Carlos Soeiro Pereira nasceu em Moimenta da Beira, a 8 de setembro de 1967, e tem vasto currículo e experiência na área dos bombeiros. É formador da Escola Nacional de Bombeiros na área de Combate a Incêndios Urbanos e Industriais e Instrutor no Curso de Sobrevivência e Equipa de Intervenção Rápida, tendo ao longo dos anos participado em várias ações de formação, quer nas Unidades Locais de Castro Daire e Mangualde, quer no Polo da Escola Nacional de Bombeiros em São João da Madeira. É ainda Auditor Técnico de Formação da Escola Nacional de Bombeiros.
Desenvolveu ao longo da última década inúmeras formações de Treino Operacional ao serviço do CDOS Viseu, nas áreas de incêndios rurais e urbanos. Possui diversa formação na atividade de bombeiro e quadros de comando desde os níveis de iniciação aos níveis avançados nas áreas de Socorrismo, Salvamento Rodoviário, Incêndios Rurais, Incêndios Urbanos e industriais, Gestão de Operações, Postos de Comando, Gestão de Operações em Acidentes com Multivítimas e em Matérias Perigosas, Organização jurídica, administrativa e operacional dos corpos de bombeiros e Liderança na Atividade de Bombeiros.
Foi condecorado com as “Medalhas de Assiduidade - Grau Ouro, Prata e Cobre”; “Medalhas de Dedicação - Grau Ouro por 20 e 25 anos de Assiduidade”; e” Medalha Serviços Distintos - Grau Ouro”.
Carlos Soeiro Pereira é licenciado em Gestão de Sistemas de Informação pelo Instituto Politécnico de Gestão e Engenharia de Gaia, curso que concluiu com a “menção honrosa de Melhor Aluno do Curso”, e pertence ao quadro de funcionários da Câmara Municipal de Moimenta da Beira desde 1989, onde é especialista de Informática e responsável pelo respetivo Gabinete de Informática.
No cargo, vai agora comandar um largo corpo de bombeiros, cerca de 100 operacionais, entre homens e mulheres, e um parque de viaturas com 35 veículos.
Na cerimónia de tomada de posse, no salão mais nobre do Quartel de Bombeiros, que esteve lotada, sentaram-se à mesa o Presidente da Assembleia Geral da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Moimenta da Beira (AHBV MB), Fernando Veríssimo Salgueiro; o Presidente da Direção da AHBV MB, Hélder de Jesus Tavares; o Presidente da Federação de Bombeiros do Distrito de Viseu e simultaneamente representante da Liga dos Bombeiros Portugueses, Marcos Fonseca; o Comandante Sub-Regional do Douro, Miguel Fonseca; o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Moimenta da Beira, António Caiado; e o Comandante da Corporação de Bombeiros Moimentenses, em regime de substituição, José Agostinho Aguiar, que daria o lugar na mesa ao novo Comandante Carlos Soeiro Pereira, logo depois da tomada de posse deste.
Todos discursaram, inclusivamente o ex-comandante José Alberto Requeijo, hoje 2º Comandante do Comando Sub-Regional do Douro, mas destacam-se os conteúdos das intervenções no novo Comandante e do Vice-Presidente da Autarquia.
“Sei que os desafios que vou enfrentar não são fáceis, mas tudo farei para honrar a instituição”, assumiu Carlos Soeiro Pereira, que manifestou o desejo de aumentar o número de operacionais: “Vamos promover campanhas de chamamento de novos bombeiros em todas as freguesias do concelho”, prometendo criar um centro de formação e treino contínuo.
“Vamos asseverar solidariedade total, cooperação permanente entre as nossas duas organizações, Câmara e Bombeiros ”, enfatizou António Caiado, o Vice-Presidente da Câmara Municipal. “Juntos, enfrentaremos os problemas, encontrando as melhores soluções para cada um deles”, disse o autarca, desejando sucessos no cargo ao novel comandante.
Fonte: CMMB
Sem comentários:
Enviar um comentário