A Ibermeteo, uma empresa inovadora na área da consultoria no ramo da meteorologia, que trabalha em colaboração com o Grupo de Meteorologia e Climatologia (Climetua) da Universidade de Aveiro, acaba de instalar uma estação automática de recolha de informação agrometeorológica na região da Beira Alta, mais precisamente no limite dos concelhos de Moimenta da Beira e Tarouca.
O sistema tem como objetivo a obtenção de dados importantes de apoio à gestão agrícola e vitícola, nomeadamente temperatura, humidade relativa, precipitação, radiação solar, vento (velocidade, direção e rajada) e período de humectação. Trata-se de uma zona do país com fraca cobertura de informação agrometeorológica de qualidade, a qual será fundamental no apoio prestado aos agricultores/vitivinicultores parceiros da Ibermeteo na região.
A Ibermeteo pretende assim reforçar a sua aposta na região, não só no compromisso de melhoria contínua do seu serviço de previsão, como também na disponibilização de ferramentas de suporte à decisão no domínio da observação.
Fonte: CMMB