A efeméride tem como principal objetivo “aumentar a sensibilização da população sobre a importância do rastreio preventivo e do diagnóstico precoce”, sublinha a autarquia em comunicado.
Também na segunda-feira, a Câmara de Moimenta da Beira desafia a comunidade a juntar-se a esta iniciativa através do uso de uma peça de vestuário de cor rosa.
O cancro da mama é considerado um problema de saúde pública. Segundo os dados estatísticos mais recentes, o cancro da mama é o mais frequente em Portugal e em todo o mundo.
Em 2020, no nosso país, estima-se que 7.000 mulheres tenham sido diagnosticadas com cancro da mama e que 1.800 tenham morrido com esta doença. Apesar de ser o tipo de cancro mais incidente na mulher, cerca de 1 em cada 100 cancros da mama desenvolvem-se no homem.
Se diagnosticado e tratado precocemente, o cancro da mama tem uma taxa de cura superior a 90 por cento. A prevenção e diagnóstico precoce são fundamentais para o aumento da sobrevivência e manutenção da qualidade de vida da mulher.
Fonte: Jornal do Centro
Sem comentários:
Enviar um comentário