quinta-feira, 28 de maio de 2015

«Divulgação» - Conversas de folclore e etnografia em Leomil

Uma tarde inteira com folclore e etnografia à mesa esmiuçado por especialistas, este domingo, 31 de maio, no salão nobre da Casa do Povo de Leomil, Moimenta da Beira. As “conversas” são promovidas pelo Rancho Folclórico de Leomil (que comemora o 37º aniversário) em conjunto com o Conselho Técnico Regional de Trás-os-Montes, Alto Douro e Douro Sul da Federação do Folclore Português.

Conferencistas de vários pontos do país abordarão a temática do folclore e da etnografia sob diversos pontos de vista, designadamente político, como será o caso da mesa redonda sobre “A política e o folclore”, às 15h20, que juntará Jose Carlos Governo, Francisco Cardia e António José Coelho.

Durante a iniciativa, aberta ao público, será ainda lançado o livro “Vestuário feminino de uma família de lavradores abastados: os Coutinhos”, de Jaime Gouveia, historiador e investigador na Universidade Nova de Lisboa e de Coimbra.

«Divulgação» - Domingo, peddy-paper no Arcozelo da Torre

O primeiro foi um sucesso (17 equipas, 34 elementos, com idades compreendidas entre os 12 e os 70 anos) e o segundo, que se realiza no domingo, 31 de maio, a partir das 15 horas, “deverá ser um êxito também”, vaticina a Comissão de Festas do Arcozelo da Torre, Moimenta da Beira (2014/2015).

As inscrições para o 2º Peddy-Paper devem ser feitas até esta sexta-feira, 29 de maio, para o número de telemóvel 960 266 272.

 Fonte: CMMB

quarta-feira, 27 de maio de 2015

«Divulgação» - Jornadas de Cidadania, amanhã e depois

Um deputado, dois académicos e outros tantos empresários com preocupações sociais, juntam-se em Moimenta da Beira (auditório municipal), amanhã de manhã, 28 de maio, primeiro dia das Jornadas de Cidadania, para discutirem e encontrarem estratégias de competitividade com vista ao desenvolvimento económico e social dos territórios de baixa densidade.

A pertinência e a actualidade do tema justificam o enfoque. Tudo porque num País como Portugal, onde o território constitui uma das marcas que melhor define a unidade e a identidade nacional, o cenário do abandono de uma parcela significativa da sua geografia (cerca de dois terços) e a desvalorização de um valioso capital material e simbólico, não podem deixar de suscitar inquietação e sobressalto.

Mas este ano, as Jornadas de Cidadania em Acção “Rumos de Mudança”, que já vão na 5ª edição, dão também realce ao “envelhecimento activo e saudável”. Especialistas da área da saúde tentarão apontar caminhos para uma melhor esperança de vida. É o segundo painel, que ocorrerá à tarde.

Depois de amanhã, sexta-feira, 29 de maio, durante a manhã, o programa encerra com outros especialistas que vão tentar sensibilizar a plateia para a importância de fortalecimento de vínculos intergeracionais entre crianças, jovens e adultos.


«Desporto» - Jogos do CDR


terça-feira, 26 de maio de 2015

«Notícia» - Intermarché e Pingo Doce querem comprar lojas da rede Alisuper

O Intermarché e o Pingo Doce estão a negociar a compra de lojas que pertencem à rede de supermercados Alisuper.

De acordo com o Diário Económico, o Intermarché, rede de supermercados geridos por empresários independentes, já assinou um contrato para a aquisição de nove lojas da marca algarvia, situadas em Albufeira, Alvor, Quarteira, Aljezur, Sagres e Loulé. O negócio ainda terá de ser aprovado pela Autoridade da Concorrência mas, a concretizar-se, implica um investimento de cinco milhões de euros, refere fonte da empresa. Também o grupo Jerónimo Martins, dono do Pingo Doce, admitiu estar em negociações com o grupo Nogueira [que ficou com o Alisuper] para a aquisição de lojas, revela o diário.

No âmbito de um plano de recuperação, o empresário José Nogueira (também proprietário de duas empresas em Espanha no ramo das hortaliças, frutas e carnes) pegou no Alisuper em 2012 numa altura em que a rede de supermercados algarvia estava em sérias dificuldades financeiras, com estabelecimentos encerrados e trabalhadores despedidos. A reabertura da primeira loja com a nova gestão, nesse ano, mereceu a presença do ex-ministro da Economia Álvaro Santos Pereira. 
A compra das 26 lojas ao grupo Alicoop (que detinha as empresas Alisuper, Macral e Geneco, todas insolventes) representou um investimento directo de 16 milhões de euros, correspondendo a 20% da dívida do grupo que ascendia aos 80 milhões. O plano de relançamento da empresa, acordado com os credores, previa que esse montante fosse pago num prazo de 13 anos, com juros à taxa zero. José Nogueira assumiu ainda o pagamento de uma dívida de 1,4 milhões, contraída pelos trabalhadores, a título individual, ao BPN, sugerida pela antiga administração como forma de salvarem os postos de trabalho. No total, o negócio envolveu 26 milhões de euros. 

Mais recentemente, José Nogueira admitiu que a empresa estava novamente em dificuldades e os trabalhadores também denunciaram atrasos no pagamento de salários.O Alisuper tem lojas no Algarve, Seixal, Cascais, Oeiras e Moimenta da Beira.
Fonte: publico.pt

«Desporto» - Jovens de quatro concelhos jogam Andebol no estádio

Mais de uma centena de jovens atletas de Moimenta da Beira, Tabuaço, Penedono e S. João da Pesqueira participam este sábado, 30 de maio, no encontro inter-concelhio “Andebol 4kids” que decorrerá, durante todo o dia, no estádio municipal de Moimenta da Beira.

São jovens, com idades entre os 9 e os 11 anos, que vão competir entre si, tentando vencer os jogos e os troféus em disputa. Cada concelho participa com duas equipas. Os encontros terão início às 9h30. O último está marcado para as 12 horas. À tarde, a partir das 16h00, terão lugar os jogos de apuramento do 1º ao 8º lugar.

O programa inclui, logo a seguir ao almoço, a ac tuação da orquestra "Master Class", constituída por alunos e professores.

A iniciativa é da Associação de Andebol de Viseu que desenvolve o projeto em todo o distrito e procura envolver o maior número de parceiros em cada concelho. Na organização deste evento estão envolvidos a Câmara Municipal de Moimenta da Beira, o Agrupamento de Escolas e a Escola Prática de Andebol.


Fonte: CMMB

sábado, 23 de maio de 2015

«Notícia» - Cavaco Silva visita Moimenta da Beira

Vai ser um dia de festa e de afectos. Uma jornada histórica para o município. O Presidente da República visita Moimenta da Beira na próxima sexta-feira, 29 de maio. Aníbal Cavaco Silva, que se desloca ao concelho para inaugurar quatro investimentos e visitar outros dois, é o terceiro Chefe de Estado, em democracia, a visitar Moimenta da Beira, depois de António Ramalho Eanes, em 1982, e de Jorge Sampaio, 22 anos depois (2004).

Cavaco Silva vai inaugurar, na sede de concelho, o Centro Escolar, o Parque Desportivo (1º Relvado) e o Lar Residencial da “Artenave”; e em S. Martinho, na freguesia de Peva, outro Lar Residencial, o da “Casa Nossa”.

Depois, o Presidente da República visita a “Polimagra”, uma das principais empresas portuguesas que opera na transformação e comercialização de produtos em granito, sediada no Parque Industrial de Moimenta da Beira, e a Cooperativa Agrícola do Távora.
Fonte:CMMB

«Divulgação» - Caminhada pela serra, em Leomil

Este sábado, 23 de maio, há caminhada pela serra, em Leomil, Moimenta da Beira, com partida do centro da vila, às 16h30. É a “Rota dos Penedos”, que inclui dois percursos por trilhos distintos, mas ambos pela serra: um, mais longo, de 7,5 quilómetros, de grau de dificuldade difícil; e o outro, mais curto (5,5 km) e de grau de dificuldade médio. A inscrição é grátis. A iniciativa é da Junta de Freguesia de Leomil e da Farmácia César.

O dia promete ser propício à caminhada!

Fonte: CMMB

terça-feira, 19 de maio de 2015

«Desporto» - Recordar João Manuel nos 10 anos do seu desaparecimento

Faleceu há 10 anos, fez ontem, 18 de maio. Futebolista de encher as medidas, João Manuel Loureiro dos Santos nasceu no dia 31 de Agosto de 1967, em Moimenta da Beira. Iniciou a carreira no CDR, era médio, gostava de organizar jogo, mas também era bom a defender, quer à direita, quer à esquerda.

Depois, transferiu-se para o Viseu Benfica em 87/88. Seguiu-se a primeira época no escalão maior, com a idade de 21 anos, na equipa do Académico de Viseu. Foi a primeira de 4 épocas na cidade de Viriato. De 92 a 95 militou no meio campo da BRIOSA (sempre na divisão de honra). Teve épocas de muita categoria em Coimbra mas, foi em Leiria que o seu nome se evidenciou para os mais atentos do desporto-rei. Ergueu a camisola leiriense durante 9 épocas, 8 na primeira divisão, 1 na divisão de honra. Por fim, já com 37 anos, e perto do fim, transferiu-se para o Moreirense na época de 04/05.

Deixa-se aqui um testemunho pungente de Paulo Cintrão, jornalista da TSF: “Ao longo da minha vida profissional, tenho tido o prazer de fazer muitos amigos, alguns dos quais duram uma vida. Foi há dez anos que a tragédia bateu à porta de um deles. Talvez um dos mais puros que o futebol me trouxe, sem desprimor para outros. Lembro-me que uns dias antes da fatídica partida deste amigo, o Luís Bilro me bateu à porta. Estava com o João, que já muito frágil não estava em condições de sair do carro, embora o tivesse convidado a entrar para a frescura do ar condicionado. Semanas antes, em Coimbra, no restaurante do Jorge Manuel Mendes, tinha-me feito uma dedicatória numa camisola que o Delfim Teixeira (outro senhor do futebol), me tinha trazido de Moreira de Cónegos. Essa camisola estava e está emoldurada e ocupa um lugar de destaque no meu escritório. É a primeira coisa que as pessoas podem ver quando entram. O João emocionou-se quando saí de casa com ela e a viu, e eu também quando lhe meti a mão no ombro e senti a sua fragilidade. O João partiu, há 10 anos, vítima de uma forma rara e galopante de esclerose múltipla, mas conservo-o bem vivo na minha memória. Foste das melhores pessoas com quem tive o prazer de me cruzar no futebol. Lembras-te daquele almoço nos Marrazes, com o Bilro, o Costinha Paulo e o Freddy? Quando chegamos ao estádio, tínhamos o Mourinho à espera. É que havia treino à tarde e ele queria saber se se tinham portado bem, embora não o tenha perguntado directamente. Tu bebeste a tua meia taça de vinho tinto, como sempre fazias, tivesses treino ou jogo a seguir. Portaste-te bem como sempre... Eras um Senhor!”.

Fonte: CMMB

«Divulgação» - Museu de Alvite aberto todo o dia no Dia Internacional dos Museus

A Casa Museu Gente da Nave, em Alvite, Moimenta da Beira, esteve ontem, segunda-feira, 18 de maio, aberta todo o dia para assinalar o Dia Internacional dos Museus e os 15 anos da sua inauguração. Uma iniciativa que valeu a pena, já que o espaço acabou por ser visitado por dezenas de pessoas.

Quase sempre em grupo, recebeu a visita das crianças da escola do 1º ciclo da vila e dos idosos do Lar do Centro Comunitário. Um grupo de formandos de um curso agrícola que ali decorre, esteve também nos dois pisos da casa que alberga verdadeiras relíquias que em tempos enchiam as casas e a vida das populações: desde os potes de ferro à enxerga que podíamos encontrar nas cozinhas, aos tamancos ao lado da cama, à telefonia sobre o armário da cozinha, à mala do enxoval ao fundo da cama, aos colchões de palha que agasalhavam nas noites mais frias de inverno, às colchas de trapos. São estes os bens mais preciosos de Alvite, que os seus habitantes querem manter a todo custo, pois são eles a razão da sua existência.

O museu, Inaugurado em Novembro de 2000, situa-se na parte superior do Largo da Tulha, numa das ruelas antigas onde o granito embeleza as casas e onde a laje edifica a rua desta vila situada no Planalto da Nave.
Fonte: CMMB

segunda-feira, 18 de maio de 2015

«Desporto» - Sever conquista Taça de Futsal da AF Viseu

A equipa sénior de Futsal do Centro Social e Cultural de Sever, Moimenta da Beira, fez história ao conquistar, no sábado passado, 16 de maio, a Taça da AF Viseu 2014/2015, masculinos. Na final, realizada no Centro Multiusos de Lamego, a formação do Sever venceu por 8-4 a equipa da Casa do Benfica de Castro Daire, assegurando o título e o troféu.

O Sever, com o êxito alcançado, encerra da melhor forma a época desportiva, garantindo a participação na Supertaça, no início da próxima temporada.


«Divulgação» - Sarau Desportivo com ginástica acrobática e dança

É mais uma tarde de magia que vai acontecer no pavilhão municipal de Moimenta da Beira, domingo que aí vem, 24 de maio, a partir das 16 horas. Mais de 170 ginastas e dançarinos, em representação de sete instituições, vão brilhar e dar corpo à sexta edição do Sarau Desportivo, uma organização da Câmara Municipal de Moimenta da Beira.

Entre os participantes, destaque para os “Team Braga”, finalistas do ‘Got Talent Portugal’, programa da RTP1 que o país viu e aplaudiu. Mas no Sarau, outros gin astas e dançarinos prometem também dar espectáculo, encantar o público nas bancadas.

Do Porto, do Agrupamento de Escolas do Cerco, vêm quase quatro dezenas de ginastas. A escola de Ballet “Arabesque”, de Moimenta da Beira, faz-se representar por 35 dançarinos e dançarinas. Ainda de Moimenta da Beira, a Santa Casa da Misericórdia e alunos dos técnicos de desporto do município, participam com 35 atletas. Finalmente, a ‘comitiva’ numerosa que se desloca de S. Pedro do Sul, com 60 elementos ao todo.


Fonte: CMMB

domingo, 17 de maio de 2015

«Desporto» - Resultados

Campeonato Nacional de Séniores:

(clique na imagem para ampliar)

sexta-feira, 15 de maio de 2015

«Notícia» - Moimenta faz a capa da revista do semanário “Sol”

O rosto de Maria Santos, ou Maria Alberta, como é conhecida em Alvite, Moimenta da Beira, preenche a totalidade da capa da “Tabu”, revista do semanário “Sol que está hoje (sexta-feira, 15 de maio) à venda nas bancas.

A foto sustenta um trabalho de reportagem sobre a ‘velhice’ em Portugal, onde seis das 40 páginas do dossier são dedicadas a Moimenta da Beira, ao trabalho solidário que é feito pelas instituições locais, e por ter idosos que vivem sozinhos e isolados (mas não abandonados).

“Não escondemos essa realidade. Residir sozinho é muito diferente de estar só. Muitos vivem sozinhos na rua onde sempre viveram, com os vizinhos que sempre tiveram, e até em frente à casa dos filhos. É uma felicidade viverem em sua casa”, argumenta o presidente da autarquia, José Eduardo Ferreira, que refere, convicto: “Se fosse eu mandar, proibia os idosos autónomos de irem para um lar e trazia os que vivem nas cidades para aqui, pois cá é que estão bem”.




 Clique nas imagens para ampliar.

Fonte: CMMB

quinta-feira, 14 de maio de 2015

«Divulgação» - Junta de Freguesia promove caminhada solidária

Este domingo, 17 de maio, a partir das 9 horas, a Junta de Freguesia de Moimenta da Beira organiza mais uma caminhada solidária cujo valor da inscrição (dois euros) reverterá, desta vez, a favor da Universidade Sénior Infante D. Henrique. A participação é gratuita para os menores de 18 anos.

O percurso, aproximadamente de cinco quilómetros de extensão e de dificuldade reduzida, começará junto ao edifício-sede da Junta de Freguesia, e será feito, quase todo, por caminhos antigos.

A caminhada tem o apoio da “Turirotas”, uma empresa de Moimenta da Beira que traçou e desenhou um conjunto de percursos pedestres no concelho, utilizando-os para promover passeios a pé que atravessam montes e vales, centros históricos de aldeias quase perdidas na serra, cursos de água e pontes antigas.


 Fonte: CMMB

quarta-feira, 13 de maio de 2015

«Desporto» - Sever pode conquistar, no sábado, Taça da AF Viseu em Futsal

A equipa sénior de Futsal do Centro Social e Cultural de Sever, Moimenta da Beira, joga este sábado, 16 de maio, a partir das 17 horas, no Centro Multiusos, em Lamego, a final da Taça de Futsal da Associação de Futebol de Viseu, defrontando a “Casa do Benfica de Castro Daire”, a outra formação finalista.

É a segunda vez que o Sever está na final na Taça da AF Viseu. Há dois anos, frente ao Pedreles, de Mangualde, então campeão distrital, não conseguiu levar a taça para casa.

 Fonte: CMMB

«Divulgação» - Futsal em Moimenta da Beira


terça-feira, 12 de maio de 2015

«1ª Página» - Jornal Terras do Demo

(clique na imagem para ampliar)

«Crime» - Detenção por posse ilegal arma

Militares do Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento Territorial de Moimenta da Beira, em colaboração com militares do Posto Territorial de Moimenta da Beira detiveram no dia 11 de maio, na localidade de Paraduça – Leomil – Moimenta da Beira, um homem com 49 anos de idade, pela prática do crime de posse ilegal de arma.

A detenção ocorreu na sequência de diligências de investigação criminal, entre as quais a realização de uma busca domiciliária, que culminou com a apreensão de uma arma de fogo. O detido foi notificado para comparecer nos serviços do Ministério Público do Tribunal da Instância local de Moimenta da Beira, durante o dia de hoje (3ª feira 12-05).
Fonte: GNR.pt

«Divulgação» - Sessão de esclarecimento: Descontos sociais na electricidade

Técnicos da Agência para a Energia (ADENE) promovem na próxima quinta-feira, 14 de maio, a partir das 15 horas, no Auditório Municipal de Moimenta da Beira, uma sessão de esclarecimento sobre a mudança do mercado liberalizado e os descontos sociais que podem usufruir os consumidores de electricidade e gás natural.

É uma sessão com uma duração máxima de 2 horas, dirigida não apenas às instituições e organismos (juntas de freguesia, IPSS, etc.) mas também ao público em geral.

Os técnicos da ADENE estão habilitados para responder às mais variadas questões sobre todos os assuntos relacionados com a temática em causa. 
 Fonte: CMMB

segunda-feira, 11 de maio de 2015

«Verão 2015» - Bombeiros reforçam meios em 2015

O distrito de Viseu vai ter no terreno, no pico da fase Charlie de combate a incêndios florestais (em agosto), 135 equipas, 140 veículos e 640 operacionais, anunciou em Moimenta da Beira, na sexta-feira passada, 8 de maio, o Comandante Operacional Distrital (CODIS), Lúcio Campos.

Durante a apresentação do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais (DECIF) 2015, realizada no auditório municipal, na vila de Moimenta da Beira, Lúcio Campos garantiu que não haverá redução, “haverá sim um aumento, embora deva dizer que, principalmente no mês de agosto, nos aproximamos do limite das capacidades do distrito em termos de meios humanos. Mas existem e vão estar disponíveis este ano", frisou.

Segundo o CODIS, durante a fase Charlie, tal como no ano passado, os meios terrestres contarão com o apoio de seis meios aéreos, ficando estacionados em Viseu "três helicópteros de ataque inicial ligeiros, um pesado Kamov e dois aviões anfíbios Fireboss".

"Quer o helicóptero pesado de ataque ampliado, quer os anfíbios, são meios nacionais, mas o facto de estarem em Viseu dá-nos algum conforto, porque poderão num curto espaço de tempo ajudar no combate aos incêndios florestais", sublinhou.

Por outro lado, em Seia (distrito da Guarda), ficam sediados dois aviões anfíbios pesados (os Canadair), dando também "algum conforto saber que é logo ali no limite do distrito", acrescentou.
Os meios aéreos passam este ano a ter mais um ponto de água para abastecer, a barragem de Ermida/Ribeiradio (em Oliveira de Frades, no limite com o distrito de Aveiro), que se junta aos que já existiam no Rio Douro e nas barragens do Vilar (Moimenta da Beira), de Fagilde (Mangualde) e da Aguieira (Mortágua).

No que respeita às máquinas de rasto, mantêm-se as sete das autarquias que existiam no ano passado e o Comando Distrital de Operações de Socorro fez um levantamento, junto de empresas e de particulares, de outras que "estarão disponíveis em caso de necessidade", referiu Lúcio Campos.

O CODIS fez votos para que a época de incêndios florestais de 2015 seja calma, mas lembrou que este ano, ainda sem o dispositivo implementado, já se registaram "mais de 500 incêndios e já arderam cerca de mil hectares de floresta" no distrito.

Desta forma, os números estão quase a atingir os de 2014, que foi "um ano excepcional, o melhor dos últimos 30 anos" em termos de número de ignições.

"Desejo que 2015 seja um ano calmo. Mas, não o sendo, que não seja como 2013, independentemente da área ardida. O mais importante é começarmos todos e acabarmos todos", frisou, numa alusão aos bombeiros que morreram na Serra do Caramulo.
Fonte:CMMB

domingo, 10 de maio de 2015

«Desporto» - Resultados Futebol

Campeonato Nacional de Séniores:

(clique na imagem para ampliar)
Fonte: ZeroZero.pt

sexta-feira, 8 de maio de 2015

«Educação» - Câmara dá prémios de mérito a alunos carenciados matriculados no ensino superior

A Câmara Municipal de Moimenta da Beira vai atribuir prémios de mérito a alunos com dificuldades económicas, “com mérito estudantil”, matriculados no ensino superior, no valor de 1.500 euros, cada um, até um máximo de 20. O período para a apresentação de candidaturas decorrerá de 13 a 26 de maio. Os estudantes candidatos têm de ter idade igual ou inferior a 25 anos e residir no concelho de Moimenta da Beira há pelo menos cinco anos.

A atribuição do prémio visa apoiar o prosseguimento de estudos aos alunos (de mérito) que não disponham de meios bastantes para custear os encargos correspondentes à sua frequência no ensino superior.

Cada caso será avaliado por uma Comissão de Análise que elaborará uma lista graduada tendo em conta os critérios de selecção previstos no Regulamento que pode ser consultado no portal do Município de Moimenta da Beira http://www.cm-moimenta.pt/ ou directamente nos links abaixo indicados, que incluem também o Aviso e o Formulário (Boletim de Candidatura).




 Fonte: CMMB

«Divulgação» - Despovoamento, famílias e esperança de vida em reflexão nas jornadas de cidadania

Um deputado, dois académicos e outros tantos empresários com preocupações sociais, juntam-se em Moimenta da Beira, na manhã do primeiro dia das Jornadas de Cidadania (28 de maio), para discutirem e encontrarem estratégias de competitividade com vista ao desenvolvimento económico e social dos territórios de baixa densidade.

A pertinência e a actualidade do tema justificam o enfoque. Tudo porque num País como Portugal, onde o território constitui uma das marcas que melhor define a unidade e a identidade nacional, o cenário do abandono de uma parcela significativa da sua geografia (cerca de dois terços) e a desvalorização de um valioso capital material e simbólico, não podem deixar de suscitar inquietação e sobressalto.

Mas este ano, as Jornadas de Cidadania em Acção “Rumos de Mudança”, que já vão na 5ª edição, dão também realce ao “envelhecimento activo e saudável”. Especialistas da área da saúde tentarão apontar caminhos para uma melhor esperança de vida. É o segundo painel, que ocorrerá na tarde do mesmo dia.

A 29 de maio, durante a manhã, o programa encerra com outros especialistas que vão tentar sensibilizar a plateia para a importância de fortalecimento de vínculos intergeracionais entre crianças, jovens e adultos.

- Formulário de Inscrição: http://goo.gl/forms/I1op9gkveP 



 

quarta-feira, 6 de maio de 2015

«Desporto» - Futsal: Sever vai jogar com Braga, Boavista e Beira-Mar

A equipa júnior de Futsal do Centro Social e Cultural de Sever, Moimenta da Beira, vai defrontar o Braga, o Boavista e o Beira-Mar, em jogos que contam para a conquista da Taça Nacional de Futsal, escalão júnior, bem como para o apuramento do Campeonato Nacional da modalidade, em sub-20. Para já, nesta 2ª fase, a formação do Sever está entre as 16 melhores do país. Um feito inédito.

Os jogos para a Taça Nacional têm início já este domingo, 10 de maio, às 16 horas, com o Sever a deslocar-se a Braga. As três seguintes partidas serão todas em casa, no pavilhão municipal de Moimenta da Beira, a primeira com o Boavista, dia 17, às 18 horas; depois com o Beira-Mar, a 23 de maio, às 19h30; e por fim com o Braga, no último dia de maio, às 17 horas.

Os dois últimos jogos do Sever são duas saídas, a primeira para defrontar o Boavista, dia 7 de junho, às 17 horas, e a segunda para jogar com o Beira-Mar, a 14 de junho, às 18 horas. 
Fonte: CMMB

terça-feira, 5 de maio de 2015

«Notícia» - Dispositivo distrital de combate aos incêndios apresentado em Moimenta da Beira

A apresentação pública do Dispositivo Especial de Combate aos Incêndios Florestais (DECIF/2015), para o distrito de Viseu, vai ser feita esta sexta-feira, 8 de maio, às 18h30, no salão nobre da Câmara Municipal de Moimenta da Beira.

O Comandante Operacional Nacional, José Manuel Moura, fará a apresentação da operação planeada para a época de incêndios florestais deste ano, no distrito, e dará também uma explicação sobre as principais alterações, em termos de meios e organização, previstas para a campanha de 2015.

É a primeira vez que em Moimenta da Beira as estruturas de topo dos bombeiros e da Protecção Civil Nacional fazem a apresentação pública do DECIF, que antecede a fase “Bravo”, a segunda mais crítica de combate aos fogos florestais, que começa a 15 de maio.

Segue-se à noite, a partir das 21 horas, mas no quartel dos Bombeiros Voluntários de Moimenta da Beira, uma reunião ordinária da Assembleia Geral da Federação dos Bombeiros do Distrito de Viseu que dará posse aos membros do Conselho Consultivo e apreciará, e votará também, a proposta de Regimento/Guião do Dia Distrital do Bombeiro, entre outros assuntos agendados. 
Fonte:  CMMB

domingo, 3 de maio de 2015

«Desporto» - Resultados

Campeonato Nacional de Séniores:
(Clique na imagem para ampliar)

Fonte: ZeroZero.pt

sábado, 2 de maio de 2015

«Simulacro» - Mais de 200 operacionais em simulacro de queda de ponte (com Vídeo)

Mais de 200 operacionais de todo o país participam este sábado num simulacro da queda de uma ponte em Moimenta da Beira, testando a forma de atuar perante um cenário com dezenas de vítimas e carros submersos. 
A praia fluvial da albufeira do Vilar, no concelho de Moimenta da Beira, foi o cenário escolhido para o exercício, que teve início por volta das 04h00, altura em que foi dado o alerta para a queda de uma ponte. 

De acordo com o 2.º comandante operacional distrital de Viseu, Rui Nogueira, "está a ser aplicada toda uma dinâmica de reação e aplicação de meios como se de uma situação real se tratasse". 

"Depois do alerta que alguém deu para o 112, para a queda de uma ponte e consequente queda de veículos com pessoas dentro, foram acionados os meios locais, neste caso os Bombeiros de Moimenta da Beira". 

Ao chegar ao teatro de operações, o corpo de Bombeiros apercebeu-se do "cenário complexo e tecnicamente exigente" e aciona de imediato a equipa de mergulho do distrito de Viseu. 

"A esta equipa coube a função de entrar na água e fazer o reconhecimento subaquático dos veículos e das vítimas. Como se trata de uma situação de exceção, com várias vítimas, localizam carros e vítimas, solicitam mais meios", descreveu.


Queda fictícia da ponte provocou 70 vítimas

No cenário montado, a queda fictícia da ponte provocou 70 vítimas (50 mortos e 20 feridos) e fez com que 14 automóveis e dois autocarros tivessem afundado, fazendo lembrar o acidente de Entre-os Rios que provocou 59 mortes, no dia 04 de março de 2001. 

"Há sempre risco que este tipo de acidentes ocorram, daí a necessidade de se exercitar toda uma dinâmica a aplicar em situações reais. Testam-se e afinam-se procedimentos e identifica-se o que há a melhorar e afinar", evidenciou. Ao longo do dia, 226 operacionais passam pelo teatro de operações, fazendo-se representar unidades de mergulho de todos os distritos do país.

 Do distrito de Viseu, a que pertence o concelho de Moimenta da Beira, estiverem envolvidos 75 homens, com 23 veículos terrestres e sete embarcações de socorro. Estiveram representadas a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), Escola de Mergulhadores da Armada, Polícia Marítima, Serviço Municipal de Proteção Civil de Moimenta da Beira, Cruz Vermelha Portuguesa e GNR.
 Fonte: CM.pt


Vídeo Bombeiros Para Sempre: