quarta-feira, 30 de setembro de 2020

«Notícia» - Feira Quinzenal adiada de segunda para terça-feira

Por coincidir com o Feriado Nacional (Dia da Implantação da República), a próxima Feira Quinzenal que haveria de realizar-se, como é habitual, na segunda-feira, 5 de outubro, foi adiada para o dia seguinte, 6 de outubro, terça-feira. 

Relembra-se que o acesso ao recinto, tendo em conta a atual situação de pandemia, é feito no cumprimento de todas as normas emanadas pelas autoridades de saúde.

Fonte: CMMB

terça-feira, 29 de setembro de 2020

«Notícia» - Feira de São Francisco cancelada

A Feira de São Francisco, que costuma decorrer em Moimenta da Beira a 3 e 4 de outubro e atrai várias pessoas para o concelho, não vai ser realizada este ano.

O anúncio foi feito pela Câmara, cujo executivo aprovou em reunião a decisão, devido à pandemia da Covid-19 e também pelo facto de “ser imperioso defender a saúde pública no concelho, também como condição essencial para a retoma económica e social, após os fortes impactos provocados pela pandemia”.

Segundo a autarquia, o cancelamento também foi motivado pela "impossibilidade prática de garantir todas as condições de segurança recomendadas pelas autoridades de saúde, no que se refere ao cumprimento das regras de distanciamento social, de limpeza e higienização regular, bem assim como no número máximo de pessoas que podem estar naquele espaço".

A Feira de S. Francisco, dedicada ao santo protetor dos animais e padroeiro da ecologia, é considerada como uma das feiras mais antigas, milenares e tradicionais da região, onde, além da animação musical, também estava em destaque a 'marrã', bem como carne fresca de porco e torresmos.

O certame realiza-se nas proximidades do cruzamento de S. Francisco, perto do convento homónimo, na confluência das estradas nacionais 226 e 323, em terrenos da freguesia dos Arcozelos, Moimenta da Beira.

Fonte: Jornal do Centro

domingo, 27 de setembro de 2020

sexta-feira, 25 de setembro de 2020

«Notícia» - Governo cria linha de crédito para compensar produtores pelas perdas sofridas devido às intempéries


O Governo, através do Ministério da Agricultura, anunciou hoje, sexta-feira, 25 de setembro, a criação de uma linha de crédito com juros bonificados dirigida “às entidades que se dedicam à cultura dos produtos afetados pelas intempéries registadas nas regiões Norte e Centro do País”. Esta medida cumpre assim uma das promessas feitas pela ministra da Agricultura, em Moimenta da Beira, num encontro que manteve com mais de duas dezenas de autarcas dos concelhos mais lesados pelas intempéries, em especial pelo granizo.

Nessa reunião, ocorrida no passado dia 6 de junho, Maria do Céu Albuquerque, prometeu estudar medidas para fazer face aos prejuízos causados pelas tempestades nas regiões de Trás-os-Montes, Douro Sul e Cova da Beira. “São medidas que se vão dividir em duas partes. A primeira, de medidas imediatas, para fazer face ao prejuízo; a segunda, passará pela possibilidade de criar uma linha de crédito de apoio à tesouraria ao fundo de maneio”, disse então a governante perante aquele conjunto alargado de autarcas do Norte e Centro do País.

No mesmo encontro, o Presidente da Câmara Municipal, José Eduardo Ferreira, reivindicou à ministra a adoção de medidas urgentes e o encontro de soluções definitivas, de modo a que, no futuro, os agricultores estejam sempre protegidos dos temporais.

O montante global desta linha de crédito a conceder aos agricultores e produtores “não pode exceder 20 milhões de euros”, e o valor total do crédito a conceder, por beneficiário, “não pode ultrapassar 20 mil euros”, refere o articulado do Decreto-Lei nº 77/2020, de 25 de setembro.

Consultar o Decreto-Lei na íntegra aqui

Fonte: CMMB

quinta-feira, 24 de setembro de 2020

«Notícia» - Autarca de Moimenta da Beira preocupado com aumento de casos


O presidente da Câmara de Moimenta da Beira assume estar preocupado com o evoluir da Covid-19 no concelho, onde o número de casos praticamente duplicou em duas semanas. O concelho tem registados 29 infetados desde o início da pandemia.

A situação preocupa o presidente da Câmara, José Eduardo Ferreira, que elogia o comportamento dos habitantes do concelho, que têm adotado “as medidas adequadas”.

O autarca garante ao Jornal do Centro que os novos casos “não têm nada a ver” com a época de colheitas que costuma marcar nesta altura o concelho e a região”. “Também nenhum caso tem a ver com nenhuma instituição". Se assim não fosse, as consequências seriam, segundo o autarca, o aumento generalizado das infeções que poderia chegar aos lares de idosos e comprometer a apanha da maçã e a vindima.

A partir desta quarta-feira (23 de setembro), a Câmara de Moimenta da Beira volta a oferecer máscaras aos habitantes do concelho. José Eduardo Ferreira frisa que a autarquia vai distribuir milhares de equipamentos de proteção.

“Não há nenhuma relação entre a produção e distribuição das máscaras, que já estava em vigor há alguns meses, e este aparecimento recente de casos. Na verdade, o que se procura atingir com esta distribuição é de prevenção maior junto da população, para que ninguém possa deixar de utilizar as máscaras cirúrgicas por falta de acesso”, explica.

O presidente da autarquia acrescenta que a Câmara quer incentivar o cumprimento das recomendações da Direção-Geral da Saúde quanto ao uso da máscara. O autarca salienta, ainda, que já foram distribuídas milhares de máscaras no concelho, estando prevista a entrega de outras tantas.

Fonte: Jornal do Centro

«Notícia» - Ferido grave em acidente de trabalho em Moimenta da Beira

Um acidente de trabalho provocou, esta manhã de quarta-feira (23 de setembro), um ferido grave em Moimenta da Beira.

O acidente aconteceu num armazém de fruta situado na localidade de Sarzedo.

Segundo informações dos Bombeiros locais, uma mulher terá sido atingida na perna por um trator do serviço. A vítima foi encaminhada para o Hospital de Viseu. No local, estiveram 11 operacionais, apoiados por quatro viaturas.

Fonte: Jornal do Centro

terça-feira, 22 de setembro de 2020

«COVID-19» - Informação Epidemiológica – 22 de setembro de 2020

Não há casos novos.

29 casos desde o inicio da pandemia.

Sem informação do número de recuperados.



segunda-feira, 21 de setembro de 2020

«COVID-19» - Informação Epidemiológica – 21 de setembro de 2020

1 novo caso.

29 casos desde o inicio da pandemia.

Sem informação do número de recuperados.


Fonte: CMMB

«Divulgação» - A 4ª distribuição de máscaras à população do concelho


É mais uma (a 4ª) campanha de distribuição gratuita de máscaras à população do concelho, e vai começar na próxima quarta-feira, 23 de setembro. A entrega, a cada um dos agregados familiares, volta a ser feita por equipas de colaboradores da Câmara Municipal, que se deslocarão novamente a todas as localidades do concelho, tal como aconteceu durante as três anteriores ações de distribuição.

O projeto de produção de máscaras é coordenado pela Câmara Municipal de Moimenta da Beira e foi executado em parceria com a “Legaltex, Lda”, uma empresa de fabricação e comércio de produtos têxteis, entre os quais vestuário hospitalar descartável, com sede em Moimenta da Beira, e também com a colaboração de um conjunto valoroso de costureiras do concelho, que deram sempre, mas sempre o seu melhor!

Fonte: CMMB



domingo, 20 de setembro de 2020

«Desporto» - Resultados AF Viseu

 








Fonte: ZeroZero.pt

«Notícia» - Incêndio em habitação faz dois desalojados em Alvite

Um incêndio que deflagrou na lareira de uma habitação em Alvite, Moimenta da Beira, fez ontem à tarde  (Sábado) dois desalojados. O incêndio deflagrou na lareira e acabou por se propagar ao telhado da habitação, havendo assim a necessidade dos dois habitantes abandonarem a habitação, tendo sido prontamente realojados na casa de um familiar, segundo informação dada pelo Comando Distrital de Operações de Socorro de Viseu

O alerta foi dado às 17:23, sendo que às 17:43 o incêndio já se encontrava dominado. No local estiveram cinco veículos e 19 operacionais dos Bombeiros de Moimenta da Beira, e também dois operacionais da GNR. 

Fonte: Jornal do Centro

sábado, 19 de setembro de 2020

«COVID-19» - Informação Epidemiológica – 19 de setembro de 2020

Não há novos casos.
28 casos desde o inicio da pandemia.

Sem informação do número de recuperados.


Fonte: CMMB

sexta-feira, 18 de setembro de 2020

«COVID-19» - Moimenta da Beira com mais seis casos positivos de Covid-19

 Na informação epidemiológica divulgada esta sexta-feira, 18 de setembro, o Município de Moimenta da Beira dá conta do surgimento de seis novos casos positivos por Covid-19.

Na publicação divulgada na rede social facebook, a autarquia realça que os infetados encontram-se “em condições de confinamento ou de isolamento profilático, tanto os próprios como os respetivos contactos identificados, mantendo as autoridades de segurança a respetiva vigilância, com vista ao respetivo cumprimento”.

O município acrescenta que “continuarão a ser testados todos os cidadãos que o justificarem, sendo de prever que a realização de tão elevado número de testes possa resultar na confirmação de novos casos positivos”.

Desde o início da pandemia, já se verificaram 28 casos positivos neste concelho.

Fonte: ViseuNow





quarta-feira, 16 de setembro de 2020

«COVID-19» - Resolução do Conselho de Ministros nº 70-A/2020 - Sobre os horários dos estabelecimentos comerciais

O Presidente da Câmara Municipal de Moimenta da Beira, José Eduardo Ferreira, determina, por Despacho, após obtenção de parecer favorável da autoridade local de saúde e das forças de segurança, e no âmbito da Resolução do Conselho de Ministros nº 70-A/2020, novas medidas no âmbito dos Horários dos Estabelecimentos Comerciais, que não podem abrir antes das 9h00, nem encerrar depois das 23h00.

O documento faz ainda referência aos estabelecimentos de restauração, cafés, pastelarias ou similares localizados num raio circundante de 300 metros a partir das escolas, em que não é admitida a permanência de grupos superiores a 4 pessoas, salvo se pertencerem ao mesmo agregado familiar.

Despacho (Horários dos Estabelecimentos Comerciais)

Fonte: CMMB




«COVID-19» Estado de Contingência - Veículos particulares com lotação superior a cinco lugares

O Município de Moimenta da Beira informa (nos termos do artigo 6º da Resolução do Conselho de Ministros nº 70-A/2020, de 11 de Setembro)

- Os veículos particulares com lotação superior a cinco lugares apenas podem circular, salvo se todos os ocupantes integrarem o mesmo agregado familiar, com dois terços da sua capacidade, devendo os ocupantes usar máscara ou viseira, com as exceções previstas no artigo 13º-B do Decreto-Lei nº 10-A/2020, de 13 de março, na sua redação atual.




segunda-feira, 14 de setembro de 2020

domingo, 13 de setembro de 2020

quinta-feira, 10 de setembro de 2020

«Desporto» - Sete clubes ameaçam abandonar Divisão de Honra da Associação de Futebol de Viseu


Sete clubes de futebol do distrito enviaram uma carta à Associação de Futebol de Viseu (AFV) a mostrar preocupação com o início da Divisão de Honra agendado já para o próximo fim de semana (13 de setembro). 

Na carta, dirigida ao presidente da direção, José Carlos Lopes, e ao presidente da Assembleia Geral, João Caiado, o Molelos, Cinfães, Moimenta da Beira, Mangualde, Roriz, Nespereira e Penalva do Castelo ameaçam não jogar a Divisão de Honra a partir da jornada 5. 

Estes clubes referem estar muito preocupados, “com a forma leviana e irresponsável com que a maioria dos clubes, sob proposta da Associação de Futebol de Viseu, decidiu avançar para o início do campeonato”. 

Nesta carta, defendem o início da Divisão de Honra a 4 de outubro porque, dizem, nessa data já se iria perceber se pode ou não haver público nas bancadas. 

Os sete clubes pedem que, caso não seja possível haver adeptos nos estádios, a Associação de Futebol de Viseu isente as equipas de pagarem as taxas de organização de jogo e de arbitragem e à isenção total da obrigação de policiamento nos recintos desportivos. 

Na carta pedem também um subsídio de deslocação de cinquenta cêntimos por cada quilómetro feito pelas equipas que tenham de fazer mais de 50 km por jogo. 

Estes sete clubes são ainda favoráveis ao cancelamento da Taça de Sócios de Mérito. 

No último ponto, exigem a “transferência para os clubes do apoio financeiro no valor de 150 mil euros prometido em reunião com a anterior direção e anunciado publicamente pela atual”.

“Num momento em que os clubes necessitam de disponibilidade de tesouraria para a realização de exames médico-desportivos, para aquisição de material desportivo e material de proteção individual, é inconcebível a cativação desse valor por parte da AF Viseu”, defendem.

“Por entendermos que o que está em causa é muito mais que o cumprimento dos objetivos desportivos e/ou classificativos, informamos que, a manter-se o atual quadro de ausência de público e pagamento integral das despesas inerentes à competição, suspenderemos a participação no Campeonato da Divisão de Honra a partir da quinta jornada, agendada para o dia 11 de outubro”, pode ainda ler-se no documento.

Fonte: jornaldocentro.pt

quarta-feira, 9 de setembro de 2020

«Covid-19» - Moimenta da Beira e Nelas com novos casos

Mais 3 casos positivos em Moimenta da Beira, e 1 em Nelas, sendo agora, neste concelho, 29, o número total de diagnosticados. 21 encontram-se curados, 2 faleceram (ambos em consequências de patologias associadas a outras doenças graves), restando 6 casos ativos.

Moimenta da Beira contabiliza, agora, 18 casos, desde o início da contagem a 4 de abril. Os últimos 3 confirmados permanecem em condições de confinamento ou de isolamento profilático, para os próprios e para os respetivos contactos, mantendo as autoridades de segurança a respetiva vigilância, com vista ao respetivo cumprimento.

Fonte: ViseuNow.pt

terça-feira, 8 de setembro de 2020

«1ª Página» - Jornal Terras do Demo

 



«Notícia» - Concelho de Moimenta com mais um caso de COVID-19 confirmado


O boletim da Direção-Geral de Saúde (DGS) atribuiu mais sete casos de infeção pelo novo coronavírus ao concelho de Viseu.

De acordo com este boletim, desde o início da pandemia, há 157 casos confirmados só no concelho de Viseu.

Ainda de acordo com o mesmo relatório, há mais um caso em Moimenta da Beira, dois em Santa Comba Dão, um em Sátão e um em Tondela. 

O distrito de Viseu tem, no total e desde o início da pandemia, 864 pessoas infetadas com Covid-19. 

Ontem ficou a saber-se que há mais de 400 pessoas em quarentena por causa da Covid-19 em todo o distrito de Viseu.  A informação é das autoridades de saúde que anunciaram que só no concelho de Viseu, o número ascende a uma centena. Tratam-se de pessoas que estiveram em contacto direto com doentes infetados.

Viseu é o concelho com maior aumento de novos casos. Um dos casos mais problemáticos está a acontecer em Sernancelhe, onde hoje é dia de testar um total de 209 pessoas na Misericórdia e no Lar de Ferreirim. 

Fonte: Jornal do Centro

quarta-feira, 2 de setembro de 2020

«Divulgação» - Aberto concurso para professores (AEC’s) de Inglês, Música e Atividades Lúdico-Expressivas


Está aberto concurso para a contratação de técnicos para o desenvolvimento das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) no Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira nos domínios do Inglês, da Música e das Atividades Lúdico-Expressivas, sendo, no caso do Inglês, dois horários (um de 5 e outro de 4 horas); da Música, três horários (de 5 horas cada um); e das Atividades Lúdico-Expressivas, cinco horários (também de 5 horas cada um).

A formalização da candidatura é realizada através do preenchimento do formulário eletrónico disponível no sítio da internet da Direção Geral de Administração Escolar ou plataforma SIGRHE, no endereço devendo os candidatos entregar na secção de Recursos Humanos do Município de Moimenta da Beira, ou enviar por correio, com aviso de receção, no período legalmente previsto, sob pena de exclusão, os seguintes documentos: curriculum vitae detalhado, do qual deverá constar a identificação pessoal, habilitações literárias e profissionais, formação profissional, experiência profissional (comprovando com declarações das entidades patronais), certificado de habilitações com a média final de curso, fotocópia do certificado das habilitações literárias e fotocópia do Bilhete de Identidade.

Clique aqui para aceder ao Aviso de Abertura do Concurso

Fonte: CMMB

«Região» - Tarouca Inaugurou Nova Sede Do Julgado De Paz


Foi hoje inaugurada a nova sede do Julgado de Paz, em Tarouca, que passará a funcionar no edifício da Antiga Escola Primária do Plano Centenário, assinalando-se assim o arranque do novo ano judicial num edifício que se enquadra numa política de proximidade e de valorização dos edifícios devolutos municipais.

O Presidente da Assembleia Municipal, Rui Pereira, louvou “o papel empreendedor do Município de Tarouca na recuperação de um edifício com história para as gentes de Tarouca”, com “relevante contribuição para a revitalização da zona histórica da nossa cidade”, tratando-se de “mais um projeto no âmbito da política social que tem vindo a ser desenvolvida pelo executivo”.

O Presidente da Câmara Municipal de Tarouca, Valdemar Pereira, usou da palavra para referir que o novo Julgado de Paz é um “investimento realizado tendo dois objetivos principais: reabilitar um edifício público, tornando-o assim útil aos tempos de hoje e, ao mesmo tempo, trazer para um espaço mais central o Julgado de Paz, garantindo assim uma melhor acessibilidade e uma maior centralidade, assente numa política de proximidade e descentralização”.

Com nova sede na Av. Vice-Almirante Adriano Saavedra, o Julgado de Paz servirá os Concelhos de Tarouca, Armamar, Castro Daire, Lamego, Moimenta da Beira e Resende, “e é meu desejo, é desejo de todo o executivo, que aqui se cumpra o direito fundamental de acesso à justiça, garantindo assim uma maior igualdade entre todos os cidadãos”, acrescentou ainda o autarca.

A obra hoje inaugurada foi financiada em 50% pelo Programa BEM – Beneficiação de Equipamentos Municipais, sendo a Câmara Municipal de Tarouca responsável pelos restantes 50%.

Fonte: noticiasdeviseu.com