quinta-feira, 30 de maio de 2013

«Divulgação» - Câmara vai concessionar parque de campismo e restaurante

O parque de campismo da Barragem de Vilar e o restaurante localizado nas suas proximidades vão ser concessionados pela Câmara Municipal de Moimenta da Beira. A concessão, em ambos os casos, será pelo período de um ano, eventualmente prorrogável se a autarquia assim o entender.

A base de licitação para o parque de campismo, devidamente equipado e mobilado, é de 1.200 euros por ano, correspondente a 100 euros por mês, acrescida de IVA à taxa legal em vigor. A do restaurante, também devidamente equipado e mobilado, é de 2.400, o que equivale a uma prestação mensal de 200 euros, mais IVA.

O espaço do parque de campismo inclui um parque de merendas, um parque infantil, duas piscinas, um campo de voleibol de praia, um polivalente desportivo e um parque de caravanismo. O complexo tem ainda dois edifícios destinados a instalações sanitárias, balneários, zona de lavagem de roupa e louça, vestiários, servindo um deles de apoio ao campo de jogos e às piscinas, um edifício destinado a recepção, sala de convívio, serviços administrativos, posto de socorros e mini-mercado. Tem ainda grelhadores colectivos.

O programa do concurso público e o caderno de encargos poderão ser consultados no site da Câmara Municipal em www.cm-moimenta.pt.

«Notícia» - Moimenta da Beira – Detido por furto de arma de fogo

O Núcleo de Investigação Criminal de Moimenta da Beira deteve um homem de 46 anos, na manhã do dia 28, por suspeita de furto de uma arma de fogo.

A arma, furtada há dois dias numa residência, foi encontrada escondida em instalações devolutas que o suspeito ocupou, tendo sido detido por suspeita de furto. Será presente a tribunal.

Fonte: GNR.pt

«Divulgação» - Caixa Agrícola promove seminário sobre fiscalidade agrícola

A agência de Moimenta da Beira da Caixa Agrícola promove na próxima segunda-feira, 3 de Junho, às 16h00, no Auditório Municipal Padre Bento da Guia, o seminário “As cooperativas, os agricultores e a fiscalidade”, com a participação do fiscalista Carlos Lázaro, da Direcção Geral das Contribuições e Impostos.

A sessão de esclarecimento irá abordar as alterações fiscais mais urgentes a cumprir no sector agrícola, nomeadamente as obrigações declarativas em sede de IVA (Imposto sobre o Valor Acrescentado) e IRS (Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares).

O seminário é público e aberto a toda a comunidade. 

Fonte: CMMB

quarta-feira, 29 de maio de 2013

«Divulgação» - Recolha de Sangue

(Clique na imagem para ampliar)

«Divulgação» - Rancho Folclórico de Leomil comemora 35 anos

Especialistas e estudiosos do folclore português participam no domingo, 2 de Junho, numas jornadas sobre “Etnografia e Folclore beiro-durienses” que assinalam os 35 anos da fundação do Rancho Folclórico da Casa do Povo de Leomil. O evento terá lugar no Solar do Coutinhos, em Leomil, a partir das 10h00.

O programa das comemorações inclui ainda a apresentação do trabalho de estágio “Vir’ver” Leomil, de Tiago Santos, aluno da Escola Superior de Educação de Viseu; e o lançamento público da reedição do livro “Leomil”, de António de Sèves.
Fonte: CMMB

«Divulgação» - Faleceu o padre Alfredo Ferreira

Faleceu esta segunda-feira, 27 de maio, aos 90 anos, o padre Alfredo Guilherme Coelho Ferreira.

O seu corpo está em câmara ardente na Igreja de Terrugem, em Sintra. O funeral realiza-se esta terça-feira, às 14h30, para o cemitério da Terrugem.

O Padre Alfredo Guilherme Coelho Ferreira foi condecorado pela Câmara de Sintra com a Medalha de Mérito Municipal – Grau de Ouro, em cerimónia que decorreu na Igreja de São Pedro de Penaferrim, no dia 9 de Setembro, de 2007.

A Medalha de Mérito Municipal destina-se a galardoar pessoas singulares ou colectivas, nacionais ou estrangeiras que, por serviços prestados ao concelho, sejam dignas de reconhecimento e apreço.

Foi neste sentido, que a autarquia decidiu atribuir o primeiro grau da referida medalha ao Padre Alfredo Guilherme Coelho Ferreira, pelos seus 60 anos de sacerdócio.

Nascido a 9 de Setembro de 1922, o padre Alfredo Ferreira era natural de Paçô, no Concelho de Moimenta da Beira, Diocese de Lamego, e foi ordenado em Lisboa a 11 de maio de 1947, pelo Cardeal-Patriarca Manuel Cerejeira.

Realizou os seus estudos nos seminários de Santarém, Almada e Olivais, e foi pároco em Salir de Matos, Carvalhal Benfeito, Coto (de 1947 a 1951); Abrigada e Cabanas de Torres (de 1951 a 1954); foi coadjutor na Paróquia de S. João de Deus, em Lisboa (de 1954 a 1958); pároco de S. Pedro de Sintra (de 1958 a 1965); pároco de Algueirão- Mem Martins (1965 a 1970); pároco de Alcântara, em Lisboa (1970 a 1993) e pároco de Terrugem (de 1993 até à data da nomeação do padre Lukas cuja informação não disponho).
Fonte: radioocidente.pt

«Divulgação» - AMAI organiza Dia Mund ial da Criança

A Associação Moimentense de Apoio à Infância (AMAI) celebra no sábado, 1 de Junho, o Dia Mundial da Criança, promovendo durante a tarde, no Jardim das Tílias (Praceta Comandante Requeijo), em Moimenta da Beira, um conjunto de actividades destinadas às crianças e aberto a toda a comunidade. A iniciativa tem o apoio da autarquia.

No espaço, que vai estar decorado com insufláveis, funcionarão vários ateliers, desde pintura, teatro, dança e jogos tradicionais à culinária, pinturas faciais e moldagem de balões. No fim haverá lanche convívio para todos.
Fonte: CMMB

«Arqueologia» - Alvite, Espinheiro, Porto da Nave e Quinta dos Caetanos



Estátua-menir da Nave

Trata-se de um monumento não tumular destinado a ser fixado verticalmente no solo. Cronologicamente insere-se no fenómeno megalítico, provavelmente na transição do III.º para o II.º milénio antes de Cristo (Calcolítico/Idade do Bronze) e devido à sua configuração humana e fálica, estará intimamente associado ao culto da fecundidade, do Homem e da Natureza.
Mede aproximadamente 2,33m de altura e 0,49/0,55m de largura (faces). Os lados medem respetivamente 0,38/0,24m (esquerdo) e 0,36/0,23m (direito). A face anterior e os lados são insculturados e a base encontra-se fragmentada.
Considerando a sua magnífica qualidade e importância patrimonial face à raridade deste tipo de esculturas no Norte e Centro do território nacional, é urgente a sua preservação.

Pelo vasto planalto da Nave recuamos até aos primórdios da presença humana na região, onde as comunidades pré-históricas quiseram especialmente enterrar os seus mortos, edificando, a cotas acima dos 900 metros de altitude, menires e imponentes túmulos conhecidos por antas, dólmenes ou popularmente por orcas. Particular destaque para a estátua-menir (que se pode ver na imagem), encontrada em 1999, pelo Dr. Domingos Cruz, no sítio do Trogal[1].
Contrastando com as povoações do vale, encontramos Alvite (que, no século XII, já era uma granja do mosteiro cisterciense de São João de Tarouca e, mais tarde, integrou os concelhos de Mondim, Sever e Leomil, os quais, entretanto, em consequência de sucessivas reorganizações territoriais, acabaram por ser abolidos), Espinheiro, Quinta dos Caetanos e Porto da Nave, povos de costumes arreigados que hoje, administrativamente agregados, constituem uma das freguesias mais populosas do município de Moimenta da Beira. Conhecida particularmente por um vocabulário muito próprio e ainda pelo uso da típica capucha de burel (espécie de capa), as suas principais atividades são a agricultura (onde abunda sobretudo o cereal), a pastorícia e o comércio e alguns dos seus momentos altos durante o ano são as festas do padroeiro Santo Amaro no dia 15 de Janeiro e de Nossa Senhora das Queimas no dia 15 de Agosto.


Outros sítios arqueológicos identificados na freguesia:

Identificação, localização, tipologia, implantação, altitude em metros
Orca de Alvite, Alvite, dólmen de corredor, relevo baixo, 905m.
Sítio Nabo à Carreira, Espinheiro, tumulus[2] baixo/dólmen simples (?), depressão ampla, 935m.
Sítio ao Madeiro, Espinheiro, tumulus muito baixo, depressão ampla, 960m.
Chão Cimeiro, Espinheiro, tumulus muito baixo, cumeada, 955m.
Torrão I, Porto da Nave, tumulus elevado/dólmen simples, colo, 950m.
Torrão II, Porto da Nave, tumulus baixo, colo, 950m.
Torrão III, Porto da Nave, tumulus baixo, vale de montanha, 950m.
Quinta dos Caetanos, Quinta dos Caetanos, tumulus elevado/dólmen de corredor, vale de montanha, 934m.

Publicado no Jornal Beirão (103.ª edição)
Autor: José Carlos Santos



[1] A cerca de dois quilómetros, a Sul/Sudeste da povoação de Alvite. Atualmente encontra-se desprotegida a poucos metros da capela da Quinta dos Caetanos.
[2] Montículo artificial, composto por terra e/ou pedras, que envolvia e cobria as sepulturas megalíticas.

terça-feira, 28 de maio de 2013

«Desporto» - Magia no Sarau Desportivo de Moimenta da Beira

Emoção, magia, cor, força, agilidade e equilíbrio. Sete grupos de ginastas encantaram o público da quarta edição do Sarau Desportivo, que quase encheu este domingo, 26 de Maio, as bancadas do pavilhão municipal de Moimenta da Beira.

Os ginastas do Sporting Clube de Portugal, campeões nacionais, não frustraram as expectativas. Actuaram com ritmo, com força e muita elasticidade. A assistência gostou e aplaudiu.

Aplaudiu também todas as outras formações: Ginásio Clube de Vila Real, Escola do Cerco, Albigym, Escola Domus Dança, Santa Casa da Misericórdia e Escola de Dança Arabesque.

Actuações irrepreensíveis de ginastas habituados a grandes públicos, que trouxeram magia a Moimenta da Beira, uma vez mais.

A organização foi da autarquia e a coordenação dos professores do núcleo de desporto.
CMMB

segunda-feira, 27 de maio de 2013

«Desporto» - Andebol: jogo grande no domingo em Moimenta da Beira

Um jogo a contar para o campeonato nacional de Andebol da 1ª divisão, em seniores masculinos, entre o ABC de Braga e o Avanca, no domingo (16h00), 2 de Junho, no pavilhão municipal de Moimenta da Beira, constitui o ponto alto do programa do 10º aniversário d a Escola Prática de Andebol de Moimenta da Beira (EPA), uma das formações de maior prestígio em Portugal, várias vezes campeã distrital e nacional, que tem formado e fornecido atletas para as melhores equipas portuguesas da modalidade. Dois desses atletas (João Santos e Carlos Martins) integram a formação do ABC de Braga e deverão mesmo jogar no domingo, em Moimenta da Beira, contra o Avanca.

O programa do 10º aniversário da EPA estende-se pelo fim-de-semana de 1 e 2 de Junho. No sábado, às 14h00, no pavilhão municipal, há actividades desportivas para dirigentes, atletas e ex-atletas e familiares e um lanche convívio. No domingo de manhã, às 11h00, a EPA defronta o ABC de Braga, em iniciados masculinos. À tarde (14h30), entrega de prémios no pavilhão municipal e a seguir o jogo maior entre o ABD de Braga e o Avanca.

«Notícia» - Cunhal, Aquilino e Baptista Ferro

Comunistas e admiradores indefectíveis de Álvaro Cunhal, oriundos de perto e de longe, lotaram por completo, este domingo, 26 de Maio, o auditório municipal de Moimenta da Beira, onde o líder histórico do PCP foi evocado no âmbito de um programa promovido pela Comissão Organizadora das Comemorações do Centenário de Álvaro Cunhal, que decorrem em todo o país.

Na sessão evocativa, outras duas personalidades anti-fascistas seriam também relembradas como “homens sem medo”: Aquilino Ribeiro e Amadeu Baptista Ferro.

Agostinho Lopes, deputado do PCP na Assembleia da República, um dos oradores do colóquio “Álvaro Cunhal e a luta e organização dos Pequenos Agricultores e Compartes dos Baldios”, centrou mesmo a sua intervenção em Aquilino e no livro do mestre “Quando os Lobos Uivam”, alertando que “há novamente lobos a uivar nas nossas terras”, um aviso feito no preciso momento em que o actual Governo PSD/CDS-PP se prepara para alterar a Lei dos Baldios, que pode fazer perigar a posse da terra pelos compartes.

João Frazão e Manuel Rodrigues, membros do Comité Central do PCP, relembraram a figura e a luta de Cunhal na defesa dos povos mais desprotegidos, e o combate no apoio à agricultura e à produção nacional. “Pagaram para deixarmos de produzir”, lembrou João Frazão, denunciando as actuais dificuldades por que passam os pequenos produtores e agricultores “que sempre tiveram do seu lado Aquilino Ribeiro e Baptista Ferro”.

“Moimenta é uma terra de liberdade”, sublinhou José Eduardo Ferreira, presidente da autarquia, no discurso de boas vindas que proferiu na cerimónia de evocação a Álvaro Cunhal, que fez sentar também à mesa João Silva, presidente da Cooperativa Agrícola do Távora, instituição que agrega milhares de pequenos produtores de vinho e maçã da região.
Fonte: CMMB

domingo, 26 de maio de 2013

«Desporto» - AD Castro Daire conquista Taça Sócios de Mérito na “lotaria” dos penaltis (com vídeo)

CDR PERDE FINAL DA TAÇA NOS PENALTIS

Foi num Estádio do Fontelo bem composto de público que AD Castro Daire e CDR Moimenta da Beira se defrontaram para apurar o vencedor da Taça Sócios de Mérito Edição 2012/2013. A vitória sorriu aos de Castro Daire, que após um empate a uma bola nos noventa minutos regulamentares e também após o prolongamento, foram mais felizes nas grandes penalidades e venceram por 3-1.

Apesar da boa entrada dos castrenses na partida, quem chegou primeiro ao golo foi a equipa de Moimenta da Beira. Aos 38 minutos Ruizinho aparece solto ao segundo poste e de cabeça corresponde a um cruzamento vindo do lado esquerdo, inaugurando assim o marcador. Antes disso já Ivo Xina havia enviado uma bola à barra, num grande remate de fora da área.

No segundo tempo o Castro Daire igualou o encontro, ao minuto 58, Faviel aproveita uma saída em falso do guardião contrário a um canto para também de cabeça fazer o 1-1. A partir daqui as oportunidades foram repartidas e ambas as equipas tiveram grandes hipóteses de evitar o prolongamento, mas quer por mérito das defensivas ou por demérito dos avançados, foi mesmo necessário jogar os 30 minutos adicionais.
No prolongamento Semedo teve nos pés a primeira boa chance de golo, mas permitiu a defesa de Rui Pedro. Depois foi Ivo Xina que de livre esteve perto de bater Baía. E mesmo a terminar a primeira parte Luís Cardoso desperdiçou uma soberana ocasião de golo após boa jogada de Marcel e Semedo sobre o lado direito. A segunda parte do prolongamento, já com os jogadores muito desgastados, teve poucos motivos de interesse e o empate persistiu sendo por isso necessário recorrer às grandes penalidades.

No desempate da marca dos onze metros o primeiro a tentar converter foi Luís Cardoso, mas o avançado do Castro Daire permitiu a defesa ao jovem Rui Pedro. Parecia que se iria repetir a história das últimas duas eliminatórias, nas quias o guardião do Moimenta foi decisivo ao defender várias grandes penalidades. O cenário ficou ainda melhor para a equipa de Jorge Febras quando Miguel converteu a sua grande penalidade. Faviel foi o segundo jogador escolhido por Rui Almeida e não falhou. Foi aí que começou o descalabro para o Moimenta da Beira, João Ricardo começou por atirar ao lado e o Castro Daire respondeu com Fábio a concretizar. Depois foi Daniel a atirar também ao lado e Nélson colocou o Castro Daire em vantagem por 3-1, deixando nos pés do jovem Kiko a última esperança da equipa azul e branca. Mas o camisola dez atirou por cima e os jogadores do Castro Daire fizeram a festa.

O Castro Daire conquista assim a Taça Sócios de Mérito 2012/2013 numa partida com momentos de bom futebol e num estádio com grande ambiente, em que o público presente tentou sempre puxar pelas duas equipas. Fonte: SportViseu

quinta-feira, 23 de maio de 2013

«Divulgação» - Final Taça AF Viseu


«Divulgação» - Jornadas da Cidadania focadas no empreendedorismo

Moimenta da Beira. Jornadas da Cidadania, 16 e 17 de Maio. Dois dias, três painéis e uma sala quase sempre meia cheia de jovens estudantes atentos aos discursos e às comunicações focadas este ano na juventude, no empreendedorismo jovem e na política de incentivos financeiros aplicáveis ao desenvolvimento local.

Um foco certeiro num momento da história do país que afunila esperanças e bate recordes na tabela do desemprego, um país que necessita de soluções e novos rumos rumo ao futuro.

As Jornadas da Cidadania apontaram caminhos, lançaram desafios e deixaram testemunhos de empresários jovens dispostos a não desistirem de investir em Moimenta da Beira.

Um sublinhado para a moderação dos debates entregue a três brilhantes e promissores jovens de Moimenta: Rita Leitão, Bruno Fonseca e José Carlos Costa.

José Eduardo Ferreira, presidente da autarquia, que presidiu à cerimónia de abertura, lembrou que a realização das jornadas se insere “numa estratégia global traçada pelo município” e quer que elas se “internacionalizem num futuro próximo”.
Fonte: CMMB

terça-feira, 21 de maio de 2013

«Notícia» - Fundação Aquilino Ribeiro em roteiro de escritores durienses

Dezenas de representantes, portugueses e espanhóis, da Associação Ibérica de Casas-Museu e Fundações de Escritores (AICMFE) são recebidos no sábado de manhã, 25 de Maio, na Fundação Aquilino Ribeiro, em Soutosa, Moimenta da Beira, num encontro que visa conhecer a obra e os locais que assumiram especial significado na vida do escritor e ainda difundir o património arqueológico, arquitectónico e imaterial da região que povoou o imaginário de Aquilino Ribeiro.

O evento é organizado pela Direcção Regional de Cultura do Norte e integra-se num programa de um roteiro de quatro dias, cada um deles dedicado a outros tantos consagrados escritores cuja vida e produção literária estiveram ligadas à região do Douro e ao património duriense: Camilo Castelo Branco, Miguel Torga, Aquilino Ribeiro e Eça de Queirós.

Fonte: CMMB

segunda-feira, 20 de maio de 2013

«Divulgação» - Campeões de ginástica do Sporting no Sarau Desportivo

A equipa profissional de ginastas masculinos do Sporting Clube de Portugal (SCP), que é a actual campeã nacional da modalidade, participa este domingo, 26 de Maio, na quarta edição do “Sarau Desportivo” que se realiza a partir das 16h00 no pavilhão municipal de Moimenta da Beira.

São ginastas que realizam exercícios de solo, trampolim, tumbling e mesa alemã. Esta classe tem participado nos campeonatos europeu de Teamgym, assim como em diversos festivais nacionais e internacionais.

O programa do IV Sarau Desportivo inclui ainda outras três formações portuguesas de enormíssimo prestígio nacional e internacional: a “Escola do Cerco”, do Porto; a “Albigym”, de Castelo Branco; e a “Escola Domus Dança (EDD)”, também do Porto, cujos alunos têm alcançado diversos primeiros lugares em concursos internacionais de dança, nomeadamente no “Youth America Grand Prix”, e conquistado bolsas de formação para algumas das melhores escolas do mundo, tais como a “Academia de Bolshoi” e a “School of American Ballet”.
Fonte: CMMB

«Desporto» - Resultados AF Viseu (com Vídeo)

Última Jornada. Parabéns CDR pelo fantástico 3º Lugar.
Vamos ao Fontelo lutar pela Taça.

Fonte: ZeroZero.pt

Resumo do Jogo:
 

domingo, 19 de maio de 2013

«Notícia» - Moimenta da Beira demora mais de um ano a pagar a fornecedores


Moimenta da Beira é o único município do distrito de Viseu que demora mais de um ano (370 dias) a pagar aos fornecedores. Não muito longe está Lamego que leva, em média, 363 dias para liquidar uma factura. Estes números, referentes ao ano de 2012, foram divulgados no final da semana, pela DGAL -  Direcção Geral das Autarquias Locais.

Ainda no distrito de Viseu o município que menos dias demora a fazer os pagamentos é Mortágua, 4 dias, logo seguido de Penalva do Castelo, com 7.

Na capital de distrito o município de Viseu leva 13 dias a pagar aos fornecedores.

Em todo o país só há um município que paga na hora, assim que recebe a factura, Anadia. No outro extremo está a câmara de Porto Santo, na Madeira, que demora um pouco mais de seis anos a liquidar os compromissos com os fornecedores.  

LISTA DO PRAZO MÉDIO DE PAGAMENTO (PMP) EM DEZEMBRO DE 2012
Municípios do distrito de Viseu e da CIM Dão/Lafões
Fonte Dados: DGAL – DirecçãoGeral das Autarquias Locais
Fonte Notícia: VouzelaFM

«Desporto» - Final da Taça AF Viseu (CDR Vs. Castro Daire)


«Notícia» - Quiosque da Praceta em hasta pública

Base de licitação: 100 euros por mês, com lances de 50 euros. A hasta pública para o arrendamento do quiosque, propriedade do município, situado na Praceta Comandante Requeijo, ao lado dos Paços do Concelho, em Moimenta da Beira, está marcada para o dia 17 de Junho, pelas 10h30, no Salão Nobre. O contrato será pelo prazo de um ano, renovável nos termos legais.

O espaço não é grande (11,30 m2 de área útil), mas a localização é nobre e central. O quiosque destina-se à venda de artigos de livraria, papelaria, tabacaria, jornais, revistas e outros artigos similares.
Fonte:CMMB