A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Douro anunciou a reabertura de todas as feiras, a partir de hoje, nos 19 municípios da região. Destes, oito pertencem ao distrito de Viseu: Armamar, Lamego, Moimenta da Beira, Penedono, Sernancelhe, S. João da Pesqueira, Tabuaço e Tarouca.
A decisão foi aprovada por unanimidade pelos autarcas e surge na sequência da resolução do conselho de ministros de 17 de maio que estabeleceu o gradual levantamento de restrições para várias atividades económicas.
Segundo a comunidade intermunicipal, as feiras serão retomadas a partir de hoje respeitando planos de contingência específicos que serão apresentados pelos municípios.
“Os planos de contingência, que estão a ser preparados no sentido de criar condições de segurança que permitam a realização das feiras dentro dos requisitos estabelecidos pelas autoridades de saúde competentes, contemplam regras específicas que visam proteger feirantes e clientes e garantir que não surgem novos casos de covid-19 na região”, acrescentou.
A CIM explicou que a “operacionalização do regresso das feiras e mercados irá assim ser efetuada município a município, com a adaptação dos planos de contingência às circunstâncias específicas de cada um dos espaços e da respetiva procura estimada".
Sendo assim, existe a “possibilidade de algumas feiras começarem a operar já nos próximos dias e outras em que tal apenas venha a ser viável no mês de junho”.
A limitação à realização das feiras começou no dia 11 de março, uma medida que foi aplicada na área da CIM Douro para ajudar a “conter a propagação do vírus, controlar a pandemia e garantir a segurança das populações”.
Fonte: Jornal do Centro
Sem comentários:
Enviar um comentário