terça-feira, 31 de maio de 2022

«Notícia» - Carlos Martins, atleta formado na Escola de Andebol de Moimenta, é campeão Europeu pelo Benfica

Formou-se e aprendeu a jogar na Escola de Andebol de Moimenta da Beira e rumou aos clubes de elite, primeiro para o ABC de Braga e depois para o Benfica, que anteontem, dia 29 de maio, se sagrou campeão europeu ao vencer a equipa alemã do Magdeburgo (40-39) numa final épica da EHF European League disputada na Altice Arena, em Lisboa.

Foi mais uma grande conquista de Carlos Martins na sua carreira de jogador profissional, a maior talvez, já que a vitória do Benfica na Liga Europeia de andebol foi histórica e pode ser considerada o maior feito da história do andebol português. O melhor resultado tinha sido alcançado pelo FC Porto, que em 2019 ficou no terceiro lugar, à frente dos dinamarqueses do Holstebro e atrás dos alemães do Fusche Berlim e dos vencedores, também germânicos, Kiel.

Acresce que o Magdeburgo foi campeão do mundo de clubes em outubro e lidera a Bundesliga.

O Presidente da Câmara Municipal, Paulo Figueiredo, felicita vivamente o atleta e a sua fantástica carreira “que começou em Moimenta da Beira”.

Fonte: maisbeiras.sapo.pt

segunda-feira, 30 de maio de 2022

«Notícia» - De olhos postos no céu: Concentração de telescópios em Moimenta da Beira

Moimenta da Beira, no distrito de Viseu, recebeu, no fim de semana, uma concentração internacional de telescópios com mais de 400 participantes de todo o País, Espanha, França e Alemanha. Paulo Sanches, da organização, explicou que, em 2020, contavam “receber os primeiros estrangeiros”, de Espanha, mas a pandemia acabou por cancelar a concentração.

Em 2009, Ano Internacional da Astronomia, o Clube das Ciências, que Paulo Sanches fundou em 1999 no Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira, onde é professor de Física e Química, fez a primeira concentração. “Se se fazem concentrações de motos, porque não fazer de telescópios?”, questionou então.

Para além de palestras no pavilhão municipal, este fim de semana houve tempo para observar o Sol e, já no Santuário de São Torcato, foram montados os telescópios e convidada toda a comunidade para a experiência de observar o céu.

Fonte: Correio da Manhã

domingo, 29 de maio de 2022

«Notícia» - Aquilino Ribeiro morreu há 59 anos

Fez esta sexta-feira (27 de maio) que o escritor Aquilino Ribeiro morreu há 59 anos. Foi a 27 de maio de 1963 que o autor faleceu em Lisboa, aos 77 anos de idade.

Natural de Carregal, no concelho de Sernancelhe, onde nasceu em 1885, o escritor foi batizado em Vila Nova de Paiva e cresceu em Moimenta da Beira.

Aquilino Ribeiro não foi esquecido pela autarquia deste último concelho, que recordou-o como “o maior prosador português do século XX e uma das mais caraterísticas personalidades da literatura portuguesa de todos os tempos”.

“Rememoramos a data para lembrar a sua extensa obra, de grande riqueza e variedade e a escrita muito própria, densa e precisa, que estilizou o léxico do povo, do mais autêntico vernáculo serrano à gíria da cidade, sem ‘malbaratar louçanias, vidrilhos ou esmaltes de estilo’”, acrescentou o município de Moimenta da Beira.

Em Soutosa, a Fundação Aquilino Ribeiro vai receber este sábado (dia 28) a apresentação do livro “O Olhar de Aquilino Ribeiro para as Artes na Imprensa Periódica”, de Celina Arroz. A sessão está marcada para as 16h00.

A Câmara de Sernancelhe voltou também a recordá-lo, dizendo que a melhor homenagem que se pode fazer a um escritor “é lê-lo”. A Biblioteca Municipal está aberta para quem quiser requisitar obras de Aquilino até 3 de junho.

Conhecido por escrever obras como “Quando os Lobos Uivam”, “Volfrâmio”, “Terras do Demo” e “Romance da Raposa”, Aquilino Ribeiro foi figura opositora da monarquia e do Estado Novo. O autor protagonizou uma vasta carreira literária que também teve como grandes marcos as obras “O Malhadinhas” e “Cinco Réis de Gente”, entre outras.

Chegou a ser proposto para o Prémio Nobel da Literatura e a estar preso no atual Solar do Vinho do Dão em Viseu, e foi professor do ensino secundário. Viveu durante vários anos em Lisboa. Aquilino Ribeiro é considerado um dos grandes autores da língua e literatura portuguesa, com honras de Panteão Nacional.

Em Viseu, na Rua Formosa, existe um monumento dedicado em homenagem ao escritor, que está patente à porta do Mercado 2 de Maio. Também o Parque da Cidade tem o autor como patrono.

Fonte: Jornal do Centro

quinta-feira, 26 de maio de 2022

«Notícia» - Agricultores ficam isentos de IVA até aos 12.500 euros

O parlamento aprovou ontem, 25 de maio, uma proposta do PS de alteração ao Orçamento do Estado para 2022 que aumenta dos atuais 10.000 euros para 12.500 euros o limite anual de rendimentos dos trabalhadores agrícolas isento de IVA.

Para beneficiarem desta isenção os agricultores não podem ter contabilidade organizada e praticar importações ou exportações.

Desta forma e ultrapassando os 12.500 euros, os agricultores deixam de poder estar isentos de IVA estando obrigados a apresentar a declaração de alterações "durante o mês de janeiro do ano seguinte àquele em que tenha sido atingido um volume de negócios relativo ao conjunto das suas operações tributáveis superior" ao valor limite.

A subida dos 10 mil para os 12.500 euros alinha o limite de isenção dos agricultores com o valor que desde 2020 está em vigor para os profissionais liberais.

Fonte: CMMB

«Divulgação» - Festa em Honra do Divino Espírito Santo regressa à aldeia de Vide

A Festa em Honra do Divino Espírito Santo volta à freguesia de Vila da Rua, em Moimenta da Beira. O programa vai estender-se pelo fim de semana de 4 e 5 de junho.

No primeiro dia, 4 de junho, sábado, pelas 21h30 arranca a Noite de Arraial com a banda RHP; e às 00h00 tem início o fogo-de-artifício.

Já no dia 5 de junho, domingo pelas 7 horas, Alvorada; às 8h30, está marcada a chegada da Banda Filarmónica de Penedono; pelas 11h30 a Missa em honra do Divino Espirito Santo, seguida da procissão; pelas 21 horas, a atuação de Vítor Ferreira – Arcas.

Fonte: ViseuNow

«Notícia» - Iniciativa de curar os próprios bonecos «é a brincar mas ensina a sério»

Nunca se viu um espaço tão completo com tantos apetrechos de saúde, réplicas “a brincar” de tudo o que se possa imaginar». Desde segunda-feira, dia 23, e até sexta, 27, funciona o ‘Centro de Saúde dos Bonequinhos’, uma iniciativa da Câmara Municipal de Moimenta da Beira e das unidades de saúde locais, que tem recebido centenas de crianças com o intuito de perder o medo da “bata branca”, sendo que os pequenos são os médicos responsáveis pela cura dos próprios bonecos.

Pelas 9h30 desta quarta-feira, «as crianças entravam organizadamente no ‘Centro de Saúde dos Bonequinhos’», situado no antigo Externato, para tratar os seus pacientes. Na sala de espera, o grupo de cantares da autarquia entretinha um grupo, enquanto outro entrava para o consultório de enfermagem, o primeiro de um circuito de “estações” variadas.

Numa série de simulações, as crianças lidam com febres, dores de cabeça, dores de barriga e vómitos do Picachu, pés e pernas partidas. As crianças auscultam, testam reflexos, palpam barrigas, veem o interior dos ouvidos, garganta, para descartar alterações alarmantes. No fim, fazem o diagnóstico. Xaropes, comprimidos, exames, todos os tratamentos, incluindo testes à Covid.

Um evento que envolve um total de cerca de 500 crianças do pré-escolar ao 1.º ciclo do Ensino Básico (Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira, Santa Casa da Misericórdia, Associação Moimentense de Apoio à Infância).

Fonte: ViseuNow

terça-feira, 24 de maio de 2022

«Divulgação» - Festas de S. João 2022: Gincana Automóvel no Campo do Matão

Depois do Torneio da Malha, este domingo que passou, segue-se a Gincana Automóvel (em terra batida), também no Campo do Matão, no próximo domingo, 29 de maio, a partir das 10 horas. O Secretariado abre uma hora antes.

A inscrição tem um custo de 20 euros por carro (piloto e copiloto) e inclui almoço. No espaço, como é habitual, haverá também serviço de bar permanente (comes e bebes).

A prova, disputada em três mangas, é organizada pela Comissão de Festas de S. João 2022, com apoio do Município, e visa também a angariação de fundos para os festejos sanjoaninos.

Os três primeiros classificados receberão prémios pecuniários.

Mais informações nos seguintes contactos: 934 023 954 | 934 438 295 | 938 272 120.

Fonte: CMMB

«Notícias» - Estudo sobre pesticidas na fruta “desfasado no tempo”

O presidente da Câmara de Moimenta da Beira disse hoje à agência Lusa que o estudo europeu divulgado esta segunda-feira sobre o uso de pesticidas na fruta está “desfasado no tempo”, porque, atualmente, “a maçã está praticamente livre”.

“Eu acredito em todos os estudos, porque acredito no saber e na informação científica, no entanto, os estudos têm o seu tempo e este revela dados com nove anos, está completamente desfasado no tempo”, considerou Paulo Figueiredo.

O presidente da Câmara Municipal de Moimenta da Beira, no distrito de Viseu, reagiu assim, à agência Lusa, ao estudo divulgado esta segunda-feira pela rede PAN Europa, criada em 1987 e que reúne 38 organizações de consumidores, de saúde pública e ambientais, entre outras.

A PAN Europa, que faz parte da “Pesticide Action Network” (PAN), fundada em 1982, é uma rede de mais de 600 organizações não governamentais, instituições e pessoas de mais de 60 países que procura minimizar os efeitos negativos dos pesticidas perigosos, e substituí-los por alternativas ecologicamente corretas e socialmente justas.

O estudo refere que as maçãs e peras cultivadas em Portugal estão entre as frutas com maior quantidade de pesticidas perigosos, com base numa análise a fruta fresca europeia relativamente a 2019.

Em 85% das peras portuguesas testadas e em 58% de todas as maçãs testadas foi encontrada contaminação por pesticidas perigosos. A nível da União Europeia, segundo o estudo, as taxas de contaminação tanto para maçãs como para peras mais do que duplicaram entre 2011 e 2019.

Em relação a 2019, indicam as análises feitas na Europa, metade de todas as amostras de cerejas tinham sido contaminadas com pesticidas, um terço (34%) de todas as maçãs estavam também contaminadas, o mesmo acontecendo com cerca e metade das peras e metade dos pêssegos.

Observando os dados dos nove anos, de 2011 a 2019, o estudo indica que os frutos mais contaminados foram as amoras (51% das amostras), seguidas dos pêssegos (45%), dos morangos (38%), das cerejas e dos alperces (35%). No mesmo período, os países que produziram frutas mais contaminadas foram, por ordem decrescente, a Bélgica, a Irlanda, a França, a Itália e a Alemanha.

“Isto está destorcido no tempo, porque nos últimos dois, três anos tem havido uma evolução fantástica a este nível e, por exemplo, os nossos fruticultores têm aplicado e implementado regras muito específicas da União Europeia que obrigam à redução dos pesticidas”, defendeu o autarca.

Paulo Figueiredo disse ainda que “uma boa percentagem das maçãs, que é a fruta principal do concelho, tem níveis muito reduzidos, com os níveis de toxidade praticamente a zero” e isto, continuou, “porque cumprem com as normas europeias”, tanto “para a sustentabilidade ambiental como para a saúde”.

“E as nossas maçãs passam por uma série de análises, nomeadamente através das grandes superfícies, que fazem de forma constante a todos os lotes fornecidos, assim como os próprios produtores que também controlam”, acrescentou.

O autarca disse “lamentar este tipo de estudo desfasado no tempo, principalmente quando já não corresponde à realidade e só vem criar impacto negativo junto dos fruticultores que, são os que menos ganham e mais trabalham para a qualidade da maçã”.

“Neste momento, Moimenta da Beira é responsável por cerca de 20% da produção nacional da maçã e se juntarmos os municípios aqui à volta, como Armamar, Sernancelhe e Lamego, acredito que somos responsáveis por mais de 50% da produção nacional”, referiu.

Paulo Figueiredo sublinhou a qualidade da maçã desta região do norte do distrito de Viseu e considerou que “é de qualidade e é das melhores maçãs do País e do mundo, e, sem exagero, porque é sem dúvida das melhores do mundo”, concluiu.

Fonte: 
agroportal.pt

«Notícia» - Dia Mundial do Ambiente celebrado em Soutosa com passeio pedestre

A Associação Cultural e Recreativa de Soutosa, do concelho de Moimenta da Beira, vai promover no Dia Mundial do Ambiente, 5 de junho, uma nova edição do passeio pedestre.

A caminhada pelos trilhos serranos e pelas margens do Rio Paiva tem concentração marcada para as 8h30, junto às instalações da Associação, no Largo da Igreja, Soutosa.

O percurso será de dificuldade média, mas aconselhado a todas as idades. As inscrições têm um valor de sete euros e podem ser feitas através dos contactos 918 090 074 ou 939 269 721, ou para o endereço eletrónico soutosa@gmail.com.

O Dia Mundial do Ambiente é celebrado desde 1974, sempre a 5 de junho, e envolve governos, empresas, celebridades e cidadãos na concentração de esforços no que diz respeito à problemática da questão ambiental. Em 2022, completam-se os 50 anos da Conferência de Estocolmo, que designou esta efeméride.

Fonte: ViseuNow

sexta-feira, 20 de maio de 2022

«Divulgação» - Pedro Abrunhosa na Expodemo 2022 em Moimenta da Beira

Pedro Abrunhosa, músico, cantor e escritor de tantas canções, que se juntam a tantos outros hinos, vai subir ao palco principal da Expodemo, em Moimenta da Beira, na noite do dia 16 de setembro deste ano.

Pedro Abrunhosa, multiplatinado em praticamente todos os discos, homem de palco por excelência e de poderosa escrita de canções,regressa a Moimenta da Beira, terra de muitas raízes suas, terra de tantas vivências em menino, passadas com os pais e os irmãos. E regressa precisamente num ano ‘grande´ para a Expodemo, que retoma o seu formato presencial, depois de duas edições (2020 e 2021) em versão digital, e acrescenta pela primeira vez mais um dia à sua programação, passando de três para quatro dias, de 15 a 19 de setembro.

A Expodemo realiza-se desde 2012. É uma feira de negócios e de cultura, de sentidos e emoções. É a festa da maçã, fruto da terra, das raízes e da luz, que se assume como um proeminente cartaz turístico e cultural de Moimenta da Beira, coração da maçã.

Fonte: radioribatavora.pt

«Notícia» - Ensino Superior em Moimenta da Beira

É uma evolução verdadeiramente histórica a criação do Ensino Superior em Moimenta da Beira. O protocolo que estabelece a entrada em funcionamento de dois cursos CTeSP (Curso Técnico Superior Profissional), já a partir do próximo ano letivo, setembro de 2022, foi assinado hoje, 20 de maio, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, entre a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego (ESTGL) e o Município de Moimenta da Beira, representados pelos respetivos presidentes, Miguel Ângelo Mota e Paulo Figueiredo. 

Esta colaboração, que garante períodos de formação prática a desenvolver em contexto de trabalho nas empresas locais, na forma de estágio, tem como principal objetivo alargar e aproximar o Ensino Superior à região, aumentando as oportunidades para quem queira prosseguir o seu percurso académico. Há 30 anos, uma tentativa nesse sentido quase chegou a concretizar-se, quando o então autarca Alexandre Gomes Cardia quis criar no concelho um pólo do Instituto Superior Douro Sul (ISDUL). O intento seria porém chumbado pelo Governo de Cavaco Silva. 

“A assinatura deste protocolo envolveu um intenso trabalho de ambas as partes. Quero aqui elogiar o empenho e envolvimento do Presidente da Câmara de Moimenta da Beira, Dr. Paulo Figueiredo, e o apoio sem limites do Presidente do Instituto Politécnico de Viseu, Prof. José dos Santos Costa”, disse Miguel Mota.

“Estou certo de que o desenvolvimento do Ensino Superior em Moimenta da Beira será uma mais-valia e um valor acrescentado para o tecido empresarial do concelho e da região. Também os futuros licenciados, em quem apostamos muito, terão aqui oportunidades de uma enorme valorização profissional”, afirmou o Presidente da Câmara Municipal, Paulo Figueiredo.

“Informática Industrial” e “Assessoria e Comunicação Organizacional” são os dois cursos superiores que serão lecionados (em regime diurno e/ou pós-laboral) naquela que deverá ser a futura Escola Superior Externato Infante D. Henrique, a atual escola cor-de-rosa, antigo Externato, em Moimenta da Beira. As candidaturas poderão ser realizadas já durante o próximo mês de junho, sendo que a ESTGL abre portas ao acesso aos candidatos Maiores de 23 anos.

O Curso Técnico Superior Profissional em Informática Industrial visa formar técnicos que de forma autónoma ou integrados numa equipa, analisam, concebem, programam, administram e supervisionam sistemas informáticos e eletrónicos de automação industrial, aplicados aos setores industriais da região, recorrendo à integração dos sistemas informáticos com os sistemas de produção, tendo em conta a sua otimização. Depois de concluído, o curso dá acesso às licenciaturas de Engenharia Informática e Telecomunicações; Gestão e Informática da ESTGL.

O Curso Técnico Superior Profissional em Assessoria e Comunicação Organizacional pretende formar profissionais que deverão estar capacitados para intervir na área das organizações, sejam públicas ou privadas; contribuir para o desenvolvimento do apoio qualificado em assessoria, estando habilitados para agir e trabalhar com públicos diversificados nos mais variados contextos; qualificar profissionais que colaborem nos diversos departamentos das organizações, desenvolvendo de forma especializada as tarefas administrativas, comunicacionais e de gestão do trabalho e do tempo. Após a sua conclusão, o curso dá acesso às licenciaturas de Secretariado e Administração da ESTGL.

+ informações: Tlf. 254 615 477 | Email: sacademicos@estgl.ipv.pt |Site: www.estgl.ipv.pt



Câmara de luto pela morte da sua colaboradora Elsa Maria Ferreira da Mariana Loureiro

 

É com pesar e consternação que a Câmara Municipal de Moimenta da Beira comunica o falecimento, ocorrido esta quinta-feira, dia 19 de maio, da sua colaboradora Elsa Maria Ferreira da Mariana Loureiro, aos 63 anos.

O Presidente da Câmara Municipal, Paulo Figueiredo, profundamente triste, realça a mulher dedicada ao trabalho e aos seus concidadãos, colaboradora sempre solícita. “É uma perda irreparável! Estamos todos de luto e solidários com o sofrimento de toda a família”, lamentou o autarca.

Nesta hora de pesar, a Câmara Municipal, em nome de todos os Munícipes, associa-se aos familiares a quem apresenta as mais sentidas condolências.

Paz à sua Alma!

Fonte: CMMB

quarta-feira, 18 de maio de 2022

«Divulgação» - Centro de Saúde ‘a fingir’ para combater o ‘medo da bata branca’

 Em Moimenta da Beira, o antigo edifício do Externato Infante D. Henrique, em vai transformar-se num “centro de saúde a fingir”, onde os mais pequenos, entre os três e os dez anos, vão levar o seu bonequinho “doente” para ser avaliado e tratado.

É com este formato de brincadeira que o Município de Momenta da Beira assume o objetivo de ajudar os mais novos a combaterem o “medo da bata branca”, ao qual associam os profissionais de saúde e os atos médicos.

Será a I Edição do Centro de Saúde dos Bonequinhos, entre 23 e 27 de maio, numa parceria entre a autarquia de Moimenta da Beira, Unidades de Saúde e escolas do concelho, e vai envolver cerca de 500 crianças do pré-escolar ao 1º ciclo do Ensino Básico (Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira, Santa Casa da Misericórdia, Associação Moimentense de Apoio à Infância).

Fonte: 
estacaodiariajornal.sapo.pt

«Divulgação» - Caminhada para sensibilizar a população para a necessidade de conhecer a Asma

A Câmara Municipal de Moimenta da Beira, em parceria com a Unidade de Saúde Familiar (USF) Aquilino Ribeiro, vai realizar uma caminhada no próximo domingo, dia 22 de maio de 2022. O ponto de encontro está marcado para o Pavilhão Municipal, pelas das 9h30, e o percurso terá uma extensão de 8 quilómetros.

A caminhada, ou a ‘CaminhASMA’, é promovida no âmbito das celebrações do Dia Mundial da Asma (3 de maio), desafio lançado pelo movimento “Cuidados Adequados à Pessoa com Asma” (CAPA) ), componente portuguesa do projeto internacional “Asthma Right Care” (ARC) e impulsionado no nosso país pelo Grupo de Estudos de Doenças Respiratórias da “Associação Portuguesa de Medicina geral e Familiar” (APMGF).

O objetivo é sensibilizar a população para a necessidade de conhecer a Asma e as suas complicações, desmistificar a doença e procurar melhorar a adesão ao tratamento, com destaque para os benefícios da atividade física para as pessoas com asma, contrariando o mito de que as pessoas com asma, nomeadamente as crianças e jovens, não devem praticar desporto, fazer educação física, entre outras saudáveis atividades físicas.

Fonte: CMMB

«Divulgação» - Concerto Oração na Igreja Paroquial promete momentos únicos

Esperam-se momentos únicos na Igreja Paroquial de Moimenta da Beira, no sábado, dia 21 de Maio, às 21h30, com um Concerto Oração pela voz da conhecida cantora católica Claudine Pinheiro. Um convite à interiorização da mensagem bíblica de uma forma original e intimista.

Com uma sonoridade única e caraterística, Claudine Pinheiro, destaca-se na oração/canto e já deu centenas de concertos em vários locais. As composições que interpreta aliam a fidelidade ao texto bíblico a sonoridades profundas que promovem o recolhimento.

Tem, pelo menos, três álbuns editados, o primeiro dos quais, em 2004, através das Edições Salesianas, um livro- CD “Água Viva”, com temas em português da autoria da Irmã Glenda, uma “lenda” chilena neste género musical.

Em 2008, avançou com “Capaz de Ti”, livro- CD, quase todos originais, o que a consagra como uma referência da música cristã. Em 2015, chega ao mercado o seu terceiro trabalho, "Até quando?", com temas que se centram na misericórdia de Deus.

Fonte: CMMB

«Divulgação» - Moimenta da Beira recebe rastreio de doenças cardiovasculares

 

A vila de Moimenta da Beira vai receber nesta quinta-feira (19 de maio) um rastreio para pessoas com mais de 65 anos. Segundo os promotores, o rastreio pretende medir o colesterol, a glicemia e a tensão arterial e ainda avaliar a doença coronária, visando “sensibilizar a população sénior para os fatores de risco das doenças cardiovasculares”.

O rastreio é organizado pelos projetos Gentes CLDS-4G e Moimentaainovar, pelo Banco Local de Voluntariado e pelo Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira. O evento vai decorrer entre as 9h30 e as 12h00 nas instalações da Gentes CLDS 4G, em frente à Central de Camionagem.

O evento vai decorrer entre as 9h30 e as 12h00 nas instalações Gentes CLDS 4G, em frente à Central de Camionagem, em Moimenta da Beira, e tem o apoio do município local.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte em todo o mundo e também a primeira causa de morte em Portugal, incluindo o acidente vascular cerebral, a insuficiência cardíaca, o enfarte agudo do miocárdio e a angina de peito.

A organização frisa que a realização precoce de rastreios e o tratamento adequado reduz o risco de complicações e a sua mortalidade.

Fonte: Jornal do Centro

segunda-feira, 16 de maio de 2022

«Notícia» - Vai entrar em funcionamento Sistema de Atendimento Automático na USF Aquilino Ribeiro em Moimenta da Beira

Atendimento telefónico na USF Aquilino Ribeiro, a partir de 17 de maio, com novo sistema de atendimento telefónico automático , disponível através do n.º 254520251, todos os dias úteis das 8:00h às 19:45h. Os outros canais de comunicação mantém-se disponíveis. Com este sistema, a sua chamada é devolvida, após um atendimento automático.


Fonte: radioribatavora.pt

«Notícia» - Manuel Botelho, arquiteto nascido na Vila da Rua, com exposições sobre a sua vida e obra em várias cidades

Nasceu em Vila da Rua, Moimenta da Beira (1939). Venceu o Prémio Nacional de Arquitetura Keil do Amaral 1989, com a Casa Dr. Barroso Pires (Ponte da Barca), e foi nomeado para o Prémio Mies van der Rohe 1994 e ainda finalista do Prémio Secil de Arquitetura 2002. O seu trabalho integrou várias exposições, como a Europália 1991, na Bélgica. Lecionou na Escola Superior de Belas Artes do Porto (1980-85) e na FAUP (1985-2009), tendo sido colega de Álvaro Siza Vieira, Eduardo Souto Moura e assistente de Fernando Távora.

Em Itália, Manuel Botelho frequentou o curso de Filosofia e concluiu as licenciaturas em Teologia Sacra na Pontificia Università Gregoriana de Roma e em Arquitetura na Università degli Studi di Roma – La Sapienza. Depois exerceu ativamente arquitetura com escritório próprio em Portugal, tendo uma obra vasta e singular.

Tem um currículo vastíssimo e, informa uma nota da “Braga TV” que, a galeria da Garagem Avenida, em Guimarães, está a acolher a exposição “Território Manuel Botelho”, que revisita a carreira deste insigne arquiteto. A exposição encerra a 18 de maio com uma visita guiada, a apresentação do livro “Território Manuel Botelho”, uma mesa redonda e o acordo de cedência de cerca de 1500 livros da biblioteca de Manuel Botelho para a Escola de Arquitetura, Arte e Design (EAAD) da Universidade do Minho. Estão previstas intervenções dos professores Paulo Cruz, Duarte Belo, Bruno Baldaia e João Cabeleira, além de profissionais que privaram com o arquiteto/professor, como Filipa Guerreiro, Luís Tavares Pereira, Mariana Carvalho e Paolo Melis.

A exposição foca o trabalho de três décadas do atelier de arquitetura Manuel Botelho, que cruza arquitetura, design de objetos, reflexão teórica, escrita e docência. A mostra tem a curadoria de António Neves, Bruno Baldaia, Carlos Maia e Duarte Belo, numa parceria entre o Laboratório da Paisagem, Património e Território (Lab2PT), a EAAD, a Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP) e a Fundação Marques da Silva, e conta com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia e da Ordem dos Arquitetos – Secção Regional do Norte.

A exibição interseta dois olhares. Por um lado, vemos a cenografia e as fotos de Duarte Belo pelo território de espaços construídos, de objetos e do quotidiano de Manuel Botelho. Por outro lado, vemos sete obras determinantes para caraterizar o percurso do Atelier Manuel Botelho, através de maquetes inéditas dos bolseiros da EAAD Bruno Castro, João Costa e Rui Ferreira, além de desenhos, esboços e fotografias, destacando-se um projeto não construído: o icónico Centro de Talassoterapia na Póvoa de Varzim (1993), que alude à era romana, à Vila Adriana e à relação água/luz, em coautoria com o arquiteto Manuel Mendes.

As iniciativas em Guimarães inserem-se num ciclo de diferentes exposições sobre a vida e obra de Manuel Botelho, que iniciou em janeiro na FAUP e segue depois para Coimbra e Porto. O programa soma visitas, mesas redondas, debates e duas publicações: o road book fotográfico pelas suas obras, com textos dos curadores e do próprio Manuel Botelho, que é lançado no dia 18 (edição Museu da Paisagem); e uma monografia a lançar pela Circo de Ideias, na Fundação Marques da Silva (FIMS), no Porto.

A entrega da biblioteca de Manuel Botelho à EAAD deriva do trabalho de inventariação da sua obra pelos curadores da exposição e pelos bolseiros da UMinho. Já os registos dos 67 projetos do arquiteto, desde moradias a equipamentos públicos, vão ficar no acervo da FIMS.

Fonte: CMMB

«Divulgação» - Concerto de Carlos Peninha, sexta-feira no Auditório Municipal

O Auditório Municipal Padre Bento da Guia, em Moimenta da Beira, vai receber na próxima sexta-feira, 20 de maio, às 21 horas, o concerto “Tocar o Chão” de Carlos Peninha. O espetáculo, inserido na programação cultural de 2022, tem entrada gratuita, mas obriga ao levantamento do bilhete de ingresso na Biblioteca Municipal Aquilino Ribeiro, durante esta semana.

“Tocar o Chão” é um projeto musical de canções feitas a partir de poesia em língua portuguesa por Carlos Peninha, que assina a autoria da música e arranjos e algumas interpretações vocais. Lançado a 21 de dezembro de 2017, conta com poemas de Amílcar Cabral, Eugénio de Andrade, João Luís Oliva, João Pedro Grabato Dias, Jorge de Sena, Luís Pastor, Miguel Torga, Ruy Belo, Teodomiro Leite de Vasconcelos.

Carlos Peninha é um viseense, nascido em 1962, que na juventude se interessou por aprender a tocar guitarra como autodidata, e em consequência disso acabou por procurar estudar música, tornou-se músico, compositor e autor, e professor de educação musical!

Após estudos nos conservatórios de Aveiro, Viseu e Porto, e Escola de Jazz do Porto, fez parte da fundação do Quinteto Jazz de Viseu, um projeto a que deu uma certa continuidade com o seu próprio quarteto que mantém até hoje.

Paralelamente começou a colaborar com o projeto teatral do Trigo Limpo Teatro Acert, de Tondela, nas suas várias valências de produção artística! Música para peças de teatro, espetáculos que misturam a palavra dita com a música como “Soltar a Língua”, “Cantos da Língua” e “A Côr da Língua”, entre muitas outras aventuras teatrais, onde tocou guitarras e piano, criou música, gravou CDs e fez direção musical!

Participou com o Trigo Limpo Teatro Acert em projetos de intercâmbio cultural com estruturas culturais da Galiza, Moçambique, Brasil, Alemanha, e também com outros projetos no Reino Unido, Espanha, França e Suíça!

Esteve envolvido também em projetos de outras estruturas, como da D'Orfeu, Teatro do Montemuro, Entretanto Teatro, Teatroesfera, A Barraca e Teatro Viriato entre outros. Fez várias participações em gravações, com destaque entre outros, para CDs de José Medeiros, realizador e músico açoriano, e também no CD A Viagem do Elefante como músico da Cor da Língua Acert, trabalhando arranjos para a música de Luís Pastor. Recentemente, conseguiu concretizar dois projetos mais pessoais com a gravação em 2017 do CD Tocar o Chão, e em 2019 o CD Ponto de Vista.
Fonte: CMMB

«Divulgação» - Espaços museológicos do concelho com acesso gratuito no Dia Internacional dos Museus

Na próxima quarta-feira, 18 de maio, assinala-se o Dia Internacional dos Museus e, para celebrar a efeméride, os cinco museus do concelho de Moimenta da Beira abrem portas, permitindo o acesso gratuito, mas com agendamento prévio obrigatório. O objetivo pretendido é reforçar a missão dos museus, bem como aprofundar a sua ligação com os visitantes e envolver novos públicos em torno do conhecimento das coleções e da salvaguarda e valorização do património cultural.

O Dia Internacional dos Museus foi instituído em 1977 pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM) e, este ano de 2022, com o tema O Poder dos Museus, o ICOM destaca o poder transformador destas instituições e o seu importante papel na construção de um futuro melhor. Por outro lado, é também pretensão desta celebração, reforçar a imagem do museu como espaço de exposição de património da humanidade, como ainda de sítio que guarda e estudo.

Visite Moimenta da Beira!

Contactos para agendamento

Fundação Aquilino Ribeiro | Soutosa | 232 607 293

Espaço Afonso Ribeiro |Vila da Rua | 967 401 722

Museu Etnográfico de Peravelha | Peravelha | 934 508 809

Museu Etnográfico de Arcozelo da Torre | Arcozelo da Torre | 935 825 440

Casa Museu Gente da Nave | Alvite | 933 135 754

Fonte: CMMB

sexta-feira, 13 de maio de 2022

«Notícia» - Crianças participaram em ação de sensibilização no âmbito da Prevenção Rodoviária

Os alunos do 4º ano do Centro Escolar do Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira participaram, durante a manhã da última quarta-feira, 11 de maio, numa ação de sensibilização no âmbito da “Prevenção Rodoviária”. A operação Stop realizou-se em frente ao quartel-sede do Destacamento Territorial da GNR de Moimenta da Beira.

Fardadas a rigor, as crianças alertaram os condutores para os cuidados que devem ter durante a condução e também para a problemática dos Maus-Tratos na Infância.

Esta ação foi promovida pelo Comando Territorial de Viseu, através dos militares da Secção de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário do Destacamento Territorial de Moimenta da Beira. Estiveram também presentes os elementos da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) e da Gentes CLDS 4G de Moimenta da Beira.
Fonte: CMMB

«Divulgação» - Festas de S. João 2022: Torneio da Malha no Campo do Matão

O Campo do Matão, em Moimenta da Beira, vai receber no dia 22 de maio, a partir das 9h30, o tradicional Torneio da Malha. A competição, disputada por equipas, é organizada pela Comissão de Festas de S. João 2022, com apoio do Município, e visa angariar fundos para os festejos sanjoaninos.

As inscrições, que já se encontram abertas, têm um custo de 20 euros por grupo, e inclui almoço. No espaço haverá também serviço de bar permanente (comes e bebes).

As três melhores equipas do torneio serão premiadas com troféus.

Os interessados devem fazer a inscrição ligando para os seguintes contactos: 934 023 954 | 934 438 295 | 938 272 120.

Próximo evento: "Gincana Automóvel" em terra batida | 29 de maio

Fonte: CMMB

«Notícia» - Kiko Bondoso, o ‘mágico’ do Vizela que assegurou a manutenção da equipa minhota na I Liga de Futebol

Foi dele o primeiro golo do Vizela, no atual campeonato da I Liga, e dele foi também o golo que assegurou pela primeira vez a manutenção do clube minhoto na competição maior do futebol português. Kiko Bondoso é o ‘mágico’ do Vizela! É um dos seus jogadores mais influentes e cruciais na estratégia de jogo. Marcou em partidas decisivas e teve desempenhos individuais absolutamente brilhantes. Um jogador completo!

Nesta edição do campeonato, Kiko não falhou ainda qualquer partida. É o jogador mais utilizado do plantel, com 2639 minutos em 33 jogos (mais dois na Taça de Portugal e um na Taça da Liga), seis golos marcados (e ainda outro na Taça de Portugal) e lidera a lista dos jogadores da equipa de Álvaro Pacheco com maior número de assistências.

O Presidente da Câmara Municipal de Moimenta da Beira, Paulo Figueiredo, saúda e aplaude o grande momento de forma na carreira de Kiko Bondoso, e afirma estar “francamente orgulhoso por estar perante um talento, moimentense de gema, que tem sempre a terra no seu coração, a destacar-se no seletivo mundo do futebol”. O autarca acredita que o jogador “vai chegar ainda mais longe” e “dará ainda mais alegrias aos moimentenses que já hoje estão fascinados e vibram muito com o Kiko”.

Natural de Moimenta da Beira, onde jogou e fez toda a formação de base no CDR, Francisco (Kiko) Bondoso, 26 anos, passou também pelo Ferreira de Aves e Lusitano de Vildemoinhos, equipa onde foi um dos destaques do Campeonato de Portugal.
Fonte: CMMB

terça-feira, 10 de maio de 2022

«Divulgação» - Dia Internacional da Família celebrado com palestra 'Kit Saúde Emocional” de Maria Palha

Encontram-se abertas as inscrições para a Palestra "Kit Saúde Emocional", no próximo sábado, dia 14, às 14h30, no Auditório da Escola Secundária de Moimenta da Beira. A sessão, que pretende comemorar o Dia Internacional da Família (15 de maio), vai ser proferida pela Psicóloga Clínica e Psicoterapeuta e fundadora da Associação Behuman, Maria Palha. A entrada é gratuita, mas necessita de inscrição obrigatória.

Direcionada para toda a comunidade educativa, esta é a segunda de três palestras, organizadas pela Moimentaainovar em colaboração com o Município, o Agrupamento de Escolas e a Escola Profissional de Moimenta da Beira.

Maria Palha formou-se em Psicologia no ISPA em 2005. Mais tarde, especializou-se em Terapia pela Arte, em Teatro do Oprimido no Centro Augusto Boal, e em Empreendedorismo Social pelo IES/INSEAD. “Desde 2006 que viaja pelo mundo a criar e implementar programas de saúde mental em contexto de crise. Começou por Moçambique, onde trabalhou no Hospital Central de Maputo, e logo se candidatou aos Médicos Sem Fronteiras. Desde então, tem vindo a trabalhar com esta organização, sempre em contextos de crise humanitária. Começou pelo Zimbabué, apoiando pacientes com HIV-sida, e passou depois por contextos de guerra como a Líbia (2011), a Síria (2013), a Ucrânia (2014) e o Sudão do Sul (2014)”. Atualmente, Maria Palha trabalha como consultora de programas de impacto social dá formação em diversas áreas e presta apoio psicológico à população portuguesa.

O ciclo de palestras encerrará no dia 23 de maio com a sessão “O Futuro da Educação” de José Pacheco, Educador, Antropólogo e Pedagogista.

«Divulgação» - A internacionalização da Concentração de Telescópios em Moimenta da Beira, dias 28 e 29 de maio

É a maior concentração de telescópios que se realiza em Portugal e, este ano (7ª edição), volta a crescer e a querer superar todas as expetativas, já que promete ser a mais concorrida em número de participantes e de telescópios. “Até à data de hoje estavam inscritos no site da Concentração 261 participantes e 114 telescópios”, informa a organização.

É também a primeira vez que o evento se internacionaliza, inscrevendo no programa astrónomos e associações de Astronomia de Espanha, França e Países Baixos, além de um cientista astrofísico mexicano que virá da Alemanha (Munique).

A Concentração de Telescópios, que inclui documentários, palestras sobre o universo, tertúlias astronómicas, uma visita ao Sistema Solar, intercâmbio Ibérico, observações solares e noturnas do espaço celeste, momentos musicais e uma visita cultural, está de regresso a Moimenta da Beira no fim-de-semana de 28 e 29 de maio deste ano de 2022. A iniciativa conta com o apoio do Município de Moimenta da Beira, da Juntas de Freguesia de Moimenta da Beira e Cabaços, Comissão do São Torcato, Associação de Pais do Agrupamento de Escolas, entre outras entidades e empresas.

Paulo Sanches, o organizador e a alma do evento que criou em 2009, no âmbito do Clube das Ciências da Escola Básica e Secundária de Moimenta da Beira, relembra que a promoção desta iniciativa tem como principais objetivos: divulgar a Astronomia junto da Comunidade; concentrar o maior número de Telescópios num só evento ou local; dar a conhecer o Céu “escuro” da região; promover o Concelho de Moimenta da Beira a nível nacional e internacional e permitir o conhecimento e convívio entre Astrónomos portugueses e estrangeiros.

Um sublinhado para o nível científico das conferências e dos seus palestrantes: 1) Alexandre Cabral, do Departamento de Física da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, e investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, falará da “Astronomia XXL”; 2) Gerardo Ávila, físico pela Universidad Autónoma do México, que trabalhou no Laboratório de Relógios Atómicos, em Orsay, França, e no European Southern Observatory (ESO), em Munique, Alemanha, contará a sua experiência profissional e pessoal “Treinta años de instrumentación en la ESO: una experiencia personal”; 3) José Matos, da Associação de Física da Universidade de Aveiro, e divulgador e formador na área da astronomia, com formação em Astronomia na Universidade Central de Lancashire, em Preston, no Reino Unido, falará dos “Murmúrios da Terra”.

Os locais de realização da Concentração de Telescópios decorrerão entre o Pavilhão Municipal, o recinto do Santuário de São Torcato, nas proximidades da aldeia de Cabaços, onde será realizada a observação noturna do céu com telescópios, aberta a toda a comunidade a partir das 21:30, e a Escola Secundária.

Toda a informação sobre esta iniciativa está disponível no site:

https://sites.google.com/escolasmoimenta.pt/telescopios2022/programa 

«Divulgação» - Projeto de Regulamento de Apoio à Natalidade em consulta pública

Cumprindo o Código do Procedimento Administrativo e em conformidade com a deliberação da Câmara Municipal de Moimenta da Beira, informa-se que se encontra em consulta pública, pelo prazo de 30 dias úteis a contar da data do presente Edital (9 de maio de 2022), o Projeto de Regulamento de Apoio à Natalidade.

O referido documento está disponível para consulta no Balcão Único de Atendimento da Câmara Municipal de Moimenta da Beira, nos dias úteis, ou em permanência aqui.

Fonte: CMMB

«Notícia» - Nelson Gomes, residente em Moimenta da Beira, é Campeão do Mundo de Duatlo de distância média

Já era campeão do mundo e bicampeão nacional de Duatlo Sprint (curta distância), na faixa etária dos 40 aos 45 anos.

Este sábado passado, 7 de maio, voltou a sagrar-se campeão do mundo da mesma modalidade, mas de Middle Distance (média distância), na faixa etária dos 40 aos 44 anos. O título foi conquistado na cidade dinamarquesa de Viborg.

Nelson Gomes foi o primeiro de 17 atletas de 7 nacionalidades a cortar a meta ao fim de 2h46m12s, numa prova dividida em três partes: corrida de 10 km, bicicleta de 60 Km e novamente corrida de 10 km. O desportista percorreu as respetivas distâncias em 33m05s; 1h36m09s; 34m43s.

O atleta português partilhou o pódio com o francês Mathieu Feder Schwaner, que ficou em segundo lugar ao terminar a prova ao fim de 02h47m31s; e com o dinamarquês Esben Lykkegaard que completou o circuito depois de 02h56m25s.

“Uma proeza que nos enche novamente de orgulho”, enfatizou o Presidente da Câmara Municipal de Moimenta da Beira, Paulo Figueiredo.

Nelson Gomes não é natural de Moimenta da Beira, mas é lá que reside há anos. Nasceu nas vizinhanças, em Ferreirim, Sernancelhe, corria o ano de 1981, e trabalha no concelho de Armamar como Técnico de Desporto.

Fonte: 
maisbeiras.sapo.pt

sexta-feira, 6 de maio de 2022

«Notícia» - Menina de seis anos morre em queda num poço em Moimenta da Beira

Uma menina de seis anos morreu depois de ter caído, esta sexta-feira de manhã, num poço com cerca de 15 metros de profundidade em Sever, no concelho de Moimenta da Beira. O acidente ocorreu cerca das 10.20 horas, perto da casa da vítima.

A menor foi resgatada pelos bombeiros do fundo do poço, mas acabou por não resistir aos ferimentos, tendo sido declarado o óbito, adiantou ao JN o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Viseu.

"À nossa chegada havia uma criança de seis anos que tinha caído no poço, o pai estava a tentar fazer o resgate e tivemos que o retirar do local. Com os nossos meios, retirámos a menina", explicou o comandante dos Bombeiros de Moimenta da Beira, José Requejo.

"As equipas de emergência dos bombeiros e INEM tentaram por tudo reverter a situação, mas infelizmente veio a confirmar-se o óbito da criança. Eram cerca das 11.45 horas", acrescentou.

Segundo o operacional, o poço, com 13 metros de altura e dois de água em profundidade, estava tapado. As autoridades suspeitam que a menina terá caído por um buraco existente na tampa.

"Nós tivemos que retirar a tampa de cimento que tinha por cima, no entanto, há um orifício no meio dessa tampa. As autoridades estão a tentar apurar se estaria aberto, se terá cedido com o peso da criança. Terá sido por esse orifício que a criança caiu", disse.

A menina estava com os pais, quando o acidente ocorreu. O pai e a mãe estavam a limpar um terreno de outras pessoas.

Já o capitão Silva, comandante do Destacamento do GNR de Moimenta da Beira, adiantou que as equipas de investigação criminal encontram-se no terreno a recolher indícios e a ouvir as testemunhas.

"Neste momento não temos nenhuma tese consolidada. Vamos aguardar o decurso das investigações para avançarmos como este incidente foi causado. Ainda estamos a analisar se se deveu à tampa do poço", salientou.

O corpo da criança vai ser transportado para o Instituto de Medicina Legal de Viseu, onde será autopsiado.

Fonte: JN.pt

«Notícia» - Autarca de Moimenta da Beira exige fim de poluição no rio Paiva

O presidente da Câmara de Moimenta da Beira, Paulo Figueiredo, avisou que a atividade das pedreiras poderá vir a ser suspensa se a poluição no rio Paiva não acabar rapidamente.

O autarca socialista quer que as descargas que poluem o curso de água há vários anos, alegadamente com origem em pedreiras, acabem de uma vez por todas.

Neste âmbito, avisou os empresários que, “caso não tomem medidas adicionais para eliminar este problema”, podem ver “a sua atividade suspensa”.

Segundo a autarquia, o caso da poluição do rio Paiva tem sido denunciado ao Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente da GNR de Moimenta da Beira por particulares e entidades.

Atendendo a essas queixas, na segunda-feira, a Agência Portuguesa do Ambiente promoveu “uma visita de sensibilização às pedreiras em causa, que juntou as autarquias de Moimenta da Beira e de Vila Nova de Paiva e ainda a União das Freguesias de Vila Nova de Paiva, Alhais e Fráguas” e a GNR.

Com o objetivo de encontrar soluções, Paulo Figueiredo tem mantido reuniões com o município vizinho de Vila Nova de Paiva, tendo sido combinada uma estratégia no sentido de levar todas as entidades envolvidas no licenciamento desta atividade ao local para “constatarem logo a situação juntamente com os empresários”.

“Queremos dar o nosso contributo enquanto entidade interveniente neste processo para que o rio, a sua fauna e todo o seu ecossistema possam ser aquilo o que foi no passado, ou seja, um dos rios menos poluídos da Europa”, justificou.

Depois de “vários meses a trabalhar nesta situação” que preocupa os autarcas e a população, Paulo Figueiredo considerou que foi agora dado “um passo muito forte” ao levar às pedreiras todas as entidades envolvidas.

Fonte: noticiasdocentro.pt

«Notícia» - Autarcas do Douro em desacordo com carta que define zonas com risco de incêndio

Na passada terça-feira (3 de maio), A Comunidade Intermunicipal (CIM) Douro declarou um “completo desacordo”, com a Carta de Perigosidade de Incêndio Rural, em que revela “mais dificuldades à fixação de pessoas e dinâmica económica neste território”.

Através de um comunicado enviado ao secretário de Estado da Conservação da Natureza e Florestas, Paulo Catarino, à diretora do Ordenamento do Território, Fernanda Carmo, e ao presidente do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), Nuno Banza, a CIM Douro lamentou o “autismo das instituições nacionais na elaboração da metodologia de suporte e na falta de auscultação prévia à da publicação, por parte dos municípios quanto a esta matéria”.

A Carta de Perigosidade de Incêndio Rural, divulgada no dia 28 de março de 2022 em Diário da República, é um recurso de planeamento das medidas de prevenção e combate a incêndios rurais que estabelece os condicionamentos às atividades de fruição dos espaços rurais.

Para a CIM, a restrição das medidas na Carta de Perigosidade, “são um entrave à possibilidade de construir à luz dos regulamentos municipais de urbanização e edificação, ainda mais penalizadoras que as atuais constantes nos planos diretores municipais", destacou.

A Carta de Perigosidade “mata” qualquer estratégia de desenvolvimento dos municípios, individualmente, e da Comunidade Intermunicipal do Douro na sua dimensão conjunta”, pois “não existiu oportunidade de pronuncia, do ponto de vista técnico e político, de forma a salvaguardar o interesse do território”, acrescenta a CIM.

Desde 2009, a CIM Douro integra 19 municípios, como Lamego, Penedono, São João da Pesqueira, Sernancelhe e Moimenta da Beira, com o objetivo de melhorar a riqueza patrimonial e a pluralidade da paisagem. Não tendo decorrido qualquer consulta pública quanto ao assunto, a CIM Douro duvida da validade da mesma e aguarda respostas das três entidades para superar esta situação.

Fonte: Jornal do Centro

quarta-feira, 4 de maio de 2022

«Divulgação» - Grandes empresas tecnológicas na conferência “A Transição Digital no Interior”, em Moimenta da Beira

Consultores e líderes nacionais, CEOs, administradores, diretores-gerais, representantes e diretores de grandes empresas tecnológicas como a Microsoft, a IBM/Softinsa, Mitel, Oracle, entre outras, vão participar na conferência “A Transição Digital no Interior - Desafios, estratégias e casos de Sucesso”, que terá lugar em Moimenta da Beira nos próximos dias 14 e 15 de maio. Trata-se de uma organização conjunta entre a Associação Portuguesa de Business Intelligence (APBI) e a Câmara Municipal de Moimenta da Beira. A Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira, abre o evento às 14h30.

“A conferência tem como objetivo ser um evento holístico a todos os stakeholders intervenientes para melhor se conhecerem as diversas realidades do interior de Portugal, uma região crucial para o desenvolvimento e sustentabilidade da nossa sociedade, potenciando-a como um espaço de atração, de afirmação, de dinamismo e de prosperidade, enquanto território qualificado, tecnológico e inteligente”, explica José Rui Gomes, presidente da APBI, uma associação sem fins lucrativos constituída por profissionais de business intelligence com décadas de experiência em áreas tão diversas como o setor público, educação, saúde, finanças, banca, desporto, pequenas e médias empresas, e que foi constituída com o intuito de estabelecer um canal aberto e neutro, através do qual profissionais de Business Intelligence e Big Data, empresários, reguladores, académicos e responsáveis do setor público e governamental podem debater e resolver problemas comuns, visando a democratização das tecnologias de informação.

“Estou convicto que estamos na presença de um evento que pode acelerar a transição do interior do país para uma sociedade mais digitalizada, em especial nas componentes da transformação digital do setor empresarial e digitalização do Estado e na capacitação e inclusão digital das pessoas através da educação, formação em competências digitais e promoção da literacia digital”, vaticina Paulo Figueiredo, Presidente da Câmara Municipal de Moimenta da Beira.

A conferência é ainda uma oportunidade para um fim-de-semana tranquilo em família, desfrutar das ofertas específicas da região vitivinícola do Távora-Varosa e ou validar as oportunidades de investimento e apoios previstas pelo IAPMEI, além de um excelente espaço de networking empresarial.


PROGRAMA

Sábado – 14 de maio de 2022

14h00 – Receção dos participantes

14h30 – Abertura da conferência “A Transição Digital no Interior – Desafios, estratégias e casos de sucesso”

             Isabel Ferreira – Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional (Ministério da Coesão Territorial)

14h40 - O contexto socioeconómico regional

            Paulo Figueiredo - Presidente da Câmara Municipal de Moimenta da Beira

14h55 - Competitividade no mundo rural

            Carlos Silva - Presidente da CIMDOURO

15h10 – APBI: Business Intelligence ao serviço da economia

             José Rui Gomes - Presidente da APBI

15h25 – Investimentos e Apoios às Empresas

             Nuno Gonçalves – Vogal do Conselho Diretivo do IAPMEI


Intervalo 20 min – Networking


16h00 – Revolução tecnológica: Inteligência Artificial nas empresas

             Microsoft - Manuel Dias - National Technology Officer

16H15 – Mesa Redonda “Tecnologia e Competitividade”

             IBM/SOFTINSA – Henrique Mourisca – Diretor Geral

             ORACLE – João Mota Lopes - Public Sector Lead

             MITEL – Cláudio Moreira - Portugal Managing Director

             Primavera Software – Paulo Mestre – Consulting Service Director

Moderador: Hélder Quintela - Docente do IPCA e BI Manager JUMIA

17H00 – Mesa Redonda “Portugal + Intelligence”

             BI4ALL – Hugo Pinto - Partner

             Delta Cafés – Pedro Assude - Gestor Inovação Produtiva

             VISUAL THINKING – Estela Bastos - CEO & Co-Founder

Moderador: Paula Morais – Docente da Universidade Portucalense

17h45 – Mesa Redonda “Como a tecnologia pode ajudar aos desafios das empresas da região”

             Polimagra - Filipe Sobral - Administrador

             Wiggle – ProfiltecGroup - Luís Fernando Santos - Administrador

             Insercol - João Guedes – Administrador

             Beyra Douro Fruits – José Teixeira Gouveia –Diretor de Produção

Moderador: Luís Correia Alves - Vice-Presidente Associação Empresarial da Beira Alta Sorteio de brindes de oferta e vouchers de formação pelas entidades presentes

18h25 – Encerramento do evento - Presidente da Câmara Municipal de Moimenta da Beira e Presidente da APBI

18h35 – Brinde final & Networking com os participantes, oradores e empresários da região


Domingo – 15 de maio de 2022

10h00 às 12h00 – Visita às Caves da Cooperativa de Moimenta da Beira

Fonte: CMMB

«Divulgação» - Caminhada para sensibilizar a população para a necessidade de conhecer a Asma

A Câmara Municipal de Moimenta da Beira, em parceria com a Unidade de Saúde Familiar (USF) Aquilino Ribeiro, vai realizar uma caminhada no próximo dia 22 de maio de 2022, um domingo. O ponto de encontro está marcado para o Pavilhão Municipal, pelas das 9h30, e o percurso terá uma extensão de 8 quilómetros.

A caminhada, ou a ‘CaminhASMA’, é promovida no âmbito das celebrações do Dia Mundial da Asma (3 de maio), desafio lançado pelo movimento “Cuidados Adequados à Pessoa com Asma” (CAPA) ), componente portuguesa do projeto internacional “Asthma Right Care” (ARC) e impulsionado no nosso país pelo Grupo de Estudos de Doenças Respiratórias da “Associação Portuguesa de Medicina geral e Familiar” (APMGF).

O objetivo é sensibilizar a população para a necessidade de conhecer a Asma e as suas complicações, desmistificar a doença e procurar melhorar a adesão ao tratamento, com destaque para os benefícios da atividade física para as pessoas com asma, contrariando o mito de que as pessoas com asma, nomeadamente as crianças e jovens, não devem praticar desporto, fazer educação física, entre outras saudáveis atividades físicas.

Fonte: CMMB

segunda-feira, 2 de maio de 2022

«Divulgação» - Concerto Solidário - B.V. Moimenta da Beira

 


«Notícia» - Cerca de 120 moimentenses celebraram o concelho em Lisboa

Com comida e bebida típica do concelho de Moimenta da Beira, foram cerca de 120, os conterrâneos que se juntaram em Lisboa, para um encontro que teve «animação e muita alegria».

No encontro esteve o presidente da Câmara Municipal, Paulo Figueiredo, que salientou a importância deste momento, afirmando que «isto só aconteceu porque todos estão cá. Moimentenses e não Moimentenses, pessoas de todas as nossas freguesias, amigos de Moimenta. Nós somos gente boa e humilde. É isto que nos carateriza. Somos uma força do interior. Há muitas pessoas de Moimenta, que vivem em Lisboa, que têm um enorme sucesso. Vocês são os nossos maiores embaixadores, a nossa diáspora e os maiores veículos de Moimenta da Beira».

O presidente da Junta de Freguesia de Moimenta, João Silva, também destacou «a força que Moimenta tem está demonstrada aqui na capital do nosso país. Tenho a certeza que, no próximo ano, vamos triplicar o número de pessoas neste convívio».

Em nome da comissão organizadora, Nuno Soares deixou um agradecimento a todos os presentes, à Câmara Municipal e à Junta de Freguesia por todo o apoio. «Este encontro excedeu as nossas expetativas. Foi uma noite perfeita e alcançamos o objetivo de estreitar relações entre todos os Moimentenses que vivem em Lisboa. Já estamos a trabalhar para o próximo ano.

O próximo encontro será no dia 30 de abril de 2023 e a comissão de festas é a composta por Nuno Soares, Tópê, Timóteo Carvalho, Miguel Fernandes e Diogo Gomes.
Fonte: ViseuNow