Divisão de Honra (Fase Manutenção):
Taça AF Viseu (Grupo A):
Fonte: ZeroZero.pt
A GNR recuperou uma raposa vermelha no concelho de Moimenta da Beira. O anúncio foi feito nas redes sociais.
A situação ocorreu na quarta-feira (22 de fevereiro), quando os militares do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente local encontraram uma espécie de nome Vulpes vulpes que “se encontrava debilitado fisicamente”.
Segundo a Guarda, a raposa ficou sujeita à “prestação de cuidados primários”. Depois de ter sido socorrida, o animal foi transportado e entregue no Hospital Veterinário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, em Vila Real, “com vista à sua recuperação e posterior devolução ao seu habitat natural”.
A GNR também socorreu ontem uma ave com ferimentos em Mangualde. A águia-de-asa-redonda foi encontrada na A25 e entregue aos militares, tendo sido depois transportada para o Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens, em Gouveia.
Fonte: Jornal do Centro
A prova, organizada pelo Clube Desportivo de Leomil, com a colaboração do Município de Moimenta da Beira, Junta de Freguesia de Leomil, Associação de Atletismo de Viseu e Federação Portuguesa de Atletismo, vai acontecer no dia 16 de abril, em simultâneo com 19ª Taça de Portugal de Corrida em Montanha e o 3º Campeonato distrital de Corrida de Montanha.
Conheça o regulamento da prova aqui.
Programa
9h30 – Corrida Jovens
10h00 – Caminhada (7 km)
10h30 – Júnior (5 km) / Seniores e Veteranos (12km)
12h30 – Entrega de Prémios
13h00 - Almoço
Fonte: CMMB
Mais informações:
932 754 446
939 563 567
936 738 390
Fonte: CMMB
As propostas deverão ser entregues no Balcão único de Atendimento da Câmara Municipal de Moimenta da Beira, até às 16 horas do último dia do prazo estipulado, podendo ser entregues diretamente ou enviadas pelos correios para a Câmara Municipal de Moimenta da Beira, Largo General Humberto Delgado, 3620 - 322 Moimenta da Beira.
O Parque de Campismo da Barragem de Vilar, que é também de Caravanismo, fica situado à entrada do bairro da Barragem e nas imediações da albufeira do Távora. O espaço, verdejante, inclui um parque de merendas, duas piscinas, um parque infantil, um campo de voleibol de praia, um polivalente desportivo e um parque de caravanismo. O recinto alberga ainda dois edifícios destinados a instalações sanitárias, balneários, zona de lavagem de roupa e louça, vestiários, servindo um deles de apoio ao campo de jogos e às piscinas. Há outro ainda, mas destinado a receção, sala de convívio, serviços administrativos e posto de socorros e minimercado. Um bar, com esplanada com vista para as piscinas, fica neste terceiro edifício. O parque tem ainda grelhadores coletivos, sinalética e alguns bungalows com todas as condições de comodidade.
João Salgueiro tinha raízes no distrito de Viseu, mais concretamente em Moimenta da Beira. O pai, o economista e antigo diretor da CUF era moimentense, do ramo genealógico dos "Salgueiros", assim como o tio, irmão do pai, Eduardo Salgueiro, que foi escritor, poeta, jornalista, editor e lutador antifascista.
João Salgueiro foi presidente da Sedes (Associação para o Desenvolvimento Económico e Social) constituída em 1970, foi subsecretário de Estado do Planeamento antes do 25 de abril, entre 1969 e 1971, mas desentendeu-se com o regime e abandonou o cargo.
Depois da Revolução de Abril foi deputado eleito pelo PSD, vice-governador do Banco de Portugal, presidente do Banco de Fomento Exterior, administrador da Caixa Geral de Depósitos e vice-presidente do Conselho Económico e Social.
Em 2021 o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, evocando o contributo cívico, agraciou-o com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique.
O presidente da Câmara Municipal, Paulo Figueiredo, lamenta "o seu desaparecimento" e "endereça à família enlutada as mais sentidas condolências".
Fonte: Jornal do Centro
A equipa masculina SUB-16 da Escola de Andebol de Moimenta da Beira garantiu, no domingo, 12 de fevereiro, o passaporte para a segunda fase do Campeonato Nacional da modalidade, após ter batido em casa a formação do Clube Atlético de Molelos por 32 - 29.
Apuramento para o Encontro Nacional (16 equipas)
- 1º Classificado de cada zona;
- Melhor 2º classificado das zonas 1 a 5;
- Melhor 2º classificado das zonas 6 a 11;
- 1º Classificado da AA Madeira;
- 1º Classificado de AA Açores;
- Clube Organizador.
Fonte: CMMB
A Escola Básica de Moimenta da Beira, a Santa Casa da Misericórdia, a AMAI e a Artenave vão realizar o Desfile de Carnaval, na próxima sexta-feira, dia 17 de fevereiro, das 10 às 12 horas.
O cortejo terá início junto à Escola Básica, seguindo em direção à Escola Secundária, Avenida 25 de Abril, Câmara Municipal e Largo do Tabolado, regressando depois (novamente) pela Avenida 25 de Abril e daqui indo pelos Bombeiros, Igreja Paroquial, Fonte de S. João até chegar à Escola Básica.
Se puder, não deixe de ver! O cortejo é sempre marcado pelo colorido dos trajes, os livres arranjos carnavalescos e a alegria contagiante.
O prémio é conferido em duas categorias: Boas Práticas e Estudos e Trabalhos de Investigação. A cada uma é atribuído um valor pecuniário no montante de 12 500 euros.
A categoria “Boas Práticas”, visa premiar boas práticas em domínios da qualificação dos recursos humanos, inovação organizacional, segurança e saúde no trabalho, diálogo e concertação social e cidadania empresarial, com participação dos trabalhadores na empresa.
A Categoria “Estudos e Trabalhos de Investigação”, visa premiar estudos e trabalhos de investigação no âmbito das relações laborais, segurança e saúde no trabalho, participação dos trabalhadores nas empresas, concertação social, sindicalismo e associativismo, emprego e formação profissional e conciliação da vida profissional com a vida familiar ou que parcialmente obedeçam aos critérios temáticos para o enriquecimento do leque de abordagens dos temas do Prémio.
Agostinho Roseta (1946/1995), além de sindicalista (foi um dirigente da UGT), simboliza uma cultura de abertura ao diálogo social e de empenhamento reflexivo no desenvolvimento de novos temas e abordagens ao fenómeno do trabalho.
As candidaturas ao prémio são efetuadas eletronicamente no portal iefponline.
> Candidatura à categoria de Estudos e Trabalhos de Investigação
> Candidatura à categoria de Boas Práticas
Fonte: CMMB
É mais um título conquistado! Nelson Gomes sagrou-se, no último sábado, 11 de fevereiro, campeão nacional de Duatlo Sprint, na faixa etária dos 40 aos 45 anos, após ter cortado a meta ao fim de 57 minutos e 02 segundos, em Arronches, Castelo Branco. Na prova, que contou com a participação de aproximadamente 300 atletas, o desportista ficou ainda em oitavo lugar na classificação geral.
Para além de vários títulos nacionais e internacionais conquistados, Nelson Gomes também venceu o Trail Curto, na primeira edição Wolves Demo Trail que decorreu em Moimenta da Beira, no ano passado.
Nelson Gomes nasceu em Ferreirim, Sernancelhe, trabalha no concelho de Armamar como Técnico de Desporto, mas reside há anos em Moimenta da Beira.
Fonte: CMMB
O Comando Territorial de Viseu, através do Posto Territorial de Moimenta da Beira, no dia 10 de fevereiro, deteve um homem de 65 anos por furto, no concelho de Moimenta da Beira.
No âmbito de uma ação de fiscalização, os militares da Guarda abordaram um veículo onde o condutor demonstrou um comportamento suspeito perante a presença dos militares. No seguimento da ação policial foi efetuada uma revista pessoal de segurança ao suspeito e uma busca ao veículo, culminando na apreensão de cerca de 150 litros de gasóleo, furtado num estaleiro, no concelho de Viseu.
No seguimento da ação foi realizada uma busca domiciliária que resultou na apreensão de mais 15 litros de gasóleo e na identificação de um homem de 48 anos. Foi ainda apreendida uma viatura, 12 jerricans e diversos utensílios relacionados com o furto.
O detido foi constituído arguido e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Moimenta da Beira.
Fonte: noticiasdocentro.pt
Segundo o município, a Quinta da Vitelinha é “um imóvel ímpar” no concelho e que, brevemente, vai ser alvo de obras “em benefício de todos, e em prol de uma melhor qualidade de vida para os cidadãos”.
“Neste processo de investimento, a Câmara Municipal, apesar de já ter planos de intervenção para o espaço, está aberta a ideias, sugestões e opiniões de toda a comunidade para a definição de uma nova vida para a Quinta da Vitelinha”, acrescenta o município.
As ideias e sugestões podem ser enviadas para o endereço de e-mail presidencia@cm-moimenta.pt.
Fonte: Jornal do Centro
Segundo frisa o município numa nota, “o turismo é um dos ‘motores’ do desenvolvimento do país e, no Interior, ele é decisivo e contribui para alavancar ainda mais o crescimento da economia local”.
Um crescimento local que a Câmara Municipal destaca “através da enogastronomia e do uso de produtos endógenos na restauração, pontos-chave na promoção de um território, assim como a criação de uma marca”.
“A importância de tudo isto vai ser discutida e refletida no colóquio”, referiu o município que anunciou, para este evento, a “apresentação do programa ‘Formação + Próxima’ para estimular a economia e a atividade turística local”.
A formação resulta de um protocolo de colaboração entre a autarquia e a Escola de Turismo e Hotelaria do Douro, em Lamego, tendo em conta o “empenho” do executivo municipal no setor, refere a nota da Câmara.
“Estamos muito empenhados no desenvolvimento e reforço das nossas capacidades turísticas, porque temos produtos singulares e peculiares no nosso território para oferecer ao turista", justificou o presidente da Câmara, Paulo Figueiredo.
Fonte: Jornal do Centro
Assim, ao longo de todo o tempo de duração destes trabalhos noturnos da empreitada, os automobilistas devem respeitar a sinalização existente no local e os condicionalismos apresentados pelas autoridades competentes. Na zona das obras serão colocados sinais de trânsito proibido e a informação do desvio de trânsito.
A Autarquia agradece a colaboração de todos, lamentando o incómodo que possa vir a ser causado.