Um boneco de palha que simboliza as coisas más do ano que termina vai arder amanhã à meia noite, junto à Fonte de São João.
Fonte: RTP
Um boneco de palha que simboliza as coisas más do ano que termina vai arder amanhã à meia noite, junto à Fonte de São João.
Fonte: RTP
São mais de 4,8 milhões de euros (4.827.129,42), financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência, que assegurarão uma profunda remodelação (e ampliação) e respetiva requalificação /reestruturação do edifício da escola-sede, que nunca foi alvo de obras estruturantes. A intervenção vai gerar novos conceitos de organização, funcionalidade, orientação e identificação.
“Trata-se de uma bela prenda de Natal para os nossos alunos, professores e toda a nossa comunidade escolar”, realçou o autarca moimentense, garantindo que o concurso para a adjudicação das obras vai ser lançado já durante a próxima semana e que toda a intervenção estará concluída no dia 30 de junho de 2026.
Fonte: Diario de Viseu
Os dois espetáculos estão marcados para as 21h00. A Junta de Freguesia local promove as atuações, com o apoio da Câmara de Moimenta da Beira.
O concerto conjunto vai ser solidário. Quem assistir pode contribuir com brinquedos, roupa, livros ou outros bens. Bens esses que “farão a diferença para quem mais precisa”, refere a nota da autarquia.
Fonte: Jornal do Centro
“É um orçamento arrojado, de 24,5 ME, superior ao do ano passado em 750 mil euros, que contempla novos projetos e requalificações de espaços existentes, como a escola secundária, por exemplo”, disse o autarca.
Até ao Natal, será assinado o contrato para a sua requalificação, em mais de 5,5 ME, adiantou o autarca que também tem projetos de obras noutras escolas como “a de Alvite, que é um projeto de 500 mil euros e sem qualquer apoio”.
“Temos uma residência universitária, no âmbito do PRR [Plano de Recuperação e Resiliência], que contribuiu com 60% [por cento] dos cerca de 600 mil euros investidos e estará concluída no próximo ano (já está 70% feita)”, acrescentou.
Paulo Figueiredo adiantou que, entre as requalificações, fazem parte “algumas estradas” e “obras de eficiência energética em edifícios municipais, como as piscinas e a biblioteca”.
“Também quero concluir o projeto de parques infantis em todo o concelho. Temos cerca de 50% feito, falta fazer os outros 50% para que todas as crianças do nosso concelho tenham um espaço” de lazer, revelou.
O autarca adiantou, ainda em declarações à agência Lusa, que tem também inscrito no orçamento “cerca de 1 ME para um projeto que iniciou em 2016”, a barragem da Boavista, “destinada a aproveitamento hidroagrícola” e que “já está feito o estudo de quadro da água, que está aprovado pela APA” (Agência Portuguesa do Ambiente).
A estratégia local de habitação também está inserida nas grandes opções do plano (GOP) e no orçamento municipal de Moimenta da Beira “em cerca de 2 ME, com a reabilitação e construção de casas” e há também projetos de bairros digitais, orçados em mais de 750 mil euros.
O município está também a “adquirir terrenos para executar alguns projetos, um para um parque verde com várias valências e outro para uma urbanização, do tipo de condomínio fechado”, no centro da vila de Moimenta da Beira.
No âmbito cultural, o presidente da Câmara aguarda que haja avisos de concursos para requalificar o Convento de São Francisco, a igreja de Arcozelos, o Santuário de São Torcato e a Fundação Aquilino Ribeiro para “dotar o concelho de uma oferta cultural”.
Paulo Figueiredo reconheceu que “mais de 50% do orçamento é gasto com meia dúzia de rubricas permanentes como o mapa de pessoal, transporte escolar, eletricidade e resíduos de sólidos urbanos”, por exemplo.
Sobre o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), a taxa está “há alguns anos” no mínimo permitido por lei, 0,3%, e o IRS baixa dois pontos percentuais, “estava em 5% e vai passar para 3%, ou seja, “os munícipes verão devolvidos 2% do IRS que pagam”.
No que diz respeito à derrama, o presidente do Município de Moimenta da Beira referiu que “mantém-se igual, ou seja, as empresas que têm faturação abaixo de 150 mil euros não pagam” esse imposto.
A oposição, eleita pelo Partido Social Democrata (PSD), votou a favor, uma vez que “foram incluídas algumas propostas” que os vereadores defendiam, assim como “projetos que eram essenciais” para o concelho de Moimenta da Beira.
“Tal como noutros anos, nós somos ouvidos antes de ser fechado o orçamento e, este ano, o documento apresenta projetos estruturantes e medidas em concreto que apresentámos, como a redução do IRS”, disse à agência Lusa Jorge Costa.
Ou seja, acrescentou, a oposição aprovou uma “série de propostas ao longo do tempo, inclusive alguns empréstimos e obras, portanto, agora o voto só podia ser a favor para o orçamento e grandes opções do plano” para 2025, concluiu.
Fonte: Jornal do Centro
Em comunicado, a autarquia esclarece que « doação surgiu no “contexto do apoio da Câmara Municipal à instituição “Bombeiros” e na circunstância das dificuldades por que passaram os nossos soldados da paz no período em que se realizou a Expodemo’24». A verba foi atribuída, segundo o Município de Moimenta da Beira, «dando plena observância ao compromisso assumido naquela data – em dia de luto nacional e agradecimento pela entrega, dedicação e solidariedade» da corporação.
Este título junta-se a outros dois já conseguidos neste ano de 2024: o 2º lugar num campeonato internacional realizado no Fundão, e o título de campeão distrital como capitão da sua equipa Leomil “Justus Bar”. Em junho de 2023, o leomilense sagrou-se campeão da Liga NavegaXtion "Categoria C”.
Fonte: CMMB
A prática, segundo os organizadores, tem ligação direta ao passado da vila e ao regresso dos jovens do serviço militar. “É uma festa feita só por homens, porque é mesmo o contar da história das pessoas que vinham da tropa”, explicam. É esta ligação histórica que reflete o valor das tradições e o papel dos jovens na preservação do património imaterial da região.
Apesar da ligação ao passado, a composição exclusivamente masculina e jovem da Comissão acarreta desafios específicos. Os membros, que maioritariamente não têm experiência prévia, enfrentam o desafio de organizar uma festa considerada uma das mais tradicionais da vila. “Eu nunca fiz festa nenhuma. É a primeira vez que estou a fazer. É um bocado desafiador, mas tentamo-nos organizar com pessoas que já fizeram noutros anos. Temos sempre um familiar que já fez e tenta orientar-nos um bocado”, referem.
Para além da falta de experiência, a Comissão enfrenta a necessidade de se adaptar e de se “desenrascar à sua maneira”. No entanto, os organizadores sublinham o impacto positivo da experiência para o futuro. “É algo para futuramente já conseguirmos fazer uma festa de outra dimensão. Ajuda-nos”, afirmam.
Esta tradição de confiar a organização da festa a jovens homens de 24 anos dá ênfase ao sentido de identidade e continuidade entre gerações. O vínculo com a história e a importância da transmissão de conhecimentos são pilares da manutenção das festividades.
O Terreiro das Freiras, em Moimenta da Beira, acolhe no domingo, 15 de dezembro, às 18h00, o tradicional Leilão do Mártir São Sebastião. O evento é organizado pela Comissão de Festas em honra do Mártir São Sebastião e integra as celebrações anuais que culminam a 20 de janeiro, data em que se assinala o aniversário do santo padroeiro.
O Mártir São Sebastião é honrado como “protetor da fome, peste e guerra”, e as festividades associadas a esta figura religiosa são conhecidas como “as mais antigas, populares e tradicionais” da vila de Moimenta da Beira.
Entre os produtos leiloados encontram-se itens típicos da região: “De tudo. Produtos tradicionais como azeite, vinho, batatas, tudo que possa ajudar”, acrescentam os responsáveis.
As próximas celebrações do Mártir São Sebastião estão agendadas para os dias 18, 19 e 20 de janeiro.
Fonte: Jornal do Centro
Centro Humanitário Vale do Dão; “A Escola de Infantes e Cadetes dos Bombeiros Voluntários de Moimenta da Beira – Uma Educação para a Cidadania”, por Osvaldo Sousa, dos Bombeiros Voluntários de Moimenta da Beira; e “O Impacto de Não Fazer Nada”, por Marta Rodrigues, do Movimento Transformers.
Para incentivar os jovens à prática do voluntariado, a palestra contou com o testemunho de Marco Rosário e ainda um debate de troca de experiências, moderado por Alexandre Monteiro, Coordenador do Banco Local de Voluntariado.
Quanto à sessão de abertura, ficou a cargo do vereador da Educação, Migrações, Cidadania e Igualdade da Câmara Municipal, Hugo Bondoso, e da diretora geral da Escola Profissional de Moimenta da Beira, Olga Anciães. Já Ricardo Castro, Chefe de Divisão do Desenvolvimento Social da Câmara Municipal, finalizou a ação com a sessão de encerramento.
Fonte: viseunow.pt
A lista de empresas ‘PME Excelência 2023’, divulgada no dia 4 deste mês, mostra que foram premiadas 135 empresas no distrito de Viseu e 4136 a nível nacional.
Fonte:CMMB
O espaço, agora remodelado, nas imediações dos Paços do Concelho, volta a agregar comerciantes, depois de dois anos e três meses de obras de requalificação.
O novo mercado, que atrai pessoas do concelho e também de municípios limítrofes, conta com um recinto mais amplo, moderno e com melhores condições para a atividade dos feirantes e para os consumidores, segundo salienta a autarquia, que destaca, ainda, a importância desta obra para a revitalização da área e a promoção da economia local.
Fonte: ViseuNow
Depois de terem sido inauguradas as luzes natalícias em vários pontos da vila no final de novembro, com destaque para a fachada dos Paços do Concelho e o Largo do Tabilado (que acolhe uma bola gigante e o Pai Natal ao piano acompanhado por renas com instrumentos musicais), o Mercadinho abre as portas durante os fins de semana e com três horários (10h00-12h30, 14h00-18h00 e 21h00-23h00).
Já a partir da próxima segunda-feira (dia 9), Moimenta da Beira recebe o Comboio de Natal, o Carrossel Parisiense e muitas outras atividades. Estas estão abertas das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 18h00 de segunda a sexta-feira e das 14h00 às 18h00 e 21h00 às 23h00 aos fins de semana. Além disso, também não falta a casa do Pai Natal.
A programação natalícia de Moimenta da Beira também inclui um espetáculo de magia às 21h30 deste sábado, um mini-disco às 16h00 de domingo (dia 8), uma aula especial de zumba às 21h00 do dia 14, o encontro de coros do concelho às 15h00 do dia 15, o concerto da Marta Bajouco Trio às 21h00 do dia 21 e a peça de teatro “Natal à Trapalhão” às 16h00 do dia 22.
Segundo a Câmara, as atrações de Natal continuam até 6 de janeiro, Dia dos Reis, no centro de Moimenta da Beira.
Fonte: Jornal do Centro
Dar sangue é dar esperança de vida a milhares de pessoas que necessitam de componentes sanguíneos todos os dias. Por isso, no próximo dia 10 de dezembro, o Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira volta a receber, das 9 às 13 horas, uma equipa do serviço do Centro de Sangue e da Transplantação de Coimbra (CSTC) para habitual colheita de sangue.
A doação pode ser feita desde que a pessoa tenha hábitos de vida saudáveis, peso igual ou superior a 50 quilos e idade entre os 18 e 65 anos. Para uma primeira dádiva, o limite de idade é aos 60 anos. A doação de sangue pode ser feita de quatro em quatro meses pelas mulheres e de três em três meses pelos homens.
Dê Sangue, ofereça vida! Um pouco de si pode fazer toda a diferença.
O certame regressa ao seu local habitual, situado nas imediações dos Paços do Concelho, a partir da próxima segunda-feira (9 de dezembro). O anúncio foi feito pela Câmara Municipal, que garante “um espaço mais amplo, moderno, com melhores condições para a atividade dos feirantes e para os consumidores”.
O espaço da Feira Quinzenal foi requalificado num investimento superior a 1,8 milhões de euros. A obra arrancou no início do ano passado e, além da requalificação do recinto, previa ainda a construção de um parque de caravanismo e um anfiteatro, bem como espaços verdes, mobiliário urbano e novos equipamentos de mobilidade.
Durante os trabalhos, a Feira Quinzenal mudou-se temporariamente para a alameda em frente ao Pavilhão Desportivo de Moimenta da Beira.
Fonte: Jornal do Centro
Esta campanha tem o objetivo de sensibilizar os cidadãos para que liguem 𝟴𝟬𝟴 𝟮𝟰 𝟮𝟰 𝟮𝟰 quando apresentem sintomas de doença não emergente, sobretudo no inverno. É expectável que, desta forma, se evitem deslocações desnecessárias aos serviços de urgência hospitalares, aumentando a sua capacidade de resposta para os casos críticos.
Fonte: CMMB
Para celebrar a abertura do Meu Super de Moimenta da Beira, até ao dia 4 de dezembro, todos os artigos da marca Continente têm 15% de desconto em Cartão Continente. Entre os dias 28 de dezembro a 12 de janeiro, os cinco clientes com maior valor de compras registadas em Cartão Continente recebem prémios, o primeiro classificado recebe uma máquina de café NEO da Nestlé e os 4 lugares seguintes recebem 50€ em Cartão Continente.
Durante o mês de fevereiro, no Meu Super de Moimenta da Beira, em compras acima de 10 euros, o cliente recebe um cupão de 12cent. por litro para aplicar em combustível nos postos de abastecimento GALP. O mesmo acontece na loja Meu Super Moimenta da Beira em fevereiro.
Segundo a cadeia, “o Meu Super procura responder às necessidades mais exigentes dos clientes com lojas próximas, com atendimento personalizado, horários alargados e produtos de qualidade, com variedade. Este formato de proximidade e de conveniência ganhou uma importância maior junto dos clientes nos últimos anos, mantendo-se como uma opção para as compras frequentes, próximo da residência, local de trabalho ou de escolas.”
Em 12 anos, o Meu Super abriu mais de 300 lojas em todo o país, com uma área total de venda 50 mil m2 e criou 1.500 postos de trabalho.
Fonte: viseunow.pt
“É com enorme alegria e sentimento de dever cumprido que, na passagem pelo campeonato mundial de dança, a nossa MasterCrew conquistou dois pódios com as 2 coreografias apresentadas”, escreveu Márcia Fonseca, DanceMusic - Associação das Artes, nas redes sociais. “Estes prémios não são apenas da família Dezpassitos Dance Studio, são de Portugal, são de Moimenta da Beira, são a Força do Interior representada no mundo”, acrescentou.
Fonte: diarioviseu.pt
A detenção foi feita pelo Núcleo de Investigação Criminal local da Guarda. Segundo a força de autoridade, os militares receberam a denúncia de que o suspeito era detentor de diversas armas e munições proibidas.
A operação culminou com uma busca domiciliária e outra em viatura, onde os militares apreenderam quatro espingardas de calibre 12, duas pistolas de calibre 9, uma pistola de calibre 7.65, uma pistola de calibre 6.35, 19 balas de calibre 7.62, 57 cartuchos “zagalotes” e 265 munições.
O suspeito foi detido e os factos foram comunicados ao Tribunal de Moimenta da Beira.
Fonte: alivefm.pt