terça-feira, 28 de dezembro de 2021

«Notícia» - Fez 111 anos. É uma das mulheres mais idosas de Portugal


 É de Moimenta da Beira uma das mulheres mais idosas do país. Isabel Gomes Sarmento fez 111 anos esta segunda-feira (27 de dezembro). Nasceu em 1910.

A mulher vive hoje na localidade de Vila da Rua, na casa da filha mais nova e do genro, e é descrita como uma pessoa “de olhar meigo” que já não teme nada. “Parece ficar surpreendida com a chegada de desconhecidos a fazerem-lhe perguntas. Mas depressa o sorriso lhe ilumina o rosto sem idade”, pode ler-se numa nota que foi publicada pela autarquia.

Isabel Sarmento já passou por pandemias, guerras, mudanças de regime e catástrofes climáticas durante a sua vida e, hoje, assume uma postura mais calma revelando gracejos e, de vez em quando, um sorriso. A centenária ouve mal, mas continua atenta.

Tem hoje uma filha que vive em Amarante, na região Norte, enquanto a mais velha está no Brasil. Possui ainda 16 netos e bisnetos e ainda uma tetraneta e foi apenas duas vezes ao médico, a última foi por ter caído recentemente. Uma queda que resultou numa anca partida.

Uma idosa devota de Nossa Senhora de Fátima, até há pouco tempo adorava comer pizzas, lasanhas e comidas com natas. Detesta peixe e não resiste a um café ou mesmo um vinho do Porto se não for muito forte, mas nunca gostou de andar de carro.

Isabel nasceu filha de Ayres Gomes Sarmento e de Maria Cândida Gomes, emigrados no Acre (Brasil), onde nasceu o irmão Francisco. A família chegou a prosperar. O pai era natural de Prados, também em Moimenta da Beira, e fez-se carpinteiro no Brasil, onde trabalhava no Cruzeiro do Sul. Segundo os relatos dos filhos, chegou a ter uma grande casa com um padeiro e um pescador por sua conta.

O pai morreu com problemas pulmonares quando Isabel tinha sete anos. Mais tarde, a mãe Cândida regressou com Isabel e Francisco a Vide, uma povoação de Moimenta, onde estavam mais três filhos que nunca chegaram a emigrar: Manuel, Carlos e Luís, que permaneceram sempre em casa de uma tia.

Isabel aprendeu suficiente para aprender a ler e escrever, mas não prosseguiu nos estudos. De resto, também aprendeu a costurar e a fazer croché e as lides domésticas. Gostava de dançar e de conversar e tornou-se costureira.

Com o seu marido António, que foi alfaiate, teve cinco filhos: quatro raparigas e um rapaz. Juntos, vendiam roupas de feira em feira numa carroça. Também trabalhavam por encomenda para outras ocasiões mais solenes. Já mais tarde, António foi pedreiro juntamente com um tio e depois com um sobrinho.

Dois dos filhos do casal morreram precocemente: Ayres faleceu com apenas quatro anos e Ester morreu aos 18, vítima de uma paralisia que se supôs ser causada por um acidente vascular cerebral num acontecimento que, segundo Otília Loureiro – a filha mais nova –, abalou a mãe.

“A minha mãe sofreu muito com a morte da Ester, a minha irmã parecia que tinha um dom, pois ela soube o que lhe ia acontecer. Previu a sua morte”, recordou Otília.

Já o marido morreu aos 73 anos. As filhas Otília e Gorete optaram por levar a mãe à Suíça, mas esta não se adapta e volta à sua terra, onde recebe visitas da prima, da comadre, da sobrinha e de amigas, faz paninhos e vê televisão.

Quando a família a visitava, Isabel chegava a interromper as refeições para ver os seus programas favoritos, para espanto dos que ficavam na mesa. Só quando Otília e, mais tarde, Gorete e o marido regressam da Suíça é que Isabel sai da sua casa.

“A minha mãe começou a ter medo e, às vezes, até ligava à noite a dizer que ouvia barulhos”, disse a filha mais nova. A partir daí, as filhas passaram a recebê-la de vez.

Agora, Otília vai tirando de vez em quando dúvidas com a mãe, que responde quando lhe apetece. Noutras vezes, franze o sobrolho e diz que já não se lembra. Mesmo vendo televisão, observa tudo o que está à sua volta, sabe que conversam sobre ela e está lúcida mesmo estando de cadeira de rodas, onde passa hoje a maior parte do tempo.

Fonte: Jornal do Centro

sábado, 25 de dezembro de 2021

«Divulgação» - Ariana Nunes, uma moimentense no mundo do empreendedorismo digital

Nasceu em Moimenta da Beira, em 1986, e é a autora do canal Renda Maior, no Youtube, um dos maiores canais de investimentos e educação financeira em Portugal, atualmente com 51 mil seguidores. Está também no Instagram. Aqui, seguem-na mais de 18 mil. Já apareceu na revista Forbes Portugal e concedeu dezenas de entrevistas. Esteve no Dinheiro Vivo, no Prova Oral, de Fernando Alvim, e no canal do youtuber Luís Pinto. Criou serviços de Mentoria e Coaching Financeiro personalizados, um curso online, “Património Maior”, destinado às pessoas que não sabem como devem começar a gerir a sua mentalidade financeira, entre muitos outros projetos que desenvolve com enormíssimo sucesso. Ariana Nunes é uma verdadeira influencer no mundo do empreendedorismo digital!

No canal que fundou no Youtube (Renda Maior), iniciado em 2018, dá conselhos às pessoas para pouparem o seu dinheiro, investirem e a motivarem-se através do estudo e da leitura, de forma a obterem um património maior na sua vida ou, pelo menos, um complemento financeiro para conseguirem alcançar os seus projetos mais desejados.

Mas afinal quem é Ariana Nunes? Ela responde na primeira pessoa: “Sou Instrutora de Educação Financeira Certificada (CFEI) pela National Financial Educators Council (EUA), licenciada em Geografia e Planeamento pela Universidade do Minho, formadora certificada pelo IEFP e ainda, conto com a Certificação Profissional em Coaching Financeiro e com a Certificação Profissional em Bitcoin (CBP) pela CryptoCurrency Certification Consortium (C4).

Atualmente, conto com uma década de experiência profissional na área do contencioso e apoio financeiro/faturação, nomeadamente em empresas de telecomunicações, instituições financeiras e banca.

Ao longo dos últimos anos, tive contacto com milhares de pessoas com situações económicas diferentes. Trabalhando nestas áreas, permitiu-me ajudá-las através da educação financeira acompanhada, isto é, realizando vários esclarecimentos, acordos de pagamento e recolhendo informações, de forma a perceber os cenários que levavam as pessoas às dívidas e aos incumprimentos financeiros.

Face ao cenário com que me deparo todos os dias (da falta de educação financeira entre os portugueses), decidi através das redes sociais, Youtube e Instagram, criar, em 2018, o Renda Maior. Este projeto dá conselhos às pessoas para pouparem o seu dinheiro, investirem e a motivarem-se através do estudo e da leitura, de forma a obterem um património maior na sua vida ou, pelo menos, um complemento financeiro para conseguirem alcançar os seus projetos mais desejados.

Após atingir mais de 1 milhar de subscritores no Youtube no ano de criação do Renda Maior, decidi, em 2019, criar o Curso Online “Património Maior”, destinado às pessoas que não sabem como devem começar a gerir a sua mentalidade financeira. Este curso foca também a necessidade de criação de renda-extra ou, até mesmo, um negócio próprio para aumentar os rendimentos anuais.

Durante a pandemia em 2020, decidi lançar os serviços de Mentoria e Coaching Financeiro personalizados para que, de uma forma mais direta, possa ajudar as pessoas a alcançarem os seus objetivos financeiros.

Tenho como propósito conseguir ajudar o máximo possível de pessoas, através do empreendedorismo digital e continuar a mostrar como a educação financeira é importante na vida de todos, partilhando a minha experiência e realçando os ensinamentos dos especialistas nestas temáticas”.

Fonte: CMMB

sexta-feira, 24 de dezembro de 2021

«Desporto» - Andebol: Atleta natural de Moimenta da Beira atinge marca de 100 jogos e 340 golos em quatro épocas

João Santos de 29 anos e natural de Moimenta da Beira, em 4 épocas fez 100 jogos e marcou 340 golos pelo Póvoa Andebol


O lateral João Santos, do Póvoa Andebol, alcançou a marca de 100 jogos no encontro que a equipa poveira disputou frente ao ABC de Braga, no dia 4 de dezembro.

Na última quarta-feira, o clube antes do início do jogo frente ao Sporting, desafio nº 105 do atleta ao serviço do Póvoa Andebol, prestou uma homenagem ao jogador com a entrega de uma camisola alusiva à marca atingida.

O atleta, que representa o Póvoa Andebol desde a época 2018/2019, fez nessa temporada 35 jogos, na seguinte mais 22 desafios. Depois na temporada 2020/2021, mais 33 jogos e na presente vai com 15 encontros.

Ao longos destas quatro épocas, João Santos de 29 anos e natural de Moimenta da Beira, marcou 340 golos pelo Póvoa Andebol.

Fonte: maissemanario.pt

quinta-feira, 23 de dezembro de 2021

«Notícia» - Escolas de Moimenta da Beira desenvolvem projeto ambiental para alcançarem a Bandeira Verde

O Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira encontra-se a desenvolver um projeto de melhoria do desempenho ambiental, para conquistar a Bandeira Verde, no âmbito do projeto Eco-Escolas.

Para isso, terá de encorajar «o desenvolvimento de ações que melhoraram as práticas ambientais dentro da escola, contribuindo para a alteração de comportamentos e do impacto das preocupações com o ambiente».

«O projeto, coordenado pelas docentes Ana Dias Pinheiro e Ana Paula Dias, tem avançado com o envolvimento dos alunos em todos os processos de decisão e implementação. Esses passos em frente foram revelados na primeira reunião do Conselho Eco-Escolas, que decorreu na segunda-feira, 20 de dezembro. Ao todo, são sete os passos que têm de ser dados para a escola receber a Bandeira Verde: 1) Conselho Eco-Escolas; 2) Auditoria Ambiental; 3) Plano de Ação; 4) Trabalho Curricular; 5) Monitorização Ambiente; 6) Envolvimento da Comunidade; 7) Eco-Código», revela a autarquia.

No mesmo dia, e como marca do trabalho já desenvolvido e a desenvolver, plantaram-se pinheiros nos vários recintos escolares do concelho.

Fonte: ViseuNow.pt

«Notícia» - Junta de Sarzedo entregou cabazes de Natal

A Junta de Freguesia de Sarzedo, Moimenta da Beira, presenteou, com um cabaz de Natal, todos os agregados familiares residentes naquela localidade. A dádiva estendeu-se também aos emigrantes presentes que, mesmo não residindo ali todo o ano, levaram igualmente para casa um pouco de tudo o que representa esta época natalícia: Solidariedade, típica da quadra natalícia.

A entrega foi efetuada pelos membros da Junta de Freguesia em todas as residências, momento aproveitado para deixarem também uma mensagem de Boas Festas.

No cabaz, levaram o tradicional bacalhau, queijo, azeite, bolachas, chouriça, vinho do Porto, um bolo-rei, entre outros produtos. Um gesto de partilha comunitária que muito agradeceram! As crianças também foram presenteadas com um cheque brinde.

Fonte: AliveFM.pt

segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

«Notícia» - Autarcas de Moimenta e Sernancelhe eleitos para o Conselho Regional do Norte

Os presidentes das câmaras de Moimenta da Beira e Sernancelhe, Paulo Figueiredo e Carlos Santiago, respetivamente, foram eleitos membros da Comissão Permanente do Conselho Regional do Norte, o órgão consultivo da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento.

O Conselho Regional do Norte integra os 86 presidentes das autarquias desta região e cerca de duas dezenas de organizações sociais, económicas, ambientais e científicas representativas do tecido institucional do Norte.

O órgão também integra duas personalidades de reconhecido mérito do Norte que são indicadas pela CCDR.

O Conselho Regional acompanha em permanência todas as atividades da CCDR, incluindo a execução dos programas de fundos comunitários, pronuncia-se sobre os projetos de relevância e dá o parecer sobre os planos e programas de desenvolvimento em toda a região.

CCDR-N aponta 2021 como “melhor ano de sempre” na execução do Norte 2020

Entretanto, a CCDR Norte aponta 2021 como “melhor ano de sempre” na execução dos fundos do Norte 2020, com 630 milhões de euros aplicados na economia regional.

“É uma vitamina inequívoca na liquidez financeira não apenas dos investidores, mas também da extensa cadeia de executores e fornecedores, contribuindo supletivamente para a manutenção e a criação de empregos”, afirmou o presidente da comissão, António Cunha.

O presidente da CCDR-N falava durante a conferência online "O impacto da covid-19 na economia do Norte - Que efeitos, respostas e transformações?", que decorreu a partir do Porto.

O estudo apresentado conclui que a “economia a Norte, tal como a de Portugal, terá observado a maior recessão económica do período democrático em resultado do impacto negativo da crise pandémica de 2020”.

António Cunha referiu que as reprogramações operadas no Norte 2020, a adoção de medidas extraordinárias de aceleração da execução e as opções de novas aprovações de investimentos procuraram “contribuir para mitigar os efeitos da crise no curto prazo” e “promover a transformação estrutural da economia, do território e da qualidade de vida, com efeitos no médio longo prazo”.

O responsável referiu que, “no apoio ao emprego e às empresas, o conjunto das medidas adotadas no Norte 2020 superam os 300 milhões de euros de financiamento”.

“Em 2021, tomámos ainda a iniciativa de reforçar significativamente os nossos apoios às infraestruturas científicas e a projetos de investigação e desenvolvimento, com um volume de financiamento de 60 milhões de euros”, acrescentou.

Num setor “altamente exposto à crise” como foi o da cultura, com uma “travagem a fundo da atividade”, o Norte 2020 “estimulou entre 2020 e 2021 projetos de programação na ordem dos 14 milhões de euros”.

António Cunha salientou que este programa operacional tem “vindo ainda a reforçar o seu papel ao serviço da coesão territorial regional”.

O presidente da CCDR-N disse esperar alcançar até ao final de 2021 a “meta de 61% da execução do orçamento do Norte 2020”, tendo já sido “ultrapassados os 60%, quando no final do ano passado a taxa de execução se limitava a pouco mais de 42%”.

“Há ainda muito a realizar até ao final do ano e até à conclusão do programa, no primeiro semestre de 2023. Apelo, por isso, a todos os beneficiários, e em particular aos municípios, entidades intermunicipais e outros investidores públicos, que se empenhem especialmente na execução dos projetos, mas também na submissão dos respetivos pedidos de pagamento ou reembolso”, salientou.

Para António Cunha, “mais do que nunca, a máquina regional dos fundos comunitários precisa de funcionar como um relógio suíço”.

“É importante também para suportar a nossa reivindicação de maior autonomia”, realçou.

O responsável referiu ainda que, “muito embora os excecionais números de 2021 resultem, em boa medida, das condições extraordinárias criadas para acelerar a execução, com o incremento das taxas de comparticipação” pretende-se em 2022 “renovar a ambição desta performance, ultrapassando 80% da execução do programa”.

“É uma meta muito ambiciosa, que colocará uma grande exigência sobre toda a cadeia de gestão e execução dos fundos do Norte 2020”, afirmou.

António Cunha adiantou ainda que nas primeiras semanas do novo ano deverá ser lançada “a iniciativa de constituição da bolsa de ‘overbooking’ de projetos de investimento, de modo a gerir as disponibilidades financeiras do Norte 2020, assegurando que não se perca um euro de fundos a Norte”.

Fonte: jornaldocentro.pt

domingo, 19 de dezembro de 2021

«Desporto» - Resultados AF Viseu

 Divisão Honra Grupo Norte:





1ª Divisão Zona Norte:




Fonte: ZeroZero.pt

quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

«Notícia» - Censos2021: Três concelhos no distrito de Viseu com maior taxa de divórcios

Há menos população solteira e mais divorciada no distrito de Viseu nos últimos dez anos. A maior taxa de divórcio regista-se nos municípios de Viseu (média dimensão, ou seja mais de 90 mil residentes) com uma taxa de 7,01 por cento, seguindo-se Tarouca e Santa Comba Dão com uma taxa igual de 6,8 por cento.

E é em Resende, Sátão, Moimenta da Beira e Castro Daire onde estão as taxas mais baixas.

Dados provisórios dos Censos 2021 divulgados esta quinta-feira revelam um aumento de divórcios e uma diminuição de casamentos, havendo 43,4% de solteiros entre a população residente em Portugal.

“Nos últimos 10 anos, aumentou a importância relativa da população divorciada”, conclui o Instituto Nacional de Estatística (INE), no item dedicado ao “estado civil” constante do documento divulgado hoje.
A população com estado civil “casado” representa atualmente 41,1%, uma redução em 2,1 pontos percentuais face a 2011.

Já a categoria de estado civil “divorciado” foi assinalada por 8,0% dos residentes em Portugal, um aumento de dois pontos percentuais relativamente aos Censos anteriores.

O INE nota que a percentagem de divorciados é, “pela primeira vez, superior ao valor da população com estado civil viúvo”, que, segundo os dados provisórios, é de 7,5%.

A análise do estado civil por sexo revela “algumas diferenças entre homens e mulheres”, com os homens a terem um número maior entre os solteiros e as mulheres a estarem mais representadas entre os viúvos.
“A proporção de homens solteiros é de 46,8%, face a 40,2% de mulheres solteiras. A proporção de mulheres viúvas é de 11,7%, enquanto que a de homens viúvos é de apenas 3,0%”, explicita o INE.

Esta é a segunda fase de divulgação de resultados provisórios dos Censos 2021, antecipando a data inicialmente prevista de 28 de fevereiro de 2022, depois da divulgação de resultados preliminares em 28 de julho.
Segundo um comunicado do INE, foi possível antecipar a divulgação a segunda fase de dados provisórios “devido à elevada adesão da população à resposta digital e à eficácia do sistema de tratamento e validação dos dados”.

Fonte: Jornal do Centro

«Notícia» - Novo horário para os testes gratuitos na Escola Carolina Guedes

 

A partir de amanhã, sexta-feira, 17 de dezembro, há um novo horário de funcionamento do centro de testagem que opera nas antigas instalações da Escola Carolina Guedes, junto à Central de Camionagem.

Vai funcionar apenas durante o período da tarde, nos dias úteis, das 15h às 18h, mantendo-se, ao sábado, o horário do período da manhã, das 9h às 12h.

Também a partir de amanhã, e tendo em conta a melhoria da operacionalização de toda a cadeia logística, a equipa será reforçada com um enfermeiro. “Queremos sempre trabalhar melhor e de forma mais eficiente para o bem de todos”, justifica o Presidente da Câmara Municipal, Paulo Figueiredo.

A disponibilização de testes rápidos gratuitos destina-se apenas aos cidadãos do concelho que estiveram em contacto com casos positivos ou que tenham algum sintoma associado à Covid-19.

Os cidadãos elegíveis têm de fazer a marcação prévia através das Linhas Telefónicas de Apoio Covid-19: 912 328 230 e 910 058 561.

Fonte: viseunow.sapo.pt

terça-feira, 14 de dezembro de 2021

«Divulgação» - Campanha solidária para apoiar quem precisa de comprar medicamentos

Dezassete farmácias do distrito de Viseu aderiram à campanha solidária de angariação de fundos “Dê Troco a Quem Precisa”, que arrancou esta segunda-feira (13 de dezembro). A iniciativa é promovida pela Associação Dignitude e termina no dia 21.

Nesta nova edição, a campanha volta a apelar à doação do troco das compras realizadas nas farmácias ao fundo solidário do programa “abem:”, que ajuda pessoas carenciadas a adquirir medicamentos prescritos.

Em Viseu, a campanha decorre nas farmácias Avenida, Marques, Moderna, Oliveira, Portugal e da Misericórdia.

Os donativos também podem ser entregues nas farmácias Almiro (Tondela), Augusta (Tarouca), Batista Ramalho (Armamar), Besteiros (Tondela), César (Moimenta da Beira), Faure (Nelas), Matias Pereira (Castro Daire), Moderna (Moimenta da Beira e Tarouca), Silveira (Penalva do Castelo) e Tavares (São João da Pesqueira).

A Câmara e a Junta de Freguesia de Viseu fazem parte das 11 entidades referenciadoras da rede solidária no distrito, bem como a Conferência de Nossa Senhora do Viso, o Centro Social Paroquial de Canas de Senhorim em Nelas e as autarquias de Castro Daire, Mangualde, Mortágua, Nelas, Oliveira de Frades, Penedono e Tabuaço.

No distrito, o programa “abem:” apoia 306 pessoas e conta com uma rede de 34 farmácias, onde os beneficiários podem aceder sem custos aos medicamentos prescritos pelos médicos. Desde o início do projeto em maio de 2016, já foram dispensadas 18.523 embalagens de medicamentos no distrito.

Além da campanha, os donativos também são aceites por MBWay (932 440 068) ou por transferência bancária (conta PT50 0036 0000 9910 5914 8992 7).

Fonte: Jornal do Centro

segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

«Divulgação» - Moimenta da Beira - Vídeo Promocional

«Notícia» - Paulo Figueiredo eleito Vice-Presidente da Mesa do Congresso da ANMP

O Presidente da Câmara Municipal de Moimenta da Beira, Paulo Figueiredo, acaba de ser eleito Vice-Presidente da Mesa do Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), segundo os resultados das votações para eleição dos titulares dos órgãos da associação, cujo congresso está a decorrer em Aveiro.

Paulo Figueiredo era o segundo colocado da lista vencedora, logo a seguir a Carlos Moedas, Presidente da Câmara de Lisboa, eleito agora também Presidente da Mesa do Congresso da ANMP.

O Congresso Nacional é presidido por uma Mesa composta por treze elementos, sendo um Presidente, cinco Vice-Presidentes e sete Vogais. Quer dizer que, com o autarca de Moimenta da Beira, outros quatro foram também eleitos Vice-Presidentes: Luís Antunes (Lousã), Ricardo Gonçalves (Santarém), Pedro do Carmo (Ourique) e Pedro Coelho (Câmara de Lobos). Sendo os sete vogais: Inês de Medeiros (Almada), Vítor Pereira (Covilhã), Marta Prates (Reguengos de Monsaraz), Cristina Vieira (Marco de Canaveses), Antonino Sousa (Penafiel), Vítor Guerreiro (São Brás de Alportel) e Aurélio Ferreira (Marinha Grande).

No congresso de Aveiro, a Presidente da Câmara de Matosinhos, Luísa Salgueiro, é a nova Presidente do Conselho Diretivo da ANMP. É a primeira mulher à frente da organização e substitui Manuel Machado, que nas eleições autárquicas se candidatou a um terceiro e último mandato à Câmara de Coimbra, mas não foi reeleito. O Presidente da Câmara Municipal de Borba, Jorge Pinto, é o novo Presidente do Conselho Fiscal.

Fonte: CMMB

«Desporto» - Resultados AF Viseu

 Divisão de Honra - Zona Norte:










1ª Divisão Zona Norte:









Fonte: ZeroZero.pt

sábado, 11 de dezembro de 2021

«Divulgação» - Campanha de recolha de alimentos de regresso a Moimenta da Beira

O município de Moimenta da Beira arrancou esta sexta-feira (10 de dezembro) com a 11.ª edição da tradicional campanha solidária de recolha de alimentos.

A iniciativa vai decorrer até ao dia 20 nos hipermercados do concelho, com um formato semelhante ao adotado no ano passado por causa da pandemia.

Numa nota, a autarquia sublinha que o objetivo é “mobilizar os moimentenses em torno dos valores da solidariedade, da partilha e da fraternidade, de modo a tornar mais feliz o Natal de famílias que atravessam dificuldades”.

A Câmara refere que a ação não contará com a participação dos jovens voluntários que costumavam envolver-se na campanha. Os donativos alimentares devem ser colocados no carrinho de compras, devidamente identificados junto dos operadores de caixa das lojas Intermarché, Minipreço Market e Auchan.

Ao mesmo tempo, acrescenta o município, está a decorrer uma campanha idêntica no Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira, dirigida à comunidade educativa.

A iniciativa é promovida pela Câmara em parceria com o Agrupamento de Escolas e o projeto social Gentes CLDS 4G.

Fonte: Jornal do Centro

sexta-feira, 10 de dezembro de 2021

«Notícia» - José Requeijo foi distinguido com a Medalha de Serviços Distintos Grau Ouro

Esta sexta-feira, 10 dezembro, José Requeijo, Comandante dos Bombeiros Voluntários de Moimenta da Beira em cerimónia realizada em Lisboa na sede da Confederação da Liga dos Bombeiros Portugueses, foi distinguido com a Medalha de Serviços Distintos Grau Ouro, pelos 10 anos de dedicação na defesa dos Bombeiros Portugueses.

A Condecoração foi-lhe imposta pelo Presidente da ANEPC (Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil), Duarte Costa.

Em declarações à Alive Fm, José Requeijo falou desta distinção, dizendo “esta medalha representa a minha dedicação e empenho na defesa dos bombeiros de Portugal”.

Fonte: AliveFM.pt


quinta-feira, 9 de dezembro de 2021

«Notícia» - Inauguração da Iluminação de Natal

As luzes de Natal acederam-se e Moimenta da Beira ganhou magia. 

Entretanto, visite o nosso Túnel Mágico, a Casa do Pai Natal, desfrute da beleza da nossa vila no Comboio de Natal e compre no Comércio Local habilitando-se a um dos vales a sorteio de 10.000€ em compras.


Mais fotos:
https://www.cm-moimenta.pt/pages/1220?news_id=2899


Fonte: CMMB

«Divulgação» - Campanha de recolha de brinquedos para crianças desfavorecidas

Lembrando que o espírito de Natal é de dádiva, a Junta de Freguesia de Moimenta da Beira tem em curso a campanha “Um Brinquedo, um Sorriso”, destinado às crianças desfavorecidas que não têm presentes no dia de Natal.

O objetivo desta iniciativa fará a diferença em muitas casas, onde há crianças que nunca tiveram um presente para brincar, no máximo uma prenda útil. Ora, receber um brinquedo seria inesquecível e, portanto, a Junta apela à generosidade de todos.

Escolha um brinquedo usado, em bom estado, ou novo e, até ao dia 22, entregue-o no edifício da Junta de Freguesia, das 9h00 às 17h30, de segunda a sexta-feira.

Os brinquedos serão entregues no dia 23 e, em troca, quem contribuir pode facilmente imaginar o sorriso infantil de quem o recebe.

Fonte: CMMB

terça-feira, 7 de dezembro de 2021

«Divulgação» - Junta de Freguesia de Moimenta da Beira organiza Concurso de Presépios

Apostada em manter vivas as tradições mais genuínas das festividades natalícias, a Junta de Freguesia de Moimenta da Beira promove pela primeira vez um concurso de presépios, denominado “O Nosso Presépio”.

O evento convida a população a dar asas à criatividade e à imaginação e a enviar por e-mail  as fotos da sua “obra de arte”. As inscrições abrem hoje, 7 de dezembro, e estendem-se até ao dia 20. Devem ser feitas e enviadas para o mesmo e-mail.

Destinado a residentes na freguesia, os presépios podem ser feitos individualmente ou em grupo e as fotos devem ser enviadas até ao dia de Natal, pois só no dia de Reis, 6 de janeiro de 2022, serão anunciados os três melhores presépios, premiados com diferentes valores monetários, dinheiro para gastar no comércio local, respetivamente 100, 50 e 25 euros.

A escolha será feita por um júri com base em critérios diversos, a exemplo: espírito criativo e material utilizado; tema e qualidade de interpretação e originalidade na “representação plástica e teatral do nascimento do menino Jesus”. Os melhores trabalhos serão expostos no edifício da Junta.

Regras do Concurso de Presépios de Natal

Fonte: CMMB

«Divulgação» - Apadrinhe um desejo de Natal às nossas crianças

Este ano o Município de Moimenta da Beira, em parceria com o CLDS, quer preparar um Natal especial para as nossas crianças. Nesse sentido, lança o desafio à comunidade para que possa escolher e apadrinhar uma das 26 bolas da árvore de Natal que têm associado o presente pedido pela criança. Clique numa delas e saiba qual é. Sempre que uma bola for escolhida, atualizaremos a informação.

Estes presentes serão entregues a crianças integradas em agregados familiares economicamente mais desfavorecidos, tornando-lhes possível um presente de Natal a seu gosto.

Quem pretender apadrinhar este gesto, deverá ligar para o contacto telefónico 925 200 201 e reservar a bola, se ainda estiver disponível. Deve fazê-lo até dia 17. Os presentes serão entregues às crianças, a partir do dia 18, na Casa do Pai Natal, em frente aos Paços do Concelho.

Neste Natal desejamos a todos ainda mais amizade, solidariedade e paz!

Árvore de Natal

Fonte: CMMB

«Notícia» - As imagens da entrega do “Prémio Imprensa Regional” a Gil Carvalho

Foi ontem, no Mercado de Santa Clara, em Lisboa, que Gil Carvalho, diretor do jornal Terras do Demo, recebeu das mãos do presidente do CNID, Associação dos Jornalistas de Desporto, o “Prémio Imprensa Regional”, relativo à época 2020/2021.

“Descer as encostas frias e agrestes, a que Mestre Aquilino Ribeiro um dia chamou de Terras do Demo, para receber este prémio, é para mim o ponto mais alto da minha carreira como jornalista, no ano em que o jornal Terras do Demo comemora 25 anos”, disse Gil Carvalho no discurso de entrega do galardão.

Da cerimónia, ficam algumas imagens.


Fonte: CMMB

«Divulgação» - Junta de Freguesia de Passô desafia habitantes a decorar casas, varandas, jardins e até ruas

A Junta de Freguesia de Passô, concelho de Moimenta da Beira, está a promover, desde o dia 1 de dezembro e até 6 de janeiro de 2022, o concurso “Natal na Freguesia” , em que desafia os habitantes das localidades de Passô e Sanfins a decorar e a iluminar, a seu gosto, as suas casas, varandas, jardins e até ruas. O concurso é aberto a toda a população.

A autarquia explica que “o objetivo desta iniciativa é fazer de Passô a freguesia mais brilhante e acolhedora neste Natal. Juntos somos capazes de fazer a diferença”.

No dia 9 de janeiro de 2022, a melhor decoração receberá um prémio surpresa.

Fonte: CMMB

segunda-feira, 6 de dezembro de 2021

«Desporto» - Resultados AF Viseu

 Divisão de Honra - Grupo Norte:









1ª Divisão Zona Norte:






Fonte: ZeroZero.pt

«Notícia» - Moimenta da Beira ativou Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil

A Câmara de Moimenta da Beira, no distrito de Viseu, decidiu ativar o Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil, com o objetivo de "conter possíveis linhas de contágio" e evitar mais casos de Covid-19.

Depois de ouvir a estrutura da Comissão Municipal de Proteção Civil, o presidente da Câmara de Moimenta da Beira, Paulo Figueiredo, avançou com a declaração de Situação de Alerta de âmbito municipal, e ativou o Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil.

Segundo a autarquia, esta situação será alterada "em função da evolução da situação epidemiológica no país e, em concreto, no concelho de Moimenta da Beira".

O objetivo é "garantir que as entidades e instituições" que fazem parte da "Comissão Municipal de Proteção Civil acionam, a nível municipal, no âmbito da sua estrutura orgânica e das suas atribuições, os meios necessários ao desenvolvimento das ações de proteção civil, fortalecendo a capacidade de resposta à pandemia no concelho", acrescenta.

No sábado, estavam ativos 35 casos de Covid-19 no concelho de Moimenta da Beira, alguns dos quais na comunidade escolar.

"Apesar de constatarmos a existência de focos de Covid-19 na nossa escola, algo que tem sido para nós uma preocupação constante, informamos que, entre as infeções, não há casos graves", refere Paulo Figueiredo, em comunicado.

O autarca garante que "estão todos clinicamente bem e a ser acompanhados pelos serviços de saúde, que têm tomado as medidas e determinações adequadas".

Apesar de a situação não ser alarmante, Paulo Figueiredo pede aos munícipes que se desloquem às antigas instalações da Escola Carolina Guedes para fazerem autotestes (marcando previamente).

"Este gesto é verdadeiramente decisivo, pois só assim a competente estrutura de saúde pode tomar as medidas necessárias", sublinha.

Fonte: TSF.pt

domingo, 5 de dezembro de 2021

«Notícia» - Câmara de Moimenta da Beira disponibiliza testes para casos suspeitos de covid-19

A Câmara Municipal de Moimenta da Beira anunciou que irá “disponibilizar testes rápidos gratuitos efetuados por uma equipa” que estará nas antigas instalações da Escola Carolina Guedes.

Segundo um comunicado de imprensa, estes testes estão “ao dispor de todos os cidadãos do concelho que estiveram em contacto com casos positivos ou que tenham algum sintoma associado à covid-19”.

“A pandemia de covid-19 coloca um enorme desafio a todos nós e obriga as instituições a reverem as suas práticas de atuação no dia-a-dia. É o que o município está a fazer com esta ação de testagem gratuita”, explicou o presidente da Câmara Municipal de Moimenta da Beira, Paulo Figueiredo.

Os cidadãos elegíveis têm de fazer a marcação prévia através das linhas telefónicas de apoio covid-19: 912 328 230 ou 910 058 561 e o espaço funciona das 10:00 às 12:00 e das 15:00 às 17:00, nos dias úteis e, ao sábado, entre as 09:00 e as 12:00.

Fonte: Diário das Beiras