terça-feira, 29 de dezembro de 2020

«Notícia» - Moimenta da Beira e Tondela baixam à lista de risco moderado

Um total de 26 concelhos registaram uma taxa de incidência de casos acumulados de infeção pelo novo coronavírus superior a 960 casos por 100 mil habitantes, entre 7 e 20 de dezembro, no distrito de Viseu permanecem os concelhos de Armamar, Mortágua e Tabuaço.

Estes concelhos são considerados como estando em risco extremo devido ao elevado número de casos de infeção.

Para a zona de risco muito elevado – entre 480 e 960 casos de incidência da Covid por 100 mil habitantes, entrou o concelho de Mangualde, que na última avaliação estava na zona de risco moderado. São Pedro do Sul foi outro dos concelhos que também subiu para a zona de risco muito elevado. Permanecem os concelhos de Cinfães, Lamego, Sernancelhe e Viseu.

Baixaram para zona de risco elevado de contágio da Covid-19, os concelhos de Santa Comba Dão e Resende, que na última avaliação da DGS, estavam na lista de concelhos de risco muito elevado. Permanecem na zona de incidência do novo coronavírus – entre 240 e 480 casos por 100 mil habitantes, os concelhos de Carregal do Sal, Castro Daire, Penedono, Santa Comba Dão, São João da Pesqueira, Sátão, Tarouca, Resende e Vouzela.

Baixaram à zona de risco morado – até 240 casos da Covid por 100 mil habitantes, os concelhos de Moimenta da Beira e Tondela, que estavam na última avaliação na zona de risco elevado de contágio. Permanecem os concelhos de Oliveira de Frades, Penalva do Castelo e Vila Nova de Paiva.

Quadro comparativo (Alive Fm) fonte DGS.

Fonte: AliveFm



«Notícia» - Iluminações de Natal pelo Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira

O Curso Profissional de Técnico de Eletrónica, Automação e Computadores, do Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira, em colaboração com as turmas do Educação Pré-escolar, organizaram uma mostra de iluminações de Natal.

Este projeto, coordenado pelos professores das disciplinas técnicas do Curso Profissional, procura promover a partilha com a comunidade dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos e professores do nosso Agrupamento.

O conjunto, constituído por sete iluminações, encontra-se exposto no Largo das Tílias, junto à Agência da Caixa Geral de Depósitos, foi construído pelos alunos do Curso Profissional de Técnico de Eletrónica, Automação e Computadores, a partir de desenhos produzidos pelas sete turmas da Educação Pré-escolar do Agrupamento de Escolas.

Os professores agradecem a todos os colaboradores, em especial às Educadoras da Educação Pré-escolar, que responderam de forma brilhante ao desafio lançado, à Teresinha Aguiar e ao Clube das Ciências pelo apoio prestado.

Fonte: emissoradasbeiras.pt

«COVID-19» - Autarca “muito preocupado” com a atual situação epidemiológica no concelho

O Presidente da Câmara Municipal de Moimenta da Beira manifestou-se hoje “muito preocupado” com a atual situação epidemiológica no concelho. “Estamos com uma taxa de incidência quatro vezes superior àquela que tínhamos há duas semanas”, revelou em entrevista que concedeu à Rádio Riba Távora, a mesma em que disse também que os casos positivos estão dispersos por diversas freguesias e em diversas famílias, “portanto, uma situação preocupante”.

Sobre os casos ativos e recuperados, explicou que não divulga essa informação porque simplesmente não a tem. “É uma informação clínica que não é disponibilizada pelo ACES Douro Sul”, justifica. “É claro que nós podíamos fazer umas contas e descontar os casos que estão infetados há mais de 10 ou 14 dias, mas essas contas nunca são rigorosas, até porque os cidadãos não recuperam todos no mesmo tempo, alguns demoram o dobro, o triplo do tempo a recuperar. Ora, isto não é uma questão aritmética, é uma questão de saúde”, explicou o autarca, que terá o maior gosto em divulgar toda essa informação quando lhe for disponibilizada oficialmente.

Sobre os dias que aí vêm, em particular o fim do ano, José Eduardo Ferreira diz que não licenciará nenhuma atividade festiva de final de ano. E apela a que a tradição da fogueira ou do madeiro a arder não se faça desta vez. “Não conseguiremos ter sucesso, sem a colaboração dos cidadãos”, sublinha, pedindo para que cada um fique em sua casa.

Fonte: CMMB

segunda-feira, 28 de dezembro de 2020

«Notícia» - Equipamentos Desportivos Municipais e Atividades Físicas Presenciais - Encerramento temporário

Face ao atual contexto epidémico desfavorável no país e no Município de Moimenta da Beira, o Presidente da Câmara Municipal, José Eduardo Ferreira, assinou hoje um Despacho a determinar o encerramento de todas as instalações e equipamentos desportivos, até ao dia 3 de janeiro de 2021, inclusive. O encerramento temporário cancela, pelo mesmo período de tempo, todas as atividades físicas presenciais previstas ou a programar.

A decisão é tomada para que estes espaços possam ser limpos, higienizados e desinfetados, já que “não é viável garantir em todo o tempo” essa limpeza regular, e também porque estes equipamentos “foram utilizados por pessoas que, entretanto, testaram positivo no âmbito do vírus Covid-19”.

O Despacho tem efeitos imediatos sem prejuízo da sua avaliação sempre que se justifique.

Despacho (Covid-19) 28.12.2020 - Encerramento das Instalação e Equipamentos Desportivos

Fonte: CMMB

domingo, 20 de dezembro de 2020

«Notícia» - Cooperativa Agrícola do Távora reduz na fatura energética e ajuda meio ambiente

A Cooperativa Agrícola do Távora, sediada em Moimenta da Beira, está a partir deste sábado (19 de dezembro) mais amiga do ambiente, graças à instalação de painéis solares que para além de ajudarem a reduzir a emissão de CO2 permitem também à organização de produtores poupar na fatura energética. 

Em dois edifícios da instituição foram instalados 1716 painéis solares, num investimento de 826 mil euros feito pela empresa sueca Bright Sunday, em parceria com a cooperativa. 

“Nós damos a energia produzida e compramos à empresa a um preço muito menor. O custo megawatt hora que pagamos à Bright Sunday ronda 66 euros, quando estávamos a pagar 145 euros por megawatt hora”, explica João Silva, presidente da Cooperativa Agrícola do Távora, acrescentando que este negócio, válido por 15 anos, vai gerar uma “poupança anual à volta de 76 mil euros” em termos de fatura de eletricidade. 

“Temos também ganhos ambientais. Por ano emitíamos cerca de 370 toneladas de CO2 para a atmosfera que vão deixar de existir, o que é bom”, salienta. 

Segundo o dirigente, a energia produzida pelos painéis solares “é quase suficiente” para as necessidades da cooperativa, sendo que nos momentos de menor consumo até pode ser injetada eletricidade na rede.

A Cooperativa Agrícola do Távora quer agora instalar mais painéis noutro edifício para aumentar a capacidade produtiva de energia. 

 “Estamos a estudar os consumos para ver se é possível fazer o investimento. O negócio é bom se for para as duas partes [cooperativa e Bright Sunday”, conclui. 

O projeto energético foi inaugurado pela Diretora Regional de Agricultura e Pescas do Norte, que felicita a cooperativa pela iniciativa “tão interessante e tão importante”.  

“Este é um projeto de futuro, que entendemos como de grande importância na transição energética que traz a vantagem económica, climática e de eficiência energética. É um projeto de enorme interesse que se integra no pacto verde. Todos queremos a transição energética e aqui a cooperativa está na primeira linha neste pensamento”, destaca Carla Alves. 

Numa terra em que o cultivo da maçã tem grande relevância e depois de os prejuízos causados pelo granizo na campanha deste ano, a responsável anunciou ainda a criação de um aviso de candidaturas para a instalação de coberturas para a proteção dos pomares. 

“As redes antigranizo vão contabilizar favoravelmente no cálculo da valia económica do projeto. Pela primeira vez conseguiu-se esta viragem, que faz com que estes investimentos sejam atendidos até para a aprovação do projeto”, diz.  

Fonte: Jornal do Centro

«Desporto» - Resultados AF Viseu

 Divisão de Honra:










1ª Divisão Zona Norte:







Fonte: ZeroZero.pt

sábado, 19 de dezembro de 2020

«Notícia» - Docente de Moimenta da Beira distinguido novamente como professor do ano

O professor da Escola Secundária de Moimenta da Beira, Paulo Sanches, foi distinguido novamente como "Professor do Ano" nas ciências. O docente recebe esta distinção pelo segundo ano consecutivo.

O prémio foi atribuído este ano pela Comissão Editorial da Casa das Ciências, depois do galardão de 2019 dado pela Agência Ciência Viva.

A Casa das Ciências justificou o prémio a Paulo Sanches pelo “seu mérito como docente e da sua disponibilidade de partilhar a sua experiência com os colegas, os alunos e a comunidade em geral”.

O docente tem sido conhecido por ser um dos melhores divulgadores da cultura científica e tecnológica em Portugal. Em Moimenta da Beira, onde é professor de Física e Química há 22 anos, tem vindo a organizar vários eventos científicos, incluindo a maior concentração de telescópios que se realiza em Portugal e o projeto do “Sistema Solar à escala do Concelho”, tendo ainda se envolvido na organização de 2009 – Ano Internacional da Astronomia.

Fonte: Jornal do Centro

«Notícia» - Câmara baixa impostos que custam mais de 300 mil euros por ano aos cofres da autarquia


É uma descida histórica de alguns impostos municipais, que vai aliviar muito os bolsos dos munícipes em 2021. Mas a medida só avançou porque a situação financeira da Câmara é boa e robusta, e permite que a baixa de impostos retire aos cofres da autarquia receitas superiores a 300 mil euros por ano, além de cumprir integralmente a lei em vigor.

Só com o IMI, que baixa de forma drástica de 0,375 para 0,30 (a taxa mínima legal permitida), a Câmara Municipal de Moimenta da Beira deixa de receber cerca de 300 mil euros.

“O IMI é uma receita muito importante para o Município de Moimenta da Beira, todavia, confrontado com as dificuldades da pandemia, com consequências no rendimento das famílias e das empresas, este foi o momento adequado para tomar esta decisão”, explica o Presidente da Câmara Municipal de Moimenta da Beira, José Eduardo Ferreira.

O autarca sustenta que “o município tem vindo a preparar-se ao longo dos anos para ter uma boa situação financeira que permitisse que, quando se justificasse, pudesse ter condições para suportar esta opção. Como isso foi conseguido, decidimos avançar”. A este propósito, José Eduardo Ferreira estima que o passivo da Câmara Municipal seja no final deste ano de 2020 inferior a 4 milhões de euros, valor em que ninguém acreditaria quando tomou posse, em finais de 2009.

O IRS é outro dos impostos que baixa, e baixa 10%. Em vez da atual participação de 5%, vai ficar em 4,5%. O Presidente da Câmara refere que apesar de se tratar de um valor “residual para as pessoas e para a Autarquia, que deixa de arrecadar uma receita no valor de 20 mil euros”, a baixa do IRS tem a ver também "com o momento difícil que estamos a viver e justifica-se ainda como um sinal de solidariedade às pessoas”.

Estas medidas, decididas pela Câmara Municipal, sob proposta do seu Presidente, serão agora submetidas à apreciação e aprovação da Assembleia Municipal, tendo a Câmara uma grande confiança na sua ratificação.

Fonte: CMMB

«Covid-19» - Moimenta da Beira passa para Risco Elevado

Há mais concelhos da região de Viseu no grupo de risco extremo de transmissão da Covid-19. A Armamar juntam-se Mortágua, Tabuaço e Aguiar da Beira. Já Viseu passou a estar no grupo de risco muito elevado, assim como Cinfães, Lamego, Nelas, Resende e Sernancelhe. 

O mapa de risco de concelhos foi revisto esta quinta-feira (17 de Dezembro) e as medidas de restrição entram em vigor a 24 de dezembro, numa altura em que o governo anunciou o recolher obrigatório às 23h00 na noite de passagem do ano. 

Carregal do Sal, Castro Daire, Moimenta da Beira, Penedono, Santa Comba Dão, S. João da Pesqueira, S. Pedro do Sul, Sátão, Tarouca, Tondela e Vouzela integram o grupo de risco elevado, enquanto que no mais baixo (moderado) estão Mangualde, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo e Vila Nova de Paiva. 

Com  a nova revisão das medidas, as que estavam já anunciadas para o período de Natal mantém-se, mas o "travão" foi puxado para a passagem de Ano. 

Assim, no dia 31 não se pode circular a partir das 23h00 e entre os dias 1 e 3 de janeiro, a partir das 13h00. Medida para todo o país, independentemente do grupo de risco. Mantém-se a proibição de circulação entre concelhos entre as 00h00 de 31 de dezembro e as 05h00 do dia 4 de janeiro de 2021. Ainda para o dia 31 de dezembro, os restaurantes podem estar abertos até às 22h30. Entre 1 e 3 de janeiro, o funcionamento é permitido até as 13h00. 

Fonte: Jornal do Centro

quinta-feira, 17 de dezembro de 2020

«Notícia» - C.D.R. Moimenta da Beira – Inauguração de Loja do Clube

Este sábado, 19 de dezembro de 2020, pelas 10h00, o C.D.R. Moimenta da Beira vai inaugurar a sua loja do Clube, um local onde os Associados e Simpatizantes poderão consultar os 75 anos de historial, adquirir artigos alusivos ao Clube, não esquecendo, um local onde poderá ser feito o pagamento de quotas e angariação de novos associados, a referida loja, situa-se na Avenida 25 de Abril (por baixo do Jornal Terras do Demo).

João Silva, Presidente de Direção do C.D.R. Moimenta da Beira, em entrevista à Alive FM, fala desta inauguração e aproveitando a ocasião, deixa um convite a todos os sócios e simpatizantes para que compareçam.

Fonte: AliveFm

quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

«Divulgação» - Férias Desportivas e Culturais de Natal 2020 em formato digital

Este ano, as Férias Desportivas e Culturais de Natal vão realizar-se em formato digital. Estes tempos de pandemia impedem o seu desenvolvimento na forma habitual. Destinam-se, como sempre, às crianças e jovens do concelho com idades dos 6 e os 17 anos.

Durante três dias (21, 22 e 23 de dezembro) serão lançadas atividades que podem ser realizadas em casa, individualmente ou coletivamente, em família. Esses momentos, sempre divertidos e didáticos, estarão disponíveis aqui no site do Município e também na página oficial do Facebook.
Mais informações através do contacto telefónico 925 200 234 ou por e-mail desporto@cm-moimenta.pt.

Fonte: CMMB

«Notícia» - Combater o insucesso e o abandono escolar com novas práticas e métodos

Nem durante a pandemia pararam. Estiveram sempre a trabalhar. Em teletrabalho, é certo, mas indo ao terreno sempre que necessário para produzir vídeos (mais de 50 até hoje) e depois publicá-los nas redes sociais. Têm, por isso, uma página no facebook. É lá que se espreita, e avalia, o trabalho que têm desenvolvido, em especial de combate ao insucesso escolar, em estreita colaboração com o Agrupamento de Escolas e a Escola Profissional. Tudo graças a um projeto promovido pela Câmara Municipal de Moimenta da Beira, no âmbito de uma candidatura ao Norte 2020, que vai durar dois anos.

É o Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE). É nele que Solange Serralheiro (Educadora Social), Marlene Coelho (Psicóloga), Rosana Silveira (Intérprete de Língua Gestual Portuguesa) e a Liliana Centeio (Técnica de Educação - só nos primeiros meses), trabalham com afinco para poderem criar condições de acesso a uma educação de qualidade, apostando em recursos e meios especializados enquadrados em objetivos pedagógicos apoiados em metodologia e práticas inovadoras.

Elas constituem a equipa multidisciplinar “moimentaainovar“ deste projeto de combate ao insucesso escolar e à redução dos níveis do abandono escolar precoce, projeto que utiliza vídeos temáticos para conseguir com sucesso esses intentos. Mas não só! O modelo usa também outras estratégias e envolve outros parceiros fora da comunidade escolar, agora que o trabalho já pode ser desenvolvido presencialmente.

A Associação dos Bombeiros Voluntários é um desses parceiros fora da escola, com quem a equipa já trabalhou na atividade “Suporte Básico de Vida” que foi direcionada para os alunos do Ensino Secundário.

Por estes dias, e integrado no plano, está a ser utilizado o Creactivity BUS, um autocarro da Fundação “la Caixa”, uma espécie de unidade móvel, espaço concebido para despertar a criatividade das crianças e jovens, onde os alunos participam também em workshops utilizando as novas tecnologias. O interior do autocarro tem várias áreas para desenvolver diferentes competências, entre as quais a área da mecânica, da eólica, da eletricidade e da luz.

Esta atividade no Creactivity BUS visa estimular a criatividade através de propostas interdisciplinares que englobam a ciência, a tecnologia, a arte e a matemática. É destinada aos alunos dos 7°, 8° e 9° anos do Agrupamento de Escolas e aos alunos da Escola Profissional de Moimenta da Beira. Mas todos os outros alunos podem também participar naquelas atividades.

Para se visitar o autocarro é necessário uma marcação prévia através do telefone 308 80 26 99. Depois é só ir até ao parque de estacionamento das Piscinas Municipais de Moimenta da Beira, onde está estacionado.

A equipa do PIICIE desenvolve o trabalho a partir do Centro Cultural Infante D. Henrique, o antigo Externato.

Fonte: CMMB

terça-feira, 15 de dezembro de 2020

«Notícia» - Moimenta da Beira distribui mais máscaras antes do Natal

A Câmara de Moimenta da Beira vai arrancar, esta terça-feira (15 de dezembro), com mais uma campanha de distribuição gratuita de máscaras à população, a quinta desde o início da pandemia da Covid-19.

A entrega volta a ser feita por equipas de colaboradores da autarquia, “que se deslocarão novamente a todas as localidades do concelho”, tal como aconteceu nas anteriores ações do género.

As máscaras foram produzidas pela empresa Legaltex, com sede em Moimenta da Beira, e também por costureiras naturais do concelho.

As distribuições terminam no dia 22. As máscaras também podem ser obtidas na Loja Interativa de Turismo, situada no Terreiro das Freiras.

O concelho de Moimenta da Beira tem 117 casos acumulados de Covid-19 desde o início da pandemia.

Fonte: Jornal do Centro

segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

«Divulgação» - “Afectos”, Campanha de Natal feita a pensar nos idosos

O Gentes CLDS-4G de Moimenta da Beira, uma entidade local que promove a inclusão e integração de públicos vulneráveis, está a desafiar a comunidade moimentense ao envio de “afectos” em forma de vídeo, postal, mensagem, doces natalícios, ornamentos para árvore de natal, histórias, ou tempo, simplesmente, “afectos” que a instituição levará depois àqueles que estão mais sós, os mais idosos, dias antes da véspera de Natal. O “afecto” deve ser enviado até ao próximo dia 20 de dezembro.

"O Natal é tempo de afectos. O Natal passa-se em família, mas para muitos idosos essa não é uma realidade, as cadeiras da ceia estão vazias e os familiares distantes”, explica o Gentes CLDS-4G de Moimenta da Beira.

Enviar o "afeto" para:

- e-mail: psicologia@gentes-clds.pt

Mensagem Privada

Fonte: CMMB

domingo, 13 de dezembro de 2020

quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

«Divulgação» - Moimenta da Beira na SIC Notícias, no próximo sábado

Esta quinta-feira foi no Porto Canal, quatro diretos de verdadeira promoção do concelho. No próximo sábado, dia 12 dezembro, será na SIC Notícias, às 11h40 (repete às 18h40, e domingo às 8h45), e reproduções ao longo da semana também na SIC Mulher e SIC Internacional, no “Boa Cama Boa Mesa”, programa que dará a conhecer os tesouros gastronómicos de Moimenta da Beira. E não só!

Nesta viagem pelas Terras do Demo, como ficaram imortalizadas pela obra de Aquilino Ribeiro, além da gastronomia, a SIC Notícias vai dar-lhe a conhecer melhor a Casa-Museu dedicada ao escritor, em Soutosa, e ainda uma unidade de turismo rural, em plena serra de Leomil. O programa vai ainda mostrar-lhe as mais altas obras de arte do mundo assinadas por Joana Vasconcelos e Vhils para o projeto Windart.

Esteja atento!

Fonte: CMMB

quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

«Divulgação» - Moimenta da Beira em direto no Porto Canal, amanhã de manhã

É já amanhã, quinta-feira, 10 de dezembro. São quatro diretos (10h15, 10h45, 11h45 e 12h45) ao longo da manhã no “De Lés a Lés”, programa do Porto Canal.

O trabalho da equipa de reportagem que vai estar em Moimenta da Beira abordará um conjunto diversificado de áreas, entre as quais o turismo, artesanato, património e gastronomia. Tudo numa intensa manhã informativa desta estação de televisão que vai, por certo, reforçar a imagem de Moimenta da Beira como destino turístico, com segurança.

Esteja atento!

Fonte: CMMB

sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

«Notícia» - Incêndio numa casa em Moimenta da Beira deixa casal de idosos desalojado

Um casal septuagenário ficou esta sexta-feira desalojado em Carapito, concelho de Moimenta da Beira, Viseu, após a sua residência ter sido destruída pelas chamas, disse à agência Lusa o comandante dos bombeiros locais.

 "À nossa chegada já as chamas se tinham propagado. A casa já tinha sido tomada pelas chamas e já só conseguimos proteger as habitações contíguas para que as chamas não se alastrassem a mais nenhuma residência", contou José Requeijo.

O comandante disse ainda à agência Lusa que, à chegada ao local, "o casal entre os 75 e 80 anos, mais ou menos, encontrava-se no exterior a tentar reaver alguns pertences, mas, como estavam as chamas, já não era possível".

"Tivemos de retirar o casal dali para um lugar seguro e foram vistos pelos profissionais do INEM. Estão bem, não tiveram ferimentos e, felizmente, têm familiares com condições para os acolherem sem terem de recorrer aos serviços sociais da Câmara", explicou.

Segundo o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Viseu, o alerta foi dado às 13:34 e, no local estiveram 22 homens apoiados por nove viaturas.

Às 15:15, quando o comandante falava à agência Lusa, procedia-se a fase de rescaldo que, segundo José Requeijo, "tem de ficar perfeito, tudo muito bem apagado, porque a habitação é no meio do povo, com casas ao lado e à frente, o que é mais uma razão para o rescaldo ser muito bem feito".

Fonte: CM Jornal

quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

«Divulgação» - Mais de 400 vales para gastar no comércio local, levantados no 1º dia da Campanha de Natal

Mais de 400 vales para gastar em compras no comércio local foram levantados pelos munícipes no 1º dia da Campanha de Natal 2020 “Moimenta Viva – Recuperar a Esperança”, que é promovida pela Câmara Municipal de Moimenta da Beira.

Também neste 1º dia, mais de 100 estabelecimentos comerciais do concelho inscreveram-se, aderindo à mesma campanha que decorrerá ao longo de todo este mês de dezembro.

De que está à espera? O comércio precisa muito de si!

Os vales de compras são para todos e todos se podem inscrever de forma digital ou diretamente na Biblioteca Municipal Aquilino Ribeiro, em Moimenta da Beira. São vales para apoiar e revitalizar o comércio tradicional e serviços, promovendo o incentivo às compras e consumo com segurança no comércio local sediado e/ou com estabelecimento instalado no concelho de Moimenta da Beira.

Esta campanha, estima José Eduardo Ferreira, Presidente da Câmara Municipal, deverá custar cerca de 200 mil euros. Campanha que o autarca, tendo em conta a realidade e a difícil situação que a economia atravessa, acredita que “permitirá incentivar as dinâmicas do comércio neste momento e neste Natal que é sempre uma altura do ano de grande importância para a generalidade dos negócios, em particular para o comércio local”.

É agora que mais precisamos de apoio, e é agora que o temos!

 Normas de Funcionamento (Campanha de Natal)

Inscrições online (Estabelecimentos Comerciais)

Inscrições online (Munícipes)

 Ficha de Inscrição (Munícipes)  |  Ficha de Inscrição (Estabelecimentos Comerciais)

Fonte: CMMB

«Notícia» - Acidente na estrada nacional 329 - Vila Nova de Paiva/Tarouca


Ocorreu nesta tarde de quinta-feira, 3 dezembro, um acidente de viação na estrada nacional 329, que liga Vila Nova de Paiva a Tarouca, mais concretamente no limite do Concelho de Vila Nova de Paiva, junto de Porto da Nave (Moimenta da Beira).

Segundo informações do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Viseu, o alerta foi dado às 13h21, tratando-se de um acidente entre duas viaturas ligeiras, provocando 4 feridos ligeiros e um ferido em estado grave.

No local estiveram os Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Paiva e Moimenta da Beira, com 5 viaturas, nomeadamente, 4 ambulâncias, inclusive 2 do INEM, um carro de desencarceramento e ainda uma viatura da Guarda Nacional Republicana, envolvendo um total de 12 operacionais.

Fonte: AliveFm

terça-feira, 1 de dezembro de 2020

«Notícia» - Polémica no PS Moimenta da Beira: candidato acusado de se autopropor às autárquicas de 2021

O nome do candidato do PS à Câmara Municipal de Moimenta da Beira, Alcides Sarmento, está a gerar polémica no concelho. Há quem diga que o também presidente da Concelhia terá tomado uma decisão sem o processo de escolha para as autárquicas de 2021 estar ainda concluído. 

O nome de Alcides Sarmento já tinha sido anunciado no último fim de semana, com o próprio a dizer que foi escolhido por 92 por cento dos militantes socialistas.

O Jornal do Centro sabe que, dentro da estrutura partidária, tem estado a decorrer uma sondagem para ajudar na escolha de candidatos e muitos militantes recusam admitir que tenha havido uma votação. 

O anúncio de Alcides Sarmento foi denunciado à Federação Distrital e à Comissão de Jurisdição já foram também enviadas queixas para impugnação do ato. 

Polémica que Alcides Sarmento desvaloriza. “Não vejo aqui caso para alguma polémica, porque os militantes, no caso da Comissão Política, expressaram o seu voto praticamente pelo meu nome, que já era anunciado desde março”, afirma.

O socialista diz que o “incidente” foi provocado pela ação de militantes do partido que, a seu ver, “estavam a protagonizar uma hipotética candidatura independente”.

“Possivelmente, tanto quanto sei, pretendiam que a candidatura independente se convertesse numa candidatura pelo PS, mas isto será resolvido pelos órgãos próprios. Houve só este pequeno incidente, mas quem escolhe não são as sondagens, mas os militantes. Sei que se realizou a sondagem, mas não sei quem fez nem fui informado, mas os órgãos decidirão pela verdade e pela razão”, argumenta Alcides Sarmento.

O nome do também diretor do Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira avança como candidato do PS à Câmara de Moimenta da Beira, uma vez que o atual presidente da Câmara, o também socialista José Eduardo Ferreira, não pode recandidatar-se por limitação de mandatos.

Alcides Sarmento tem exercido o cargo de presidente da Assembleia Municipal desde 2009, tendo também desempenhado há vários anos a presidência da concelhia do PS.

Fonte: Jornal do Centro