sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

4º Aniversário MoimentaNaNet

O MoimentaNaNet agradece a todos os visitantes, colaboradores e moimentenses, que ao longo destes últimos quatro anos têm feito deste espaço, o "blog da nossa terra!". Muito Obrigado a todos!




Acompanhe-nos aqui, no blogspot, e nas redes sociais.


Algumas Estatísticas:

Post's publicados: 1.935
Comentários aos Post's: 5.963
Visualizações de página por mês:    -(Média) 10.500
                                                      -Mês com mais visualizações: Abril 2011 (25.341)
Post mais visto:    -Show de motocross no Matão
                           - Mais visto de 2011: Presépio reciclado recebe prémio 

«Arqueologia» - 83.º Aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Moimenta da Beira


Numa altura em que se assinala mais um aniversário da Associação[1] Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Moimenta da Beira, o 83.º, é oportuno enaltecer os relevantes serviços prestados à população por todos os Bombeiros e Dirigentes que por aqui têm passado e que em todos os momentos têm cumprido o seu dever, acudindo a centenas de incêndios (grande flagelo ao longo dos tempos), em todas as catástrofes e acidentes, transportando milhares de doentes e sinistrados nas suas ambulâncias.
Assim como também aproveito para recordar, entre as inúmeras memórias e vivências destes Soldados da Paz, o primeiro quartel, instalado no rés-do-chão[2] do antigo Solar dos Guedes, passando depois para o edifício[3] onde hoje se encontra o Mini-Mercado Diva.
Antigamente, o medo do fogo era muito maior, pois faltavam os meios, o equipamento era escasso e insuficiente para o combater. O alarme de incêndio era dado ao toque de uma sineta e gritava-se ao fogo: “Há fogo, há fogo. Quem acode ao fogo na Quinta do Salvador?” Contam os mais velhos, nomeadamente os virtuosos senhores que reactivaram o Corpo de Bombeiros nos inícios da segunda metade do século XX: Amadeu Ferro e Manuel Gomes (ambos da Direcção), Valentim Augusto, José Alves (“Zé Mano”), Eduardo Salgueiro (“Quinhentas”), Manuel Fernandes (“Xaruto”), José Silva (“Zoeira”), João Fernando de Jesus (“Garrano”), a mascote da Corporação, sem esquecer os saudosos: Eduardo Requeijo (o Comandante), António Santos (“Diva”), António Pereira (“Pote”), António Rodrigues (“Carqueja”), José Teixeira (“Zé XonXon”), Matos, Francisco Fernandes (“Chico da Rosinda”) e “Zé Moca”, notava-se um expressivo e contagiante espírito de solidariedade da população em geral, que se aprovisionava de vasilhas de toda a espécie para transportar água, não só para atacar o incêndio, como também para encher a bomba braçal (na qual a água era bombeada manualmente), tornando assim mais eficiente a acção dos bombeiros.
Felizmente, com o tempo, como as instalações de então já eram consideradas exíguas, vale a pena dizer que a Associação tem crescido e hoje, resultado da modernização, é uma unidade operacional tecnicamente organizada, preparada e apetrechada para o cabal do exercício das várias missões. No que respeita aos meios humanos, o Quadro Comando é constituído por 4 elementos, o Quadro Activo conta com 70 elementos, o Quadro Auxiliar é composto por 25 elementos e o Quadro de Honra encontra-se representado por 4 elementos. Quanto aos meios materiais, possui, para além de uma grande diversidade de equipamentos, os seguintes veículos: 9 Viaturas Combate a Incêndios, 4 Viaturas Emergência Pré-Hospitalar, 6 Viaturas Transporte de Doentes e 4 Viaturas Apoio.

Publicado no Jornal Beirão (Ano 4 - N.º 076).


[1] Fundada no dia 29 de Dezembro de 1928.
A actividade de bombeiro encontra-se formalizada no nosso país desde o século XIV por Carta Régia de 23 de Agosto de 1395 do rei D. João I, que tendo em conta os inúmeros incêndios ocorridos pelo Reino, promulgou a organização do primeiro Serviço de Incêndios de Lisboa. Esta actividade assumiu um cariz associativo e verdadeiramente organizado, apenas no século XIX, com a criação da Companhia de Voluntários Bombeiros em Lisboa (1868), a qual, por sua vez, evoluiu em 1880 para a Associação de Bombeiros Voluntários de Lisboa, sendo a primeira associação de bombeiros voluntários formalmente constituída no nosso país.
[2] Espaço utilizado posteriormente pelos serviços da Caixa Crédito Agrícola Mútuo. Hoje encontramos aqui a Biblioteca Municipal.
[3] Pertencente ao Senhor António de Lemos.


Autor: José Carlos Santos

"Notícia" - Moimenta da Beira lança obras de 11,3 milhões

O Município de Moimenta da Beira lançou quatro obras no valor global de 11,3 milhões de euros.

Uma das empreitadas respeita à construção do segundo troço da circular rodoviária externa poente, entre a EN 226 (km 44,7) e o Parque Industrial da vila, e tem o preço base de 1,693 milhões de euros. O prazo de execução é de 450 dias a contar da data da sua adjudicação.

Outras das obras têm por objecto a construção do Centro local de Desenvolvimento Empresarial, no valor de 4,962 milhões de euros e com um prazo de execução de 730 dias; e a ampliação do Parque Industrial de Moimenta da Beira, num investimento de 1,971 milhões de euros.

A última das empreitadas concerne à valorização das margens da albufeira do Vilar, tem o preço base de 2,638 milhões de euros e um prazo de execução de 365 dias após a sua adjudicação.

As propostas candidatas a qualquer uma destas quatro obras devem ser entregues até ao dia 25 de Março de 2012 através da plataforma electrónica www.compraspublicas.com, na qual também estão disponíveis os cadernos de encargos dos respectivos concursos.
 
Os critérios de adjudicação são iguais para qualquer uma das empreitadas: preço, com uma ponderação de 50%, e valia técnica, com os outros 50%, valendo o factor de garantia e qualidade técnica da proposta 20%, de programação dos trabalhos 10%, dos meios afectos à obra 10% e do sistema de segurança e higiene na obra 10%.

Fonte: jornaldaconstrução.pt

À VOLTA DE MIM E DO MUNDO !

Agora... que se aproxima 2012, deixo uma pequena - mas avisada - reflexão!

Aqui, em Moimenta da Beira, terra de meus pais e meus avós e de outros antes deles mais avós.

Palavras frias e secas...apenas de leve esperança bordejadas.


O ANO DOZE...NO DEMO.

Quando aqui se queima o Velho
É a esperança que nasce
Repetidamente renovada em noite de quente folia.
Renasce no novo ano toda inteira
Mesmo que os sinais se mostrem
Embuçados, turvos ou difusos
Nos dias frios que precedem a noite louca.
O vento gelado que nos chega
Do Marão a curtir a pele seca,
Prenúncio telúrico de Torga
Ou de Aquilino seu carácter revelado
Teimosamente beirão,
Traz na brisa cortante um certo fado
De perigos em Dezembro esconjurado.
É então que o alto fogo alcança
Do céu os seus limites em Janeiro
Devora decrépita figura engalanada
E apresenta a quem repara
A dúzia deste século embaraçado
Em mortes, fomes e misérias
E em tragédias de comédia anunciado.
========== A.B. 2011 – Moimenta da Beira.

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

«Tradição» - Queima do Velho no fim do ano


É a tradição que volta a cumprir-se em Moimenta da Beira. E em todo o seu esplendor. O ritual da Queima do Velho e todo o cerimonial que completa o culto pagão voltam a sair à rua na noite de fim do ano. A iniciativa é da autarquia e tem o apoio da Cooperativa Agrícola do Távora.

O programa tem início às 22h30, hora em que o povo se começa a concentrar na Portelinha, no Arrabalde da vila e, meia hora depois, o Velho sai em cortejo fúnebre pelas ruas de Moimenta, com o Grupo de Concertinas das Terras do Demo a animar as hostes. O falso padre lá estará e as carpideiras também. O percurso, em lusco-fusco, esse será guiado pelas luminárias de palha que darão luz ao escuro que se pôs horas antes. Até que à meia-noite, na Fonte de S. João, o fogo é lançado e o Velho arde em minutos. Haverá então festa com espumante e bolo-rei.

O ritual cumpre-se. Acaba o ano velho, nasce o ano novo.



(clique nas imagens para ampliar)

domingo, 25 de dezembro de 2011

BOAS FESTAS!


O MoimentaNaNet deseja a todos os colaboradores, visitantes, leitores e amigos, um Santo Natal e um Óptimo 2012!

«Saúde» - Conselhos INEM


Aproximando-se uma época de frio, em que se intensifica a utilização de equipamentos de combustão, a Direcção-Geral do Consumidor vem alertar para os riscos de intoxicação por monóxido de carbono, decorrentes da utilização desses equipamentos em locais mal ventilados.

Aparelhos de combustão tais como esquentadores, caldeiras, fogões e aquecedores, instalados de forma incorrecta, mal regulados ou em deficiente estado de conservação, podem conduzir à formação deste gás tóxico. As braseiras e grelhadores a carvão, bem como lareiras e salamandras a lenha levam, também, à acumulação deste gás em locais mal ventilados.

Evite o acidente:
• Nunca utilize braseiras ou grelhadores a carvão em espaços fechados;
• Promova a limpeza periódica de chaminés e condutas de saída de fumos;
• Mantenha a sua habitação arejada e nunca obstrua as entradas de ar;
• Lembre-se de que a instalação e manutenção dos aparelhos de combustão devem ser feitas de acordo com as instruções do fabricante e, no caso dos aparelhos a gás, por empresa credenciada;
• Solicite inspecções periódicas às instalações de gás;
• Assegure-se de que a reparação dos aparelhos de combustão é feita apenas por profissionais habilitados para o efeito;
• Desligue ou apague os aparelhos de combustão, sempre que se ausentar de casa.

Em caso de intoxicação por monóxido de carbono:
• Areje o local, abrindo portas e janelas;
• Desligue todos os aparelhos que possam estar na origem do acidente;
• Retire a vítima do local e leve-a para um sítio arejado ou mesmo para a rua;
• Contacte o Centro de Informação Antivenenos (CIAV) do INEM, através do 808 250 143
• Em caso de perda de consciência, ligue 112

Fonte: INEM

«Segurança» - GNR aconselha comerciantes

O destacamento territorial da Guarda Nacional Republicana de Moimenta da Beira reforça nesta quadra natalícia as recomendações no que diz respeito à segurança nos estabelecimentos comerciais, no âmbito do programa especial “Comércio Seguro”.

Os agentes policiais têm marcado presença nas ruas e junto dos comerciantes do concelho a quem distribuem panfletos com medidas de segurança a adoptar, entre os quais a instalação de alarmes, grades ou sistema de videovigilância e fecho sonoros nas portas.

Ter pouco dinheiro em caixa e guardá-lo num cofre ou redobrar a vigilância na hora de abertura e fecho do estabelecimento são outras das recomendações dos agentes. São sugestões que servem para todo o ano mas que importa reforçar numa altura em que se intensificam o comércio e a circulação de pessoas. 


(Clique na imagem para ampliar)

Fonte: CM Moimenta da Beira

«Natal 2011» - Cabaz de Natal para famílias carenciadas

A Câmara Municipal de Moimenta da Beira presenteou 21 famílias carenciadas do concelho com Cabazes de Natal constituídos por produtos alimentares, roupa e brinquedos, que irão certamente fazer a diferença junto destes agregados familiares e em especial nesta época do ano.

A oferta dos capazes só foi possível graças à solidariedade dos moimentenses que contribuíram para a recolha dos bens.

A acção foi levada a cabo pela Divisão de Acção Social e Educação da autarquia e insere-se no âmbito do programa Rede Social que pretende combater as desigualdades sociais no concelho, atenuando situações de pobreza e exclusão social. 

Fonte: CM Moimenta da Beira

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

«Desporto» - Bancadas do Estádio Municipal já têm cadeiras

São cómodas, resistentes e próprias para recintos desportivos. Ao todo são 1008 cadeiras e acabam de ser colocadas nas bancadas do relvado que está a ser edificado em frente ao pavilhão municipal.

O complexo vai assim ganhando forma, exibindo consistência e conquistando beleza, sempre com as obras a decorrerem em bom ritmo. Já lá estão as quatro torres de iluminação, a relva sintética e os sistemas de rega também.

O edifício de apoio, com os balneários e salas de reunião, está em fase de conclusão e os muros de vedação estão a ser erguidos. Os trabalhos estão a ser finalizados e a inauguração do complexo está para breve.

Os custos da obra ascendem aos dois milhões de euros e a estrutura desportiva, quando estiver em pleno funcionamento (com a pista de atletismo instalada em redor da área verde), será uma das mais modernas, bonitas e completas da região. 

Fonte: CM Moimenta da Beira

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

«Notícia» - Bombeiros ajudam a encher electrão

A corporação de bombeiros de Moimenta da Beira recolheu até ao momento cerca de seis toneladas de equipamentos eléctricos e electrotécnicos que já não têm utilidade. A iniciativa, de âmbito nacional, baptizada “Quartel Electrão”, foi lançada pela Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos (AMb3E) e vai permitir aos soldados da paz arrecadar 50 euros por cada tonelada de resíduos recolhidos. A campanha decorre até ao final do ano.

Para isso muito têm contribuído os cidadãos do concelho. “Todos os dias recebemos equipamentos, não só de particulares mas também de empresas de electrodomésticos e informática e juntas de freguesia”, explica o comandante dos bombeiros José Requeijo, que corrobora a “boa adesão” da população local.

A iniciativa lançada em Outubro tem ainda ajudado a “limpar” o concelho já que também foram recolhidos alguns “monstros” deixados ao abandono em locais impróprios.

Além da quantia em dinheiro, a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Moimenta da Beira pode ainda receber, se for um dos vencedores da campanha, uma ambulância de transporte de doentes, uma lavandaria profissional ou um cartão pré-pago de combustível da Repsol no valor de 1500 euros, em função do peso dos resíduos acumulados. Os triunfadores serão conhecidos no dia 31 de Janeiro do próximo ano.

O objectivo do “Quartel Electrão” é sensibilizar a comunidade para a reciclagem dos resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos e resíduos de pilhas e acumuladores. 


Mais fotos em no site da Câmara Municipal.

Fonte: CM Moimenta da Beira

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

«Arqueologia» - Manuscrito referente ao Convento de São Francisco


Aqui ficam outros excertos da Memória dos Conventos da Congregação da Terceira Ordem composta por Fr. Vicente Salgado, alusivos nomeadamente ao Convento de São Francisco: 

 Folhas 40-46: “Antes de chegar á entrada principal deste convento, se encontra hum bello, e espacoso terreiro, dividido pela parede da Igreja, e muro da estrada. Tem em frente as Casas do Despacho da Ordem Terceira seu lar… com duas janellas grandes de peito, e no meio huma rasgada de dezaseis palmos de alto, com sua sacada… oitavada, e os balaustres de pedra clara... A’parte direita deste Terreiro, junto às Casas dos Terceiros, está a maravilhosa Fonte… (ver imagem). Hoje está aquella simples, e reduzida Fonte, levantada a hum, bem digno chafariz, de risco moderno, com tres bicas de bronze, e huma polida e acabada architetura… As vertentes vão introduzir se na cerca por hum cano subterraneo para os misteres ordinarios. Esta obra e muitas outras mandou fazer o memoravel Provincial Fr. Manoel de S. Jerónimo Barradas.
            Tem este convento três Dormitorios com seo claustro, e as mais officinas proporcionadas á regularidade. A Igreja he pequena; e já o benemerito Geral de Alcobaça Fr. Guilherme da Paixão, quando visitou este Mosteiro em 1587, andavão os Padres … renovando as paredes da Igreja que tinhão derrubado até ao fundamento. Passados pouco mais de sessenta annos, sendo Ministro desta Casa, o P. Fr. Antonio do Rego, foi novamente reformado este Templo, cantandose a primeira Missa nesta segunda Dedicação, dia de Nosso Padre S. Francisco do anno de 1655…
            No principio deste seculo, sahio fora o frontespicio da Igreja, vinte sinco palmos mais; formando se lhe sua Torre de cantaria, e alvenaria, com quatro sinos, hum Relogio, que segundo o tempo, se ouve na Villa de Moimenta distante huma legoa. No atrio que fica debaixo do Coro, estão dois altares asseados, com suas urnas pintadas, e tudo muito decente: he dedicado hum a santa Izabel; e o da parte do evangelho a N. P. S. Francisco. Os Povos visinhos tem grande devoção a esta romagem…
Sinco altares exornão a Igreja deste convento. O altar maior fez dedicado a N. P. S. Francisco, Titular dêsta Casa. As Imagens dos Patriarcas S. Domingos, e S. Francisco, que estão nos seos respectivos Nichos, são de vulto, modernamente feita, muito bem palpadas, de altura de nove palmos. A tribuna onde se expõe o Santissimo Sacramento he doirada, como tambem a demais talha do altar, que tem sua banqueta de prata, e outra de pão entalhada, e doirada, com bastante asseio…
            Aqui foi sepultado, e teve sua Campa, o Licenciado Antonio de Andrade do Lugar de Vilar de Fonte Arcada, que faleceo em Abril de 1625; sogeito douto, e instruído, muito amigo do convento, ao qual deixou a sua numerosa, e escolhida Livraria… aumentando com estes donativo o numero dos Autores, e das Obras áquella Bibliotheca do convento de Caria, que hoje se compõe de quatro para sinco mil volumes.
            A primeira Capella que está á face da Igreja, da parte do evangelho, he dedicada á devota e veneranda Imagem da Senhora dos Remedios, levando o Menino Jesus pela mão. He perfeitissima esta Imagem e de grande respeito, e devoção, não só dos Religiosos, mas dos fieis circumvisinhos…
            Junto a este altar se acha huma Campa com o Epitafio seguinte= Sepultura de Alvaro Saraiva, e de seos Herdeiros. Pertence este Jazigo aos Senhores da Quinta do Ribeiro, Antonio de Almeida Beltrão.
            Pegada a esta se acha outra Campa, com a Legenda seguinte= Sepultura de Adão Rebello, e de seos herdeiros 1610 (?). Parece que esta campa pertence a Caza da Adbarros, de que hoje senhor Joaquim Guedes, Fidalgo da Casa Real, e Capitão Mor do Concelho de Caria...
            Junto as grades da Igreja dentro do Cruzeiro se acha huma Campa com este Epitafio: Sepultura de João Rangel.
            Em a nave do Claustro junto ao Refeitorio se acha huma Campa com este Epitafio = Sepultura do Abbade Dionisio Teixeira Cabral, e Herdeiros. Foi Abbade na Villa da Ponte do Concelho de Cernancelhe…”

Publicado no Jornal Beirão (75.ª edição)

Autor: José Carlos Santos

«Divulgação» - Livros a partir de um euro


Desde 5 de Dezembro e até 6 de Janeiro, Dia de Reis, a Biblioteca Municipal Aquilino Ribeiro, em Moimenta da Beira, recebe mais uma vez a “Feira do Livro de Natal”.

A iniciativa vai disponibilizar centenas de livros, de todos os géneros, a preços muito convidativos. Muitos poderão ser comprados a partir de 1 euro. É uma oportunidade única para fazer do livro uma agradável prenda de Natal.

A feira é organizada em conjunto com a editora “Cultura e Saberes” e funcionará no salão de entrada da biblioteca entre as 9h30 e as 19h00.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

«Natal 2011» - Recolha de alimentos para Cabaz de Natal


A Câmara de Moimenta da Beira está a promover uma campanha solidária de recolha de alimentos esta segunda e terça-feira, 19 e 20 de Dezembro, nos dois hipermercados da vila. Os alimentos destinam-se aos cabazes de Natal que a autarquia vai distribuir pelas famílias mais carenciadas do concelho.

A recolha privilegia alimentos não perecíveis como conservas ou cereais, mas qualquer donativo é bem-vindo. Esta acção insere-se no âmbito do programa Rede Social que pretende combater as desigualdades sociais no concelho, atenuando situações de pobreza e exclusão social. 

A recolher os produtos estão, na entrada de cada superfície comercial, oito voluntários do Banco Local de Voluntariado do município de Moimenta da Beira.

Esta terça-feira o horário de recolha será entre 15h00 e as 18h30 no Ecomarché e entre as 18h00 as 20h00 no Minipreço. 

«Natal 2011» - Férias de Natal com desporto e cultura

Mais de 60 jovens do concelho, dos 6 aos 16 anos de idade, vão participar entre os dias 19 e 21 de Dezembro, nas Férias Desportivas e Culturais que a autarquia preparou para os dias de interrupção escolar que antecedem o Natal.

São várias as actividades culturais e desportivas, coordenadas por uma dezena de professores, que vão ocupar os jovens, entre elas, patinagem no gelo em Viseu, passeio todo-o-terreno pelo concelho em viaturas dos bombeiros de Moimenta da Beira, jogos de grupo e intercâmbio cultural com outros jovens.

As férias desportivas e culturais são uma forma de ocupar o tempo livre mas também de promover o convívio saudável, a prática desportiva e a cultura. 

Fonte: CM Moimenta da Beira

domingo, 18 de dezembro de 2011

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

«Região» - VN Paiva: Colisão entre ligeiro e autocarro escolar deixa quatro alunos com ferimentos ligeiros

Quatro alunos ficaram ligeiramente feridos e um adulto sofreu ferimentos graves na sequência de uma colisão, hoje às 08:25, entre um autocarro escolar e um veículo ligeiro em Vila Nova de Paiva, distrito de Viseu, informou fonte dos bombeiros.
O ferido grave, adiantou o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Viseu chegou a estar encarcerado no veículo que conduzia.
Os quatro alunos que seguiam no autocarro de uma empresa privada mas afeto ao transporte de alunos do agrupamento de escolas de Vila Nova de Paiva, segundo ainda informações do CDOS de Viseu, apenas tiveram ligeiras escoriações.

REPORTAGEM SIC:

De referir que no local, para além de várias viaturas e elementos dos BV Vila Nova de Paiva, esteve presente uma ambulância e dois elementos dos BV de Moimenta da Beira.

«Natal 2011» - Festa de Natal no auditório

Mais de duas centenas de crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico de Moimenta da Beira estiveram, esta sexta-feira, 16 de Dezembro, no Auditório Municipal Padre Bento da Guia, a assinalar e festejar a presente época natalícia e dar início às férias de Natal.

O programa, que ocupou a manhã inteira da pequenada, incluiu a projecção de um filme infantil (Carros 2), uma sessão de ballet, uma peça de teatro e canções de Natal. 

Fonte: CM Moimenta da Beira

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

«Divulgação» - Moimentense em destaque no desporto nacional

É com orgulho que o blogue MoimentaNaNet destaca o excelente trabalho de mais um Moimentense.

João Paulo, 19 anos, destaca-se no Campeonato Nacional de Andebol pela equipa sénior do ABC de Braga.

Formado na EPA de Moimenta da Beira onde foi campeão nacional, internacional pelas selecções jovens, rapidamente despertou o interesse de vários clubes nacionais acabando por ingressar numa das equipas de maior renome nacional.

O MNN deseja as maiores felicidades a este jovem promissor e endereça os Parabéns pelo seu empenho nesta modalidade. Força João Paulo.


Artigo do site do ABC:
"O ABC de Braga venceu, esta noite, o SC Horta. 36 - 25 é o resultado final que espelha toda a supremacia da nossa equipa em campo.

Excelente primeira parte, com ritmo muito elevado e um bom espectáculo. Ao intervalo, o ABC já vencia por 17 - 11.

O jogo até começou equilibrado, com o ABC a distanciar-se no marcador a partir dos 15 minutos inaugurais. Os jovens do ABC voltaram a "incendiar" o ritmo de jogo e dispararam no marcador. Miguel Sarmento, uma vez mais, entrou e assumiu as despesas do jogo. Na primeira acção em jogo, marcou golo. Nas seguintes... também. Em 10 minutos em campo, foi para intervalo com quatro golos em igual número de remates e como melhor marcador do encontro.

O ABC foi para o descanso com uma vantagem muito confortável, mas voltou dos balneários com a mesma sede de vencer.

A vantagem foi aumentando com naturalidade, ao ritmo da vontade de vencer que o ABC impunha em campo.

Carlos Resende voltou a apostar nos mais jovens, e estes voltaram a merecer confiança. O lateral esquerdo João Santos rubricou a sua melhor exibição ao serviço dos Seniores. Sete golos e total empenho em todas as acções desenvolvidas. Aos 19 anos, foi destaque na goleada do ABC. Miguel Sarmneto, com sete golos, e José Pedro Coelho, com seis, foram os que mais contribuiram para o marcador final.

Marcaram ainda pelo ABC José Rolo (3), João Rodrigues (1), Tiago Pereira (2), Pedro Seabra (1), Sérgio Caniço (2), Ricardo Pesqueira (1), Rui Lourenço (1), Mário Peixoto (2), e Álvaro Rodrigues (1).

O ABC marca, assim, o regresso às vitórias. Justo e merecido, tal como o resultado tão bem ilustra. Um jogo muito bem conseguido, com momentos muito bonitos e enorme afinidade equipa/ adeptos. Aliás, as bancadas do Sá Leite sempre reconhecem o esforço e dedicação dos mais jovens e hoje a noite foi (mais) deles.

De negativo, apenas as duas expulsões, por vermelho directo, a Álvaro Rodrigues (28') e José Rolo (42'), que acabaram por não condicionar o normal decorrer do encontro.

Força ABC!!! O ABC somos todos nós!!!"

Foto: Site do ABC