeu sensibilizar as crianças e jovens sobre esta temática e também aumentar o conhecimento e contacto dos alunos com a natureza, assim como fomentar o interesse pelas espécies ameaçadas, nomeadamente o lobo-ibérico.

O plano “Life Wolflux”, financiado pela União Europeia, visa ainda promover as condições ecológicas e socioeconómicas necessárias para apoiar a viabilidade da subpopulação do lobo Ibérico a sul do Rio Douro que se encontra atualmente fragmentada e altamente isolada do resto da população ibérica, devido a barreiras geográficas, ecológicas e sociais.

Fonte: CMMB

«Divulgação» - Ação de sensibilização sobre a segurança infantil: cadeiras auto em Moimenta da Beira

No âmbito da Intervenção familiar e parental, preventiva da pobreza infantil, a equipa do Gentes CLDS 4G, em parceria com a Guarda Nacional Republicana (GNR) de Moimenta da Beira, vai dinamizar na próxima terça-feira, 14 de junho, uma ação de sensibilização sobre a segurança infantil: cadeiras auto.

A sessão está marcada para as 10 horas, na Biblioteca Municipal Aquilino Ribeiro, em Moimenta da Beira. O evento é aberto a toda a comunidade.

Fonte: CMMB

«Notícia» - Cinco feridos em acidente com ambulância dos Bombeiros de Moimenta da Beira

Cinco pessoas ficaram feridas na manhã desta sexta-feira, em Ferreirim, no concelho de Lamego, na sequência de uma colisão que envolveu uma ambulância de transporte de doentes não urgentes dos Bombeiros de Moimenta da Beira e um carro.

O acidente ocorreu às 10.47, tendo causado cinco feridos ligeiros. Dois seguiam na ambulância e os restantes três no veículo, de acordo com informações apuradas pelo JN junto dos Bombeiros de Lamego e do Comando Distrital de Operações de Socorro de Viseu.

"O carro bateu na traseira da ambulância, onde seguia o condutor e dois doentes, que, por precaução, foram transportados para o Hospital de Lamego", explicou fonte dos bombeiros, salientando que no automóvel seguiam uma mulher, com dois filhos. Estas três vítimas seguiram para o Hospital de Vila Real.

Os doentes que eram transportados na ambulância iam fazer hemodiálise a uma clínica no Peso da Régua. O veículo sofreu apenas danos ligeiros, garantiram os bombeiros de Moimenta da Beira, que adiantam ainda que a viatura está inoperacional, mas isso não compromete o transporte de doentes não urgentes.

Para o acidente foram mobilizados 11 operacionais dos Bombeiros de Lamego, INEM e GNR, com o apoio de seis viaturas.

Fonte: JN.pt

quarta-feira, 8 de junho de 2022

«Notícia» - Futebol Sub-17: CDR de Moimenta da Beira e SC Tarouca na final da Taça de Prata da AF Viseu

A equipa de futebol masculino Sub-17 do CDR de Moimenta da Beira garantiu a presença na final da Taça de Prata da AF Viseu 2021/22. O conjunto moimentense venceu por 1-0 o SL Nelas no segundo jogo das meias-finais.

Com este triunfo, os jovens do CDR vão defrontar a formação do SC de Tarouca, no próximo domingo, 12 de junho, às 15h30, em Oliveira de Frades.

Fonte: CMMB

«Divulgação» - Inscrições já abertas para os dois cursos do Ensino Superior em Moimenta da Beira

“Informática Industrial” e “Assessoria e Comunicação Organizacional”, este último em regime pós-laboral, são os dois cursos técnicos do ensino superior profissional (CTeSP) protocolados com a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego, do Instituto Politécnico de Viseu, com inscrições já abertas para o ano letivo 2022/23, ano que terá início já no próximo mês de setembro em Moimenta da Beira, na futura Escola Superior Externato Infante D. Henrique, a atual escola cor-de-rosa, antigo Externato.

Feita a inscrição, segue a análise à candidatura. Podem candidatar-se todos os que cumpram o definido por lei, ou seja, os titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente (12º ano completo), e os maiores de 23 não titulares de habilitação de acesso ao ensino superior (sem o 12º ano), entre outras situações que reúnam as condições de ingresso.

“Acredito, muito sinceramente, que a adesão será um sucesso, porque se trata de melhorarmos a competência dos cidadãos e a aptidão da sociedade, tudo com vista a obtermos maiores rácios de produtividade, e por consequência melhores salários, mais conhecimento, maior grau de especialização”, enfatiza Paulo Figueiredo, Presidente da Câmara Municipal de Moimenta da Beira, que assinou no passado dia 20 de maio o protocolo de cooperação entre o Município e a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego que estabelece a entrada em funcionamento de dois cursos CTeSP.

O Curso Técnico Superior Profissional em Informática Industrial visa formar técnicos que de forma autónoma ou integrados numa equipa, analisam, concebem, programam, administram e supervisionam sistemas informáticos e eletrónicos de automação industrial, aplicados aos setores industriais da região, recorrendo à integração dos sistemas informáticos com os sistemas de produção, tendo em conta a sua otimização. Depois de concluído, o curso dá acesso às licenciaturas de Engenharia Informática e Telecomunicações; Gestão e Informática da ESTGL.

O Curso Técnico Superior Profissional em Assessoria e Comunicação Organizacional pretende formar profissionais que deverão estar capacitados para intervir na área das organizações, sejam públicas ou privadas; contribuir para o desenvolvimento do apoio qualificado em assessoria, estando habilitados para agir e trabalhar com públicos diversificados nos mais variados contextos; qualificar profissionais que colaborem nos diversos departamentos das organizações, desenvolvendo de forma especializada as tarefas administrativas, comunicacionais e de gestão do trabalho e do tempo. Após a sua conclusão, o curso dá acesso às licenciaturas de Secretariado e Administração da ESTGL.


CURSOS

Assessoria e Comunicação Organizacional (Horário pós-laboral)

Informática Industrial

 

CANDIDATURAS

Calendário

Edital >23

Candidaturas > 23 (01/06 a 15/06)

Edital cursos CTESP

Candidaturas CTESP (01/06 a 26/08)

 

Mais informações

www.estgl.ipv.pt 

sacademicos@estgl.ipv.pt 

> ESTGL: 254 615 477

 

esuperior@cm-moimenta.pt 

> CM: 254 520 082


Fonte: CMMB

«Divulgação» - Comissão de Festas de São João organiza Torneio de Futsal em Moimenta da Beira

Está agendado para os próximos dias 10, 11, 12 de junho, o Torneio de Futsal São João, em Moimenta da Beira.

A competição vai decorrer no Pavilhão Municipal e as três melhores equipas receberão troféus e prémios pecuniários. No final das provas será atribuído também o prémio de melhor marcador, melhor guarda-redes e ainda da equipa Fair Play.

O Torneio de Futsal é organizado pela Comissão de Festas de São João 2022, com apoio do Município, que visa a angariação de fundos para os festejos sanjoaninos.

Fonte: ViseuNow

segunda-feira, 6 de junho de 2022

«Notícia» - Equipa feminina “Trilhos da Maçã” do CD de Leomil no pódio do 24º Campeonato Nacional de Corrida de Montanha

A equipa “Trilhos da Maçã” do Clube Desportivo (CD) de Leomil, Moimenta da Beira, constituída por Daniela Falcão, Céu Nunes, Ana Sofia Correia e Ana Bela Morgado foi a 3ª formação feminina mais rápida no 24º Campeonato Nacional de Corrida em Montanha. A nível distrital as atletas conquistaram também o 1º lugar por equipas, revalidando assim o título de Campeãs Distritais em Corrida em Montanha.

Assim, a equipa feminina do CD de Leomil não só conquistou o 1º lugar distrital no 2º Campeonato Distrital de Viseu de Corrida em Montanha e o 3º lugar a nível nacional, no 24º Campeonato Nacional de Corrida de Montanha, como também o 2º lugar na 15ª Corrida de São Brás que decorreu, este domingo, 5 de junho na Granja, Castro Daire.

As atletas que participaram na competição foram então: Daniela Falcão (campeã Distrital em absolutos e seniores), Céu Nunes (Campeã Distrital F50), Ana Sofia Correia (Campeã Distrital F35) e Ana Bela Morgado (3ª classificada F40).

Foi uma prova de montanha, na distância de 10,3 km, com um percurso no sistema “sobe e desce”, onde estiveram presentes os melhores atletas do país. Evento organizado pela Câmara Municipal de Castro Daire e GDR Granja, em colaboração com a Junta de Freguesia de Mões, Associação de Atletismo de Viseu e Federação Portuguesa de Atletismo.

Fonte: CMMB

«Desporto» - Gente da Nave de Alvite chega à final da Taça de Futsal da AF de Viseu

A equipa de Futsal “Gente da Nave”, da Associação de Promoção Social de Alvite de Alvite, Moimenta da Beira, carimbou o passaporte para a final da Taça da AF de Viseu ao derrotar fora de casa o conjunto do GD Concelho de Penedono por 5-2, no passado sábado.

Com este triunfo a equipa Alvitana vai defrontar na final “Os Unidos da Estação”, de S. Pedro do Sul, conjunto que no outro jogo da meia-final, realizado na última sexta-feira, derrotou o "Futsal Clube de Lamego” por 5-1, no Pavilhão Desportivo Álvaro Magalhães.

O encontro entre as duas equipas está marcado para a próxima sexta-feira, 10 de junho, às 17h30, no antigo pavilhão Inatel, em Viseu.

Fonte: CMMB

«Notícia» - Sub-12 do CD de Leomil conquista a Taça e faz dobradinha

O Clube Desportivo (CD) de Leomil, Moimenta da Beira, venceu no passado sábado, 4 de junho, a Taça Juniores “D” Sub-12, em Futebol 9, após ter batido o Cracks C Lamego por 4-0. Com este título a equipa Leomilense conquista a ‘dobradinha’ após ter conquistado o Campeonato no mesmo escalão na temporada 2021-2022.

Fonte: CMMB

«Notícia» - Dia Mundial do Ambiente junta mais de 100 caminhantes em Soutosa

Aconteceu no passado domingo, 5 de junho, o passei promovido pela Associação Cultural e Recreativa de Soutosa, em comemoração do Dia Mundial do Ambiente.

«Por trilhos e atalhos serranos, passadiços e pontezinhas de ligação de uma para a outra margem do rio Paiva», é assim que a autarquia descreve o encontro, que juntou mais de uma centena de caminhantes, com direito a pequeno-almoço a meio do percurso e a almoço, no fim.

O Dia Mundial do Ambiente é celebrado desde 1974, sempre a 5 de junho, e envolve governos, empresas, celebridades e cidadãos na concentração de esforços no que diz respeito à problemática da questão ambiental. Este ano de 2022 completa-se o cinquentenário da Conferência de Estocolmo que designou esta efeméride.

Fonte: ViseuNow

domingo, 5 de junho de 2022

«Notícia» - Jornadas de Cidadania abordam crise de refugiados ucranianos

O Auditório Municipal Padre Bento da Guia, em Moimenta da Beira, recebeu, nos dias 2 e 3 de junho, as jornadas de Cidadania.

«Queremos mantê-las assim, dinâmicas, ativas e proactivas», afirmou o Presidente da Câmara Municipal, Paulo Figueiredo, que presidiu ao encerramento do evento.

Uma mesa de debate com sete elementos e um moderador refletiu sobre um tema atual: ‘O contributo dos migrantes a nível económico, social e demográfico’. 

Ao longo da manhã, a crise de refugiados ucranianos que vieram para Portugal para fugir da guerra e tentar uma vida nova no nosso país, foi um dos focos da conversa. Abordou-se ainda a importância que esses migrantes podem trazer para a região, para combater a falta de mão-de-obra que existe e a despovoação. 

Dois membros da Academia de Música da Quinta do Ribeiro atuaram antes da reflexão e do debate.

Fonte: ViseuNow

quarta-feira, 1 de junho de 2022

«Divulgação» - O melhor do mundo são as crianças! Dois dias de festas para elas!

Duas festas em dois dias distintos, ambas para as nossas crianças, que são o melhor que o mundo tem. A primeira, comemorativa do Dia Mundial da Criança, realizou-se hoje no Pavilhão Municipal. A segunda, que resulta do programa cultural e ação social da Câmara Municipal, terá lugar no próximo sábado, 4 de junho, na Praceta Comandante Requeijo.

Numa e noutra a animação será permanente e o objetivo sempre o mais nobre: promover os direitos e o bem-estar de todas as crianças, onde quer que estejam, através de um conjunto de atividades preparadas para os mais pequenos.

Fonte: CMMB

«Notícia» - João Silva é o Presidente da Comissão Administrativa do C.D.R Moimenta da Beira

Depois de realizadas duas Assembleias Gerais, onde foram aprovadas as contas de gerência da temporada desportiva que findou recentemente e atendendo ao facto de não ter sido apresentada nenhuma lista diretiva, João Silva (anterior Presidente de Direção), vai presidir a uma Comissão Administrativa do Clube Desportivo Recreativo de Moimenta da Beira, para a temporada desportiva 2022/2023, na Divisão de Honra da Associação de Futebol de Viseu.

João Silva, em declarações à Alive FM, refere as razões que o levaram a assumir esta Comissão Administrativa, dizendo que foi “um processo muito difícil…” onde a prioridade é dar continuidade ao projeto desportivo do histórico Clube das Terras do Demo e do distrito de Viseu.

Fonte: AliveFM