quinta-feira, 3 de abril de 2025

«Notícia» - GNR põe fim a 20 anos de falsos peditórios dos bombeiros

Um grupo hierarquizado e com várias células acumulou muitos milhares de euros, nos últimos 20 anos, com falsos peditórios para os bombeiros. O esquema estendeu-se a todo o país e, suspeita a investigação da GNR, terá tido a cobertura da Associação Portuguesa de Veteranos de Guerra. Esta instituição foi alvo de buscas ontem, no âmbito da Operação “The Scheme”, que levou os militares a Braga, Moimenta da Beira, Loures ou Pombal. No final, oito pessoas e duas entidades foram constituídas arguidas por burla, branqueamento de capitais e associação criminosa.

O esquema era simples. Um grupo de três ou quatro pessoas instalava-se junto a semáforos, cruzamentos ou rotundas de diferentes cidades e abordava os automobilistas que ali eram obrigados a parar. Fardados integralmente ou envergando um colete vermelho da Associação Portuguesa de Veteranos de Guerra, os operacionais facilmente se confundiam com bombeiros e pediam um donativo para a compra de uma ambulância para a corporação local. Esta, porém, nada sabia do que estava a acontecer e nunca recebia qualquer verba.

Se tudo corresse de acordo com o planeado, o grupo abandonava o local na posse da quantia angariada durante várias horas, mas se a GNR ou a PSP fossem alertadas para o falso peditório, a desculpa estava preparada: os burlões diziam que estavam a vender bilhetes para um sorteio promovido pela Associação Portuguesa de Veteranos de Guerra e devidamente autorizado pelo Ministério da Administração Interna (MAI). Dessa forma, evitavam qualquer problema com a Justiça.

Burla era modo de vida

A investigação, que começou em 2020 e foi conduzida pelo Núcleo de Investigação Criminal de Viseu, suspeita que os responsáveis da Associação Portuguesa de Veteranos de Guerra deram cobertura à burla, recebendo uma percentagem dos lucros obtidos com os falsos peditórios. O último relatório e contas da instituição mostra que, em 2023, esta auferiu mais de 70 mil euros com um “sorteio nacional”, que, no ano anterior, lhe rendera 95 mil euros.

Quem também recebia uma percentagem do dinheiro angariado eram os autores dos falsos peditórios. Muitos deles faziam da burla o seu modo de vida. O restante montante era distribuído pelos elementos de topo da organização, incluindo o líder, que tem residência em Lisboa.

Ao Jornal de Notícias, a GNR confirma que, ontem, foram constituídos como arguidos oito homens, entre os 24 e os 65 anos, mais duas instituições. Todos estão indiciados por burla, branqueamento de capitais e associação criminosa, mas nenhum deles foi detido.

Liga fez queixas às autoridades

O presidente da Liga dos Bombeiros, António Nunes, assegura que há vários anos que são feitas queixas nas autoridades devido a falsos peditórios para associações humanitárias. “São feitos por grupos de pessoas, que se vestem com uma farda vermelha, que se confunde com a dos bombeiros”, para enganar os automobilistas. “Algumas pessoas fazem-no há muito tempo e outras são novas”, diz.

Operação

Fardas apreendidas

A GNR apreendeu ontem dezenas de fardas semelhantes às dos bombeiros e outros bens associados a corporações. Também foram recolhidos extratos de transferências e depósitos bancários, alguns internacionais.

Quase 70 militares

A Operação “The Scheme” foi liderada pelo Núcleo de Investigação Criminal da GNR de Viseu e executada por 68 militares, também dos comandos da GNR de Braga, Leiria e Lisboa. A Direção de Investigação Criminal participou igualmente nas diligências.

Apreensão

27 mil euros foram apreendidos nas 20 buscas em Moimenta da Beira, Braga, Magoito (Sintra), Amadora, Queluz, Agualva-Cacém, Loures e Pombal.

Fonte: JN.pt

quarta-feira, 2 de abril de 2025

«Notícia» - IRS: municípios mexeram pouco e nenhum aumentou descontos, mesmo em ano de autárquicas

Há quatro municípios do distrito de Viseu que em ano de eleições autárquicas mexeram nos descontos do IRS aos seus eleitores. São eles Vouzela, Tabuaço, Santa Comba Dão e Moimenta da Beira. São mexidas ligeiras comparativamente ao ano de 2024 e nenhum dos municípios aumentou o desconto.

A possibilidade de as autarquias devolverem parte do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares (IRS) aos seus munícipes está prevista na lei, mas cabe a cada uma decidir se e quanto o quer fazer. Em causa está a taxa de participação no IRS, em vigor desde 2008, e que determina que cada autarquia tem direito a receber 5% do total do IRS pago pelos contribuintes com residência fiscal no concelho. A cada ano, os executivos camarários podem decidir que parcela dessa receita querem reter. 

Os dados constam da página oficial das Finanças e relativamente ao ano passado a autarquia de Santa Comba Dão baixou o desconto de 4 para 4,4%, enquanto que a de Moimenta da Beira passou de 3 para 4,5%. Já Tabuaço e Vouzela passaram para os municípios que não devolvem IRS e que no distrito de Viseu são nove, de acordo com a página da Autoridade Tributária consultada pelo Jornal do Centro: Carregal do Sal, Oliveira de Frades, S. João da Pesqueira, Sátão, Sernancelhe, Tarouca e Vila Nova de Paiva.

A maior parte das autarquias decidiu manter a taxa igual à de 2024. Uma vez mais, no distrito de Viseu, os municípios que devolvem a totalidade do IRS são três: Mortágua, Penedono e Resende.

Cada cidadão ao receber a nota de liquidação do IRS de 2023, poderá verificar no campo “Benefício Municipal” o valor de imposto que lhe foi devolvido pela sua autarquia.

Para calcular o desconto no IRS que o seu município lhe concede, basta multiplicar a taxa de devolução pela sua coleta líquida de IRS, ou seja, depois de descontadas todas as deduções a que tem direito.

Fonte: Jornal do Centro

«Divulgação» - 4.º ‘Interior no Livro’ abre portas esta quinta-feira

Em Moimenta da Beira abre portas esta quinta-feira, 03 de abril o 4º ‘Interior no Livro’ a Feira do Livro do concelho que tem este ano um programa de quatro dias, destacando-se uma nova localização do certame que passou para o Terreiro das Freiras.

A Feira do Livro é promovida pelo Município e conta com um programa com múltiplas e diversificadas atividades, entre as quais apresentações de livros, teatro, momentos musicais, nos quais se destaca a presença de Áurea, além de animação infantil e da presença de diversos escritores e gente ligada ao setor dos livros, entre os quais Afonso Reis Cabral, Rodrigo Guedes de Carvalho, Eduardo Madeira e José Rodrigues.

A abertura da Feira do Livro acontece pelas 10:00 deste quinta-feira e o evento encerra com um encontro com o humorista, ator, músico e escritor Eduardo Madeira, com início pelas 17:15 de domingo, dia 06 de abril.


PROGRAMA

3 DE ABRIL

10h00 – Abertura da Feira do Livro

10h00 e 14:15 – Teatro Infantil “A Menina dos Fósforos” Direção artística: Romana Gomes

Público: Alunos do Pré-escolar e 1º ciclo

10h00 às 17h00 – Animação Infantil “Caravela Portuguesa – Comemorações dos 500 anos do Nascimento de Luís Vaz de Camões”


4 DE ABRIL

10:00 – Abertura da Feira do Livro

10:00 às 17:00 – Animação Infantil “Caravela Portuguesa – Comemorações dos 500 anos do Nascimento de Luís Vaz de Camões”

10:00 – Afonso Reis Cabral – alunos do ensino secundário e profissional

14:30 – Projeto “Planeta Slow” com a cantora Áurea – alunos do 2º e 3º ciclo


5 DE ABRIL 

10:00 – Abertura da Feira do Livro

10:00 às 18:00 – Animação Infantil “Caravela Portuguesa – Comemorações dos 500 anos do Nascimento de Luís Vaz de Camões”

15:00 – Apresentação do livro ” Floresta de Bach” de Cláudia Martinho.

16:15 – Momento Musical – ARTUNA

16:30 – Lançamento do livro ” Carta Arqueológica de Moimenta da Beira” de José Carlos de Jesus Santos.

17:30 – Inauguração do “Espaço Eduardo Salgueiro/Editorial Inquérito” – Espólio doado por Rui Bondoso

20:30 – Momento Musical – Orquestra CemNotas

21:00 – Encontro com o Escritor Rodrigo Guedes de Carvalho


6 DE ABRIL 

10:00 – Abertura da Feira do Livro

10:00 às 18:00 – Animação Infantil “Caravela Portuguesa – Comemorações dos 500 anos do Nascimento de Luís Vaz de Camões”

15:00 – Espetáculo “A Viagem de Camões” da Associação Era Uma Voz

16:00 – Encontro com o Escritor José Rodrigues

17:00 – Momento Musical – Academia de Música Quinta do Ribeiro

17:15 – Encontro com o Escritor Eduardo Madeira



Fonte: estacaodiariajornal.sapo.pt