terça-feira, 30 de outubro de 2012

«Divulgação» - Cancro: Peditório em Moimenta

Tem início em Moimenta da Beira e no resto do território nacional, na próxima quinta-feira, 1 de Novembro, o peditório a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro que se prolonga até domingo, 4.

Durante aqueles quatro dias, os voluntários do núcleo local de Moimenta da Beira vão percorrer o concelho em busca de donativos que reverterão e contribuirão para apoios directos e indirectos à rede nacional de combate contra uma doença que continua a roubar vidas em Portugal e no mundo. 

 Fonte: CMMB

«Notícia» - Solar dos Correia Alves classificado com Monumento de Interesse Nacional

O Solar dos Correia Alves, no centro histórico de Moimenta da Beira, no Terreiro das Freiras, foi classificado pela autarquia como Monumento de Interesse Municipal.

“A base da decisão teve em conta o estilo arquitetónico português característico de um determinado período do século XVII”, justifica a autarquia.

Hoje convertido num espaço para turismo de habitação, o solar integra a Rota das Vinhas de Cister.
Consideram-se de Interesse Municipal os bens cuja proteção e valorização, no todo ou em parte, representem um valor cultural de significado predominante para um determinado município.

No concelho de Moimenta da Beira há outros 11 monumentos classificados.

Fonte: AsBeiras.pt

domingo, 28 de outubro de 2012

«Desporto» - Resultados AF Viseu (COM VÍDEO)

Pela primeira vez esta época o CDR perdeu pontos em casa.


Fonte: ZeroZero.pt



Fonte: SportViseu

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

«Divulgação» - Mega Treino Karaté


«Desporto» - Resultados AF Viseu (reportagem)

Na 5ª jornada da AF Viseu (divisão de honra) o CDR sofreu a primeira derrota na deslocação a Canas do Senhorim naquele que foi o "duelo" entre os dois primeiros classificados.

 Na próxima jornada o CDR recebe o Sátão, melhor ataque da prova.


(clique na imagem para ampliar)

Fonte: ZeroZero.pt


Sportviseu

«Evento» - Concurso de abóboras (Reportagens SIC e RTP)

Reportagem SIC:





Reportagem RTP:

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

«Divulgação« - Concerto de acordeão na Vila da Rua

Cinco jovens do curso complementar de Acordeão do Conservatório de Música de Viseu actuam este domingo, 28 de Outubro, a partir das 16 horas, na Casa Paroquial da Vila da Rua.

É o “Concerto das Vindimas” que volta a realizar-se em território de Moimenta da Beira e volta a ser organizado pela autarquia. A entrada é gratuita.

Fazem parte dos “Master Quinteto”: Inês Almeida; Joana Rodrigues; Sónia Sobral; Marco Almeida; Patrícia Rodrigues. São jovens que se juntaram porque são músicos apaixonados pelo acordeão e com vontade de divulgar as inúmeras emoções que este tão belo instrumento faz sentir não só a quem toca, mas também a quem tem o prazer de o ouvir.

ViseuMais

«Divulgação» - Jogos CDR








sexta-feira, 19 de outubro de 2012

«Notícia» - Adelaide faz 100 anos de vida

Tem a sabedoria de uma vida sem fim e um jeito altivo mas nobre, tal como o cabelo, alvo e comprido, tal como o nome, afidalgado, distinto: Adelaide Carlota.

Está a dias de consumar 100 anos de vida. Celebra-os em Castelo, uma aldeia de Moimenta da Beira, na quinta-feira que aí vem, 25 de Outubro, e quer saber que prenda lhe vai dar a família.

Já passou por duas Grandes Guerras e pelas suas consequências, duras e difíceis; pela crise de 1929, pela Guerra Civil espanhola, por Salazar, pela fome e pelo regime livre saído do 25 de Abril de 1974.

Nasceu pobre, viveu dificuldades, teve uma vida de trabalho, de canseiras, muitas canseiras, mas digna, sempre alegre e feliz. E continua viva, apesar de tudo, com decência e honra.

Adelaide já tem quebras de memória, uma surdez que não ajuda e uma mobilidade muito reduzida. “Já não é o que era e a idade não perdoa”, justifica Esmeralda, uma das filhas originária de uma prole imensa de cinco filhos, 14 netos e 21 bisnetos. “E vêm aí mais”, diz Cacilda, outra das filhas.

Às vezes, em conversa, Adelaide parece ganhar vida e as memórias disparam. “Nasci em Lisboa em 1912. Não tive pai nem mãe, foi a minha avó ‘velhota’ que me criou e me fez mulher”, diz sem pausas, sem quebras.

E amiúde, quando desafiada, ainda trauteia canções que aprendeu na meninice. Sabe de cor as letras e a música sai-lhe cadenciada e com ritmo. Aos 100 anos, é obra!

Ficou viúva há 31 anos e, sempre que pode, passa o tempo no centro de Dia da Obra Kolping, uma instituição de solidariedade da aldeia sempre de portas abertas. 

Fonte: CMMB

«Evento» - Servidas dezenas de sopas

Sete sabores diferentes de sopas foram servidos, gratuitamente, esta quinta-feira ao meio-dia, 18 de Outubro, no espaço do mercado municipal de Moimenta da Beira, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Alimentação. Em menos de duas horas, dezenas se malgas de sopa foram degustadas por quem quis aparecer. “Combata a crise com sopa e faça bem à sua saúde”, foi o slogan adoptado.

A organização foi da equipa do Projecto Escola Promotora de Saúde (PEPS) do Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira e envolveu toda a comunidade escolar e extra-escolar. O evento, que já vai na sua terceira edição, foi realizado pela primeira vez fora do recinto escolar.

A iniciativa teve por objectivos “fomentar a adopção de comportamentos e hábitos alimentares saudáveis; sensibilizar toda a comunidade para a importância da sopa na alimentação quotidiana; incentivar o desenvolvimento de hábitos e atitudes de prevenção contra a obesidade e suas consequências, assim como o de outros problemas de saúde causados por hábitos incorrectos de alimentação; e ainda promover o convívio entre alunos, professores e restante comunidade escolar e extra-escolar”, realçou Ondina Freixo, docente e líder do PEPS. 

Fonte: CM MB

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

«Cultura» - “Edições Esgotadas” na TV


Teresa Adão, directora literária das “Edições Esgotadas”, uma empresa que é uma das marcas fortes de Moimenta da Beira, esteve na terça-feira passada, 9 de Outubro, no programa “Portugal no Coração”, da RTP1, com a autora de “Pinceladas”, Sara Lourenço, que viveu muitos anos em Moimenta da Beira.

As duas falaram do livro, leram partes da obra e deram a conhecer as “Edições Esgotadas” que, em apenas um ano e meio de vida, já publicaram cerca de três dezenas de livros, entre romances, poesia, crónicas e contos.

O primeiro foi lançado em Abril de 2011, no auditório da EB 2 de Moimenta da Beira. Foi a estreia da editora e de Alexandra Marques que escreveu “A Voz do Silêncio”, livro de poesia ilustrado por Francisco Cardia.

Um caso de verdadeiro sucesso.
Fonte: CM MB

terça-feira, 16 de outubro de 2012

«Divulgação» - Concurso de abóboras

É o segundo concurso de abóboras que vai voltar a premiar a mais pesada, a de maior diâmetro e a mais original criadas em terrenos do concelho. A iniciativa realizar-se-á no decurso da Feirinha da Terra, na manhã deste sábado, 20 de Outubro, no espaço do Mercado Municipal de Moimenta da Beira, e é da responsabilidade da autarquia.

A iniciativa está aberta a toda a comunidade moimentense e a entrega da abóbora deverá ser feita até às 10 horas do dia da prova.

Será um júri composto por três elementos ligados à organização, e designados no próprio dia, que escolherá as três abóboras vencedoras.
Cada uma das espécies vitoriosas será premiada com um vale de 15 euros para serem utilizados em compras da edição da Feirinha da Terra de 3 de Novembro.

O ano passado mais de 30 abóboras foram apresentadas a concurso. A maior tinha mais de dois metros de diâmetro, a mais pesada ultrapassava os 60 quilos e a mais original foi premiada por ser mesmo singularíssima.

O presidente da autarquia, José Eduardo Ferreira, diz que o evento se destina a “promover os produtos e tradições locais e dar a conhecer as várias espécies de abóboras cultivadas nas Terras do Demo e imortalizadas na obra de Mestre Aquilino Ribeiro”.

«Notícia» - Sopas grátis no Mercado Municipal

Sopas para todos os gostos. E servidas grátis para quem quiser, do meio-dia às 14 horas, no espaço do Mercado Municipal de Moimenta da Beira, esta quinta-feira, 18 de Outubro. Em tempo de crise, a acção é louvável a todos os títulos. O slogan escolhido pela organização vem aliás a propósito: “Combata a crise com sopa e faça bem à sua saúde”.

A iniciativa é da equipa do Projecto Escola Promotora de Saúde (PEPS) do Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira e envolve toda a comunidade escolar e extra-escolar (pais, professores, alunos, funcionários, encarregados de educação…).

É organizada no âmbito do Dia Mundial da Alimentação e, pela primeira vez, realizada fora do recinto escolar. “As duas primeiras edições foram feitas dentro da escola”, lembra Ondina Freixo, professora e líder do PEPS.

“A Amostra de Sopas tem por objectivos fomentar a adopção de comportamentos e hábitos alimentares saudáveis; sensibilizar toda a comunidade para a importância da sopa na alimentação quotidiana; incentivar o desenvolvimento de hábitos e atitudes de prevenção contra a obesidade e suas consequências, assim como o de outros problemas de saúde causados por hábitos incorrectos de alimentação; e ainda promover o convívio entre alunos, professores e restante comunidade escolar e extra-escolar”, sublinha ainda a docente.

Fonte: CMMB

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

«Acidente» - Casal morre em despiste de carrinha (Com Reportagem SIC)

Um casal morreu, esta segunda-feira de manhã, num despiste automóvel que ocorreu na variante que liga Sátão a Vila Nova de Paiva, no distrito de Viseu.

O alerta foi dado às 9.26 horas. Na carrinha Mercedes, que se despistou no sentido Vila Nova de Paiva-Sátão, seguiam duas pessoas, com cerca de 60 anos, que não resistiram aos ferimentos. 

"A carrinha ao despistar-se embateu na vedação da ponte sobre o rio Vouga", segundo explicou o comandante dos bombeiros de Sátão, Carlos Sousa.
Os corpos foram transportados para o Instituto de Medicina Legal de Viseu. As vítimas residiam em Alvite, Moimenta da Beira.

No local estiveram os bombeiros de Sátão e Vila Nova de Paiva com 18 operacionais e 4 veículos e uma equipa da VMER (Viatura Médica de de Emergência).

Fonte: JN.pt 

SIC

«Crime» - Detenção por crime de rapto

A Polícia Judiciária, através da Unidade Local de Investigação Criminal de Vila Real identificou e deteve um homem pela presumível prática de um crime de rapto de uma mulher com quem pretendia ter relações sexuais e forçar à prostituição num estabelecimento de alterne em Espanha.

O crime foi perpetrado na madrugada do dia 11 de Dezembro, junto de um estabelecimento nocturno em Viseu e cessou numa localidade de Moimenta da Beira, com a fuga bem sucedida da vítima.

O detido, de 36 anos de idade, desempregado, vai ser presente a primeiro interrogatório judicial para aplicação das medidas de coacção tidas por adequadas.

Fonte: Averdade

domingo, 14 de outubro de 2012

«Desporto» - AF Viseu

O CDR somou hoje a 4ª vitória em 4 jornadas.
Na próxima jornada temos jogo grande, em Canas de Senhorim defrontam-se os líderes da Divisão de Honra.

Fonte: ZeroZero.pt

Manifestações: um estado de espírito temporário


Ultimamente temos assistido a um conjunto de inúmeras manifestações contra medidas do Governo, contra medidas da Troika, contra agentes financeiros invisíveis, contra os políticos, novamente contra a Troika e mais medidas de austeridade do Governo.
Muito sinceramente, acho que as mesmas fazem todo o sentido. E acho que até têm sortido efeito. Veja-se o caso do recuo do Governo relativamente à mudança da TSU logo após uma das maiores manifestações de sempre em Lisboa (embora, dias mais tarde, a mesma medida tenha sido substituída por outra medida igualmente desagradável).
Acredito que faz falta dizer aos “polvos” invisíveis (e, por oposição, aos políticos indiscretos) que nós, pessoas, já não somos “o povinho”. Somos PESSOAS. Somos todos de uma “raça” da espécie humana que recusa um sistema feudal em que todo o trabalho dá direito um pedaço de terra (ou, no nosso tempo, um mísero salário temperado por uma boa dose de desrespeito que dá para ter uma “vidinha”).
Mas como pessoas desta “raça”, mesmo nestes períodos históricos duros, também temos de nos dar ao respeito e ser coerentes. Que sentido faz uma pessoa ter a sua “vidinha” durante a semana, ao Sábado encher o peito de ar e a cabeça de indignação e marchar por essas ruas como forma de reinvindicação e acordar no dia seguinte com a mesma atitude de tantos outros dias e anos anteriores? Que coerência e dignidade está em ir para uma manifestação, abraçar um polícia e dias depois pousar para uma revista como uma estrela pop? Este exemplo caricatural, mas real, dá conta de um estado de espírito reinvindicativo apenas temporário. Uma falta de coerência que, com certeza, ajudou a chegar ao estado actual das coisas e que, a manter-se, vai provocar apenas efeitos temporárias.

Mudanças (changes) precisam-se!

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

«Divulgação» - Cinema

Hoje, sexta-feira, 12 de Outubro, há cinema no auditório municipal. “Chovem Almôndegas”, um filme de animação para maiores de 6 anos, é o primeiro filme do mês de Outubro. A sessão tem início às 21h30 e é reposta no domingo, dia 14, às 15h00.
A história é a de Flint Lockwood, um jovem inventor que sonha em criar algo que irá melhorar a vida de todos.

O segundo filme do mês é de acção e aventura. “Os Mercenários 2”, com Sylvester Stallone, Bruce Willis, Schawarzenegger, Van Damme, Jason Statham, Jet Li e outras estrelas de Hollywood é exibido dias 26 e 27 de Outubro. Ambas as sessões terão início às 21h30. 



 Fonte: CMMB

«1ª Página - Jornão Beirão Nº92

(clique na imagem para ampliar)

«Notícia» - Nova Procuradora Geral da República

Nos tribunais é Joana Marques Vidal, mas o "Joaninha" dos tempos da escola primária, em Moimenta da Beira, nunca deixou de lhe assentar bem. "Ela era uma querida", diz uma antiga colega da primária, feita no distrito de Viseu. Passaram os anos, sucederam-se os cargos de responsabilidade, mas a afetividade nunca ficou para trás.

Alguns dirão que não é disso que precisa a Justiça. Talvez se enganem. Filha de um ex-diretor da Polícia Judiciária e juiz jubilado, José Marques Vidal, a primeira mulher a tornar-se presidente da Associação de Apoio à Vítima (APAV) e agora também primeira procuradora-geral da República é conhecida pela assertividade e convicção que põe em tudo o que faz.

Na área de família e menores, que acompanha desde os primeiros passos na carreira, deixou marca. Há mesmo quem diga que existe "um antes e um depois de Joana Marques Vidal" na proteção das crianças - e das vítimas em geral. Por isso mesmo, a presidência da APAV, que assumiu durante seis anos, parecia talhada para ela.
 
Fonte: Visão

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

«Notícia» - M. Beira: Camião em chamas

Um camião carregado de fardos de palha incendiou-se ontem à noite (10/10/2012) em Porto de Nave, Alvite, Moimenta da Beira. Quando os bombeiros chegaram ao local, o veículo estava totalmente tomado pelas chamas, mas foi possível retirar alguns fardos. 

Fonte: Correio da Manhã

«Divulgação» - CDR - Vouzelenses


quarta-feira, 10 de outubro de 2012

«Divulgação» - Arte no átrio da Câmara

Dez esculturas de Aureliano de Aguiar, um criador de arte fantástica, um génio que dá vida à fusão de peças de ferro velho que utiliza em cada uma das suas obras, estão expostas no átrio dos Paços do Concelho. É uma parte da criação do artista, que foi um dos convidados da Expodemo, que pode continuar a ser apreciada em Moimenta da Beira.

Aureliano de Aguiar tem mostras da obra por todo o país e no estrangeiro. Em espaços públicos e privados. Uma sua escultura de homenagem ao bombeiro, em Almodôvar, tem sido muito citada pela imprensa da especialidade.

Em 2008, 2009 e 2010, foi-lhe atribuído, consecutivamente, o “Prémio Utopia de Arte Fantástia” na categoria “Escultura”, com a obra “Acanjo”, adquirida pela Câmara Municipal de Odemira. Em Odemira está o “Monumento à Árvore”, obra com forte carga de significado, conotada «topológica e simbolicamente com a planície alentejana. 

Fonte: CM MB

«Arqueologia» - Capela de Nossa Senhora dos Milagres, Casa da Novena e Fonte de Nossa Senhora do Leite



Belo e aprazível conjunto arquitetónico em Contim



Vista parcial da Capela de Nossa Senhora dos Milagres e do seu escadório
Localização: povoação de Contim, freguesia de São Cosmado, concelho de Armamar


Interessante casario encontramos na aldeia de Contim, onde ao nível da arquitetura religiosa assinala-se belo e aprazível conjunto.
Chama-nos logo a atenção, da estrada (EN n.º 313) que a atravessa, os finos lavores da capela aí edificada em veneração a Nossa Senhora dos Milagres, achando-se pelas parecenças, manifestamente barrocas, que tem com o Santuário de Nossa Senhora dos Remédios em Lamego, ser influência de Nicolau Nasoni[1].
Observação que, de facto, parece ter consenso quando também se diz que a sua construção (muitas vezes confundida com uma igreja, talvez pela presença da torre sineira), terá sido custeada pela rainha D. Maria I [2] na segunda metade do século XVIII, em recompensa da cura de uma doença grave de que sofria um dos seus filhos e que, segundo a tradição, foi amamentado por uma ama da povoação da Granja do Tedo.
Na verdade, melhor implantação e desenho não podia ter este templo – em elevado terreiro com largo horizonte e para ser visto ao longe, ressaindo um granito bem desenhado das suas paredes brancas – a que se lhe juntou a Casa da Novena[3] com uma artística fonte, de três bicas, sob a invocação de Nossa Senhora do Leite[4]. Em resultado, um autêntico testemunho do labor de caridade.
Tido como um tesouro, todo este espaço beneficiou de diversos restauros especialmente no século XX, logrando, por conseguinte, maior beleza e dignidade. Certamente a maior preciosidade ornamental reside no espaço interior da capela: no púlpito[5] em granito, nos esfuziantes altares de Nossa Senhora dos Milagres (ladeada por São José e São Félix), de São Joaquim e de Santa Ana e na sacristia, extraordinariamente no formato do chafariz.
Quanto à festividade, também ela continua todos os anos à altura, majestosamente celebrada no primeiro domingo de Agosto. Alcança especial relevo devido ao local onde decorre.
Mantendo vivo o espírito da tradição, Maria Celeste, que vive aqui mesmo ao lado, lega-nos esta bela quadra:

“Nossa Senhora dos Milagres,
Que dais aos Vossos Romeiros?
Águas das tuas fontes
E sombras dos teus castanheiros.”

Publicado no Jornal Beirão (91.ª edição)







[1] Arquiteto italiano (1691-1773) que desenvolveu grande parte da sua obra em Portugal.
[2] D. Maria I (Maria Francisca Isabel Josefa Antónia Gertrudes Rita Joana de Bragança) sucedeu a D. José I (seu pai) ficando conhecida pelos cognomes de “A Pia” ou “A Piedosa”, pela sua extrema devoção religiosa à Igreja Católica. Nasceu em 1734 e reinou Portugal de 1777 a 1816, ano em que faleceu. Casou em 1760 com Pedro de Bragança, que subiu ao trono como Pedro III. Tiveram quatro filhos e três filhas, sucedendo-lhe D. João VI, segundo filho.
[3] Edifício amplo do lado poente, onde prestou-se assistência a muitos peregrinos que aqui chegaram a pé, a burro ou a cavalo, sendo ainda possível observar-se quer exteriormente junto às portas, quer dentro, as argolas de ferro que se destinavam a amarrar os animais que os auxiliavam. Chegou a integrar um forno comunitário, funcionou como escola e hoje destina-se a atividades de lazer.
[4] Trata-se de uma representação muito rara, a qual dantes era de barro vermelho. A Virgem Santíssima é venerada em todas as fases da sua maternidade divina. Além de diversas representações de Maria com o Menino Jesus no colo, temos as invocações de Nossa Senhora da Anunciação, da Encarnação, da Expectação, do Ó e do Parto.
[5] Local elevado onde se proferem as leituras da Sagrada Escritura.

Autor: José Carlos Santos

terça-feira, 9 de outubro de 2012

«Divulgação» - Desporto escolar

(clique na imagem para ampliar)

«Notícia» - Morreu Aquilino Ribeiro Machado

Faleceu esta segunda-feira, 8 de Outubro, em Lisboa, aos 82 anos, Aquilino Ribeiro Machado, filho do escritor Aquilino Ribeiro e neto de Bernardino Machado, último Presidente da I República. Era pai de quatro filhos: Mariana, a mais velha (1962); Mónica, Aquilino e Sofia.

“Era acima de tudo um homem bom e livre", escreveu no Facebook o jornalista Henrique Monteiro, antigo director do Expresso.

Natural de Baiona, França (6 de Abril de 1930), onde o pai estava exilado na companhia da segunda mulher (Jerónima Dantas Machado), Aquilino Ribeiro Machado foi sempre presença amiga e assídua de Soutosa, onde passava largas temporadas com a família.

Engenheiro de profissão, militante e co-fundador do PS, foi o primeiro presidente da Câmara Municipal de Lisboa democraticamente eleito (1976/1979), quando concorreu como cabeça de lista do seu partido.

Nas comemorações do Centenário da República, celebradas na sede da Fundação Aquilino Ribeiro, em Soutosa, Moimenta da Beira, a 13 de Setembro de 2010, dia em que o pai escritor faria 125 anos, Aquilino Ribeiro Machado lembraria a aldeia como “a terra mítica de Aquilino”.

O presidente da Câmara Municipal de Moimenta da Beira e Presidente do Conselho de Administração da Fundação Aquilino Ribeiro, José Eduardo Ferreira, enviou hoje, por telegrama, sentidas condolências à família, recordando a “amizade e grandeza da alma humana de Aquilino Ribeiro Machado”. 

Fonte: CM MB

domingo, 7 de outubro de 2012

«Desporto» - AF Viseu

Mais uma vitória do CDR na Divisão de Honra da AF Viseu.
3ª jornada, 3ª vitória.

Na próxima jornada o CDR joga em casa contra os Vouzelenses.
Clique na imagem para ampliar

Fonte: ZeroZero.pt

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

«Desporto» - Resumo CDR-Sernancelhe (Vídeo)

Fonte: SportViseu

«Expodemo 2012» - Fotos do atelier dos BV Moimenta da Beira

Aqui ficam algumas fotos do Atelier dos BV Moimenta da Beira na ExpoDemo do passado mês de Setembro:

Clique nas imagens para ampliar








Clique nas imagens para ampliar

Fonte: BV Moimenta da Beira