segunda-feira, 31 de agosto de 2015

«ExpoDemo 2015» - China e Brasil na Expodemo para encontros com empresários

As Conselheiras para as áreas da Economia e do Comércio das Embaixadas da China e do Brasil em Portugal, Xu Weili e Daniella Xavier, respectivamente, e ainda o presidente da Liga dos Empresários Chineses em Portugal. Y Ping Chow, estarão presentes na Expodemo para encontros de negócio com empresários da região. Os contactos serão feitos ao longo do certame que decorrerá nos dias 25, 26 e 27 de Setembro, em Moimenta da Beira.

A presença dos encarregados de negócios das duas embaixadas, pode abrir portas para a expansão da exportação dos principais produtos da região, designadamente a maçã, os vinhos e espumantes, os granitos, entre outros.

É a primeira vez que países tão importantes como a China (a 2ª maior economia à escala mundial) e o Brasil (7ª economia) estão presentes numa feira de actividades com a dimensão e características da Expodemo, que tem a melhor programação e que já é um dos maiores eventos da região.

Um sublinhado para lembrar que a Liga dos Chineses em Portugal e os seus parceiros criaram a plataforma My Portugal up, um projecto que materializa um modelo de negócio que passa por concretizar negócios atractivos para ambos e mostrar o que Portugal tem para dar e para receber. A comercialização de marcas e produtos portugueses nas províncias chinesas que melhor se ajustam à diversidade da sua oferta, pode ganhar outro dinamismo com os produtos endógenos da região de Moimenta da Beira.

A 4ª edição da “Expodemo - Mostra de Produtos, Actividades e Serviços da Região”, é um certame que pretende, desde a sua génese, fazer o elogio ao labor do território que serve, e prestar tributo aos milhares de produtores, agentes económicos e outras forças vivas do concelho e da região que, apesar da difícil conjuntura, criam todos os dias mais-valia ao disponibilizarem no mercado serviços e produtos de excelência reconhecida, como é o caso da maçã, dos vinhos e espumantes, do fumeiro, dos granitos, etc.

Do programa, destaca-se o concerto de Paulo de Carvalho na noite do dia 25; o espectáculo aéreo e de teatro de rua da companhia espanhola “Voalá”, no sábado à noite; e o programa da TVI, “Somos Portugal”, que será transmitido em directo, de Moimenta da Beira, durante seis horas (14h às 20h), na tarde de domingo, dia 27.

O cartaz contempla ainda provas de vinho (das regiões Douro, Dão e Távora-Varosa) e de maçã, grafitis a trabalharem ao vivo, concertos de música, pelo recinto da feira, por cantores de angola, Brasil e Portugal, etc.
Fonte: CMMB

«Desporto» - II Torneio Dr. Amadeu Baptista Ferro


«Desporto» - Jogos CDR


quarta-feira, 26 de agosto de 2015

«ExpoDemo 2015» - Espectáculo áereo cheio de sensualidade e sedução

Vêm de Alicante, capital da província homónima, na Comunidade Valenciana, em Espanha. Os “Voalá Company” são um grupo experimental cénico que têm o céu como cenário e cuja principal característica assenta no espectáculo aéreo e nas sequências coreográficas com dispositivos de segurança que permitem o desenvolvimento das mais sofisticadas acrobacias aéreas.

Os quadros que os “Voalá” prepararam para a Expodemo - Mostra de Produtos, Actividades e Serviços da Região, em Moimenta da Beira, para a noite de sábado, 26 de setembro, assentam na originalidade e na forte e sensual interpretação musical ao vivo, transmitindo ao público as mais belas emoções.

A história girará à volta de quatro empresários que perderam o último comboio nocturno. E perderam porque foram atrasados por um sem-abrigo que lhes ofereceu uma flor. O enredo, que envolverá aquelas quatro personagens perturbadas pela rotina diária das suas vidas, passará pelas mais diversas áreas como a poesia, a magia e a vertigem. A canção do sem-abrigo e a sedução das mulheres serão os ingredientes responsáveis pela noite, que será inesquecível e memorável.

O espectáculo emanará do palco “Caixa Agrícola”, no miolo do jardim do Tabolado, espaço nobre e verde da vila, em frente aos Paços do Concelho, e daí subirá aos céus.


sábado, 22 de agosto de 2015

«1ª Página» - Jornal Terras do Demo

(Clique na imagem para ampliar)

«ExpoDemo 2015» - Paulo de Carvalho na Expodemo

É um símbolo maior do panorama musical português, figura cimeira e nobre da cultura nacional. Paulo de Carvalho, o cantor de “E Depois do Adeus”, canção que às 22h55 do dia 24 de Abril de 1974 serviu como primeira senha, através dos Emissores Associados, para avisar subtilmente os militares que deveriam estar a postos para o ‘assalto’ e derrube do Estado Novo, vai actuar no palco maior da Expodemo, em Moimenta da Beira, na noite de sexta-feira, 25 de Setembro de 2015, primeiro dia do certame. Um concerto imperdível que será de emoções fortes e de sensações únicas.

A grandeza do cantor e compositor merece que aqui se revisite a sua história de vida, os projectos, as inquietações do artista. A biografia, transcrita já a seguir, está no seu site oficial: http://www.paulodecarvalho.com/portuguese/biografia.html.

O MÚSICO
 “Mais do que cantor sou músico, toco voz”. Paulo de Carvalho é um nome incontornável na música portuguesa das últimas décadas. Fazendo o seu percurso profissional por fora do sistema, nem sempre tem visto reconhecido o seu trabalho ou valorizada a sua condição de músico-compositor ou cantautor.

“O SILÊNCIO É UMA FORMA DE CENSURA”
Ao povo português deve os principais êxitos da sua carreira. Foi ele que os escolheu deixando para trás muitos fazedores de opinião. A Casa da Praia, E Depois do Adeus, Gostava de Vos Ver Aqui, Nini dos Meus Quinze Anos, Dez Anos, Prelúdio (Mãe Negra), Um Beijo à Lua, Os Meninos de Huambo, Mulher é vida, O Fado, O Cacilheiro, Lisboa Menina e Moça, Os Putos, O Homem das Castanhas, Hino do Voluntariado, Sida Aparecida.

Em 1963 funda os Sheiks, o mais popular grupo Pop dos anos 60 em Portugal, onde canta e toca bateria. Em simultâneo pratica futebol no S. L. Benfica, classe de juvenis. Faz parte, como fundador ou convidado, de alguns dos mais importantes grupos musicais dessa época, “Fluído”, = “Banda-4”, “Thilo’s Combo”, etc…, onde aprende e fortalece o respeito pela profissão da música.

“ESTA FOI A MINHA ESCOLA DA VIDA E DA MÚSICA”
Como intérprete já percorreu muitos caminhos e esteve em várias experiências. Duas vezes vencedor no Festival R.T. P. da Canção (Portugal – 1974 e 1977). Prémios de interpretação nos Festivais de Slantchey Briag na Bulgária, Sopot (Polónia) e na Bélgica. 2º lugar em Viña Del Mar, (Chile - 1980). Participação no último Festival Internacional do Rio de Janeiro (Brasil - 1972) e Festival da OTI, (Espanha). Concertos em Espanha, França, Alemanha, Holanda, Bélgica, Reino Unido, Canadá, USA, Brasil, Macau, Senegal, Costa do Marfim, Angola, Guiné-Bissau, Cabo Verde, etc. 1993 “Música D’Alma” foi a sua primeira contribuição no campo da Lusofonia. Deste projecto musical e discográfico fizeram também parte, Tito Paris (Cabo Verde), Filipe Mukenga (Angola), Vicente Amigo (Espanha), entre outros.
 < /o:p>
“A MÚSICA É PARA MISTURAR”
São aliás preocupações culturais que o levam, em 1985, a utilizar o FADO (canção de Lisboa, a sua terra) como forma de combater a globalização que tem vindo a afectar as “Pequenas-Grandes” culturas menos divulgadas.

“A MÚSICA QUE HOJE FAÇO CHAMO ETNO-URBANA”
O seu primeiro disco de fado, “Desculpem Qualquer Coisinha”, provoca grande polémica no meio musical português, mas constitui o maior êxito de vendas da sua carreira. Aos 30 anos de profissão é homenageado pela Casa da Imprensa na Grande Noite do Fado. Grava um CD de fados antigos com a participação da Orquestra Filarmónica de Londres, título “Alma”, que considera um disco de estudo na área do fado para o futuro. Como AUTOR-COMPOSITOR tem mais de 300 canções escritas, e é um dos membros da S.P.A. Colaborações com poetas, escritores e músicos como J.C. Ary dos Santos, F. Assis Pacheco, Ivan Lins, Dulce Pontes, Joaquim Pessoa, Virgílio Massingue, Mafalda Veiga, Maria Barroso, Ana Zanatti, Simone de Oliveira, Alda Lara, Né Ladeiras, Isabel Ruth, Maria Rosa Colaço entre outros. Compõe canções para muitos companheiros de profissão: Carlos do Carmo, Simone de Oliveira, Sara Tavares, Martinho da Vila, Anabela, Vasco Rafael, Lena D’Água, Mariza. Produziu e compôs o primeiro disco de Adelaide Ferreira, aquando de uma experiência como A.R. Nacional numa editora independente, “A Nova”. Confessa que lhe dá prazer especial compôr para muita gente ligada à área do fado (cantadores e cantadeiras), que são importantíssimos na divulgação a nível popular deste tipo de música.

“ÀS VEZES ACONTECE A RÁDIO PASSAR MÚSICA PORTUGUESA”
Como cidadão e músico tem colaborado na dignificação da sua profissão, participando em centenas de eventos de solidariedade, desde campanhas de angariação de fundos ou chamadas públicas de atenção: Timor, Moçambique, Angola, até às CERCIS, de cujo grupo já faz parte desde a formação. Esteve também na fundação de cooperativas como a “Toma Lá Disco” (produção discográfica), ou fez parte da “Cantar Abril”, “U.P.A.V.” (Produção Artística). “Sida Aparecida” é a pri meira canção que em Portugal fala directamente deste flagelo que atingiu a humanidade. Os direitos autorais foram oferecidos à Comissão Nacional da Luta Contra a Sida. Espectáculos para suprimir as necessidades mais prementes de cidadãos carenciados ou de organizações dos mais variados tipos, também fazem parte da sua vida: corporações de bombeiros, hospitais, organizações de doentes específicos, etc.

“NÓS DA MÚSICA, SERVIMOS SEMPRE PARA TUDO E NUNCA DIZEMOS QUE NÃO”
Tem tido uma participação muito activa na consolidação da democracia em Portugal. Foi aliás, uma canção cantada por si, “E Depois do Adeus”, que serviu como primeira senha no 25 de Abril de 1974, Revolução dos Cravos. Paulo de Carvalho – A VOZ, como lhe chamam, mas mais importante, o Autor, o Compositor e o Cidadão.

INFORMAÇÕES (IN)ÚTEIS
Altura: 1,78m Olhos: Castanhos (leais) Cabelos: Brancos (quase todos) Espectáculo: Futebol (não doente) Clube: S. L. Benfica (ninguém é perfeito) Cor: Azul Já participou em 3 Filmes, 4 peças de Teatro e Séries de Televisão. Tem 5 filhos e 2 netos. É destro. Cada vez gosta mais de menos gente. Música, Cinema, Conversa, Viagens, Comida, Futebol, Leitura, etc… (não necessariamente por esta ordem).
Fonte: CMMB

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

«Vídeo» - (Re)veja a reportagem que a RTP fez em Paradinha em 1975

Uma hora e meia de reportagem na aldeia de Paradinha, Moimenta da Beira, feita pela RTP no inverno de 1975. No documentário, dezenas de pessoas dão o seu testemunho sobre a vida no campo, “vida dura a trabalhar de sol a sol”, testemunhos quase todos de mulheres, que falam ainda do divórcio, dos filhos, dos maridos e das relações com estes, por vezes difíceis.

É mais um documento histórico sobre um passado de 40 anos recolhido no concelho, depois de há menos de um mês termos feito a reposição de um outro documentário, também de 1975, também da RTP, com jovens da vila de Moimenta da Beira.

- Visualizar Paradinha (parte 1) em: http://youtu.be/Quq_EpfR1gc
- Visualizar Paradinha (parte 2) em: http://youtu.be/e9anPyVKYj8

Fonte: CMMB

«Notícia» - Mulher morreu afogada na Barragem do Vilar

Uma mulher de 50 anos morreu esta quarta-feira à tarde afogada na Barragem do Vilar, no distrito de Viseu, disse à agência Lusa o adjunto do comando dos Bombeiros Voluntários de Moimenta da Beira. 

Nuno Bondoso contou que os bombeiros receberam uma chamada, “via CODU [Centro de Orientação de Doentes Urgentes], a avisar de um pré-afogamento na barragem”. 

“Quando chegámos ao local, a vítima já tinha sido retirada da água por populares e estava na margem, em paragem cardiorrespiratória”, explicou. 

Segundo Nuno Bondoso, no local estavam equipas dos bombeiros de Moimenta da Beira e de Sernancelhe e da ambulância de Suporte Imediato de Vida do primeiro concelho, que fizeram manobras de Suporte Básico de Vida. “Depois, por orientação do CODU, a vítima foi transportada ao SUB [Serviço de Urgência Básica] de Moimenta da Beira, onde o médico de serviço declarou o óbito”, acrescentou. 
Fonte: Lusa

terça-feira, 18 de agosto de 2015

«Vídeo» - Inês Xavier e o pai João, ambos de Cabaços, foram ao programa da Fátima Lopes (TVI)

O orgulho que sente pelo pai, que viu sempre como fonte inspiração, e os projectos de vida que Inês Xavier (de Cabaços, Moimenta da Beira) quer construir, levaram-na ao programa “A tarde é sua”, de Fátima Lopes, para uma longa conversa (19 minutos) em “Tal Pai, Tal Filha”, na segunda-feira passada, 10 de Agosto. 

A entrevista arranca ao minuto 32,32’.


Fonte: CMMB

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

«Crime» - Detido suspeito de atear fogo florestal em Moimenta da Beira

Homem, um operário da construção civil, está em prisão preventiva.
 
A Polícia Judiciária (PJ) de Vila Real anunciou esta segunda-feira a detenção de um operário da construção civil suspeito de ter ateado um incêndio que consumiu uma mancha florestal em Moimenta da Beira, no distrito de Viseu.
A Unidade Local de Investigação Criminal de Vila Real informou, em comunicado, que o homem de 44 anos está "fortemente indiciado pela prática do crime de incêndio florestal".
Depois de ouvido em primeiro interrogatório judicial, foi aplicada ao homem a medida de coacção mais grave, a prisão preventiva.

O operário é suspeito de ter ateado um fogo ao início da noite do dia 4 de Agosto, na localidade de Baldos, Moimenta da Beira, o qual, segundo a PJ, "colocou em perigo manchas florestais, constituída por mato e diverso tecido arbóreo, bem como habitações". 
A PJ referiu estas áreas só não foram consumidas devido à "rápida deteção e intervenção dos bombeiros".

Fonte: Publico.pt

domingo, 16 de agosto de 2015

«Reportagem» - "Ser agricultor não é tarefa fácil"

Ser agricultor "não é tarefa fácil" conta Marcelino Ferreira, que trabalha nas suas propriedades e nas de outros produtores de maça em Arcas de Sever, no concelho de Moimenta da Beira, onde está um dos pomares de Portugal. 

 A conversa decorre à chuva, à porta do estaleiro deste lavrador de 44 anos, abrigados da "intempérie" mas para o lavrador "cada trabalho nos campos obriga a um equipamento de proteção, seja para aplicação das curas, para a poda ou plantio".

Acrescem ainda "os seguros e a segurança social que nunca se sabe quando ocorre um acidente".
Na moderna agricultura já se vêm botas, capacetes e luvas; há fatos de proteção para o trabalho com os fitofármacos e oleados e capas para a chuva. Um trabalho nem sempre fácil e que rende 30 euros ao dia, para os jornaleiros ou quase 700 euros para os lavradores a tempo inteiro.

Ouça a reportagem aqui:

Fonte: TSF.pt
 

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

«Divulgação» - Um singular cortejo etnográfico de elogio à ‘batata da nave”

Foi uma representação fiel sobre o ciclo da ‘batata da nave’, que se cultiva em Alvite, Moimenta da Beira. Um cortejo que mostrou todos os trabalhos feitos pelos agricultores, desde a sementeira até ao armazenamento em silos da batata. Aconteceu ao fim da tarde de domingo passado, 9 de agosto, no âmbito da "VII Feira de Tradições de Alvite", organizada, uma vez mais, pela associação de promoção social "Gente da Nave".



Fonte: CMMB

«Crime» - Moimenta da Beira – Detido por posse de armas ilegais

Militares do Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento Territorial de Moimenta da Beira detiveram, ontem, dia 10 de Agosto, um indivíduo por posse de armas ilegais.

A detenção decorreu em Vila Nova de Paiva, onde foram apreendidas, numa busca domiciliária, 21 munições, uma soqueira (boxer), duas armas de alarme, cinco facas e um bastão extensível. O detido foi presente ao Tribunal da Instância Local do Sátão, tendo o processo baixado a inquérito. 
Fonte: GNR.pt

terça-feira, 11 de agosto de 2015

«Educação» - ‘Estado-Maior’ do Ensino reuniu em Moimenta da Beira

Foi uma reunião de trabalho, ao mais alto nível, entre o director-geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE) e os cincos delegados regionais das direcções de Serviço do Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve (os antigos directores regionais de educação), com directores de escolas públi cas e profissionais, adjuntos, presidentes de câmaras, vereadores e outros técnicos de educação da Comunidade Intermunicipal do Douro (CimDouro), que integra 19 concelhos. Uma reunião de definição e enunciação de objectivos para a rede escolar e de preparação da abertura do ano lectivo 2015/2016. É a segunda vez, em menos de 15 dias, que Moimenta da Beira é palco de eventos de carácter nacional, depois de no dia 30 de julho, ter sido apresentado no concelho, para todo o país, o manual da carta por pontos.

O encontro de trabalho da DGEstE, que juntou, em alguns momentos, cerca de 60 pessoas, decorreu esta segunda e terça-feira, 10 e 11 de agosto, em Moimenta da Beira. “Uma honra e um privilégio para o concelho”, sublinharam o presidente da autarquia, José Eduardo Ferreira, e o director do Agrupamento de Escolas, Alcides Sarmento.

“A abertura do ano escolar vai decorrer sem sobressaltos”, garantiu o director-geral dos Estabelecimentos Escolares, José Alberto Moreira Duarte, sossegando a plateia ao afirmar que as 54 mil turmas da rede escolar do país tinham sido já validadas pelos serviços do Ministério da Educação “e em tempo recorde”.

Sem negar a existência de dossiers ‘difíceis’, como os dos professores com “horário zero”, o dirigente falou de tudo, assegurando que o sistema educativo está saudável. E fez uma radiografia, com diagnóstico sadio e robusto, desde a rede de psicólogos às crianças com necessidades educativas especiais; do pessoal não docente às CPCJ’s; do desporto escolar às AEC’s; das escolas TEIP ao inglês no 1º ciclo, etc.
Fonte: CMMB

«Notícia» - Pai de actriz e produtora de Hollywood é de Moimenta da Beira

"Encontro com o destino" é uma comédia romântica que junta o actor Joaquim de Almeida à actriz e produtora de Hollywood, Jeannette Sousa, cujo pai nasceu em Moimenta da Beira.

A comédia romântica "Encontro com o destino" junta Joaquim de Almeida e uma atriz e produtora de Hollywood. Jeannette Sousa é filha de emigrantes.

O pai nasceu em Moimenta da Beira, a mãe é dos Açores e vivem neste momento no Canadá. O filme estreia na próxima quinta-feira e envolve uma comunidade emigrante de portugueses no Canadá.

A atriz Jeanette Sousa falou sobre o filme no Bom Dia Portugal da RTP.
- See more at: http://www.rtp.pt/noticias/cultura/historias-de-emigrantes-portugueses-regressam-aos-cinemas_v850468#sthash.apuf2SJT.dpuf

A comédia romântica "Encontro com o destino" junta Joaquim de Almeida e uma atriz e produtora de Hollywood. Jeannette Sousa é filha de emigrantes.

O pai nasceu em Moimenta da Beira, a mãe é dos Açores e vivem neste momento no Canadá. O filme estreia na próxima quinta-feira e envolve uma comunidade emigrante de portugueses no Canadá.

A atriz Jeanette Sousa falou sobre o filme no Bom Dia Portugal da RTP.
- See more at: http://www.rtp.pt/noticias/cultura/historias-de-emigrantes-portugueses-regressam-aos-cinemas_v850468#sthash.apuf2SJT.dpuf




A comédia romântica "Encontro com o destino" junta Joaquim de Almeida e uma atriz e produtora de Hollywood. Jeannette Sousa é filha de emigrantes.

O pai nasceu em Moimenta da Beira, a mãe é dos Açores e vivem neste momento no Canadá. O filme estreia na próxima quinta-feira e envolve uma comunidade emigrante de portugueses no Canadá.

A atriz Jeanette Sousa falou sobre o filme no Bom Dia Portugal da RTP.
- See more at: http://www.rtp.pt/noticias/cultura/historias-de-emigrantes-portugueses-regressam-aos-cinemas_v850468#sthash.apuf2SJT.dpuf

O pai nasceu em Moimenta da Beira, a mãe é dos Açores e vivem neste momento no Canadá. O filme estreia na próxima quinta-feira e envolve uma comunidade emigrante de portugueses no Canadá.

A atriz Jeanette Sousa falou sobre o filme no Bom Dia Portugal da RTP. - See more at: http://www.rtp.pt/noticias/cultura/historias-de-emigrantes-portugueses-regressam-aos-cinemas_v850468#sthash.apuf2SJT.dpuf

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

«Divulgação» - Jovens com acesso gratuito (no Dia da Juventude) à piscina e ginásio

Associando-se à comemoração do Dia Internacional da Juventude, que se celebra na quarta-feira, 12 de agosto, a Câmara Municipal de Moimenta da Beira possibilita a frequência gratuita das instalações desportivas a todos os jovens dos 12 aos 29 anos (apresentação de identificação). A frequência deverá realizar-se de acordo com as normas de utilização dos equipamentos desportivos e dentro dos horários em vigor:

Horário da Piscina Municipal:
- 10h - 12h30
- 15h - 20h

Horário do Ginásio/Sala de Musculação:
- 16h - 21h30

O Dia Internacional da Juventude celebra-se, em todo o mundo, a 12 de Agosto, por Resolução da Assembleia Geral da ONU em 1999, em resposta à recomendação da Conferência Mundial de ministros responsáveis pela Juventude, reunida em Lisboa, de 8 a 12 de Agosto de 1998.

Fonte: CMMB

«Notícia» - Abriu Centro de Inspecção Automóvel em Moimenta da Beira

É o quinto centro de inspecções de automóveis em funcionamento no distrito, depois dos de Viseu, Lamego, Mangualde e Tondela. E o único fora das cidades. O “MOIMENTAinsp – Centro de Inspecção Automóvel , Ldª”, abriu na última quinta-feira, 6 de agosto de 2015, no Parque Industrial de Moimenta da Beira. Um investimento de várias centenas de milhares de euros dos irmãos Joaquim e José Salgueiro, que apostaram num serviço novo, e de excelência, com equipamento de topo. “No ramo, não há nada melhor, nada tecnologicamente superior”, garantem os irmãos-empresários.

O novo centro de inspecções, que está implantado num terreno com cinco mil metros quadrados, mil dos quais ocupados pelo edifício onde funciona, deu emprego a cinco inspectores que, no conjunto, podem inspeccionar mais de 100 veículos por dia.

Por enquanto estão apenas abertas duas linhas: uma para ligeiros e outra para pesados. Mas o centro tem capacidade para outra de ligeiros, mais uma para motociclos (que ainda não é obrigatória, nem está regulamentada) e ainda outra (complementar B) para atribuição de matrículas e veículos acidentados. Cinco ao todo.

Nas várias fases inspectivas, não circula nenhum tipo de papel, “ninguém mexe em papel, é tudo feito, operacionalizado e registado informaticamente, desde que o veículo entra, até sair. O único papel é no fim, o do selo”, enfatizam os irmãos, que encaram o futuro com optimismo.
 Fonte: CMMB

domingo, 9 de agosto de 2015

«Educação» - Um em cada cinco alunos chumba ou desiste durante o ensino secundário

Um em cada cinco alunos chumba ou desiste de estudar no ensino secundário e é no 12ª ano que o sucesso se revela mais complicado, indicam dados do Ministério da Educação e Ciência.


Entre os anos letivos de 2009/2010 e 2012/2013, 22% dos alunos do secundário inscritos em cursos cientifico-humanísticos não conseguiram fazer os três anos de escolaridade no tempo previsto, segundo a taxa de retenção ou desistência.

Nesta taxa, que mostra a percentagem de alunos que não transita para o ano seguinte, misturam-se os casos de quem reprova com aqueles que anulam a matrícula, por várias razões como desistirem de estudar ou abandonar o país.

Os dados, disponíveis a partir de hoje no site www.infoescolas.mec.pt, mostram que o 12.º ano é o mais difícil, com 35% dos alunos a não conseguir terminá-lo com sucesso à primeira.
Olhando para a evolução ao longo dos três anos percebe-se que os alunos têm algumas dificuldades quando chegam ao 10.º ano (17% dos estudantes não passam ou desistem), mas no 11.º ano a situação melhora um pouco (taxa de retenção é de 13%).

No entanto, nos últimos anos, o insucesso escolar no 10ª ano diminuiu (de 18% para 16%), mas no 11º ano verificou-se a tendência oposta, com a taxa de retenção a subir de 12% para 14%.
Os municípios com mais problemas são Mogadouro (37%), Amadora e Ourique (ambos com 35%), Mora e Penamacor (34%) e Alter do Chão (33%), onde um em cada três alunos não consegue fazer o secundário em três anos.

Pampilhosa da Serra e Sines (ambos 30%) e Moita e Torre de Moncorvo (31%) são outros dos distritos mais preocupantes.

Alguns municípios repetem-se quando se olha apenas para os resultados do 12.º ano, onde mais de metade dos alunos não conseguiu concluir o último ano de ensino à primeira: Alter de Chão volta a destacar-se pela negativa com 61% dos alunos a não conseguir fazer o último ano à primeira, seguindo-se Mogadouro e Mação (55%) e Amadora (52%).

Entre as zonas do país com mais sucesso escolar surgem apenas seis municípios com taxas abaixo dos 15%, com destaque para Murtosa, onde apenas um em cada dez alunos (10%) não consegue fazer este ciclo de ensino nos três anos previstos.

Depois, surge o Entroncamento (11%) e Moimenta da Beira (13%) e, com uma taxa de 14%, os municípios de Armamar, Ponte de Lima, Paredes de Coura, São Brás de Alportel, Carrazeda de Ansiães, Mira e Arruda dos Vinhos.

Nelas, Monção, Manteigas, Arouca, Oliveira de Azeméis, Ansião e Batalha são as zonas do país onde se registaram 15% de retenções ou desistências.

Num universo de 244 municípios analisados, 105 tiveram taxas de reprovação e desistência acima da média, 124 a baixo e 15 autarquias ficaram dentro da média nacional de 22%.

Fonte: SIC.pt

«Desporto» - III Torneio Futebol 7 (Nocturno)



Fotos das equipas:

Equipa Vencedora - Aqui Garante:


2º Classificado - Equipa Q:


3º Classificado - G.A.M.:


4º Classificado - Amigos da 6ª :


5º Classificado - Equipa Presente:


(Clique nas imagens para ampliar)

terça-feira, 4 de agosto de 2015

«Divulgação» - Festas em Agosto animam aldeias do concelho

Chega o mês de Agosto e com ele as festas de verão que animam os povoados do concelho. A agenda festiva contempla um número significativo de aldeias do município de Moimenta da Beira. A saber, entre outras: Aldeia de Nacomba (Srª das Portas Abertas); Alvite (Nossa Senhora das Queimas, Semana da Freguesia e Feira de Tradições); Arcozelo do Cabo (Stª Bárbara); Toitam (Srª do Carmo); Ariz (Coração Imaculado de Maria); Baldos (Srª da Agonia); Cabaços (Stª Bárbara); Caria (Senhora da Agonia); Granja do Paiva (Nossa Senhora da Assunção); Mileu (Srª das Angústias); Castelo (Nossa Senhora da Conceição); Sanfins (Nossa Srª da Ajuda e Festas de Sanfins); Moimenta da Beira (Nossa Srª do Amparo); Paradinha (Nossa Srª da Assunção); Sarzedo (São Lourenço); Arcas (Nossa Srª das Seixas); Sever (Stª Bárbara); Vilar (São Bartolomeu); Prados de Cima (São Domingos); S. Martinho (Stº António); Segões (Srª da Boa Fortuna).

(clique nos cartazes para ampliar)

 Alvite:


Sanfins:




Sarzedo:

Granja do Paiva:



Moimenta da Beira:



(clique nos cartazes para ampliar)

 Fonte: CMMB

«Divulgação» - Feira de Tradições de Alvite promove cortejo etnográfico de elogio à 'batata da nave"‏

É já este domingo, 9 de agosto, que se realiza a "VII Feira de Tradições de Alvite", uma oportunidade única para se reviverem tradições e costumes, provar a gastronomia local e conhecer o artesanato típico desta freguesia de Moimenta da Beira que é, a este nível, uma das mais ricas e genuínas do concelho e da região.

Este ano o tema do certame é a “batata da nave” onde, em cortejo etnográfico serão mostrados todos os trabalhos feitos pelos agricultores desde a sementeira até ao armazenamento em silos da batata da nave.

E é assim que, pelo sétimo ano consecutivo, o Largo da Tulha, no centro da típica vila de Alvite, regressa verdadeiramente ao passado, com exposições de trabalhos produzidos manualmente e artesãos a trabalhar ao vivo, que darão a conhecer aquilo que de melhor ali se produz, desde a cestaria às meias de lã, das mantas de trapos às capuchas de burel, dos queijos às bolas de carne e ao pão.

A feira dá-se a conhecer também através do paladar no jantar típico, servido na taberna, onde não faltarão a feijoada de feijocas, a sopa da pedra alvitana, a vitela estufada com batatas assadas no torrão e os milhos. Tudo regado com bom vinho Terras do Demo. Durante o dia, a Casa Museu de Alvite abre as portas aos visitantes.

E durante o jantar típico de degustação de tantos pratos de sabores tradicionais, haverá ainda a oportunidade de se assistir, em ecran gigante, a partir das 20h45, à final da supertaça Cândido de Oliveira, entre Benfica e Sporting, tudo isto no Largo da Tulha.

A “Feira de Tradições de Alvite” é organizada, mais uma vez, pela associação de promoção social "Gente da Nave".
Fonte: CMMB

«Divulgação» - II Torneio de Futebol de 7 Nocturno - CDR‏

O torneio decorrerá entre 03/08 e 07/08, com 2 jogos/dia (ás 21h30m e 22h30m).


segunda-feira, 3 de agosto de 2015

«Divulgação» - Festas Nossa Senhora do Amparo - Moimenta da Beira


«Crime» - Moimenta da Beira – Identificados por furto

Militares do Núcleo de Investigação Criminal de Moimenta da Beira constituíram arguido, hoje, dia 3 de agosto, uma jovem de 21 anos, suspeita de furto de uma carteira na feira semanal local. 

A suspeita estava integrada num grupo de mais quatro elementos que agia de forma concertada no recinto da feira; enquanto uns pediam esmola, outros furtavam carteiras, sendo que o produto dos furtos era entregue a um quinto elemento que aguardava num veículo. Após ter sido reconhecida por uma das vítimas, a suspeita foi constituída arguida e sujeita a termo de identidade e residência. Foram identificados todos os elementos suspeitos. 
Fonte: GNR.pt

domingo, 2 de agosto de 2015

«Divulgação» - Sarzedo, Festas São Lourenço 2015

(clique na imagem para ampliar)

Página oficial do Facebook: https://www.facebook.com/comissaofestas2015sarzedo?ref=hl

«Divulgação» - Mês de agosto: novos horários das actividades desportivas

A Câmara Municipal de Moimenta da Beira promove o desporto enquanto veículo para uma vida mais activa e saudável, apresentando um conjunto de actividades desportivas para o mês de Agosto, com novos horários.

Ginásio/Sala de Musculação (Pavilhão Municipal):
2ªfeira: 10h - 12h30 | 18h - 21h30;
3ªfeira: 10h - 12h30 | 18h - 21h30
4ªfeira: 16h - 21h30
5ªfeira: 10h - 12h30 | 18h - 21h30
6ªfeira: 10h - 12h30 | 18h - 21h30
Sáb.: 10h - 12h30

Piscina Municipal/Banhos Livres:
de 2ª a 6ª feira das 10h00 às 12h30 e das 15h00 às 20h00;
Sáb. das 10h00 às 12h30 e das 15h00 às 19h00.

As aulas de Fitness serão realizadas ao ar livre no estádio municipal, às 2ª e 4ªfeiras, das 19h às 20h. Estas aulas promovem o bom condicionamento físico e o bem-estar físico e mental. São de entrada livre e abertas a toda a comunidade.

Deu-se também início, no dia 20 de julho, à 2ª fase do Projecto Actividade Física na 3ª idade - Verão Activo, que decorrerá até setembro nas instalações desportivas do Município. O projecto visa o desenvolvimento de actividades desportivas adaptadas e dirigidas a todos os idosos integrados nas diferentes instituições do concelho, com o apoio dos técnicos de Desporto da Câmara Municipal.
Fonte: CMMB

«Divulgação» - Está na rua nova “Alcançar”, revista municipal

É mais uma “Alcançar”, a revista informativa da Câmara Municipal de Moimenta da Beira, que vai no número 17 e que acaba de ser editada. São 60 páginas de informação sobre o município, com destaque para a visita do Presidente da República, que faz a capa da revista.

Mas há outro destaque: a I Gala do Desporto, que prestou tributo aos melhores na área desportiva, federada e não federada. A 4ª edição da Expodemo tem também referência na capa. O evento vai realizar-se nos dias 25, 26 e 27 de setembro de 2015.

No interior, um sublinhado ainda para as comemorações dos 41 anos do 25 de abril de 1974 e do Dia Mundial da Árvore. Há ainda uma história que se conta sobre Vila Cova de Caria, uma aldeia do concelho que, há 50 anos, foi detida pelas autoridades policiais por defender, justamente, um terreno baldio. Os confrontos populares ficaram conhecidos pela “Revolução da Mata de Sto. André”. Mas há muito mais para ler.


Fonte: CMMB

«Notícia» - Escolas de condução lançam aulas para recuperar pontos da carta

Condutores que percam pontos no novo sistema (que entra em vigor em junho de 2016) podem frequentar um curso de sete horas que custará 35 euros e que permitirá evitar a perda da carta.

Os condutores de veículos motorizados que percam pontos no novo sistema que entrará em vigor em junho de 2016 poderão frequentar “aulas de atualização” que vão permitir recuperar pontos e evitar a perda da carta. Segundo o Jornal de Notícias, os cursos terão uma duração de sete horas e um custo de 35 euros, permitindo ganhar até 16 pontos.

O manual a adotar nestes cursos de atualização de condutores foi apresentado na quinta-feira, em Moimenta da Beira, pela Associação Nacional dos Industriais do Ensino da Condução Automóvel (ANIECA). A associação prevê um curso que “pode ser administrado num só dia, ao sábado, por exemplo”, explicou ao jornal António Reis, vice-presidente da associação. O custo será um “valor simbólico” de 35 euros mas está a tentar-se que seja a custo zero se houver o patrocínio de uma seguradora, adianta o responsável.

Ainda não foi tornada pública a regulamentação do novo sistema de carta por pontos, mas já se sabe que cada condutor começará com 12 pontos e que verá esses pontos caírem a cada (e conforme a) infração. Uma contraordenação grave tira dois pontos e uma muito grave leva à perda de quatro pontos. Se o condutor vir os pontos caírem para quatro pontos ou menos tem, obrigatoriamente, de frequentar uma ação de formação. Ao cair para dois, é necessário novo exame teórico e aos zero o título é cassado.
 Fonte: observador.pt