quinta-feira, 28 de setembro de 2023

«Divulgação» - Câmara reedita com a Bertrand Editora “A Via Sinuosa”

“Sentado na borda do tanque, que uma figueira toldava de deleitável sombra, instruía-me o senhor padre Ambrósio da latinidade. Homem de muitas letras, já ruço, mas ainda de bom garbo nos seus setenta anos, sãos de alma e de corpo, antes de abrir Horácio, aprazia-lhe lembrar, num doce tom de iluminado:

- Neste sítio, Libório, descansou o grande padre S. Francisco de jornada para Compostela. Reza a história que o servo de Deus vinha trilhado do caminho e tinha sede”.

Assim começa “A Via Sinuosa”, segunda obra (1918) do amplo e incomparável catálogo literário de Aquilino Ribeiro, reeditada agora pela Câmara Municipal de Moimenta da Beira, em parceria com a Bertrand Editora, iniciativa no âmbito da programação nacional dos 60 anos da morte do Mestre.

O livro, prefaciado por João Soares, ex-ministro da Cultura, vai ser apresentado este domingo, dia 1 de outubro, às 15 horas, na Fundação Aquilino Ribeiro, em Soutosa, Moimenta da Beira, cerimónia que contará com a presença dos três autarcas-presidentes das Terras do Demo, Paulo Figueiredo, Carlos Silva Santiago e Paulo Marques, tendo como apresentadores da obra Eduardo Boavida, diretor editorial da Bertrand, Aquilino Machado, neto do escritor, e João Soares, antigo governante. O evento, onde atuará a Orquestra CemNotas, vai encerrar com uma Merenda Aquiliniana. A cerimónia é aberta ao público.

É o terceiro livro de Aquilino reeditado pela Câmara Municipal de Moimenta da Beira, depois de “O Homem da Nave”, em maio de 2017, e de “Terras do Demo”, em abril de 2019, este em parceria com os dois outros Municípios Aquilinianos.

Fonte: CMMB

«Notícia» - Bombeiros de quase trinta corporações realizam provas físicas na pista de atletismo do Estádio Municipal

É a primeira vez que Moimenta da Beira acolhe provas de avaliação da condição física prestados por bombeiros para integrar Equipas de Intervenção Permanente (EIP) das associações humanitárias de bombeiros. A ação, promovida pelo Comando Sub-Regional do Douro, realizou-se esta quinta-feira, 28 de setembro, na pista de atletismo do Estádio Municipal.

Ao todo foram 93 participantes de 27 corpos de bombeiros, a maioria do Comando Sub-Regional do Douro, que integra os 19 municípios da Comunidade Intermunicipal do Douro. Mas os exercícios foram também abertos aos corpos de bombeiros do Comando Sub-Regional do Tâmega e Sousa, sediado em Baião, e do Comando Sub-Regional do Alto Tâmega e Barroso, com sede em Chaves.

A avaliação da condição física consistiu num ‘Teste Cooper’, que calcula a capacidade cardiorrespiratória através da análise da distância percorrida durante 12 minutos.

O conteúdo funcional dos bombeiros que integram EIP está associado ao desempenho de funções de elevada exigência física e psíquica, designadamente em missões de garantia em permanência do combate a incêndios; ao socorro às populações em caso de acidentes ou catástrofes; socorro, em segunda intervenção, no âmbito da urgência pré-hospitalar; e a minimização de riscos em situações de previsão ou ocorrência de acidente grave.

Fonte: CMMB

«Divulgação» - Artenave promove 4ª caminhada solidária

Aproxima-se mais uma caminhada solidária para angariar fundos para Artenave Atelier, uma instituição de solidariedade com sede em Moimenta da Beira.

O evento está agendado para o próximo sábado, dia 30 de setembro, com ponto de encontro marcado para as 9h15, em frente ao Lar Residencial da Artenave. A jornada terá um percurso de 6 km com saída programada para as 10 horas.

As receitas obtidas vão ser aplicadas na compra de duas bicicletas fitness para promover a atividade física dos utentes da instituição.

Para participar nesta caminhada (inscrição 5 euros) basta fazer a inscrição por mensagem privada na página de Facebook, diretamente na Artenave, por e-mail ou pelos seguintes contactos 254 583 522 e 917 389 044.



terça-feira, 26 de setembro de 2023

«Notícia» - Cerca de 60 hectares de terrenos limpos na serra de Leomil para facilitar intervenção direta de combate ao fogo

A Diretora Regional de Conservação da Natureza e Florestas do Norte, Sandra Vinhais Sarmento, esteve esta segunda-feira, 26 de setembro, a visitar as intervenções e os trabalhos de manutenção e limpeza da Rede Primária das Faixas de Gestão de Combustível feitos nos últimos meses em cerca de 60 hectares de terrenos ao longo de cinco quilómetros de estrada no cimo da Serra de Leomil, Moimenta da Beira. O Presidente da Câmara Municipal, Paulo Figueiredo, acompanhou a dirigente em todo o percurso serrano.

A instalação da Rede Primária de Faixas de Gestão de Combustível permite e facilita muito a intervenção direta de combate ao fogo, protegendo de forma passiva vias de comunicação, infraestruturas e equipamentos sociais, zonas edificadas e povoamentos florestais de enorme valor. “Funciona como um elemento estruturante da paisagem rural”, lembrou a diretora Regional, que elogiou a excelência da articulação conseguida no terreno entre todos os elementos envolvidos nesta intervenção.

“A serra é vastíssima e já assistimos a grandes incêndios que causaram prejuízos incalculáveis no seu espaço geográfico. Tudo o que for feito em prol da nossa serra, como é o caso agora, é muito importante, tendo em conta o valor socioeconómico, paisagístico e ecológico dos espaços rurais”, lembrou o Presidente da Câmara.

Cerca de duas dezenas de pessoas, entre elementos da GNR, Juntas de Freguesia de Alvite e Leomil, técnicos do Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, Proteção Civil, Bombeiros e Sapadores Florestais, incorporaram a comitiva que acompanhou sempre a dirigente e o Presidente da Câmara Municipal.

Fonte: CMMB

«Notícia» - Duas freguesias de Moimenta da Beira entre as menos poluídas de Portugal continental

Sever e Sarzedo integram a reduzida lista de 32 freguesias de Portugal continental, entre as 2.882 atualmente existentes, que registam uma média de poluição do ar abaixo do máximo estipulado pela Organização Mundial da Saúde. Para ser considerado ‘ar seguro’, cada metro cúbico de ar não pode conter mais de 5 microgramas das partículas PM2,5.

A conclusão faz parte de uma investigação do jornal britânico The Guardian, que afirma que 98% dos europeus respira ar tóxico, perigoso para a saúde (mapa interativo). De acordo com o estudo, os “valores são uma média da poluição do ar registada entre 2000 e 2019, medida através da concentração de partículas PM2,5 por metro cúbico”.

A poluição do ar causa a morte prematura de 1.200 crianças e adolescentes todos os anos na Europa, de acordo com um relatório da Agência Europeia do Ambiente (AEA) publicado em abril de 2023.

Fonte: CMMB

segunda-feira, 25 de setembro de 2023

«Desporto» - Resultados AF Viseu

 Divisão de Honra:









1ª Divisão Zona Norte:




«Notícia» - Executivo da Junta de Cabaços renuncia e freguesia vai a eleições

O presidente da Junta de Freguesia de Cabaços, no concelho de Moimenta da Beira, e a maioria dos membros da Assembleia renunciaram ao mandato autárquico, obrigando à convocação de eleições intercalares marcadas para 26 de novembro.

A decisão foi conhecida num despacho recentemente publicado em Diário da República e assinado pelo secretário de Estado da Administração Local, Carlos Miguel.

As eleições foram inicialmente agendadas para 29 de outubro, mas foram adiadas para novembro porque a data de publicação inicial do despacho do Governo não garantia “o exercício efetivo dos direitos, liberdades e garantias de participação política”.

No documento, pode ler-se que está esgotada a possibilidade de “substituição dos membros eleitos pela lista mais votada” para a Assembleia de Freguesia e que a maioria dos eleitos não se encontrava “em efetividade de funções”. Factos que, acrescenta o despacho, “foram alvo de confirmação”.

Num comunicado divulgado na rede social Facebook, o presidente de junta demissionário, Hélio Santos, não revelou publicamente os motivos da renúncia, dizendo que os comunicou na Assembleia de Freguesia em finais de junho, mas garantiu que se empenhou para “conseguir melhorar a qualidade de vida” em Cabaços.

“Valores como honestidade, integridade, honra e frontalidade fizeram parte da minha governação são e serão sempre por mim praticados seja na vida privada, seja na vida pública, e são valores que nunca abdicarei”, afirmou Hélio Santos, dizendo ainda que não se deixa “comprar, nem corromper”. “O que me move não é o poder nem o dinheiro”, disse Hélio Santos, que salientou ainda as contas da autarquia, que apresentavam saldo positivo.

O autarca foi eleito presidente da Junta de Cabaços nas eleições autárquicas de 2021, em que o PS garantiu a maioria dos mandatos na Assembleia de Freguesia (cinco lugares). A coligação PSD-CDS conquistou os outros dois mandatos do órgão. Hélio Santos estava no executivo da Junta há dez anos.

Fonte: Jornal do Centro

«Divulgação» - Feira de S. Francisco nos dias 3 e 4 de outubro

A Feira de São Francisco, santo protetor dos animais e padroeiro da ecologia, vai realizar-se nos dias 3 e 4 de outubro nas proximidades do cruzamento de São Francisco, perto do Convento homónimo, na confluência das estradas nacionais 226 e 323, em terrenos da freguesia dos Arcozelos, em Moimenta da Beira.

O certame, integrado nos eventos da Cidade Europeia do Vinho 2023, que desde tempos imemoriais serve também para marcar o fim das colheitas, volta a contar este ano com animação musical por grupo de concertinas.

Evoca tradições arreigadas do povo, algumas delas vincadas na obra de mestre Aquilino Ribeiro. É ali que se come a ‘marrã’, carne fresca de porco, torresmos de sabor inigualáveis.

Fonte: maisbeiras.sapo.pt

«Notícia» - Mais de 170 lojas revitalizadas com 742 mil euros

O município de Moimenta da Beira vai receber mais de 742 mil euros para “revitalizar e digitalizar” 174 estabelecimentos de comércio e serviços, anunciou a Câmara.

Moimenta da Beira foi uma das candidaturas nacionais a receber apoio financeiro do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para o projeto “Moimenta Digital”, que conta com “uma verba de 742.664 euros”.

O objetivo é “alavancar a revitalização económica, modernização e fortalecimento da competitividade e resiliência das áreas comerciais tradicionais” com “sensibilização e capacitação dos trabalhadores e empresários” locais.

“É com orgulho que podemos dizer que somos um dos Bairros Comerciais Digitais de Portugal”, afirma a vereadora com o pelouro do Turismo e Cultura da Câmara de Moimenta da Beira, Mónica Gertrudes.

Este projeto, sustenta, “torna-se particularmente relevante na medida em que irá catalisar o crescimento local, a digitalização dos operadores económicos e dos seus modelos de negócio, a promoção do comércio em linha e a integração digital das cadeias de abastecimento e escoamento”.

“Irá elevar o comércio local de Moimenta da Beira a um nível mais avançado e globalizado. Também serão criadas formas de promover e valorizar os pequenos comerciantes”, afirma o executivo municipal.

Os “Bairros Comerciais Digitais” propõem a criação de quiosques digitais. Sátão junta-se a outras candidaturas aprovadas no distrito de Viseu, como as de São Pedro do Sul (que recebeu a melhor classificação da região), Carregal do Sal, Cinfães, Lamego, Mangualde, Moimenta da Beira, Sátão, Tarouca, Vila Nova de Paiva e Vouzela. Estes projetos aprovados na região vão receber um financiamento total de 5,7 milhões de euros.

Fonte: Jornal do Centro

terça-feira, 19 de setembro de 2023

«Notícia» - Ministra inaugura Caves Terras do Demo, um local de visitação, exposições e venda de produtos endógenos

A Ministra da Agricultura e Alimentação, Maria do Céu Antunes, inaugurou na sexta-feira, 15 de setembro, em Moimenta da Beira, as Caves Terras do Demo, um novo espaço de visitação, exposições e venda de produtos endógenos que resultou da requalificação e adaptação do edifício do antigo Instituto da Vinha e do Vinho, agregado ao complexo da Adega Cooperativa. O investimento, que já é visitável e pode ser usufruído, custou mais de um milhão de euros.

“Nunca deixamos de apoiar, e apoiar de forma incondicional, este investimento que hoje é inaugurado”, disse a governante.

“Um sonho de tantos anos, agora felizmente concretizado”, lembrou o Presidente da Cooperativa Agrícola do Távora, João Silva.

“É mais uma infra-estrutura de relevante interesse para a promoção dos nossos melhores produtos, como a maçã, o vinho e o espumante, o artesanato que é manufaturado no concelho e tantos mais símbolos e marcas que são genuinamente nossas”, afirmou o Presidente da Câmara Municipal, Paulo Figueiredo.

Fonte: CMMB

«Divulgação» - Programa ‘Diabetes em Movimento’ regressa em outubro

Vem aí mais uma edição!

A ‘Diabetes em Movimento’ é um programa comunitário de exercício físico para pessoas com diabetes tipo 2, que tem como objetivo melhorar o controlo da doença e a qualidade de vida, através do exercício físico.

Em Moimenta da Beira, as atividades vão retomar no próximo mês de outubro, com a energia e boa disposição de sempre, contando já com os atletas da época anterior e com todos os que queiram juntar-se ao grupo. Se estiver interessado(a) em juntar-se a estes “atletas”, informe-se no seu centro de saúde ou fale com o seu médico(a) ou enfermeiro(a) de Família.

As sessões de exercício físico “Diabetes em Movimento” vão decorrer no Pavilhão Municipal de Moimenta da Beira, às segundas, quartas e sextas das 10h30 às 12h00, de outubro a junho de 2024. As aulas são gratuitas para a população com diabetes tipo 2 mediante a referenciação pelos médicos e enfermeiros do Centro de Saúde local.

O projeto, comunitário de exercício físico, é uma parceria entre o ACES Douro II – Douro Sul da Administração Regional de Saúde do Norte, a USF Aquilino Ribeiro, a UCSP Moimenta da Beira, a Unidade de Cuidados na Comunidade local e a Câmara Municipal.

A diabetes é um dos principais problemas de saúde pública do nosso país (existem cerca de um milhão de pessoas com esta doença crónica em Portugal) e a atividade física é um dos pilares do tratamento – melhorando o controlo metabólico, reduzindo o risco cardiovascular, e aumentando a funcionalidade e a qualidade de vida.

Fonte: CMMB



quinta-feira, 14 de setembro de 2023

«Divulgação» - Cepsa inaugura novo posto em Moimenta da Beira

Este novo posto disponibiliza os combustíveis simples e os nossos combustíveis aditivados Óptima, dispondo de duas bombas multiproduto.

Tem uma moderna e funcional loja de conveniência DEPASO, com espaço de cafetaria Coffee to Go onde os clientes podem apreciar pastelaria variada, onde se incluem os menus ‘Posto a Gosto’ da Cepsa.

Dispõe ainda de lavagem jetwash e aspiração, assegurando num espaço moderno todas as necessidades dos clientes.

Agora, os clientes têm ainda um benefício adicional – uma promoção exclusiva de abertura, com um abastecimento mínimo de 20 Euros no novo posto de Leomil, os membros do clube Cepsa Gow recebem um cupão de 5 cêntimos por litro para utilizar no abastecimento seguinte.

“Foi extremamente relevante inaugurarmos nesta fase, um novo posto aqui. Além da localização que acreditamos ser bastante mais prática do que a anterior nesta região, a mesma vem acompanhado de uma loja Depaso que já são reconhecidos como espaços simpáticos e muito práticos para os nossos clientes” afirma Rui Romano, Diretor de Rede da Cepsa Portugal.

Fonte: jornaldasoficinas.com

«Notícia» - Câmara De Moimenta Da Beira Apresenta Reedição De “A Via Sinuosa”

A propósito do nascimento de Aquilino Ribeiro, há 138 anos, e que ontem se assinalou, a Câmara Municipal de Moimenta da Beira vai apresentar uma reedição da obra “A Via Sinuosa” do escritor que morreu em 27 de maio de 1963.

Segundo uma nota de imprensa, a apresentação está agendada para o dia 01 de outubro, na Fundação Aquilino Ribeiro, em Soutosa, concelho de Moimenta da Beira, distrito de Viseu, e esta reedição tem o prefácio do antigo ministro da Cultura João Soares.

Aquilino Ribeiro, “considerado o maior prosador português do século XX e uma das mais características personalidades da literatura portuguesa de todos os tempos”, foi, segundo a nota da autarquia, “apaixonado, forte e impetuoso”.

“A sua exaltação e dinamismo revolucionários levam-no a ter uma multiplicidade de interesses, e a sua obra (69 livros publicados em vida, para além de um surpreendente espólio ainda inédito) abrange a ficção, o jornalismo, a crónica, as memórias, o ensaio, estudos de etnologia e história, biografias, crítica literária, teatro, literatura infantil, polémicas e traduções-recriações do latim, grego, espanhol, francês e italiano”, refere o documento.

Fonte: noticiasdeviseu.com

«Divulgação» - Campanha de adoção animal este sábado em Moimenta da Beira

O Canil Municipal de Moimenta da Beira organiza no próximo sábado (16 de setembro) uma ação de entrega e adoção de animais de companhia. A iniciativa visa promover uma “adoção responsável” destes patudos, sublinha o município.

A campanha decorrerá no Mercado Municipal, das 09h00 da manhã ao meio-dia. A Câmara realça que esta iniciativa visa sensibilizar a população local “para a problemática do abandono e maus tratos a animais, relembrando que estes não são objetos e merecem ser tratados com carinho”.

Entretanto, termina nesta sexta-feira (dia 15) a campanha municipal de incentivo à esterilização de cães e gatos, realizada com o objetivo de diminuir o número de ninhadas indesejadas e combater o abandono animal, garantindo apoio financeiro em função dos rendimentos do agregado familiar.

A intervenção é gratuita para os cidadãos que sejam comprovadamente carenciados.

Fonte: jornaldocentro.pt

«Desporto» - Nelson Gomes sagra-se Campeão Europeu de Duatlo Sprint em Itália

Nelson Gomes conquistou, na última sexta-feira, dia 8 de setembro, a medalha de ouro em Duatlo Sprint, na faixa etária 40-44 masculinos, no “Europe Triathlon Cross Duathlon Championships”, que se realizou na comuna italiana de Riva del Garda, região de Trentino.

O atleta, que reside em Moimenta da Beira, foi o primeiro a cortar a meta depois de percorrer as três as distâncias (de 6 km de corrida, 20,4 km de ciclismo e 3 km novamente de corrida) em 1 hora 30 minutos e 14 segundos, superando em 4 minutos e 24 segundos o italiano, Kris Zanotti, que chegou em segundo lugar, e em 9 minutos e 14 segundos o alemão, Frank Reimann, terceiro classificado.

Este título europeu junta-se, assim, a outros já conquistados em 2023, como: o de Campeão do Mundo na prova de Duatlo Sprint, na faixa etária 40-44; o de Campeão nacional de Duatlo Sprint, na faixa etária dos 40 aos 45 anos; o de Campeão nacional de Duatlo Cross, na mesma faixa etária; e ainda o primeiro lugar no mini trail de 10 km, no Demo Wolves Trail, em Moimenta da Beira.

Fonte: maisbeiras.sapo.pt

«Notícia» - 742 mil euros para digitalizar e revitalizar o comércio local

A candidatura apresentada pela Câmara Municipal de Moimenta da Beira ao programa “Bairros Comerciais Digitais” foi uma das selecionadas pelo Governo, entre 65, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência.

O projeto “Moimenta Digital” conta assim com uma verba de 742 664 euros para alavancar a revitalização económica, modernização e fortalecimento da competitividade e resiliência das áreas comerciais tradicionais.

“É com orgulho que podemos dizer que somos um dos Bairros Comerciais Digitais de Portugal”, afirma Mónica Gertrudes, Vereadora com o pelouro do Turismo e Cultura, presente na sessão de apresentação das candidaturas aprovadas na última quarta-feira, 6 de setembro, no Palácio da Bolsa no Porto, cerimónia que contou com a presença de António Costa Silva, ministro da Economia e do Mar e de Nuno Fazenda, secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços.

Este plano, que engloba 174 estabelecimentos em Moimenta da Beira, torna-se particularmente relevante na medida em que irá catalisar o crescimento local, a digitalização dos operadores económicos e dos seus modelos de negócio, a promoção do comércio em linha e a integração digital das cadeias de abastecimento e escoamento.

Haverá pois uma contribuição decisiva para a proliferação de soluções de venda em linha através da criação de um marketplace local. Para além disso, a adoção de soluções digitais de gestão de informação, de aplicações dedicadas à gestão de stocks, como também a integração de sistemas de entregas, irá elevar o comércio local de Moimenta da Beira a um nível mais avançado e globalizado. Também serão criadas formas de promover e valorizar os pequenos comerciantes, ora através da adoção tecnológica por parte dos operadores económicos e pela digitalização dos seus modelos de negócio, ora através da sensibilização e capacitação dos trabalhadores e empresários.

No âmbito do concurso foram apresentadas 160 candidaturas de todo o país, tendo sido selecionadas 65, que absorvem a dotação inicial de 52,5 milhões de euros, às quais se junta outras 30 candidaturas, que estão, no entanto, condicionadas à aprovação da reprogramação do PRR por parte da Comissão Europeia, que prevê um reforço de 25 milhões para esta medida. No total, serão abrangidos 25 mil estabelecimentos comerciais.

Fonte: maisbeiras.sapo.pt

domingo, 10 de setembro de 2023

«Divulgação» - A Expodemo vai à “Praça da Alegria”, segunda-feira por volta das 10 horas

É amanhã, segunda-feira, 11 de setembro, por volta das 10 horas (mais minuto menos minuto), que a Expodemo, a Festa da Maçã, que se vai realizar em Moimenta da Beira de 14 a 17 de setembro, vai à “Praça da Alegria”, programa da RTP1 apresentado por Jorge Gabriel e Sónia Araújo.

O Presidente da Câmara Municipal, Paulo Figueiredo, que lidera a comitiva de moimentenses representantes de várias instituições, falará do programa e do evento que se assume hoje como um importante cartaz turístico e cultural do concelho e da região.

Fonte: CMMB

«Divulgação» - “Hora de Agir” da RTP: Tempestades de granizo em Moimenta da Beira. O impacto positivo e imediato dos canhões antigranizo

Foi um programa inteiro sobre as tempestades de granizo em Moimenta da Beira e a solução eficaz dos canhões antigranizo que a ciência, os fruticultores e os políticos aplaudem. É uma nova arma de combate ao granizo que tem salvado comprovadamente a cultura da maçã no concelho e na região.

O “Hora de Agir” foi para o ar hoje, na RTP, e vai ser repetido nos próximos três dias nos vários canais da RTP Internacional (Ásia, América e África).

Ricardo Campos, Presidente do Fórum da Energia e Clima, que conduziu o programa, conversou com o Presidente da Câmara Municipal de Moimenta da Beira, Paulo Figueiredo, com produtores/fruticultores, com políticos e com os homens da Ciência.

O “Hora de Agir” é isso mesmo, procura unir a voz da ciência, da política, das empresas e da sociedade civil em torno das soluções para vencer a Crise Climática que já tanto nos afeta.

Visualizar o programa na íntegra aqui.

Fonte: CMMB

«Notícia» - Baga de sabugueiro com qualidade acima da média

A baga de sabugueiro colhida em Tarouca, Armamar, Tabuaço, Lamego e Moimenta da Beira na última campanha tem "qualidade acima da média", mas a quantidade é metade da normal, disse à agência Lusa o responsável operacional da Régiefrutas.

"Todos julgávamos que este ano teríamos quantidades mais normalizadas, ou seja, entre mil a 1.200 toneladas de baga colhida, mas isso não aconteceu", lamentou José Damião, vice-presidente da Câmara de Tarouca e administrador da Régiefrutas.

Segundo o responsável, a "seca muito grande" de 2022 afetou as quantidades deste ano, tendo apenas sido colhidas 600 toneladas.

"A boa notícia é que a qualidade é acima da média", realçou José Damião: "os nossos `brix` (grau de doçura) normais andam entre 18 a 22, este ano tivemos `brix` de 31 e 32 em alguns sítios".

O vice-presidente daquela autarquia do norte do distrito de Viseu contou que, este ano, a campanha começou e terminou mais cedo do que era habitual.

"A partir de meados de agosto já não tínhamos baga para receber, porque a campanha começou mais cedo cerca de semana e meia e acabou mais cedo também cerca de semana e meia", referiu, acrescentando que "mais de 95% da baga produzida nos cinco concelhos é comercializada pela Régiefrutas".

A unidade da Régiefrutas, situada em Tarouca, recebe a baga de sabugueiro dos produtores destes cinco concelhos do distrito de Viseu e depois vende-a a clientes nacionais e internacionais.

Durante muito anos, a Régiefrutas exportava praticamente toda a baga para um grupo do setor agroalimentar da Alemanha, "o que limitava um pouco a definição do preço e a definição das quantidades", mas, atualmente, tal já não acontece.

"Temos sete ou oito clientes anualmente. A Régiefrutas acaba por ser muito mais independente, uma vez que quando uns não estão disponíveis para receber, estão outros", explicou.

Este ano, mais de 75% da baga foi vendida para território nacional, o que agrada à administração da Régiefrutas, e a restante foi exportada sobretudo para a Áustria e para a Alemanha.

José Damião congratulou-se por, desde o ano passado, ter havido um aumento do montante pago aos produtores.

"Em 2014, a baga estava a ser paga ao produtor a 30 cêntimos o quilo, sensivelmente. Este ano, e o ano passado também, conseguimos pagar a baga a 50 cêntimos. Significa um aumento mais de 80% do preço, o que para nós é uma enorme satisfação", frisou.

O produtor recebe "30 dias após a colheita", o que leva a uma maior confiança para entregar a baga na Régiefrutas e também é um incentivo para "os campos novos de baga que começam a surgir no território", acrescentou.

Fonte: RTP.pt

sábado, 9 de setembro de 2023

«Crime» - Prisão preventiva para suspeito de abuso sexual de crianças em Moimenta da Beira

Um homem de 40 anos do concelho de Moimenta da Beira ficou em prisão preventiva por ser suspeito de crimes de abuso sexual de crianças e pornografia de menores, disse à agência Lusa fonte da Polícia Judiciária (PJ) esta quinta-feira.

"O homem foi hoje ouvido em Viseu e ficou em prisão preventiva", disse a mesma fonte da PJ, que disse tratar-se de um indivíduo residente no concelho de Moimenta da Beira, distrito de Viseu.

Segundo um comunicado de imprensa do Departamento de Investigação Criminal de Vila Real da PJ, "foi detido um homem, de 40 anos de idade, fortemente indiciado pela prática dos crimes de abuso sexual de crianças e pornografia de menores".

"Os factos ocorreram no decurso do mês de agosto e início de setembro de 2023, numa habitação em Moimenta da Beira, sendo vítima uma criança de seis anos de idade", referiu o documento.

À agência Lusa, a fonte da PJ acrescentou que "há uma relação de proximidade familiar" entre o suspeito e a vítima.

A PJ foi alertada "pela mãe que ouviu a criança falar" e, de início, quando começaram as investigações, contou a fonte, "parecia menos grave do que aquilo que se apurou depois, ou seja, é uma situação grave".

À agência Lusa, a fonte referiu que "fica a dúvida se há ou não mais vítimas", uma vez que "o indivíduo estava fora do sistema" e, por isso, "agora há a necessidade de se investigar a vida" do suspeito.

Fonte: RR.pt

«Notícia» - Foi uma das 65 candidaturas selecionadas no país. 742 mil euros para digitalizar e revitalizar o comércio local

A candidatura apresentada pela Câmara Municipal de Moimenta da Beira ao programa “Bairros Comerciais Digitais” foi uma das selecionadas pelo Governo, entre 65, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência. O projeto “Moimenta Digital” conta assim com uma verba de 742 664 euros para alavancar a revitalização económica, modernização e fortalecimento da competitividade e resiliência das áreas comerciais tradicionais.

“É com orgulho que podemos dizer que somos um dos Bairros Comerciais Digitais de Portugal”, afirma Mónica Gertrudes, Vereadora com o pelouro do Turismo e Cultura, presente na sessão de apresentação das candidaturas aprovadas na última quarta-feira, 6 de setembro, no Palácio da Bolsa no Porto, cerimónia que contou com a presença de António Costa Silva, ministro da Economia e do Mar e de Nuno Fazenda, secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços.

Este plano, que engloba 174 estabelecimentos em Moimenta da Beira, torna-se particularmente relevante na medida em que irá catalisar o crescimento local, a digitalização dos operadores económicos e dos seus modelos de negócio, a promoção do comércio em linha e a integração digital das cadeias de abastecimento e escoamento.

Haverá pois uma contribuição decisiva para a proliferação de soluções de venda em linha através da criação de um marketplace local. Para além disso, a adoção de soluções digitais de gestão de informação, de aplicações dedicadas à gestão de stocks, como também a integração de sistemas de entregas, irá elevar o comércio local de Moimenta da Beira a um nível mais avançado e globalizado. Também serão criadas formas de promover e valorizar os pequenos comerciantes, ora através da adoção tecnológica por parte dos operadores económicos e pela digitalização dos seus modelos de negócio, ora através da sensibilização e capacitação dos trabalhadores e empresários.

No âmbito do concurso foram apresentadas 160 candidaturas de todo o país, tendo sido selecionadas 65, que absorvem a dotação inicial de 52,5 milhões de euros, às quais se junta outras 30 candidaturas, que estão, no entanto, condicionadas à aprovação da reprogramação do PRR por parte da Comissão Europeia, que prevê um reforço de 25 milhões para esta medida. No total, serão abrangidos 25 mil estabelecimentos comerciais.

Fonte: CMMB

«Notícia» - Câmara cria portal para denúncias de corrupção

A Câmara de Moimenta da Beira lançou um portal que regista denúncias de corrupção a nível municipal e outras suspeitas ilegais.

Em comunicado, a autarquia refere que o 'Portal de Denúncias' permite “a comunicação de situações de incumprimento dos princípios e valores éticos ou de situações ilegais na atividade municipal, inclusive casos de corrupção, assegurando condições de segurança, sigilo, confidencialidade da identidade de terceiros mencionados na denúncia e impedimento de acesso a pessoas não autorizadas”.

O canal de denúncias de Moimenta da Beira surge no cumprimento da lei que criou o Mecanismo Nacional Anticorrupção e estabeleceu o Regime Geral da Prevenção da Corrupção, e na lei que aprovou o Regime Geral de Proteção de Denunciantes de Infrações, além de diretivas europeias.

"Trata-se de uma ferramenta de comunicação que serve para reportar irregularidades que violam os princípios da boa governança do município. Faz tudo parte da boa política de transparência e ética na gestão da coisa pública que temos vindo a implementar", disse o presidente da Câmara, Paulo Figueiredo.

O serviço pode ser usado para informar a edilidade sobre “preocupações com algo que não esteja de acordo com os padrões de ética e valores, e que possam afetar de forma séria a organização, a vida ou saúde de uma pessoa”. A denúncia pode incluir informação sobre ofensas criminais, irregularidades ou violações da lei.

Os denunciantes têm direito ao anonimato, embora nessa qualidade não possam acompanhar os processos, e ainda direito à confidencialidade da identidade e proteção de dados pessoais.

Fonte: Jornal do Centro

quarta-feira, 6 de setembro de 2023

«Divulgação» - Arcozelo da Torre recebe as festas de Nossa Senhora dos Remédios

As tradicionais festas em honra de Nossa Senhora dos Remédios vão animar o Arcozelo da Torre, Moimenta da Beira, de 8 a 10 de setembro. O programa de três dias promete muita diversão, mas o grande dia decorrerá no próximo sábado com a celebração da Missa Solene e Sermão seguido de Procissão.

As festividades em honra de Nossa Senhora dos Remédios são uma organização da Comissão de Festas local.

Conheça o cartaz!






«Divulgação» - “Hora de Agir” da RTP3 com o Presidente da Câmara Municipal

O programa “Hora de Agir” da RTP3 entrevistou esta quarta-feira, 6 de agosto, o Presidente da Câmara Municipal de Moimenta da Beira, Paulo Figueiredo. A conversa, conduzida por Ricardo Campos, Presidente do Fórum de Energia e Clima, decorreu em pleno pomar de maçãs de Moimenta da Beira, e vai para o ar dentro de dias.

O “Hora de Agir” procura unir a voz da ciência, política, empresas e sociedade civil dos diferentes países de língua portuguesa em torno das soluções para vencer a Crise Climática.

Fonte: CMMB

«Notícia» - GNR deteve um homem de 36 anos suspeito do cultivo de droga

A GNR deteve em Moimenta da Beira um homem de 36 anos por tráfico e cultivo de estupefacientes, informou o Comando Territorial de Viseu da GNR.

A detenção ocorreu durante uma ação de policiamento em que os militares da GNR detetaram uma plantação de canábis já em diferentes estados de maturação”.

Ainda segundo a mesma fonte, foi feita a apreensão de quatro pés de canábis e uma busca domiciliária levou ainda à apreensão de 14 doses de liamba.

O detido foi constituído arguido e o caso seguiu para o Tribunal Judicial de Moimenta da Beira.

Fonte: estacaodiariajornal.sapo.pt/


segunda-feira, 4 de setembro de 2023

«Notícia» - Serviços municipais online lançados em Moimenta da Beira


O Balcão Único Eletrónico de Moimenta da Beira entrou em funcionamento e quer aproximar os habitantes dos serviços municipais. A inovação visa facilitar o acesso aos serviços da Câmara Municipal para os munícipes, que devem utilizar o cartão de cidadão ou a chave móvel digital para entrarem na nova plataforma, “de forma mais fácil, rápida, simples e mais célere”, enaltece o município.

Os utilizadores podem ainda criarem a sua própria pasta dentro do balcão eletrónico. “Trata-se de uma aposta numa gestão ainda mais transparente e eficaz, que vai reduzir drasticamente não só o volume de papel utilizado, como o período dedicado à análise e prestação da informação dos cidadãos, período em que o Munícipe pode receber e-mails e sms dos serviços municipais a dar conta do andamento dos seus processos”, explica o executivo presidido por Paulo Figueiredo.

Na plataforma, os munícipes de Moimenta da Beira podem fazer ou consultar, por exemplo, dados relativos a licenciamentos, contratos e avarias de água, procedimentos administrativos e transportes escolares, além de pedidos para queimas e queimadas, autorizações para celebrações de cerimónias fúnebres, requisições de passe escolar e pedidos de apoios económicos escolares, de apoio social e de prestações sociais, entre outros.

O presidente da Câmara vê o Balcão Único Eletrónico como uma medida que visa melhorar as práticas administrativas dentro da autarquia de Moimenta. A plataforma foi criada por uma empresa espanhola, num projeto que “visa dar um salto significativo na organização dos serviços” locais.

“Trata-se, pois, de uma ferramenta informática mais assertiva e facilitadora do trabalho de todos, aqui se incluindo também as necessidades atuais dos munícipes, permitindo-lhes resolver muitos assuntos sem a necessidade de se deslocarem às instalações da Câmara Municipal”, disse o autarca.

Fonte: Jornal do Centro

sábado, 2 de setembro de 2023

«Desporto» - Kiko Bondoso apresentado em Israel e Vizela despede-se: "Não há palavras..."

Kiko Bondoso foi este sábado oficializado como reforço do Maccabi Telavive, de Israel, com um contrato válido até 2026. O extremo de 27 anos terminou a ligação ao Vizela, clube que lhe deixou uma mensagem de despedida nas redes sociais.´

"Quase cinco anos de ligação. Eternamente juntos. A FC Vizela, Futebol SAD e o Maccabi Telavive chegaram a acordo para a transferência definitiva do jogador Kiko Bondoso. Não há palavras que possam expressar a gratidão de todos por tantos e tão bons momentos, por todo o profissionalismo, amor e qualidade que ao longo deste tempo conhecemos. Foste e serás um dos maiores da história do FC Vizela. Que sejas muito feliz Kiko. Obrigado e vai com tudo! A tua magia será sempre a nossa felicidade. Hoje, e até ao fim", pode ler-se.

É a primeira aventura de Kiko Bondoso no estrangeiro, depois de também ter representado Lusitano de Vildemoinhos, Ferreira de Aves e Moimenta da Beira.

Fonte: Ojogo.pt

«Notícia» - Arqueólogos investigam estátua-menir em Moimenta da Beira

Uma estátua-menir datada do milénio III antes de Cristo será alvo de escavações feitas por arqueólogos da Universidades de Coimbra e da Universidade de Freuburg, Alemanha, anunciou esta sexta-feira o Município de Moimenta da Beira.

A estátua-menir em causa é data de "há cerca de 4.000 anos, do alvor da Idade do Bronze", e situa-se no rebordo oriental da Serra de Leomil, na União de Freguesias de Peravelha, Aldeia de Nacomba e Ariz, Moimenta da Beira.

Segundo uma nota de imprensa, que cita investigadores, "terão sido artesãos que, recorrendo a instrumentos de pedra, madeira e osso, terão esculpido este monumento, dando-lhe forma humana, representando através de gravações as suas vestes e insígnias".

Com estes trabalhos que agora vão acontecer, os arqueólogos pretendem "conhecer um pouco melhor a sua história e do lugar escolhido para a sua implantação, procurando, por exemplo, verificar se existem mais motivos representados".

Assim como querem saber "que conhecimentos e técnicas de engenharia terão os seus artífices utilizado para a gravar e erguer", e também se existem ainda vestígios de outras estruturas em seu redor.

"Além da importante componente científica, estudantes de arqueologia de ambas as universidades terão a oportunidade de trocar experiências de trabalho e enriquecer a sua formação académica", informou o município liderado por Paulo Figueiredo.

Segundo a nota, a estátua-menir tem 1,36 metros de altura, acima do terreno, está localizada a 955 metros de altitude e os trabalhos de escavação decorrem de dia 04 a dia 15 e "são abertos à comunidade geral para que possa testemunhar o património existente" no município de Moimenta da Beira, distrito de Viseu.

As intervenções arqueológicas integram um projeto de investigação internacional financiado pela DFG (Deutsche Forschungsgemeinschaft) e apoiado pelo Município de Moimenta da Beira.

Fonte: SicNotícias

«Divulgação» - Piscina Municipal mantém-se encerrada

A Piscina Municipal de Moimenta da Beira vai manter-se encerrada, apesar dos trabalhos que estavam agendados estarem praticamente no seu término.

A Piscina Municipal reabre logo que todas as intervenções de manutenção e reparação estejam concluídas, em especial as anomalias que foram descobertas aquando do início dos trabalhos, anomalias que não eram visíveis e detetáveis com o equipamento em funcionamento.

São grandes reparações nunca feitas anteriormente (que não passam apenas pela normal manutenção) em alguns componentes mecânicos ainda originais desde a abertura das Piscinas Municipais há 26 anos, em 17 de setembro de 1997.

A Câmara Municipal refere que “é norteada sempre pelo melhor que pode e deve proporcionar aos seus munícipes e quando foi constatado que alguns dos problemas detetados poderiam colocar em causa, não só o funcionamento do equipamento mas acima de tudo a curto prazo implicar problemas de saúde pública, iniciou de imediato uma série de procedimentos para resolver os problemas de raiz de uma forma racional e com o pensamento a longo prazo.”

Refere ainda que “A noção dos constrangimentos que advêm de não se ter ainda a Piscina Municipal em funcionamento, estão presentes nas ações que estão a ser tomadas, mas também sabemos que todos têm a compreensão necessária para entender que o que deve ser feito não pode ser adiado em prol de se construir no presente um futuro com qualidade sem nunca beliscar o que a população anseia.”

Assim que seja possível ter uma previsão de data de reabertura a mesma será divulgada pelos meios habituais.

Fonte: maisbeiras.sapo.pt

«Divulgação» - Ano letivo 2023/24 arranca no dia 12 de setembro

Está à porta mais um ano escolar! O Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira informa toda a comunidade educativa que o início das atividades letivas 2023/24 vão decorrer, em simultâneo, para todos os estudantes de acordo com a seguinte calendarização:

Dia 12 de setembro

09h30 – Receção aos alunos e Encarregados de Educação

11h30 – Regresso a casa


Dia 13 de setembro

- Atividades letivas, de acordo com os respetivos horários.

Fonte: CMMB

«Notícia» - Ministra inaugurou ampliação do Cento de Repouso em Sever

A ministra do Trabalho, Solidariedade e Solidariedade Social, Ana Mendes Godinho, inaugurou as obras de ampliação do Centro de Bem-Estar e Repouso da Paróquia de Sever, em Moimenta da Beira.

De visita ao distrito de Viseu, a ministra inaugurou as obras que permitiram expandir o Lar, que pode agora receber 50 utentes em regime de residência, em vez dos 21 de capacidade anterior, tendo sido ainda criadas na estrutura sediada no Bairro da Ponte, no lugar de Barracão, condições para receber 20 pessoas em regime de Centro de Dia.

Estas obras custaram cerca de 750 mil euros e foram financiadas pelo Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais 3ª Geração (PARES 3.0).

“Esta estrutura em Sever é um excelente exemplo da política do Governo no âmbito das respostas sociais que estamos a implementar em todo o país. Neste momento há cerca de 800 milhões de euros em obras neste setor”, considerou Ana Medes Godinho durante a cerimónia de inauguração das obras.

Fonte: estacaodiariajornal.sapo.pt