A estátua-menir em causa é data de "há cerca de 4.000 anos, do alvor da Idade do Bronze", e situa-se no rebordo oriental da Serra de Leomil, na União de Freguesias de Peravelha, Aldeia de Nacomba e Ariz, Moimenta da Beira.
Segundo uma nota de imprensa, que cita investigadores, "terão sido artesãos que, recorrendo a instrumentos de pedra, madeira e osso, terão esculpido este monumento, dando-lhe forma humana, representando através de gravações as suas vestes e insígnias".
Com estes trabalhos que agora vão acontecer, os arqueólogos pretendem "conhecer um pouco melhor a sua história e do lugar escolhido para a sua implantação, procurando, por exemplo, verificar se existem mais motivos representados".
Assim como querem saber "que conhecimentos e técnicas de engenharia terão os seus artífices utilizado para a gravar e erguer", e também se existem ainda vestígios de outras estruturas em seu redor.
"Além da importante componente científica, estudantes de arqueologia de ambas as universidades terão a oportunidade de trocar experiências de trabalho e enriquecer a sua formação académica", informou o município liderado por Paulo Figueiredo.
Segundo a nota, a estátua-menir tem 1,36 metros de altura, acima do terreno, está localizada a 955 metros de altitude e os trabalhos de escavação decorrem de dia 04 a dia 15 e "são abertos à comunidade geral para que possa testemunhar o património existente" no município de Moimenta da Beira, distrito de Viseu.
Sem comentários:
Enviar um comentário