segunda-feira, 19 de junho de 2023

«Notícia» - Calor não vai faltar nas praias fluviais do distrito de Viseu

Entre mergulhos e descansos na tranquilidade do interior, não faltam praias fluviais por todo o distrito de Viseu. Numa altura em que vai começando a época balnear e se aproxima o verão, que começa esta quarta-feira (21 de junho), deixamos aqui algumas sugestões de praias que pode visitar na região.

Em Moimenta da Beira, por exemplo, a praia fluvial de Segões – aguada pelo rio Paiva – apresenta uma tonalidade mais escura devido à presença de sais minerais e é por isso procurada por pessoas com problemas de pele. A praia de Segões foi a única da região a ser reconhecida este ano pelas suas águas, recebendo o galardão Praia com Qualidade de Ouro da associação ambientalista Quercus, e está também em obras que deverão estar concluídas no final deste mês de junho.

Já no concelho de Castro Daire, a sugestão passa pela praia fluvial da Folgosa, que se encontra na margem direita do rio Paiva, num local de águas límpidas, calmas e tranquilas onde, além de nadar, também dá para fazer remo ou pescar a partir do açude. A praia tem todas as comodidades necessárias, como parque de estacionamento, zona de campismo, um bar, balneários, campos de futebol, área de lazer para crianças e uma área de merendas.

Por sua vez, o concelho de Santa Comba Dão tem para oferecer a praia fluvial da Senhora da Ribeira, situada nos antigos vales dos rios Mondego e Dão e que tem sido um dos mais reconhecidos do distrito nos últimos anos. Neste local, existe ainda a capela da Senhora da Ribeira.

Já em São Pedro do Sul, a praia fluvial de Pouves tem o rio que é atravessado por uma pequena ponte romana típica e secular, permitindo a passagem dos banhistas de um lado para o outro. De referir ainda que nas suas margens existem árvores de grande porte, permitindo que os visitantes se abriguem do calor em dias de muito sol.

Em Sátão, a praia fluvial do Trabulo, com as águas do rio Vouga, tem uma zona de relvado para merendas, balneário, parque infantil e um chapinheiro para os mais novos.

Tabuaço tem também na aldeia da Granja do Tedo uma praia fluvial, que devido às suas águas límpidas foi contruída a praia que encanta moradores e visitantes que por ali passam. Para acrescentar a este espaço de lazer existem também percursos pedestres, um moinho de água em funcionamento e painéis de azulejos que retratam a história da região.

Já no concelho de Tondela, uma das sugestões passa pela praia das Caldas de Sangemil, a praia fluvial encontra-se situada no Vale do Rio Dão, entre a Serra da Estrela e a Serra do Caramulo, e proporciona uns mergulhos nas águas do Rio Dão e uns banhos de sol no seu areal. Nesta localidade, existem ainda as Termas de Sangemil, onde os visitantes podem usufruir das águas com poder comprovado no tratamento de reumatismo e reabilitação motora.

Ainda situada nas margens do rio Dão, a praia fluvial de Ferreirós do Dão oferece uma piscina natural com uma pequena extensão de areia, mas também uma extensão de área com relva e sombra onde existem mesas para piqueniques, tudo num acolhedor ambiente rural.

Mais a norte, em Vila Nova de Paiva, a praia fluvial da Quinta da Azenha localiza-se nas margens do rio Paiva, numa pequena represa que oferece todas as condições para os visitantes irem a banhos. Esta localidade é ainda banhada pelos rios Vouga, Côvo e Mau que tem nas suas linhas de água uma enorme fonte de riqueza paisagística com um impacto significativo para a área do lazer e do turismo. Na margem direita está situado o clube de caça e pesca, um local de lazer para quem visita esta zona.

Este ano a abertura da época balnear tem sido progressiva, começando no dia 15 de maio em diversas praias do distrito de Faro. A 1 de junho, a época abriu na maioria das praias no Centro e Sul. Este sábado (17 de junho), a época balnear arrancou na maioria das praias do Norte. No que diz respeito às águas interiores, o início da época balnear vai ocorrendo entre junho e julho. Também o encerramento será progressivo, começando no final de agosto e prolongando-se até 30 de outubro.

Fonte: jornaldocentro.pt

Sem comentários: